Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Alimentação e Qualidade de Vida - UCA

 

19/05/2011

Autor y Coautor(es)
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Pesquisar os hábitos alimentares da turma;
  • Identificar e classificar em adequados ou inadequados os hábitos alimentares dos alunos;
  • Tabular e organizar os dados coletados;
  • Pesquisar os procedimentos e cuidados com os alimentos;
  • Relacionar a alimentação com a qualidade de vida das pessoas;
  • Elaborar relatório relativo às descobertas. 
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 (quatro) atividades de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno  consiga identificar sua alimentação e que saiba utilizar os programas de seu netbook, como Kword, KolourPaint, a WxCam e Mozilla Firefox

Estratégias e recursos da aula

1ª ATIVIDADE: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

INVESTIGADO NOSSOS HÁBITOS ALIMENTARES

Professor, para a realização desta atividade providencie o livro “Zé Pedro comeu pimenta, pensando que não ardia!” do autor Ricardo Azevedo, Fundação Cargill, 2000. A biblioteca de sua escola deve abrigar este livro que faz parte da Coleção Furabolo, da Fundação Cargill, cuja empresa estabelece parceria com algumas  escolas públicas. Trabalho que visa subsidiar o PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar.  

Zé Pimenta

Fonte: acervo da autora

Organize a turma em roda de conversa e declame o Poema da Laranja, contido no livro citado acima, página 22. Logo após, peça aos alunos que relatem seus alimentos preferidos na alimentação cotidiana. Aproveite  a oportunidade e solicite que gravem tais relatos acessando a ferramenta Krecord em seus netbooks, veja o caminho: Metasys>Aplicativos>Multimídia>Editores>de Áudio>Krecord.  Precisaremos destes dados para a atividade quatro.

Para salvarem o som, clique no menu Arquivo, escolha a opção Salvar,  selecione a pasta desejada e então digite um nome para o som, por exemplo “Comida que gostamos”. Pressione o botão OK. 

Professor, durante a gravação faça os seguintes questionamentos:

  • Em que horário realizam as refeições?
  • Com quem as fazem?
  • Qual lugar da casa utilizam para fazer as refeições?
  • Dentre outras questões. 

 

Professor, oriente os alunos a criarem uma tabela, através do Kword (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos),com 3 colunas e a quantidade de linhas necessárias que suporte a hipótese de classificação dos hábitos alimentares citados na roda de conversa em adequados ou inadequados de todos os alunos. Veja a sugestão:

 

 

ALUNO(A)

ADEQUADOS

INADEQUADOS

Ana Clara

banana

batata frita

Diego

arroz

Bolacha recheada

Luís Claúdio

tomate

refrigerante

 

 

 

 

 

 

  

2ª ATIVIDADE: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

AMPLIANDO NOSSOS CONHECIMENTOS

Professor, com a tabela em mãos, envolvendo alguns hábitos alimentares de toda a turma, oriente-os que se organizem em duplas e acessem o Mozilla Firefox para assistirem ao vídeo "Teatro Educação Nutricional"  http://www.youtube.com/watch?v=eUsEmWQ81yw   Ele  trata de alguns alimentos preferidos pelas crianças, mas que são inadequados e faz sugestões de vários outros alimentos adequados para uma alimentação saudável.

Também acessem o vídeo "Comer pode ser divertido" http://www.youtube.com/watch?v=IheXSMN9Jb0  Ele aborda alguns procedimentos e cuidados com os alimentos.

Atividade de casa

Professor, aproveite a atividade para promover a inclusão digital da família e envolvê-la com o tema, para isso, solicite como Tarefa de Casa uma pesquisa com os pais ou outros responsáveis, na qual possam também classificar os hábitos alimentares de toda a família em adequados ou inadequados. Peça também às famílias que relatem através de registro escrito os procedimentos e cuidados com os alimentos.

 Sugestão de modelo de Tarefa de Casa para a pesquisa utilizando o recurso KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos) para a confecção de uma tabela.

TAREFA DE CASA

Nome: ________________________

Data: __/__/____

 

HORÁRIO

ALIMENTOS ADEQUADOS

ALIMENTOS INADEQUADOS

Café da Manhã

 

 

Almoço

 

 

Lanche

 

 

Jantar

 

 

Ceia

 

  

 

REGISTRO DOS PROCEDIMENTOS E CUIDADOS COM OS ALIMENTOS

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3ª ATIVIDADE: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

ENTREVISTANDO UMA NUTRICIONISTA

1-Professor, acreditamos que a utilização de diferentes fontes de pesquisa, possibilita aos alunos uma aprendizagem significativa, por isso sugerimos que você convide um profissional nutricionista para responder as dúvidas que ainda restarem.

2-Construa o convite e a problematização com a turma. A problematização consiste nas perguntas, ou seja, o que eles vão perguntar para a /o nutricionista. Esta organização é fundamental para direcionar as questões para o que eles ainda não conhecem. Outro fator é a interdisciplinaridade, pois estamos contextualizando a escrita, ressaltando a sua função social, de comunicação e o conteúdo de Ciências.

3-Para o convite, os alunos poderão usar o KolourPaint (Metasys>Aplicativos>Aplicações gráficas>Ferramenta de pintura), esses recursos possibilitam o uso de desenhos e manuscritos. É conveniente enviar anexo ao convite a problematização elaborada junto com os alunos, para que o profissional traga o maior número de respostas. Utilize novamente o  recurso Kword, cujo caminho já foi mencionado, para os alunos copiarem  suas dúvidas num único texto. Lembre-se de orientá-los quanto aos elementos deste tipo de texto; quais informações devem conter: destinatário, assunto, local, data e horário  do evento e remetente/s.

4- Solicite que o ajudante do dia registre a entrevista utilizando o recurso de seu  laptop, WxCam, na área de trabalho. Posteriormente projete a entrevista para tirar as dúvidas.

 

4ª ATIVIDADE: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

SOCIALIZANDO

Após a visita da nutricionista, possibilite outra roda de conversa na qual os alunos terão a oportunidade de socializarem a tarefa de casa e discutirem a respeito da palestra . Se necessário ouçam novamente os relatos da 1ª atividade, acessando Krecord em seus netbooks (Metasys>Aplicativos>Multimídia>Editores>deÁudio>Krecord), para compararem seus antigos hábitos com os sugeridos pela/o profissional, pelos vídeos e pelas famílias e assistam ao registro que o aluno fez da palestra  caso tenham dúvidas. Analisem também se o lanche oferecido pela escola é adequado ou inadequado. Posteriormente, construa com os alunos um relatório coletivo, resgatando o que foi mais interessante. Se considerar pertinente poderá solicitar um relatório individual como forma de verificação da aprendizagem. 

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, lembre-se que uma aula bem sucedida é aquela que alcançou seus objetivos, o que materializa este percurso é a avaliação. O relatório sugerido na última atividade serve de referência concreta como processo e produto avaliativo. Verifique se os alunos estão participando de forma à alcançar tais metas. É importante a avaliação coletiva, mas lembre-se sempre em organizar o registro individual, observando as facilidades e dificuldades de cada aluno.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.