Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Confeccionando cartões de visita: uma experiência de leitura e escrita _ UCA

 

15/05/2011

Autor y Coautor(es)
ALINE RODRIGUES CANTALOGO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos:

  • Pesquisar na web, utilizando os laptops, diferentes tipos de cartões de visita;
  • Identificar os elementos que compõem um cartão de visitas;
  • Perceber diferenças entre diversos tipos de textos trabalhados em sala (marcas ou logomarcas encontradas nos cartões);
  • Utilizar a imaginação e os recursos do laptop para criar seu próprio cartão de visita;
  • Experimentar novas formas de produção textual, por meio de diferentes tipos de textos;
  • Enriquecer e aplicar os conhecimentos de leitura/escrita;
  • Ampliar a noção espacial a partir da confecção de um mapa.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos (06 aulas de 50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos estejam na fase alfabética da escrita, ou seja, produzam pequenos textos. Além disso, que saibam utilizar recursos do Classmate como: internet, KWord; Kolourpaint e WxCam.

Estratégias e recursos da aula

 

1º Momento – Preparando a aula:

 

 Professor, para preparar a aula, ande pelo bairro em torno da escola, não precisa ir longe. Recolha alguns cartões de visita nos estabelecimentos comerciais, salões de beleza, clinicas ou outros. Procure selecionar diferentes tipos de estabelecimentos comerciais e recolher uma quantidade de cartões que seja igual a um cartão por aluno ou, no máximo, um por dupla. Uma vez que os textos são relativamente pequenos e as crianças estão em processo de alfabetização.

Seria interessante que os cartões fossem diferentes, mas, conforme o bairro que sua escola localiza-se, não será possível. É preciso ficar mais atento à quantidade que à diversidade, mas não conte aos alunos a origem dos cartões neste momento.

 

 

2º  Momento – Instigando a curiosidade

 

1) Organize os alunos em uma roda de conversa, distribua os cartões e questione-os:

- O que é isto que eu entreguei para vocês?

- O que está escrito?

- Alguém consegue ler alguma coisa?

Depois, mostre isoladamente cada parte do cartão observado e questione se os alunos sabem a função das informações contidas no cartão. Aponte partes como:

-Nome

-Endereço

-Telefone

-Desenhos

-Atividade da empresa (O que ela faz?)

-E os demais dados que possam aparecer.

Veja um modelo a seguir:

cartao 1

Imagem 1- Fonte: http://jessicarodrigues2.blogspot.com/2011/02/cartao-de-visita.html

cartao 2

Imagem 2- Fonte:http://www.aclogomarcas.com/2010_09_01_archive.html

 

2) Após a exploração de dados dos cartões que receberam, solicite que reflitam sobre:

_ Se nossa turma quisesse montar um comércio, como seria o cartão?

Neste momento, utilize as ideias do grupo e construa um cartão coletivo no quadro. Solicite que digam:

1º - O que nós poderíamos vender?

2º - Como chamará nossa empresa?

3º - Quais outros dados poderiam aparecer em nosso cartão? (telefone, endereço, e-mail...).

 

3) Tarefa de Casa: ampliando conhecimento e promovendo a inclusão digital

Para ampliar os conhecimentos sobre cartões de visita, solicite que façam uma pesquisa em sua família sobre cartões (quem tem algum cartão de visita; qual a atividade exercida por esta empresa ou pessoa e se é possível levar um cartão para a escola). Solicite que observem as diferentes funções comerciais, cores, formatos, logomarcas e dados.

Se seus alunos puderem levar seu classmate para casa, complemente com uma pesquisa na web, solicite que envolvam a família na pesquisa, por meio dos seguintes passos:

1- Utilizando o Mozilla Firefox  [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet]

2- Acesse o Google, www.google.com.br, no link Imagens (http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-br&tab=wi)

3- Com o título “cartão de visita + o nome da cidade onde moram”

 

3º Momento – Criando cartões

 

1-Para a elaboração do cartão individual, crie uma tabela com duas colunas, utilizando o KWord [ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos], sendo  da esquerda para imagem e  da direita para o texto.

Envie para os alunos via e-mail, que abrirão com o Mozilla Firefox, para download.

E, assim como fizeram durante a confecção do cartão coletivo, os alunos precisarão pensar, mas agora individualmente, sobre o que constará no cartão que irão criar.

Novamente, oriente-os sobre os itens que devem compor o cartão (atividade, nome...) e aguardando que façam sua tentativa de escrita de cada parte.

Salve e solicite que abram o KolourPaint [Metasys> aplicativos> Aplicações Gráficas> Ferramenta de pintura], onde criarão o desenho para o cartão, a logomarca.

Para finalizar, peça que insiram a imagem na coluna da esquerda.

 

4º  Momento - Correção em dupla: Avaliando

 

Professor, nesse momento, é importante a formação de duplas heterogêneas, para que aqueles que têm mais facilidade de leitura e escrita possam contribuir com aqueles que têm mais dificuldade. Solicite então, que troquem seus cartões de visita para corrigirem uns dos outros, trocando experiências e possibilitando a criação de novas hipóteses de leitura. E, se necessário, faça uma correção final.

 

SOCIALIZANDO

Imprima os cartões e solicite que as crianças divulguem o que criaram, chamando os amigos para conhecerem seu estabelecimento. Essa atividade, além de incentivar o desenvolvimento da oralidade, permite a valorização do trabalho que a criança produziu. Além disso, como elas são muito criativas, isso acontece de forma lúdica e extrovertida.

5º  Momento – Aula passeio

 

1º -Professor, para trabalhar um pouco da noção espacial e como nos localizar em nosso bairro, além de mostrar a função social da escrita; leve os alunos, munidos com seus laptops, para fazerem um passeio nas imediações da escola. Visite novamente os lugares que, no primeiro momento, ao preparar a aula, você recolheu o cartão.

Como não foi contado a eles de onde vieram os cartões iniciais, eles poderão descobrir, por meio do reconhecimento do que está escrito nos estabelecimentos por onde passarem, a origem de cada cartão. Tal descoberta poderá incentivar o processo de leitura e escrita, ao mostrar para que escrever e o porquê de se seguir o padrão de escrita convencional, ou seja, a função social da escrita.

2º - Registre o passeio com fotografias. Para isso, poderão ser feitas com a WxCam do laptop dos alunos, que está na área de trabalho.

Professor, fique atento! Para a próxima atividade, será importante que, a cada esquina, você diga o nome da rua e que, durante todo o passeio, peça para que observem onde está o estabelecimento em relação a aquele quarteirão (no meio, no início ou no final).

6º  Momento – Confecção do Mapa

 

Para finalizar a aula, solicite aos alunos que abram o Google, também com o Mozilla Firefox, e, no link Mapas, digite o nome de sua escola. No canto esquerdo do mapa, aparecerá a ferramenta zoom, utilize-a para ampliar a imagem, até que cada quarteirão possa ser visivelmente delimitado pelas crianças.

Posteriormente, a partir da tecla Print  scrn, crie uma imagem (com a ajuda do KolourPaint [Metasys>Aplicativos>Aplicações Gráficas>Ferramenta de Pintura], que mostre o mapa da região em que sua escola está.

Veja um exemplo a seguir:

mapa eseba

Imagem 3: Mapa da Escola de Educação Básica da UFU_ Uberlândia _ Minas Gerais

Fonte: http://maps.google.com.br/maps?q=cart%C3%B5es+de+visita+%2B+crian%C3%A7as&hl=pt-br&client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-BR:official&biw=1024&bih=629&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=vl

Imprima para que eles possam utilizar as informações e fotos recolhidas na aula passeio, observando, inclusive, o posicionamento do estabelecimento dentro do quarteirão, conforme dito anteriormente.

Para isso, imprima também as fotos feitas por eles, em tamanho pequeno, e solicite que recortem e colem no devido lugar do mapa criado.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deve ser processual, ou seja, deverá ocorrer durante as atividades, para isso é preciso observar se as crianças participam com entusiasmo; se conseguem confeccionar o que foi proposto, em termos de escrita; descobrir e identificar o código escrito, nos diferentes locais, se avançaram em suas hipóteses da escrita.

Esta aula trabalha conceitos para além da leitura e da escrita, como noção espacial, localização em mapas e utilização do classmate. Porém observar os fatores acima descritos é de suma importância, pois, essa aula não visa somente a leitura e a escrita por si só. Por isso, é essencial que os alunos se apropriem das ferramentas disponíveis nos laptops para melhoria da aprendizagem.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Maísa, Escola Municipal Fenelon Câmara , Paraíba - dijo:
    maisasantos31@hotmail.com

    27/06/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula proposta. Ainda não havia pensado em trabalhar a leitura e escrita confeccionando junto com meus alunos cartões de visita! A introdução das TICs foi de grande importância para o fluir da aula... Muitas ideias legais vocês nos disponibilizaram, valeu!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.