Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Histórias em Quadrinhos

 

22/07/2009

Autor y Coautor(es)
Luci Ana L. Souza
imagem do usuário

DOURADOS - MS EE CASTRO ALVES

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Através desse projeto, desejamos despertar nossos alunos e alunas para o hábito da leitura crítica e da escrita, da criação e da produção através das histórias em quadrinhos, buscando uma postura pedagógica que propicie a descoberta do conhecimento, a criatividade e a expressividade da criança, de modo lúdico e prazeroso.

Duração das atividades
Três semanas (2h/aulas semanais)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

• Apresentar aos alunos o que são Histórias em Quadrinhos, apresentando exemplos;
• Conversar com o grupo sobre os personagens que conhecem das histórias em quadrinhos e suas características;
• Apresentar as características das histórias em quadrinhos: as onomatopéias, os tipos de balões, cenários, expressões faciais,as características dos personagens,realizando atividades de desenho usando os elementos e reconhecendo nos gibis os mesmo elementos como:
A) Histórias em quadrinhos com colagem: Os alunos coletam os mais diversificados tipos de balões, legendas e onomatopéias de histórias em quadrinhos. Os alunos recortam as personagens ou cenas recombinam, compondo de cada vez uma seqüência diferente. Narram a história acrescentando balões para diálogos.
B) Narração - introdução, desenvolvimento e desfecho: A partir da leitura de um trecho de texto, os alunos terminam a história. Podem também ler a introdução e o desfecho e completar o desenvolvimento.
C) Transformar Narração em HQ: Os alunos observam a partir de um texto narrativo criarão uma história em quadrinhos.
D) Texto narrativo-informativo: Os alunos lêem, discutem e fazem pesquisas a respeito de um determinado assunto. Depois produzem seu texto.
E) Leitura: Motivar os alunos para lerem diferentes tipos de quadrinhos, não só aqueles com textos, em sala de aula e na Sala de Tecnologias Educacionais no site da Turma da Mônica .
F) Interpretação: Conversar sobre o que os quadrinhos trazem, o que eles querem dizer?;
G) Produção Textual: Criar revistas em quadrinhos através da linguagem gráfica ou escrita.
• Orientar os alunos na confecção de desenhos para a criação das HQ, apresentando dicas, além de apresentar os vídeos sobre as cores nas HQ

(http://www.youtube.com/watch?v=5nr-qKNmQnk), dicas de como realizar  as histórias ( http://www.youtube.com/watch?v=zEi-gV0Gwbo) e vídeos de duas histórias do Cine Gibi da Turma da Mônica: http://www.youtube.com/watch?v=7KGB7fcTH1s  e http://www.youtube.com/watch?v=7KGB7fcTH1s  ,comentando com os alunos sobre os vídeos assistidos.
• Criação das Histórias em Quadrinho na sala de aula (esboço), e posteriormente à correção dos trabalhos criados, realizar a história utilizando o programa Hagaquê, na Sala de Tecnologias Educacionais,após definir e discutir em sala sobre o tema das histórias.
• Socializar as Histórias para a turma.
• Finalização do projeto.

Recursos Complementares

- Histórias em quadrinhos variadas;
- Computadores;
- Programa Power Point e Hagaquê (apresentação sobre histórias em quadrinhos);
- Datashow
- internet
- Xerox;
- Papel Ofício.
- lápis, borracha, lápis de cor, canetinha, tesoura e cola.

Avaliação

A Avaliação será realizada durante todo o processo de produção de trabalho com as Histórias em Quadrinhos, observando-se a:


-Atenção dos alunos e alunas para com as apresentações;
-Participação e Interação dos alunos;
-História em Quadrinho feita;
-Produção textual realizada.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/5 - 40%
  • Quatro estrelas 3/5 - 60%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • raimunda melo, cems , Alagoas - dijo:
    raimundamelosilva@hotmail.com

    20/02/2011

    Cinco estrelas

    excelente a sua aula Material dinânico e muito criativo Parabéns


  • profª irene, E.M.N.Sra. do Perpetuo Socorro , Mato Grosso do Sul - dijo:
    ira.belavista@hotmail.com

    16/02/2011

    Cinco estrelas

    gosto muito de trabalhar com HQ mas não sabia como aplica-la nas series inicias, gostei muito dessa aula, obrigada.


  • maria goretti ferreira gonçalves, EE 15 DE OUTUBRO ENS DE 1 GRAU , Rio Grande do Norte - dijo:
    gorettigoncalves@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Cara Colega, Luci, seu projeto sobre Gibi está ótimo, em minha opinião para passar a excelente vc deveria ter disponibilizado de mais horas/aulas semanais, por ser um trabalho riquíssimo quando se trata de gênero textual e ao desenvolver um trabalho desse porte não fique só para a turma mais sim , todo um turno ou mesmo para toda a escola. O seu objetivo, estratégias, recursos e avaliação estão perfeitos. Parabéns!


  • margol, UFPB , Paraíba - dijo:
    margarete-2006@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito dessa sugestão para trabalhar a historinha em quadrinho com os alunos. Pois a partir desse olhar podemos observar toda a criatividade dos nossos alunos, mesmo porque ele passa a compreender de forma prazerosa. Ótima sugestão!


  • Ivanilda da Silva Mendes , alunos do Tic , Mato Grosso do Sul - dijo:
    ivanildasms@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    muito dez a sua aula,sem falar que os alunos gostam de HQ, eles ficam concentrados na leitura e mesmo sem dominar a leitura o visual chama atenção deles.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.