Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Sou afrodescendente sim ... e sou brasileiro! – A cultura africana e afrobrasileira na escola – UCA

 

30/06/2011

Autor y Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural na formação do Brasil
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O valor da população negra na história do país;

Sobre as diferenças étnicas;

Trabalhar a questão das relações étnicas no contexto escolar;

Contextualizar o racismo na história de nosso país.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios, o professor irá construir os conceitos em sala com os alunos. É necessário que se tenha conhecimento dos seguintes programas:

WxCam            [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia];

Kword               [Iniciar -> Aplicativos -> Kword];

Mozilla Firefox  [Iniciar -> Aplicativos -> Internet].

KcolourPaint [ Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas]

Estratégias e recursos da aula

 Miniatura 

Aula 1

Primeiro momento  

Peça que os alunos pesquisem 2  vídeos que serão utilizados na aula de hoje. Metasys - aplicativos - internet

Peça que cliquem no primeiro vídeo:

1. O que o cabelo fez pra ser chamado de ruim?

Miniatura

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=R9sKbho1BQM acesso em 11.04.2011

 

Peça que cliquem no segundo vídeo:

 

2. Teste do racismo em crianças

 

 Miniatura  Miniatura 

 

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=PKqSPf-hKR4   acesso em 09.06.2011.

 

Segundo momento:

 Após assistirem a estes vídeos, os alunos pesquisam sobre o tema Racismo na Internet: Metasys - aplicativos - internet.

Sites para pesquisa:

http://www.dialogoscontraoracismo.org.br/

http://www.acaoeducativa.org.br

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal

http://www.observatoriodefavelas.org.br

Em todos estes sites os alunos devem digidar o termo Racismo no campo de busca. Divida a turma em pequenos grupos e dê um site para cada grupo pesquisar sobre o conceito e as notícias veiculadas nos sites. Terminada a pesquisa,  inicie uma discussão sobre o que vem a ser o racismo. Sugestões de questionamentos:

1. Como o grupo define racismo?

2. Quais notícias sobre o racismo o grupo conseguiu pesquisar?

3. Há diferenças de conceitos ou definições entre os grupos?

4. Algum texto pesquisado traz algo sobre a possível origem do termo racismo? 

Aula 2:

Primeiro momento:

 Utilizando-se do recurso da webcam (Metasys – aplicativos – multimídia – webcam), propor aos alunos que, em grupos de 5 ou 6, façam um vídeo entrevistando os colegas por 2 minutos acerca do tema racismo:

- o que entendem por racismo e o que pensam sobre isto; 

- por que existe o racismo;

- se já foram vítimas do racismo e como é a questão das diferenças na sua escola;

- como enfrentar esta questão.

Ao final, peça aos alunos que socializem os vídeos. Se dispuser de aparelho datashow, fazer a apresentação utilizando este recurso. Se não dispuser deste recurso, reunir em pequenos grupos para assistir à produção nos classmates. Organize um debate sobre a temática com o objetivo de discutir e contextualizar o racismo na história de nosso país e no contexto da escola.

 

Segundo momento:

Nesta atividade, os alunos, em grupos de 5 ou 6, trabalham com textos trazidos pelo professor sobre pessoas mais idosas, negras, cujos ancestrais foram escravizados, suas histórias de família, etc. 

Professor, traga para a sala entrevistas, textos, pequenas crônicas, recortes de jornal sobre a temática e distribua para os grupos. Os alunos seguem um roteiro de trabalho com os textos e ao final socializam com a turma.

Sugestão de roteiro de trabalho com o texto:

1. Identifique a principal temática do texto;

2. Há problemas enfrentados por esta população levantados no textos?

3. O que mais chamou a atenção do grupo?

4. Defenda a ideia principal do texto perante a turma.

sugestões de sites com textos:

http://www.cpisp.org.br/comunidades/, acesso em 24.06.2011

 

 

http://pessoas.hsw.uol.com.br/quilombolas2.htm, acesso em 24.06.2011

Para distinguir quem são quilombolas é preciso estudar a descendência étnica do grupo

http://quilombonoticias.blogspot.com/2008/12/atual-realidade-da-comunidade_02.html, acesso em 24.06.2011

Quilombo Notícias

http://www.youtube.com/watch?v=T5zdDjVwZYo, acesso em 24.06.2011. Entrevista com mãe menininha do Gantois, descendente direta de africanos - parte 1.

 

   

http://www.youtube.com/watch?v=5bL-ZnY53Oc, acesso em 24.06.2011. Entrevista - parte 2.

  

 

 

Aula 3:

É hora de analisar mais conteúdos com o objetivo de recolher material consistente para ensinar aos alunos o  valor da população negra na história do país. Solicite aos grupos que visitem um site no portal do professor para exploração.Determine um tempo  ( 15 min) de pesquisa e peça que, após a pesquisa, façam  uma síntese  utilizando   textos que resumam  o conteúdo pesquisado e  com gravuras retiradas do site apresentando-os em forma de portfólio com recursos do editor de texto: metasys - aplicativos - editor de texto kword e de arte: metasys - aplicativos - kolourpaint, para exposição na escola;

Site:   http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/

     

         Imagens disponíveis em: http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/ , acesso em 14.04.2011

 

cabelo  cabelo

Organize com os alunos uma exposição dos portfólios na escola expondo os trabalhos em sala de aula ou nos murais do corredor da escola. É possível também organizar uma feira sobre a África na escola convidando os pais para estarem presentes. Os grupos produzem materiais além dos portfólios sobre a África, como por exemplo: exposição de trajes e pratos típicos herdados dos negros, música africana, instrumentos produzidos pelos africanos, etc, a partir da pesquisa no site.

Recursos Complementares

Artigo sobre racismo para leitura do professor:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922008000300007&lng=en&nrm=iso

Site com assuntos relacionados ao tema África:

http://www.casadasafricas.org.br/

Avaliação

O processo de avaliação deve conter a apreciação e a análise das produções  dos alunos: debates, entrevistas e portfólio, sob a luz do referencial teórico, como meio de acompanhamento do desenvolvimento das potencialidades, a fim de se verificar o nível de apreensão do conteúdo  trabalhado.Indica-se também a autoavaliação como forma de minimizar o preconceito e fortalecer a convivência com as diferenças.

.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.