Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Somos todos iguais... será? – A desigualdade social na nossa realidade brasileira - UCA

 

20/06/2011

Autor y Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Médio Sociologia Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Trabalhar a questão das desigualdades sociais;

- Promover a construção de diálogos sobre a sociedade atual brasileira e a construção do espaço crítico em fóruns postados em forma de blogs;

- Comparar grupos sociais, classes sociais e as relações entre estes elaborando materiais utilizando diferentes mídias para consolidação de conceitos.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

 

- desigualdade social

- grupos sociais

- classes sociais

 

Os seguintes programas serão necessários:

WxCam            [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia];

Kword               [Iniciar -> Aplicativos -> Kword];

Mozilla Firefox  [Iniciar -> Aplicativos -> Internet].

KolourPaint [Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas

Estratégias e recursos da aula

 

1º momento:

Traga para a sala de aula a seguinte obra: 

 

 

 Você pode pesquisar a imagem na Internet e imprimi-la ou trazer livros de arte, catálogos de museu que contenham esta obra. Faça cópias suficientes para distribuir para os grupos de alunos.

Dados da obra:

CANDIDO PORTINARI, Retirantes (Retirantes), 1944
Óleo s/ tela 190 x 180 cm.
Col. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand São Paulo, Brasil

Disponível em: http://www.proa.org/exhibiciones/pasadas/portinari/salas/portinari_retirantes.html. Acesso em 10.04.2011.

 

 2º momento:

 A seguir, fazer a leitura da obra de Portinari pesquisada a partir do conceito de desigualdade social trabalhado anteriormente pelo professor.

 Sugestões:

 

  1. Em qual desigualdade social o quadro te faz pensar?
  2. Por que você acha que o quadro se chama Retirantes?

 

Atividade 2

 1º momento

 Organize a turma em grupos e distribua para cada grupo um dos sites abaixo:

 

http://www.brasilescola.com/sociologia/classes-sociais.htm, acesso em 09.06.2011;

http://pt.wikipedia.org/wiki/Desigualdade_econ%C3%B4mica#Desigualdade_social_no_Brasil, acesso em 09.06.2011;

http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1701u76.jhtm, acesso em 09.06.2011;

http://correiodobrasil.com.br/desigualdade-social-no-brasil/175165/, acesso em 09.06.2011.

Roteiro de trabalho:

1. os alunos acessam, em grupos, o site que receberam do professor;

2. os grupos leem o texto resumindo as ideias principais;

3. os grupos apresentam para toda a classe o que pesquisaram;

4. o professor promove o debate sobre a temática com a turma a partir do que os grupos apresentaram.

 

Sugestão de perguntas para o debate:

1. Qual é a relação entre classes sociais e desigualdade social?

2. Qual é a relação entre classes sociais e grupos sociais?

3. Como são, no Brasil, as relações entre classes sociais?

 

2º momento

 Solicite aos alunos que façam uma análise da tirinha abaixo, em duplas:

Disponível em:  http://2mssocio.forumeiros.com/t15-classes-sociais-primeiro-tema-de-debate. Acesso em 11.04.2011.

Perguntas para auxiliar na análise:

1 – Qual preconceito existe na história acima?

2 – Como este tipo de preconceito mantém a desigualdade social?

 Respondidas estas perguntas em duplas, comente as respostas permitindo que os alunos exponham seus pontos de vista.

 

Atividade 3:

Propor a criação de um fórum sobre o tema desigualdade social.  Eles postam  comentários em um blog e convidam a  todos da escola para também contribuir. Peça que utilizem as perguntas já trabalhadas em sala bem como o conteúdo dos debates que ocorreram como fonte de informações e ideias para o blog.  O site abaixo ensina passo a passo a criação de um blog:   http://fazerblogs.com/como-criar-um-blog-blogspot/.

Passos para a atividade:

1. Os alunos acessam a internet: metasys - aplicativos - internet;

2. Os grupos acessam o site acima que ensina como criar um blog: atenção para o título do blog que tem que ser relacionado ao tema, estimule também a postagem de textos, resumos, perguntas para o debate e fluxo contínuo de informações postadas neste blog;

Como alternativa para esta atividade, o professor poderá promover um fórum ao vivo na escola ou na sala de aula.

1. os grupos preparam as defesas de suas ideias sobre a desigualdade social;

2. o professor estabelece um dia e um horário para este debate podendo ser interdisciplinar com professores de outras disciplinas colaborando;

3. dê um tempo para os grupos prepararem o material para o debate: cartazes, folders, banners, vídeos, etc.

4. no dia do fórum, os alunos apresentam suas defesas e o professor promove o debate com perguntas que os instingam a pensar.

 

Atividade 4:

Utilizando os conceitos de grupo social e classe social já trabalhados, desafie os alunos, em grupos, a construir diferentes recursos para apresentação dos diferentes grupos e classes que representam a sociedade brasileira.

Sugestões: portfólio, jornal eletrônico, artigo, redações, texto dissertativo.  

Etapas:

1. Cada grupo escolhe um grupo social e/ou classe social para trabalhar;

2. após escolhido, os grupos reúnem todo material das aulas anteriores e outros que queiram acrescentar para enriquecer o material a ser produzido;

3. de posse destes materiais, os grupos decidem pela modalidade de apresentação: portfólio, jornal eletrônico, artigo, redações, texto dissertativo. O ideal é que haja diferentes modalidades na mesma turma;

4. a turma produz o material em grupos com o auxílio do professor:

- para o portfólio, ajude os grupos com imagens e textos, títulos chamativos como se fosse um panfleto de uma campanha. O professor pode levar panfletos de campanhas do governo para exemplificar;

- para o jornal eletrônico, auxilie na elaboração de pequenos resumos, resenhas críticas, imagens ilustrativas. Serão 2 ou 3 páginas escritas em forma de jornal impresso;

- para a redação e o texto dissertativo, os grupos terão orientações nas argumentações, organização das ideias apresentadas no texto.

Recursos Complementares
Avaliação

 

Observar se durante o processo vivenciado, o aluno conseguiu identificar as desigualdades sociais presentes em nossa sociedade e também  a sua participação e  posicionamento nos diferentes momentos de diálogo e debate. Avalie também a participação dos alunos e o envolvimento na construção dos recursos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Ugnes Eloi Oliveira da Silva, EE - COLEGIO ESTADUAL PETRONIO PORTELA , Bahia - dijo:
    ugnesoliver@gmail.com

    22/02/2012

    Cinco estrelas

    Era tudo o que estava precisando, para dá uma rxcelente aula. Todas as atividades são ensinadas passo a passo. Vocês estão de parabéns, muito obrigada.


  • Maria Tereza de Oliveira, Col.Estadual Dinah Gonçalves , Bahia - dijo:
    mtecco@bol.com.br

    13/09/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muito me auxiliou no assunto que estava sendo aplicados aos mesu alunos do 3o.ano.Obrigada por estaas oportunidades .


  • marinalva, Centro de Ensino Delahê Fiquene , Maranhão - dijo:
    marinalvarv@yahoo.com

    20/07/2011

    Cinco estrelas

    Professor gostei bastante da aula postada,me ajudou bastante, eu até criei meu blog, que já havia tentado e não tinha conseguido! Muito obrigado continue nesta sua força e inteligência. Abraços!!!!! Marinalva.


  • dbste8f, Bélgica - dijo:
    devi@hotmail.com

    25/06/2011

    Cinco estrelas

    Excelente


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.