Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Leitura e escrita: cada nome um segredo- UCA

 

25/05/2011

Autor y Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a escrita do seu nome.
  • Localizar o seu nome e os nomes dos colegas.
  • Agrupar os nomes dos colegas seguindo diferentes critérios.
  • Reconhecer que alguns nomes começam com a mesma letra.
  • Reconhecer quantidades de letras, que compõem uma palavra e representá-las.
  • Perceber que há diferentes significados para uma mesma palavra.
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noções sobre a utilização de recursos do Classmate como os programas KolourPaint e KWord, do sistema operacional Linux, bem como saiba utilizar a WxCam.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

RODA DE CONVERSA

 Professor utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos. Para isso organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento explore as fichas com os nomes dos alunos: Qual a letra inicial de cada nome? O seu nome tem quantas letras? Compare o seu nome com o nome do colega que está à sua direita, qual nome tem mais letras?

Professor, apresente para os alunos a música: “Gente tem sobrenome”. Verifique se todos os alunos conseguem entrar no sítio sugerido. Se algum deles apresentar dificuldades relembre que é só seguir os seguintes passos: Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de internet) e acessar o sítio:

http://www.letras.com.br/toquinho/gente-tem-sobrenome 

Professor, para reforçar a aprendizagem, leia em voz alta a letra da música e ou proponha que os alunos façam a leitura seguindo suas instruções e em seguida, proponha a seguinte atividade no caderno de Língua Portuguesa. 

 

   toquinho

Fonte: acervo da autora

 

CONVERSANDO SOBRE A MÚSICA: “Gente tem sobrenome”. COMPOSITOR: Toquinho

A) Escreva o seu nome e sobrenome.

_______________________________________________________________________________

B) Agora, escreva do seu jeito o que você acha do seu nome.

_______________________________________________________________________________

C) Os brinquedos também têm nome. Circule na letra da música, os nomes dos brinquedos que aparecem. Depois, desenhe os.

Fonte: acervo da autora 

 Professor, solicite como atividade de casa informações sobre o nome do aluno.

 Oriente-o para que produza  um pequeno texto com a ajuda da família. No texto deverá ser registrado: quem escolheu o seu nome? O que ele significa? Como é chamado pelos seus familiares? Você tem algum apelido?Qual? Você gosta dele?

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

DESCOBRINDO SIGNIFICADOS

Professor, explique para os alunos que cada nome tem uma origem e um significado. Pergunte: vocês sabem e conhecem o significado dos seus nomes? Vamos descobrir um pouco mais sobre os seus nomes?

Agora, auxilie os alunos a acessarem a internet, com o intuito de pesquisar o significado dos seus nomes. Para realizar esta busca, cada aluno pode acessar o sítio: www.google.com.br, depois digitar significado de nome ou utilize o sítio: www.significado.origem.nom.br/

Professor, peça que utilize o KWord,- iniciar em área de trabalho- processador de textos,  para digitar o que aprendeu sobre o significado do seu nome. Depois, imprima e faça um cartaz com o significado do  nome de cada aluno para  fixá-lo no mural da sala de aula.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

MONTANDO UM CARTAZ DE NOMES

Professor, confeccione um cartaz com todos os nome dos alunos, seguindo as orientações abaixo:

  1. Cada aluno deverá escrever seu nome em uma ficha;
  2. Em seguida deverá contar a quantidade de letras que tem em seu nome;
  3. Após a contagem das letras deverá colar a ficha no cartaz conforme o número de letras de seu nome.

 

 

NOMES COM 3 LETRAS

NOMES COM 4 LETRAS

NOMES COM 5 LETRAS

NOMES COM 6 LETRAS

NOMES COM 7 LETRAS

ARI LAÍS            TIAGO TALITA  RICARDO
ANA      LARA          MÁRIO REBECA                GABRIEL
  CAUà   LAURA MARCOS GUSTAVO
    PEDRO  FELIPE   MARIANA
      MILENA                

Fonte: acervo da autora 

Professor, logo após a confecção do cartaz faça questionamentos com os alunos. Pergunte:

1) Quais são os nomes dos alunos que têm o maior número de letras?

 2) Quais são os nomes dos alunos que têm o menor número de letras?

 3)Quantos nomes são escritos com 4 letras?

4) Quantos nomes são escritos com 6 letras?

5) Na nossa turma tem quantas meninas?  

6) Quantos meninos?

7) Na nossa turma tem mais meninos ou meninas? Quantos/as a mais?

8) Na nossa turma tem mais meninos e meninas ou mais crianças?

Professor, aproveite a oportunidade para confeccionar um jogo da memória utilizando os nomes dos alunos. Você poderá escrever os nomes de duas formas: letra bastão maiúscula e minúscula; letra cursiva maiúscula e minúscula, além da escrita do nome, se possível,  inclua a foto dos alunos.

 Professor, com o auxílio do laptop peça aos alunos que tirem sua própria foto, usando a webcam de acordo com as orientações: WxCam: Menu K Aba Aplicativos- Multimídia – WxCam e monte as fichas para o jogo da memória.

 

 

foto do  aluno

 

nome do aluno

 

 

jogo

Fonte: http://pragentemiuda.blogspot.com/2007/01/jogo-da-memoria-de-nomes.html

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

BRINCANDO COM A MATEMÁTICA

Professor, crie situações problema para os alunos resolverem, estimulando o raciocínio lógico matemático e a aplicação das noções de adição. É importante, nessa fase trabalhar com material concreto, dessa forma leve para sala de aula alguns materiais tais como: (pauzinho de picolé, botões, tampinhas). Explore-os bastante, estimulando os alunos a participarem da atividade.

Professor, distribua o material concreto sugerido para que os alunos representarem a situação problema. Formule outras situações e estimule os alunos a formularem as suas.

 

NO CARTAZ DE NOMES DA TURMA DESCOBRIMOS QUE CADA NOME TEM UMA QUANTIDADE DE LETRAS E OS AGRUPAMOS DE ACORDO COM ESSA QUANTIDADE. REPRESENTE, utilizando os palitinhos, QUANTOS ALUNOS POSSUEM O MESMO NÚMERO DE LETRAS EM SEU NOME.

 palito

Fonte: Acervo da autora - Alunos do 1ºAno da Escola de Educação Básica 

 Após essa atividade oriente os alunos a clicarem com o mouse em: Metasys- aplicativos-aplicações gráficas – ferramenta de pintura no programa Kpaint. Explique para a turma que a atividade terá como objetivo fazer desenhos que representem a forma que cada um utilizou para resolver a situação problema. Ou seja, cada aluno deverá registrar por meio de desenhos como pensou para resolver a questão proposta.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula verificando se os alunos conseguiram: identificar a escrita do seu nome; localizar o seu nome e os nomes dos colegas; agrupar os nomes dos colegas seguindo diferentes critérios; reconhecer que alguns nomes começam com a mesma letra; reconhecer quantidades de letras, que compõem uma palavra e representá-las; perceber que há diferentes significados para uma mesma palavra; realizar pesquisas usando o laptop. É também importante observar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.  

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.