Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Descobrindo nosso corpo - UCA

 

16/05/2011

Autor y Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer e identificar as partes do corpo;
  • Reconhecer o próprio corpo e dos colegas;
  • Desenvolver hábitos de higiene corporal;
  • Perceber diferenças e semelhanças no corpo;
  • Organizar um álbum explorando as mudanças corporais já ocorridas com cada um;
  • Discutir com os colegas sobre os conhecimentos adquiridos;
  •  Socializar os aprendizados e opiniões com outras turmas, utilizando o Classmate.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 8 (oito) aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham percepção de seu corpo. Os alunos também precisam ter desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a webcam e o Kword.

Estratégias e recursos da aula

 1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

 

Somos todos iguais e diferentes... Observando nosso corpo

Professor, para a realização desta atividade providencie:

1- Uma caixa surpresa enfeitada e que tenha um espelho dentro.

2- Utilize também uma caixinha de som para potencializar o som do Classmate.

 

Inicie sua aula organizando os alunos em uma roda de conversa.

Traga para a roda a caixa surpresa com o espelho dentro e questione-os: O que será que tem dentro dessa caixa? Tentem descobrir o que há na caixa. Vocês podem cheirá-la, tocá-la, ouvir se há algum barulho saindo de dentro dela, dentre outros, porém não podem tirar a tampa para ver o que há dentro.

Depois que todos os alunos tiverem manuseado a caixa surpresa, pergunte a eles se conseguiram descobrir o que há dentro dela.

Após ouvir a opinião de todos os alunos, diga-lhes que dentro da caixa há algo muito importante para você, professor, e peça para que cada um vá até um canto da sala e olhe individualmente o que há dentro da caixa.

Solicite também que não contem para os outros colegas o que viram.

Agora pergunte aos alunos: O que de tão importante tinha dentro da caixinha? Será que todos viram a mesma coisa?

Em seguida, passe a caixa com o espelho na rodinha solicitando que os alunos observem seu corpo e suas partes utilizando o espelho.

Converse com as crianças sobre o que elas observaram, instigando-as com perguntas, tais como: qual é a cor dos seus olhos? E dos seus cabelos? Quais partes do seu corpo você observou no espelho? Quais as semelhanças de seu corpo com o corpo dos colegas? E as diferenças?

Discuta com os alunos que há semelhanças entre as pessoas, e que, apesar disso, todos nós possuímos características que nos diferenciam uns dos outros e nos faz únicos. Converse com os alunos sobre a importância de se respeitar as diferenças e o jeito de cada um.

Em seguida, coloque o vídeo com a música “Desengonçada” da cantora Bia Bedran. Para tanto, acesse ao sítio: http://www.youtube.com/watch?v=XplNomKUG-o, seguindo os passos: Mozilla Firefox (Metasys> Favoritos>Navegador de Internet) .

Você poderá utilizar os laptops dos alunos ou ligar o seu laptop ao datashow e projetar para eles.

Peça que os alunos escutem e dancem explorando os movimentos e as partes do corpo indicadas na música. Veja a letra a seguir:

  

Desengonçada

Vem dançar, vem requebrar, vem fazer o corpo se mexer e acordar.

É a mão direita, mão direita, mão direita agora, a mão direita, que eu vou acordar. É a mão esquerda, a mão esquerda, a mão esquerda agora as duas juntas que eu vou acordar.

É o ombro direito, é o ombro direito, é o ombro que eu vou acordar. É o ombro esquerdo, é o ombro esquerdo os dois juntos que eu vou acordar.

É o cotovelo direito, é o cotovelo direito é o cotovelo que eu vou acordar. É o cotovelo esquerdo, é o cotovelo esquerdo os dois juntos que eu vou acordar.

É o braço direito, é o braço direito é o braço que eu vou acordar. É o braço esquerdo, é o braço esquerdo os dois juntos que eu vou acordar.

É o joelho direito, é o joelho direito é o joelho que eu vou acordar. É o joelho esquerdo, é o joelho esquerdo, os dois juntos que eu vou acordar.

É o pé direito, é o pé direito, é o pé direito agora é o pé direito, que eu vou acordar. É o pé esquerdo, é o pé esquerdo é o pé esquerdo agora os dois juntos que eu vou acordar.

É a cabeça, os ombros, as mãos, cotovelos e braços que eu vou acordar. A cintura, a barriga, o bumbum, os joelhos tudo junto que eu vou acordar.

Fonte: Bia Bedran. CD A caixa de música de  Bia. 1995

 

 

 

 

2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

 

  Contextualizando a escrita

Professor, distribua a letra da música para os alunos, se a sua turma for de 1º ano e ainda estiverem na fase pré silábica, silábica ou em transição para a fase alfabética da escrita, lembre-se que deve utilizar a letra bastão ou imprensa maiúscula.

 

1- Solicite que identifiquem e circulem com lápis de cor, as palavras: CORPO,  MÃO,  OMBRO,  COTOVELO,  BRAÇO,  JOELHO,  PÉ E CABEÇA.

- Questione-os: quais palavras iniciam com a mesma letra? Quantas são?

- Qual palavra tem um maior número de letras? Quantas letras ela tem?

- Qual palavra tem o menor número de letras? Quantas letras ela tem?

 

2- Solicite também que ilustrem a música, pois esta também é uma forma de releitura e interpretação.

Para finalizar essa atividade, você poderá realizar um registro, no qual os alunos completarão os nomes das partes do corpo indicadas. Além disso, essa atividade serve para avaliar se as crianças conseguem identificar corretamente cada uma das partes e oportunizar a construção da escrita.                                                                                                                                                      

                                    menino                                                                                                                                                                 

 Imagem 1 – Fonte:   http://peregrinacultural.wordpress.com/2009/10/10/o-corpo-humano-em-versos-infantis-de-walter-nieble-de-freitas/       

 

menina   

 

Imagem 2 – Fonte: http://www.smartkids.com.br/passatempos/corpo-humano-preencha.html

                                                        

3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

 

 Meu corpo em movimento...

Professor, para a realização dessa atividade explore a brincadeira cantada “Boneca de lata” do grupo Parangolé: canções e brincadeiras, da coleção "Emcantar". Essa brincadeira cantada proporcionará aos alunos, além da exploração e identificação das partes do seu corpo, o resgate do trabalho desenvolvido de uma forma lúdica, bem como, noções de sequência lógico-matemática, ao aumentar a repetição do conserto da boneca no refrão.

Leve os alunos para o pátio da escola, e realize a brincadeira cantada com eles.

Durante a atividade, fotografe cada aluno na realização da brincadeira, explorando suas expressões corporais. Para tanto, utilize a webcam de seu laptop.

Após a brincadeira, reúna os alunos em uma roda de conversa e retome com eles quais as partes do corpo foram abordadas na brincadeira. Discuta sobre a importância dos cuidados e respeito com o seu próprio corpo, e o corpo do colega.

 

Boneca de lata

Minha boneca de lata

Bateu o pé no chão

Levou mais de uma hora pra fazer a arrumação

Desamassa aqui

Pra ficar boa

Minha boneca de lata

Bateu o outro pé no chão

Levou mais de duas horas pra fazer a arrumação

Desamassa aqui (2 vezes)

Pra ficar boa

Minha boneca de lata

Bateu o joelho no chão

Levou mais de três horas pra fazer a arrumação

Desamassa aqui (3 vezes)

Pra ficar boa

Minha boneca de lata

Bateu o outro joelho no chão

Levou mais de quatro horas pra fazer a arrumação

Desamassa aqui (4 vezes)

Pra ficar boa

Minha boneca de lata

Bateu o bumbum no chão

Levou mais de cinco horas pra fazer a arrumação

Desamassa aqui (5 vezes)

Pra ficar boa

Minha boneca de lata

Bateu o braço no chão

Levou mais de seis horas pra fazer a arrumação

Desamassa aqui (6 vezes)

Pra ficar boa

Minha boneca de lata

Bateu o outro braço no chão

Levou mais de sete horas pra fazer a arrumação

Desamassa aqui (7 vezes)

Pra ficar boa

Minha boneca de lata

Bateu o ombro no chão

Levou mais de oito horas pra fazer a arrumação

Desamassa aqui (8 vezes)

Pra ficar boa

Minha boneca de lata

Bateu o outro ombro no chão

Levou mais de nove horas pra fazer a arrumação

Desamassa aqui (9 vezes)

Pra ficar boa

Minha boneca de lata

Bateu a cabeça no chão

Levou mais de dez horas pra fazer a arrumação

Desamassa aqui (10 vezes)

Pra ficar boa

 

Fonte: Parangolé. CD Canções e brincadeiras. Emcantar.  

 

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

 

 Construindo um quebra-cabeça sobre o corpo

Professor, para a realização desta atividade você deverá: imprimir, na folha A4, uma foto de cada aluno, realizando a brincadeira cantada (atividade anterior). Distribua também um pedaço de cartolina colorida para cada aluno, no tamanho de uma folha A4, uma cola e uma tesoura.

É importante que cada aluno escolha uma foto dele para que você possa imprimi-la, pois dessa forma ele terá participação em todo o processo da construção do quebra-cabeça.

 

Inicie esta atividade dizendo aos alunos que, nessa aula eles irão construir um quebra-cabeça utilizando uma foto (escolhida por eles) da brincadeira cantada realizada anteriormente.

Oriente os alunos na construção do quebra-cabeça da seguinte forma:

  1. Cole a foto impressa no pedaço de cartolina que vocês receberam;
  2. Espere secar um pouco;
  3. Utilize a tesoura para recortar a foto, separando suas partes, de forma que depois de recortadas, você possa tentar uni-las encaixando seus pedaços.

Assim, o quebra-cabeça de seus alunos, explorando o corpo, estará pronto!

Ele poderá ser utilizado pelas crianças individualmente, ou em grupos de alunos, o que aumentaria o grau de dificuldade da brincadeira, pois o número de peças misturadas seria maior.

Sugerimos que organize seus alunos em duplas. Converse com os eles sobre as regras do jogo, orientando-os a jogar da seguinte forma:

  1. Coloquem as peças do quebra-cabeça em cima da mesa, com as imagens viradas para baixo;
  2. Misture as peças e decidam quem será o primeiro a jogar (por meio de sorteio, par ou ímpar, dentre outras brincadeiras);
  3. Cada um, na sua vez, vira uma peça do quebra-cabeça para cima para verificar se a peça é a que representa sua foto;
  4. Quem encontrar sua foto continua jogando, se não, a vez passa a ser do outro aluno, e assim por diante;
  5. Quem montar o quebra-cabeça de seu corpo primeiro vence o jogo.
  6. Fotografe todo o processo utilizando a webcam de seu laptop.

 

 TAREFA DE CASA:

Pesquisando em casa

Professor, solicite que as crianças pesquisem com seus pais e/ou outro responsável, e tragam de casa para a próxima aula, fotos suas no tamanho 10 cm X 15 cm, em diferentes idades, por exemplo: em processo de gestação, recém nascido, com um ano de idade e uma foto atual da criança. 

 

5ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

 

Quando bebê, eu era assim! E agora sou assim...

Organize sua turma em roda de conversa e inicie essa atividade pedindo para que os alunos socializem as fotos solicitadas na tarefa de casa. Questione-os:

- Onde você estava nessa foto?

- Quantos anos tinha?

- O que você gostava de comer?

- Que roupas você vestia?

- O que mudou em você com o passar do tempo?

Nesse momento, é importante que escute os alunos e deixe que todos falem sobre as questões elencadas acima, pois assim será possível avaliar se os alunos percebem suas mudanças corporais com o passar do tempo.

Depois do diálogo sobre as mudanças corporais ocorridas com eles, diga-lhes que hoje vocês irão confeccionar um álbum da turma, com as fotos de cada aluno em diferentes idades.

Entregue duas folhas de papel contendo a atividade de registro e peça para que eles colem as fotos em ordem cronológica e escrevam abaixo dela contando: como eram nesse período, onde estavam, com quem estavam, o que mudou, dentre outras questões. Para tanto, sugerimos como registro:  

 

NOME:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

DATA: _______/________/_______________

 

EU NA BARRIGA DA MAMÃE...

(colar foto)

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

QUANDO NASCI...

(colar foto)

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

MEU PRIMEIRO ANINHO...

(colar foto)

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

COMO ESTOU HOJE...

(colar foto)

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________  

 

 Corrija individualmente a produção de cada aluno. Use sua criatividade e faça uma capa com as crianças, depois escolha junto com elas um título para o álbum. Reúna todas as produções em uma pasta catálogo ou encaderne para formar um álbum da turma.

Você poderá organizar uma exposição do álbum no final da aula, ou então, deixar que cada aluno, em ordem alfabética, leve o álbum para casa para socializá-lo com a família.

Poderá ainda solicitar que os alunos elaborem um convite e enviem por e-mail para outras turmas da escola, convidando-as para ver o álbum produzido por eles.

 

6ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

 

 Adeus sujeira... aprendendo sobre a higiene corporal

Professor, para a realização desta atividade você deverá providenciar objetos utilizados para a higienização corporal, como por exemplo: xampu, condicionador, sabonete, bucha, toalha de banho, pente, escova de dente, creme dental e fio dental.

Leve os alunos para a biblioteca, e solicite que carreguem consigo os laptops. Organize-os na sala e inicie essa atividade com uma dramatização de uma história inventada por você sobre higiene corporal.

Para tanto, convide outro professor para encenar a história com você. Nessa história você poderá criar dois personagens, que serão representados por você e pelo professor colaborador: um que pratique hábitos de higiene saudável e outro que não gosta de praticá-los.

Dramatize a história com o auxílio de outro professor, introduzindo os objetos utilizados para a higienização diária, como: xampu, condicionador, sabonete, bucha, toalha de banho, pente, escova de dente, creme dental e fio dental.

Realize um diálogo entre os personagens abordando questões como:

  • O que é higiene corporal?
  • Qual sua importância para nossa saúde?
  • O que acontece se não praticarmos hábitos de higiene?
  • Quais atividades devem ser praticadas diariamente para nossa higiene corporal?
  • Que objetos eu utilizo para higienizar meu corpo?

Solicite que um dos alunos (pode ser o ajudante do dia) grave a dramatização realizada por você e o professor colaborador, utilizando a webcam que está localizada na área de trabalho de seu laptop.

Deixe que os alunos manuseiem os objetos, utilizados para higienização corporal.

Eles também poderão brincar de encenar que estão praticando hábitos de higienização, como por exemplo: tomar banho, escovar os dentes, lavar as mãos, dentre outros, para isso poderão fazer mímicas e os colegas deverão descobrir o que ele está fazendo.

Após esse momento, solicite que os alunos acessem aos sítios abaixo, e assistam aos vídeos musicais indicados. Esses vídeos abordam hábitos de higiene, como tomar banho, escovar os dentes e lavar as mãos. Para isso, siga os passos: Mozilla Firefox (Metasys>Favoritos>Navegador de Internet) .

Sítio 1: http://youtu.be/-ALYQXC8SGY

Sítio 2: http://youtu.be/z1AW2hj65Zc

Sítio 3: http://youtu.be/STkpkJWMIxs

 

7ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

 

 Produzindo texto

Depois de assistir os vídeos com os alunos, converse com eles sobre a importância de se praticar hábitos de higiene. Questione-os sobre o que aprenderam com a dramatização e os vídeos assistidos. Dessa forma, você poderá avaliar se os alunos construíram conhecimentos sobre o tema trabalhado.

Como forma de registro da atividade realizada, solicite que recontem a história dramatizada pelos professores, utilizando como recursos para relembrá-la a filmagem feita pelo ajudante do dia, durante a encenação da história inventada.

Projete a filmagem utilizando o laptop do aluno que gravou em um datashow. Oriente-os a produzirem seus textos utilizando o KWord (Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório>Processador de textos), mas caso seus alunos ainda não escrevam de forma autônoma, faça um texto coletivo, registrando o que eles relatarem.

Após a correção dos textos produzidos pelos alunos, imprima e exponha-os em um painel de produções, para socializá-los com outras turmas. A socialização também poderá ocorrer via e-mail entre os alunos.

 

8ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

  

 Interatividade: socializando nossas descobertas

 

 

Inicie a aula retomando com os alunos as descobertas realizadas durante o estudo do corpo.

Questione-os sobre:

  1. O que nós descobrimos sobre o tema corpo?
  2. Quais brincadeiras e músicas nós exploramos?
  3. Qual atividade realizada você achou mais interessante?
  4. Como registramos nossas descobertas?

 

Depois, pergunte aos alunos: E se fossemos apresentar nossas descobertas para os colegas de outras turmas? O que você gostaria de dizer a eles?

Professor, nesse momento é importante que registre as falas dos alunos sobre seus aprendizados, para que, posteriormente, você crie com eles uma apresentação no Kpresenter.

A sugestão é que reúna as fotos, filmagens, vídeos, músicas e atividades trabalhadas durante o estudo do tema, em um pen-drive e exiba para as crianças, utilizando seu laptop e um datashow.

Dessa forma, você poderá envolvê-los em todo o processo de construção da apresentação, solicitando aos mesmos que escolham os registros que querem utilizar, bem como, inserindo suas falas sobre as descobertas realizadas durante o estudo.

Para montar essa apresentação utilize o Kpresenter (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de produtividade> gerador de apresentação).

 

Depois de pronta a apresentação, oriente as crianças a comunicarem aos alunos das outras turmas, sobre seus estudos e produção da apresentação de suas descobertas. Para isso, solicite que elaborem e enviem um comunicado, via e-mail, agendando um horário para que eles possam visitar as outras salas e socializarem seus aprendizados e produções.

Professor, no dia e horário marcados para a apresentação dos alunos, leve o laptop de um deles e um datashow, para projetar a referida apresentação criada pelos mesmos com sua intervenção. Para isso, reserve uma aula de, aproximadamente, 60 minutos. 

Recursos Complementares
Avaliação

 

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem. Observe a participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas, analise se os mesmos estão construindo conhecimentos relativos ao conteúdo trabalhado, ou seja, se conhecem e identificam as partes do corpo, se percebem diferenças e semelhanças do seu corpo com o dos colegas, respeitando as diferenças de cada um, se compreenderam a importância da higiene corporal para a saúde e passaram a desenvolver esses hábitos, se observaram as mudanças ocorridas em seu corpo com o tempo, e se socializaram os conhecimentos adquiridos no estudo do corpo. Organize registros individuais dos mesmos para diagnosticar suas facilidades e dificuldades durante o processo de aprendizagem, a fim de oferecer estratégias de intervenção. 

 

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem. Observe a participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas, analise se os mesmos estão construindo conhecimentos relativos ao conteúdo trabalhado, ou seja, se conhecem e identificam as partes do corpo, se percebem diferenças e semelhanças do seu corpo com o dos colegas, respeitando as diferenças de cada um, se compreenderam a importância da higiene corporal para a saúde e passaram a desenvolver esses hábitos, se observaram as mudanças ocorridas em seu corpo com o tempo, e se socializaram os conhecimentos adquiridos no estudo do corpo. Organize registros individuais dos mesmos para diagnosticar suas facilidades e dificuldades durante o processo de aprendizagem, a fim de oferecer estratégias de intervenção. 

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Bruna Santana, EMEF Dinorah Almeida Rodrigues , Espírito Santo - dijo:
    bruna.f.santana@hotmail.com

    25/05/2015

    Cinco estrelas

    Muito bom!!


  • EVELY RIBEIRO ESTEVAM, Universidade Federal de Minas Gerais , Minas Gerais - dijo:
    evely.re@gmail.com

    04/05/2015

    Quatro estrelas

    Parabéns por sua aula! Gostei bastante. Há várias opções e atividades propostas que podem proporcionar aos alunos noção de corpo humano, além de desenvolverem percepção sobre as características de seus próprios corpos, podendo também ser trabalhado sobre a perspectiva de descobrirem que há diferenças entre eles, como cor de cabelo, olhos e etc.


  • Andrea Aparecida , EMEFEM RUI BARBOSA , São Paulo - dijo:
    andrea.aparecida.33@gmail.com

    23/03/2013

    Cinco estrelas

    A música é incrível, quando ouvi já imaginei meus alunos dançando!!! Parabéns pela aula, pena que só acessei agora. Dinâmica, interativa e motivadora.


  • Rafael Menegatto, Prefeitura Municipal , Mato Grosso do Sul - dijo:
    rmrodrigues.edu@hotmail.com

    13/06/2011

    Cinco estrelas

    Sua aula ficou muito criativa, será de grande valia para as minha prática como docente. Muito obrigado!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.