30/06/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural na formação do Brasil |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
O valor da população negra na história do país;
Sobre as diferenças étnicas;
Trabalhar a questão das relações étnicas no contexto escolar;
Contextualizar o racismo na história de nosso país.
Não há necessidade de conhecimentos prévios, o professor irá construir os conceitos em sala com os alunos. É necessário que se tenha conhecimento dos seguintes programas:
WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia];
Kword [Iniciar -> Aplicativos -> Kword];
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet].
KcolourPaint [ Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas]
Aula 1
Primeiro momento
Peça que os alunos pesquisem 2 vídeos que serão utilizados na aula de hoje. Metasys - aplicativos - internet
Peça que cliquem no primeiro vídeo:
1. O que o cabelo fez pra ser chamado de ruim?
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=R9sKbho1BQM acesso em 11.04.2011
Peça que cliquem no segundo vídeo:
2. Teste do racismo em crianças
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=PKqSPf-hKR4 acesso em 09.06.2011.
Segundo momento:
Após assistirem a estes vídeos, os alunos pesquisam sobre o tema Racismo na Internet: Metasys - aplicativos - internet.
Sites para pesquisa:
http://www.dialogoscontraoracismo.org.br/
http://www.acaoeducativa.org.br
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal
http://www.observatoriodefavelas.org.br
Em todos estes sites os alunos devem digidar o termo Racismo no campo de busca. Divida a turma em pequenos grupos e dê um site para cada grupo pesquisar sobre o conceito e as notícias veiculadas nos sites. Terminada a pesquisa, inicie uma discussão sobre o que vem a ser o racismo. Sugestões de questionamentos:
1. Como o grupo define racismo?
2. Quais notícias sobre o racismo o grupo conseguiu pesquisar?
3. Há diferenças de conceitos ou definições entre os grupos?
4. Algum texto pesquisado traz algo sobre a possível origem do termo racismo?
Aula 2:
Primeiro momento:
Utilizando-se do recurso da webcam (Metasys – aplicativos – multimídia – webcam), propor aos alunos que, em grupos de 5 ou 6, façam um vídeo entrevistando os colegas por 2 minutos acerca do tema racismo:
- o que entendem por racismo e o que pensam sobre isto;
- por que existe o racismo;
- se já foram vítimas do racismo e como é a questão das diferenças na sua escola;
- como enfrentar esta questão.
Ao final, peça aos alunos que socializem os vídeos. Se dispuser de aparelho datashow, fazer a apresentação utilizando este recurso. Se não dispuser deste recurso, reunir em pequenos grupos para assistir à produção nos classmates. Organize um debate sobre a temática com o objetivo de discutir e contextualizar o racismo na história de nosso país e no contexto da escola.
Segundo momento:
Nesta atividade, os alunos, em grupos de 5 ou 6, trabalham com textos trazidos pelo professor sobre pessoas mais idosas, negras, cujos ancestrais foram escravizados, suas histórias de família, etc.
Professor, traga para a sala entrevistas, textos, pequenas crônicas, recortes de jornal sobre a temática e distribua para os grupos. Os alunos seguem um roteiro de trabalho com os textos e ao final socializam com a turma.
Sugestão de roteiro de trabalho com o texto:
1. Identifique a principal temática do texto;
2. Há problemas enfrentados por esta população levantados no textos?
3. O que mais chamou a atenção do grupo?
4. Defenda a ideia principal do texto perante a turma.
sugestões de sites com textos:
http://www.cpisp.org.br/comunidades/, acesso em 24.06.2011
http://pessoas.hsw.uol.com.br/quilombolas2.htm, acesso em 24.06.2011
http://quilombonoticias.blogspot.com/2008/12/atual-realidade-da-comunidade_02.html, acesso em 24.06.2011
http://www.youtube.com/watch?v=T5zdDjVwZYo, acesso em 24.06.2011. Entrevista com mãe menininha do Gantois, descendente direta de africanos - parte 1.
http://www.youtube.com/watch?v=5bL-ZnY53Oc, acesso em 24.06.2011. Entrevista - parte 2.
Aula 3:
É hora de analisar mais conteúdos com o objetivo de recolher material consistente para ensinar aos alunos o valor da população negra na história do país. Solicite aos grupos que visitem um site no portal do professor para exploração.Determine um tempo ( 15 min) de pesquisa e peça que, após a pesquisa, façam uma síntese utilizando textos que resumam o conteúdo pesquisado e com gravuras retiradas do site apresentando-os em forma de portfólio com recursos do editor de texto: metasys - aplicativos - editor de texto kword e de arte: metasys - aplicativos - kolourpaint, para exposição na escola;
Site: http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/
http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/ , acesso em 14.04.2011
Imagens disponíveis em:
Organize com os alunos uma exposição dos portfólios na escola expondo os trabalhos em sala de aula ou nos murais do corredor da escola. É possível também organizar uma feira sobre a África na escola convidando os pais para estarem presentes. Os grupos produzem materiais além dos portfólios sobre a África, como por exemplo: exposição de trajes e pratos típicos herdados dos negros, música africana, instrumentos produzidos pelos africanos, etc, a partir da pesquisa no site.
Artigo sobre racismo para leitura do professor:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922008000300007&lng=en&nrm=iso
Site com assuntos relacionados ao tema África:
O processo de avaliação deve conter a apreciação e a análise das produções dos alunos: debates, entrevistas e portfólio, sob a luz do referencial teórico, como meio de acompanhamento do desenvolvimento das potencialidades, a fim de se verificar o nível de apreensão do conteúdo trabalhado.Indica-se também a autoavaliação como forma de minimizar o preconceito e fortalecer a convivência com as diferenças.
.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!