16/05/2011
FICHAS E NÚMEROS: (RE) DESCOBRINDO ORDENS E CLASSES
ELIANA APARECIDA CARLETO, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Carvalho Pacheco
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno: consiga distinguir os diferentes conceitos e utilizações do sistema decimal (ordens e classes), mais especificamente: unidades, dezenas e centenas simples; identificar e registrar números de 1 a 999, bem como a quantidade que cada um representa e sua escrita numérica. Também é importante o conhecimento prévio sobre seu laptop, por ser este um dos principais recursos pedagógicos da aula, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:
Kword pelo ícone do processador de textos da área de trabalho ou [Metasys> Aplicativos -> KWord ]
Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet]
KolourPaint [ Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de pintura ]
WxCam [Metasys > Aplicativos > Multimídia > WxCam ]
Assim, professor retome com os alunos os conteúdos citados antes de propor as atividades.
Professor, providencie um espaço, que poderá ser a própria sala de aula, desde que seja possível trabalhar em equipes de no máximo seis alunos; lápis; borracha e folha de papel sulfite para cada elemento da equipe.
Construa 30 fichas medindo (4cm x 4cm) para cada equipe. Para cada dez fichas deverá utilizar uma mesma cor, e numerá-las de 0 a 9, por exemplo:
a- Dez fichas verdes escritos os números de zero a nove;
b- Dez fichas brancas também escritos os números de zero a nove;
c- Dez fichas amarelas escritos os números de zero a nove.
Providencie também 03 saquinhos de tecidos de cores diferentes ou caixinhas também de cores diferentes.
a- Dentro de cada saquinho ou caixinha deverão ser colocadas nove fichas de uma única cor, assim, cada equipe deverá ter três saquinhos ou caixinhas de cores diferentes.
b- Deverá ser um conjunto de fichas e saquinhos para cada equipe de até seis elementos.
Veja como fiz:
Fonte: Acervo da autora
UMA ABORDAGEM PARA O PROFESSOR
Professor, as intervenções e a sua postura são necessárias e determinantes. Você deve estimular o questionamento das situações e das interpretações apresentadas pelos alunos, para que eles sintam necessidade de rediscuti-las, reconstruí-las ou ampliá-las.
Para que os alunos possam avançar na construção do conhecimento, sugere-se que você, ao longo dos estudos faça intervenções nos diferentes momentos da aula. Estimule os alunos a: apresentarem ideias; utilizarem recursos próprios nas investigações; participarem das discussões; trabalharem em equipe e fazerem perguntas. O estímulo à expressão do raciocínio dos alunos também reflete uma atitude adequada para resolver problemas, seja: sistematizando um texto trabalhado com toda turma; produzindo texto sobre tema referente aos conteúdos matemáticos; realizando cálculo mental; resolvendo problemas na lousa ou até mesmo criando problemas. Enfim, instigue-os a apontarem caminhos, a fim de descobrirem o resultado das situações problema apresentadas.
Primeira Atividade: Uma (1) atividade de 60 minutos.
Professor, dialogue com os alunos para investigar o que eles já sabem sobre ordens e classes. Você poderá começar assim:
1- Observe o número 725:
a- Quantas classes e ordens possui esse número?
Classes: 1
Ordens: 3
b) Qual é a ordem ocupada pelo algarismo 7? Centenas.
c) Qual algarismo ocupa a ordem das dezenas? O algarismo 2.
d) Qual o algarismo ocupa a 1ª ordem? O algarismo 5.
2- Usando os algarismos 3, 1, 9 e 2, sem repeti-los, represente:
a) O menor número possível: 1239.
b) O maior número possível: 9321.
c) O maior número com o algarismo 3 como unidade de milhar: 3921.
d) O menor número com algarismo 1 como unidade de milhar: 1239.
3) Qual é o maior número de três algarismos? 999.
Após o diálogo,solicite que os alunos utilizem seus laptops, para realizarem algumas atividades sobre ordens e classes. Para isto, deverão abrir o programa Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet] e entrarem nos sítios:
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/anap/dezenas.htm
http://www.estudamos.com.br/classe_dos_numeros/sistema_de_numeracao_decimal_1.php
http://www.estudamos.com.br/classe_dos_numeros/sistema_de_numeracao_decimal_2.php
http://www.estudamos.com.br/classe_dos_numeros/sistema_de_numeracao_decimal_3.php
Seja mediador da atividade. Faça intervenções quando necessário, por meio de questionamentos sobre cada etapa vivenciada, instrua aqueles que têm dúvida sobre a utilização da ferramenta de trabalho (Mozilla Firefox).
Ao final da pesquisa faça levantamento do que foi possível aprender. É importante que os alunos saibam o que significa algarismo, ordem e classe.
Aproveitando que os alunos estão utilizando seus laptops peça que acessem os sítios abaixo para que possam realizar alguns jogos sobre a temática desenvolvida.
Segunda Atividade: Uma (1) atividade de 60 minutos.
Fonte da imagem: http://profcristinacorgo.blogspot.com/2009/12/faz-leitura-do-numero-por-ordem-e-por.h (Acesso 09/04/2011)
Estruturando a atividade
Professor organize a turma em equipes.
Questione:
Após a formação das equipes entregue para cada uma um conjunto de 3 saquinhos com nove fichas dentro de cada um. Cada saquinho deverá ter fichas com cores diferentes, por exemplo: um saquinho deverá ter fichas brancas, outro verdes e outro amarelas.
As equipes pegarão os saquinhos com as fichas de 0 a 9 e jogarão assim:
Você poderá explicar a atividade para os alunos da seguinte forma:
__Vocês já aprenderam a decompor e compor números?Vamos fazer uma atividade que irá demonstrar se realmente aprenderam.
Para isto, organizem-se em equipes de cinco elementos. Em cada uma haverá três saquinhos contendo fichas numeradas de zero (0) a nove (9), estas fichas terão cores diferentes em todos os saquinhos. Na vez de cada elemento da equipe jogar ele pegará uma ficha de cada cor, ou seja, uma ficha em cada saquinho. Em seguida deverá ficar atento às solicitações que irei fazer, a fim de que escreva um número utilizando os algarismos que foram retirados nos diferentes saquinhos. Cada um de vocês deverá ao final de cada rodada escrever o número formado na folha que recebeu.
Vejam o exemplo: professor retire uma ficha de cada saquinho e em seguida utilize os algarismos retirados deles e escreva o maior número possível utilizando-os, observe a imagem abaixo:
Fonte: Acervo da autora
Os algarismos retirados foram: 7, 3 e 8. O maior número que poderá ser formado com estes algarismos é 873
Após sua explicação pergunte aos alunos se eles entenderam o que deverão fazer. Caso tenham dúvidas procure solucioná-las.
Peça que os alunos fotografem os números formados utilizando a câmera de seus laptops. Para isto devem abrir o software [WxCam], efetuar a foto e salvar o arquivo. Eles poderão utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em : laptops ( Metasys > aba aplicativos > multimídia > Wx Cam)
Informe aos alunos, que: o botão da máquina de retrato tira uma foto através da webcam e o ícone visualizador de imagens abre o aplicativo de mesmo nome, que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em uma mídia externa, como por exemplo, um pendrive.
Para finalizar este momento pergunte aos alunos o que eles acharam da atividade. É importante que justifiquem suas respostas.
Terceira Atividade: Uma (1) atividade de 60 minutos.
Fonte da imagem:http://cadernodeesboco.zip.net/
Professor, registre a atividade no caderno de Matemática. Anote o nome da atividade e os objetivos propostos por você. Sugerimos que alguns exercícios possam contemplá-la, porém não se esqueça de rever os conteúdos que você poderá trabalhar utilizando esta atividade, a qual poderá ser trabalhada, por exemplo, solicitando aos alunos que elaborem uma tabela com os números formados por alguns alunos nas diferentes jogadas. Veja a sugestão:
1- Observe a tabela:
Elementos do grupo | 1ª jogada | 2ª jogada | 3ª jogada | 4ª jogada |
Gustavo | 346 | 421 | 531 | 607 |
Maria Emília | 905 | 432 | 789 | 137 |
Ana Flávia | 957 | 873 | 231 | 809 |
Rafael | 324 | 801 | 321 | 176 |
Nicolle Vitória | 901 | 432 | 783 | 532 |
Agora, responda as questões consultando a tabela:
a) Qual é a soma dos números formados por Gustavo?
b) Quem marcou o maior número de pontos na: 1ª jogada ______? 2ª jogada _____? 3ª jogada _____? 4ª jogada ______?
c) Quem conseguiu marcar mais pontos no final de todas as jogadas?
d) Adicione todos os números formados na 3ª jogada.
e) Qual a diferença de pontos entre Maria Emília e Ana Flávia na 4ª jogada?
f) Escreva todos os números ímpares que aparecem em todas as jogadas.
g) Escreva os números formados na quarta jogada em ordem decrescente.
h) Escreva os nomes de sua equipe em ordem alfabética.
2- Pesquisando as imagens registradas em seu laptop, registre:
a) Todos os números que você formou.
b) Os números que você formou em ordem crescente.
c) Os números registrados acima por extenso.
d) Os números registrados que são pares e os que são ímpares.
e) O sucessor e o antecessor dos números que você formou.
3- Vamos decompor os números que você formou? Para isto veja o exemplo:
358- três centenas, cinco dezenas e oito unidades.
Professor, para concluir a atividade registre na lousa e peça que os alunos copiem:
Com o “Jogo Fichas e Números” revimos que o nosso sistema de numeração decimal é estruturado em três ordens: unidades, dezenas e centenas. Todos os números com até três algarismos pertencem à classe das unidades simples. No entanto, na leitura, não é necessário dizer a classe, basta falar o número.
Por exemplo: 48 – quarenta e oito (observe que não se fala quarenta e oito unidades simples), esta ideia foi registrada na tabela abaixo.
Já aprendemos que, cada coluna não pode ter dois algarismos. É importante não esquecermos que começamos a escrever os algarismos da direita para a esquerda. Assim, cada ordem pode chegar até o numeral 9. Veja alguns exemplos de como colocar os algarismos na tabela de ordens:
Números | Centenas | Dezenas | Unidades |
5 | 5 | ||
48 | 4 | 8 | |
106 | 1 | 0 | 6 |
279 | 2 | 7 | 9 |
Importante
Professor, ao utilizar uma atividade lúdica tenha sempre objetivos bem definidos, jamais a realize apenas com o intuito de executá-la ou pelo prazer de dizer que trabalha com o lúdico em sua sala de aula.
http://www.escolovar.org/mat_numero_ordensmilhao.htm?checkbox13=checkbox&button1=Verificar
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/batalhas-numericas-428109.shtml
http://www.escolakids.com/conhecendo-a-ordem-dos-numeros.htm
http://www.estudamos.com.br/classe_dos_numeros/sistema_de_numeracao_decimal_4.php
http://www.estudamos.com.br/classe_dos_numeros/sistema_de_numeracao_decimal_5.php (Acesso em 09/04/2011)
Professor, a avaliação deve acontecer em todas as etapas do trabalho e pressupõe acompanhamento do desenvolvimento das atividades. A observação contínua, auxiliada por anotações feitas pelo professor, poderá fornecer informações sobre o nível de conhecimento de cada aluno da turma, para isso é importante que você registre as dificuldades e as facilidades de seus alunos. Tenha em mente os objetivos que direcionaram seu trabalho, ou seja, observe se os alunos foram capazes de conhecer o sistema decimal e calcular a classe das unidades simples, se fixaram a composição de decomposição de números pares e ímpares, se aprimoram a atenção ao utilizar seus laptops e se desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo. Solicite que avaliem se ao final da atividade aprenderam alguma coisa que ainda não sabiam. Em caso afirmativo peça que enumerem essas aprendizagens
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