Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Calendário: o dia, o mês e o ano- UCA

 

20/05/2011

Autor y Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Calendário: o dia, o mês e o ano

LUCIANA SOARES MUNIZ, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva e Priscila Gervásio Teixeira.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as atividades propostas o aluno poderá conhecer as datas de aniversário dos colegas da turma; compreender como surgiu a necessidade humana de marcar a data de nascimento; vivenciar atividades de construção de painel de aniversariantes; compreender a quantidade de meses do ano; observar o calendário anual; construir representações simbólicas para cada dia da semana, de acordo com o dia a dia dos alunos e interpretar histórias infantis que abordam os dias da semana.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, de forma contextualizada, situações do dia a dia da turma, como por exemplo: quantidade de crianças na sala de aula, idade dos alunos, dentre outras vivências que envolvam os numerais de zero a trinta.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Cada dia é um novo dia!

O calendário é um instrumento para medir o tempo, que é utilizado com frequência em nosso dia a dia. Nós humanos, temos uma considerável necessidade de marcar o tempo, para assim, organizarmos atividades diárias, bem como demarcarmos datas comemorativas. Por isso, a compreensão do calendário, pode auxiliar os alunos na consulta e entendimento das informações nele contidas.    

Estratégia:

Atividade 1

Para este momento é importante organizar a turma para uma roda de conversa. Professor, inicie o diálogo sobre a temática “calendário”, sondando o que os alunos sabem. Adotando esta estratégia poderá despertar o interesse e o envolvimento dos alunos. Para isso, instigue-os a pensarem sobre as seguintes questões:

  • O que é um calendário?
  • Para que ele serve?
  • Como ele é organizado?
  • Em quais momentos você utiliza o calendário?

Após esta etapa inicial de sondagem, solicite que utilizem o laptop. Pergunte aos alunos se eles sabem ou se já pensaram na seguinte questão: "Por que o calendário é organizado em semanas compostas por sete dias?". Diante das falas dos alunos, amplie as descobertas auxiliando a turma a acessar o sítio sugerido abaixo:

Sítio: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2009/201/por-que-a-semana-tem-sete-dias/?searchterm=calend%C3%A1rio

 

Em seguida, faça a leitura do texto “Por que a semana tem sete dias?” para os alunos. Converse sobre significado de palavras desconhecidas para facilitar a compreensão e sobre as descobertas que o conteúdo possibilitou. Explore, com os alunos, as imagens do sítio e a fonte de onde foi acessado. Ainda no laptop, utilize o programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou Metasys -> Aplicativos -> KWord, ou outro editor de texto, propondo uma atividade em que os alunos deverão digitar no nome das fases da lua e depois procurar na Internet uma imagem que corresponda a cada etapa.

 

Fases da Lua

Ilustração

 

 

 

 

 

 

Lua Cheia

 

 

http://www.fisica.net/alunos/2002/luajp/fasesdireita.htm

 

 

 

 

 

 

 

 

Quarto Minguante

 

http://www.fisica.net/alunos/2002/luajp/fasesdireita.htm

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lua Nova

 

http://www.astronomia.hdfree.com.br/lua.htm

 

 

 

 

 

 

 

Quarto Crescente

http://www.fisica.net/alunos/2002/luajp/fasesdireita.htm

 

Com o quadro completo, solicite que a turma faça uso do laptop e acesse o Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys -> Aplicativos -> Internet > Mozilla Firefox, proponha à turma que utilizem o sítio abaixo, com o objetivo de descobrir as fases da lua ocorridas e que ainda ocorrerão no ano de 2011:

Fonte: http://www.silvestre.eng.br/astronomia/fenomenos/faseslua/2010/

Auxilie os alunos a perceberem a quantidade de dias que dura a passagem de uma fase da lua para outra. É importante que estabeleçam uma relação com as informações do texto, sobre porque a semana tem sete dias. Depois, faça uma exploração do sítio sugerido, a partir da página apresentada abaixo, dialogando com a turma sobre a importância e função do Astrônomo. Para isso, cada aluno poderá utilizar o laptop e acessar o sítio sugerido abaixo:

 

Fonte: http://www.silvestre.eng.br/astronomia/

 

Atividade 2

As histórias constituem recursos fundamentais para permearem o dia a dia da escola. A partir da sua utilização, podemos contribuir com o desenvolvimento do imaginário infantil e com a aprendizagem do conteúdo ministrado. Por isso, o trabalho com a história “Um dia desses...” pode ser feito por meio de uma contação de história em que o professor conta a história oralmente e apresenta as imagens do livro para os alunos. A seguir, veja a sugestão do livro:

 

Livro: MACHADO, Ana Maria. Um dia desses... São Paulo: Ática, 1996.

 

Depois de ouvir a história, peça aos alunos que registrem no laptop, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint, um desenho de cada animal que aparece na história e da amiga, que a personagem encontrou ao longo de cada dia da semana. Auxilie a turma a salvar as produções no laptop. Vejam quais foram os animais e o nome da amiga: 

  • segunda-feira: Cachorro
  • terça-feira: Gato
  • quarta-feira: Louro
  • quinta-feira:  Burro
  • sexta-feira : Galo
  • sábado: combinado de brincar com Lorena
  • domingo:  todos o animais juntos e Lorena   

Cada aluno poderá trocar de laptop com o colega e observar a sua produção. Auxilie a turma a contribuir com a produção do colega, observando se faltou alguma personagem ou dia da semana.

Explore os dias da semana com uma atividade que se aproxime das vivências dos alunos, essa estratégia pedagógica contribui para uma aprendizagem significativa. Desta forma, disponibilize uma folha de papel em branco, para que os alunos façam um desenho e escrevam algo que representa uma ação ocorrida, em suas vidas, em cada dia da semana. Veja o exemplo abaixo:

Fonte: Acervo da autora.

Depois que todos terminarem de preencher o quadro, é essencial que a atividade seja socializada com os colegas da sala. Para isso, oportunize um momento em que cada aluno apresente sua produção e conte para a turma o que desenhou e escreveu.

 Após todos observarem as atividades dos colegas, que tal trabalhar uma parlenda? A importância do trabalho com as diferentes linguagens na sala de aula contribui com a aprendizagem dos alunos, pois cada um pode apresentar maior facilidade com determinadas atividades do que com outras. A parlenda abaixo é muito conhecida e contém uma riqueza de vocabulário e ritmo que encanta os alunos. A parlenda pode ser lida pelo professor e acessada pelos alunos a partir do laptop, utilizando o Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys -> Aplicativos -> Internet > Mozilla Firefox, com  o acesso ao sítio abaixo, ou mesmo cantada utilizando-se para isso o CD do grupo Palavra Cantada:

 

Parlenda: Palavra Cantada

Hoje É Domingo

Parlenda

Hoje é domingo

Pede cachimbo

o cachimbo é de barro

Bate no jarro

o jarro é fino

Bate no sino

O sino é de ouro

Bate no Touro

o Touro é valente

Bate na gente

A gente é fraco

Cai no buraco

O buraco é fundo

Acabou-se o mundo

Fonte: http://www.vagalume.com.br/palavra-cantada/hoje-e-domingo-parlenda.html

CD – Cantigas de Roda Palavra Cantada

Fonte: http://www.radio.uol.com.br/#/album/palavra-cantada/cantigas-de-roda/3859

Após ouvirem e cantarem a música, os alunos poderão dramatizar a letra. Para isso, organize a turma em grupos de cinco alunos e peça que criem uma dramatização. Depois da organização da dramatização, de aproximadamente quinze minutos, os grupos poderão iniciar as apresentações para os outros grupos. Esse momento poderá ser filmado, a fim de posteriormente ser assistido pelos alunos.

Atividade 3

Professor, agora pergunte à turma se conhece a origem do calendário. Faça um momento de “Tempestade de Ideias”. Neste momento os alunos lançam suas hipóteses sobre a questão. Em seguida, com o auxílio do laptop, leia o texto da revista Ciência Hoje, disponibilizado no sítio sugerido abaixo, que poderá ser acessado pelos alunos:

 

 

Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/historia/contando-os-dias-historia-dos-calendarios/?searchterm=calendário

 

Após a leitura do texto, providencie um calendário do ano em curso para que os alunos possam observar a sua organização. A turma poderá utilizar o laptop para realizar uma pesquisa de imagem a partir do sítio: www.google.com.br  para encontrar um calendário online e fazer as observações. Faça no caderno de Matemática o registro abaixo:

Calendário

1-      Qual o nome do mês que tem menos de 30 dias?

2-      Quais os nomes dos meses que têm 30 dias?

 3-      Quais os meses com 31 dias?

4-      Quantos meses têm cada ano?

Após o registro converse com a turma sobre as descobertas feitas e possibilite que os alunos demonstrem, por meio de uma conversa, o que compreenderam sobre a organização do calendário.

Atividade 4

Para esta atividade é importante levar para a sala de aula um Globo Terrestre, a fim de que que os alunos possam manipulá-lo para contribuir com a aprendizagem. Num primeiro momento, com o auxílio do laptop, utilizando o Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys -> Aplicativos -> Internet > Mozilla Firefox, assista com a turma, ao vídeo sugerido abaixo, para isso acesse o sítio a seguir:

 

Vídeo “De onde vem o dia e a noite”:

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=QrRDgr7rs74

 

Depois de assistirem ao vídeo, organize a sala de aula em uma roda de conversa. Coloque o Globo Terrestre no centro da roda e inicie o diálogo sobre a demarcação da data de aniversário e os movimentos que a terra faz, ao redor de si mesma, denominado movimento de rotação e também ao redor do sol, denominado movimento de translação. Poderá ser realizado um registro no caderno de Geografia, em que os alunos deverão fazer um desenho representando o Globo Terrestre e os movimentos que a terra faz. Também poderá ser realizada uma pesquisa com a turma, a partir do laptop, de imagens do movimento da Terra utilizando o Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys -> Aplicativos -> Internet > Mozilla Firefox, com  o acesso ao sítio: www.google.com.br. Essas imagens poderão ser socializadas com todos. 

Aproveite para explorar o tempo que cada movimento gasta e inicie o diálogo sobre os aniversários de cada aluno. Indague sobre as datas de aniversário de cada um e se sabem a origem das comemorações de aniversário. Após ouvir os alunos, acesse o sítio abaixo a fim de auxiliar os alunos a descobrirem a origem da comemoração dos aniversários, para isso, cada aluno poderá utilizar o laptop.

 

Fonte: http://historia.abril.com.br/alimentacao/origem-bolo-aniversario-453995.shtml

Dialogue com o grupo sobre as descobertas realizadas, através da leitura do texto. Depois, providencie uma folha de papel em branco para cada aluno. Proponha que façam um desenho, ilustrando uma comemoração de aniversário. Após terminarem, faça um painel para expor os trabalhos organizando um momento de observação das produções dos colegas. Agora, entregue a metade de uma folha de papel em branco para cada aluno. Nessa folha os alunos deverão colocar o nome e a data do aniversário, contendo dia, mês e ano de nascimento, bem como um desenho representando o seu dia. Faça um painel de aniversariantes na sala organizado por ordem de mês. Este painel poderá ser fixado na parede da sala de aula e permanecer até o final do ano.

Finalize o trabalho com a música “Parabéns”, cantada na maioria das comemorações.

Parabéns pra você

Nesta data querida

Muitas felicidades

Muitos anos de vida

Explore com os alunos a importância da data do aniversário de cada um para marcar um dia especial e que merece ser comemorada. Trabalhe a letra da música e o que ela expressa, como alegria e carinho.

Recursos Complementares

Para outras informações sobre a temática calendário, acesse o sítio: http://www.vocesabia.net/ciencia/astronomia/curiosidades-sobre-os-meses-do-ano/

Avaliação

A avaliação deve permear todo o processo de aprendizagem. Por isso, em cada atividade você deverá observar e registrar as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos. É importante que perceba se os objetivos elencados foram alcançados pela turma e avaliar se necessita de mais atividades ou mesmo retomar algumas já realizadas para efetivar o desenvolvimento dos alunos com a temática “calendário”.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.