22/07/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Através desse projeto, desejamos despertar nossos alunos e alunas para o hábito da leitura crítica e da escrita, da criação e da produção através das histórias em quadrinhos, buscando uma postura pedagógica que propicie a descoberta do conhecimento, a criatividade e a expressividade da criança, de modo lúdico e prazeroso.
• Apresentar aos alunos o que são Histórias em Quadrinhos, apresentando exemplos;
• Conversar com o grupo sobre os personagens que conhecem das histórias em quadrinhos e suas características;
• Apresentar as características das histórias em quadrinhos: as onomatopéias, os tipos de balões, cenários, expressões faciais,as características dos personagens,realizando atividades de desenho usando os elementos e reconhecendo nos gibis os mesmo elementos como:
A) Histórias em quadrinhos com colagem: Os alunos coletam os mais diversificados tipos de balões, legendas e onomatopéias de histórias em quadrinhos. Os alunos recortam as personagens ou cenas recombinam, compondo de cada vez uma seqüência diferente. Narram a história acrescentando balões para diálogos.
B) Narração - introdução, desenvolvimento e desfecho: A partir da leitura de um trecho de texto, os alunos terminam a história. Podem também ler a introdução e o desfecho e completar o desenvolvimento.
C) Transformar Narração em HQ: Os alunos observam a partir de um texto narrativo criarão uma história em quadrinhos.
D) Texto narrativo-informativo: Os alunos lêem, discutem e fazem pesquisas a respeito de um determinado assunto. Depois produzem seu texto.
E) Leitura: Motivar os alunos para lerem diferentes tipos de quadrinhos, não só aqueles com textos, em sala de aula e na Sala de Tecnologias Educacionais no site da Turma da Mônica .
F) Interpretação: Conversar sobre o que os quadrinhos trazem, o que eles querem dizer?;
G) Produção Textual: Criar revistas em quadrinhos através da linguagem gráfica ou escrita.
• Orientar os alunos na confecção de desenhos para a criação das HQ, apresentando dicas, além de apresentar os vídeos sobre as cores nas HQ
(http://www.youtube.com/watch?v=5nr-qKNmQnk), dicas de como realizar as histórias ( http://www.youtube.com/watch?v=zEi-gV0Gwbo) e vídeos de duas histórias do Cine Gibi da Turma da Mônica: http://www.youtube.com/watch?v=7KGB7fcTH1s e http://www.youtube.com/watch?v=7KGB7fcTH1s ,comentando com os alunos sobre os vídeos assistidos.
• Criação das Histórias em Quadrinho na sala de aula (esboço), e posteriormente à correção dos trabalhos criados, realizar a história utilizando o programa Hagaquê, na Sala de Tecnologias Educacionais,após definir e discutir em sala sobre o tema das histórias.
• Socializar as Histórias para a turma.
• Finalização do projeto.
- Histórias em quadrinhos variadas;
- Computadores;
- Programa Power Point e Hagaquê (apresentação sobre histórias em quadrinhos);
- Datashow
- internet
- Xerox;
- Papel Ofício.
- lápis, borracha, lápis de cor, canetinha, tesoura e cola.
A Avaliação será realizada durante todo o processo de produção de trabalho com as Histórias em Quadrinhos, observando-se a:
-Atenção dos alunos e alunas para com as apresentações;
-Participação e Interação dos alunos;
-História em Quadrinho feita;
-Produção textual realizada.
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
20/02/2011
Cinco estrelasexcelente a sua aula Material dinânico e muito criativo Parabéns
16/02/2011
Cinco estrelasgosto muito de trabalhar com HQ mas não sabia como aplica-la nas series inicias, gostei muito dessa aula, obrigada.
24/03/2010
Quatro estrelasCara Colega, Luci, seu projeto sobre Gibi está ótimo, em minha opinião para passar a excelente vc deveria ter disponibilizado de mais horas/aulas semanais, por ser um trabalho riquíssimo quando se trata de gênero textual e ao desenvolver um trabalho desse porte não fique só para a turma mais sim , todo um turno ou mesmo para toda a escola. O seu objetivo, estratégias, recursos e avaliação estão perfeitos. Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito dessa sugestão para trabalhar a historinha em quadrinho com os alunos. Pois a partir desse olhar podemos observar toda a criatividade dos nossos alunos, mesmo porque ele passa a compreender de forma prazerosa. Ótima sugestão!
24/03/2010
Quatro estrelasmuito dez a sua aula,sem falar que os alunos gostam de HQ, eles ficam concentrados na leitura e mesmo sem dominar a leitura o visual chama atenção deles.