20/05/2011
Leide Divina Alvarenga Turini;
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | História | Relações sociais, a natureza e a terra |
O aluno deverá ter conhecimento dos períodos da Pré-História e suas principais características;
Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e à internet.
Observação: devido ao pequeno espaço na memória dos netbooks, é importante que cada aluno tenha sempre em mãos um pendrive para salvar os seus trabalhos.
Abaixo, a discriminação dos softwares utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do netbook-UCA:
KWord - Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multimídia; O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura. |
KPresenter - Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação |
Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte: http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca
Professor, para iniciar as atividades desta aula proponha aos alunos um trabalho com vídeo, a partir do qual eles poderão compreender como ocorreu o processo de formação das primeiras cidades e, principalmente, quais cidades se destacaram neste grande momento da História.
Disponível em : http://www.slideshare.net/lucasdeg/o-surgimento-das-cidades
1- Peça aos alunos para se conectarem à internet pelo Mozilla Firefox e acessarem, no endereço web acima indicado, os slideshares que explicam sobre o surgimento das cidades.
2- Questione os alunos: quais foram os motivos que levaram ao surgimento das cidades?
Orientações para a atividade:
1- Os alunos devem acessar o endereço www.google.com.br e colocar na barra de pesquisa: DORFMAN O SURGIMENTO DAS CIDADES. O primeiro resultado da busca poderá ser acessado. Na apresentação, os autores explicam de forma bastante sucinta, quando, onde e como surgiram as primeiras cidades. Através de um mapa, revelam geograficamente onde se concentraram as primeiras civilizações e descrevem os aspectos essenciais para a formação das primeiras cidades. Confira abaixo algumas imagens da apresentação:
Disponível em: http://www.cap.ufrgs.br/_arquivos/Popciencia%20%201%20O%20Surgimento%20das%20Cidades.pdf
2-Tendo como base as informações das imagens acima, peça aos alunos que escrevam um parágrafo no Kword, explicando o que eles entenderam sobre como ocorreu o surgimento das primeiras cidades.
3 - Depois de ler todos os parágrafos dos alunos, sugira que eles formem grupos de quatro alunos e que, a partir de cada parágrafo produzido pelos mesmos, façam um texto no Kword, mais abrangente e completo, sobre o surgimento das primeiras cidades.
4- Ao final, todos os grupos devem ler seus textos para toda a turma.
Nesta aula, os alunos entenderão os motivos que deram origem às primeiras cidades e civilizações e conhecerão algumas cidades que se destacaram após o seu surgimento, principalmente aquelas situadas na Mesopotâmia.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=j1ZD-X1rcbE&feature=related
1- Depois de assistir o vídeo com os alunos, peça que eles se organizem em seis grupos.
2- Cada grupo ficará responsável por pesquisar sobre uma das seguinte cidades:
Acádia |
Suméria |
Assíria |
Babilônia |
Ur |
Caldéia |
3- Faça um sorteio para definir que cidade cada grupo deverá pesquisar;
4- Os alunos deverão organizar uma apresentação no KPresenter sobre as cidades pesquisadas, seguindo como proposta o roteiro abaixo:
Localização |
Data de surgimento |
Principais características da cidade |
Imagens da cidade |
A cidade ainda existe? |
5 - Socializar os trabalhos dos alunos com todos da turma.
Há mais de 5.000 anos surgiram as primeiras cidades na região da Mesopotâmia. As cidades atuais são totalmente diferentes das primeiras cidades. Mas afinal o que define uma cidade?
Nesta atividade, os alunos tentarão encontrar respostas para esta pergunta, notando que há uma grande diferença na configuração das primeiras cidades em relação às cidades atuais.
IMAGEM 1:
Disponível em: http://www.miniweb.com.br/historia/artigos/i_antiga/india.html?cod=244&cat=163
IMAGEM 2:
Disponível em: http://ligadosnahistoria.blogspot.com/
1- Partindo do questionamento e das imagens acima, relacionadas às cidades antigas, peça aos alunos para que produzam três imagens sobre o que para eles representa uma cidade. Oriente-os a trabalhar com o WxCam, para a produção de suas fotos.
2- As imagens acima e as fotos tiradas pelos alunos devem ser organizadas no KPresenter para uma apresentação. Oriente os alunos a criarem legendas para cada imagem.
3- Todos os alunos deverão apresentar suas imagens promovendo uma discussão sobre: O que é uma cidade? Quais as principais diferenças das primeiras cidades em relação às cidades atuais?
Ao final das discussões, oriente os alunos para a produção de um painel com fotos e textos sobre a temática da aula.
SITES:
http://www.miniweb.com.br/historia/Artigos/i_antiga/surgimento_cidades.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mesopotâmia
http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-1392-11198-,00.html
A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: leitura, interpretação de texto, debates, pesquisas, apresentações de trabalho, produção de textos e imagens críticas e também por outras atividades escritas a respeito do tema trabalhado nas aulas.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
26/03/2012
Cinco estrelasMUITO BOA ESTA AULA. BEM DETALHADA. GOSTEI.