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Jeca Tatu: um personagem tipicamente brasileiro – UCA

 

22/04/2011

Autor y Coautor(es)
Rodrigo Santos de Oliveira
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luiz Prazeres

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Perceber o personagem Jeca Tatu, de Monteiro Lobato, como parte constituinte da formação cultural popular brasileira.

 

Observar como o Jeca Tatu serviu de “garoto propaganda” para a campanha cientificista (Biotônico Fontoura), higienista e progressista no país.

 

Conhecer e comparar releituras feitas sobre o personagem.

 

Construir um blog com dados informativos, críticos e criativos acerca do personagem Jeca Tatu.

 

 Desenvolver a escrita de um texto dissertativo-argumentativo, a partir da leitura comparativa entre textos motivadores.

Duração das atividades
3 a 4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Jeca Tatu é um representante significativo e formador da cultura popular brasileira, porém sua representação na literatura de Monteiro Lobato, bem como nos Almanaques Biotônico Fontoura aponta para a utilização do personagem a serviço da divulgação de um país cientificista e progressista.

 

O professor apresenta o tema da aula, solicita aos alunos que falem um pouco sobre quais características podem ser identificadas em personagens rurais e quais elementos tipicamente brasileiros eles possuem.

 

Em seguida, o professor direciona e auxilia os alunos a buscarem, individualmente, na internet, no Google, Google imagens, Acervo digital da Revista Veja, Revista Super Interessante e Revista de História da Biblioteca Nacional entre outros, textos informativos sobre costumes, atributos, caricaturas e imagens (pinturas, fotografias, tirinhas, etc) sobre esses personagens e, entre eles, o Jeca Tatu.

 

O material coletado pode ser salvo, por cada aluno, na área principal de trabalho no programa editor de textos equivalente ao Word.

 

Alguns Links:

 

http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/

 

http://veja.abril.com.br/acervodigital/

 

http://super.abril.com.br/home/

Estratégias e recursos da aula

Etapa 1: Pesquisa sobre o personagem Jeca Tatu, de Monteiro Lobato, e sobre o contexto no qual ele surgiu.

 

Nesse momento, o aluno pesquisará os hábitos, as características, as descrições e as imagens do Jeca Tatu lobatiano, além de pesquisar o contexto histórico / ideológico e de difusão do personagem dentro Almanaque Biotônico Fontoura.

 

 

Jeca Tatu e Monteiro Lobato

Podem ser pesquisados os tipos de doenças, verminoses que acometiam o referido protagonista. É interessante pesquisar os sintomas, causas, profilaxias e medicamentos relacionados a doenças como o “amarelão”, por exemplo. O professor deve solicitar aos alunos que coletem dados estatísticos sobre essa doença no período de surgimento do personagem Jeca Tatu e verificar se ainda hoje é recorrente esse tipo de enfermidade, quais regiões do país possuíram / possuem o maior grau de incidência, qual camada da população está mais sujeita a contrair essa doença, quais hábitos favorecem a eclosão dessa patologia, etc.

 

O professor pode sugerir que cada grupo de alunos pesquise um tema específico sobre o personagem (presença na narrativa de Lobato, presença no Almanaque, doença, etc). Um representante será o responsável por catalogar o material recolhido e todos os integrantes apresentarão em data show, caso a escola possua esse recurso, ou enviam os arquivos para o professor e demais colegas de sala.

 

Etapa 2: Falares sobre o Jeca

 

O professor conduzirá o aluno a procurar informações, biografia, baixar vídeos sobre a representação do personagem feito por Mazzaropi, ator paulistano que se imortalizou por levar às telas de cinema, nas décadas de 1950 a 1970, o protótipo do Jeca Tatu e por divertir multidões.

 

Mazzaropi

 

É necessário instigar a comparação dos Jecas com os protótipos rurais coletados na etapa 1, com o intuito de comparar características semelhantes entre os exemplos encontrados e detectar aspectos tipicamente brasileiros nos personagens.

 

É significativo observar, pelo viés comparativo com o Jeca lobatiano, como o artista denunciava problemas de cunho social e político sob a ótica do homem do campo, além dos aspectos cômicos presentes no falar e trejeitos do Jeca mazzaropiano.

 

A página: http://www.museumazzaropi.com.br/ contém dados biográficos sobre Mazzaropi, além de vídeos, entrevista, filmografia e canções presentes nos filmes do artista.

 

Também pode ser utilizada a letra “Jeca total”, de Gilberto Gil, que pode ser lida e escutada em: http://www.gilbertogil.com.br/sec_musica.php?page=3. Para essa atividade, o professor solicita aos alunos que levem fone de ouvido ou verificar se a escola disponibiliza esse recurso a todos.

 

Ao contestar o modelo cientificista e progressista em que o personagem originou-se, a letra de Gilberto Gil sugere que o Jeca Tatu assuma outra postura dentro do contexto político brasileiro. O professor pode trabalhar brevemente o contexto histórico em que a canção foi escrita.

 

A partir de um aplicativo que permita a ilustração na tela, o professor pode sugerir que o aluno desenhe o Jeca Tatu apresentado por Gilberto Gil. A letra também propicia uma discussão sobre como a política atual tem propiciado a supostos “iletrados” certo lugar de poder e de legitimação administrativa no país.

 

Podem ser feitas tabelas comparativas, no editor de textos, sobre os vários Jecas no suporte equivalente ao excel.

 

Etapa 3: Construção de um blog sobre o personagem Jeca Tatu.

 

Nessa etapa, os alunos devem construir uma página com os dados, vídeos, ilustrações, enfim todo material coletado e produzido para a página que funcionará como verbete multirrepresentativo sobre o personagem.

 

O professor pode sugerir que os alunos acessem uma página instrutiva que auxilia a criar um blog e personaliza-lo de acordo com os interesses da sala. Se a escola possui data show, o professor mostra o passo a passo da criação da página. Nesse momento, os alunos podem opinar sobre as configurações e partes que o blog deve conter.

 

Caso a escola não possua data show, o professor junto com a turma podem eleger um aluno-monitor que organizará a página e alimentará as seções de acordo com as opiniões e textos coletados pelos grupos.

 

Vídeo que auxilia os alunos a criarem o blog:

 

http://www.youtube.com/watch?v=IGIdqZbqAy4&feature=related

 

Podem ser confeccionados vídeos (a partir do ícone dispositivo de imagens interligado à web cam – com acesso fácil e imediato – localizado na área de trabalho do netbook) com os próprios alunos interpretando o universo rural, bem como a filmagem de histórias com bonecos que encenam narrativas pertencentes ao contexto do Jeca Tatu.

 

Pode ser criada uma seção em que o Jeca Tatu ofereça dicas de bem-estar e saúde para o homem do século XXI. Além disso, cada grupos fica encarregado por criar e atualizar uma coluna do blog.

 

Pode ser feita uma eleição na sala para a escolha do melhor título para o blog.

 

Enfim, o personagem simbolizado no suporte virtual pode ser o mascote da turma, a página pode ser atualizada e as informações podem ser ampliadas de acordo com a discussão de outros temas e de conteúdo afins abordados sob a ótica do Jeca Tatu.

 

 

 

Material de apoio:

 

Sobre personagens que representam tipicamente a figura do brasileiro:

 

http://www.scielo.br/pdf/soc/n7/a08n7.pdf

 

 

Textos sobre o Jeca Tatu, de Lobato:

 

http://www2.metodista.br/unesco/1_Folkcom%202009/arquivos/Trabalhos/20-Folkcom%202009%20-%20Do%20Jeca%20Tatu%20ao%20Z%C3%A9%20Brasil%20-%20Eliana_%20Jade_.pdf

 

http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/brasil/cpda/estudos/treze/park13.htm

 

http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=2654

 

SILVA, R. B. da. O .Jeca Tatu. de Monteiro Lobato: Identidade do Brasileiro e Visão do Brasil. In: 19&20- A revista eletrônica de DezenoveVinte. Volume II, n. 2, abril de 2007. Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/19e20.

 

SCHWARZ, Roberto (org.). Os pobres na literatura brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1983.

 

Textos sobre cinema e sobre Mazzaroppi:

 

TOLENTINO, Célia Aparecida Ferreira. O rural no cinema brasileiro. São Paulo: Unesp, 2001.

 

BARSALINI, Glauco. Mazzaropi: o jeca do Brasil. Campinas: Átomo, 2002.

Recursos Complementares

Exibição do divertido “Tapete vermelho” (2006), de Luiz Alberto Pereira. O filme conta a história de um caipira, interpretado por Matheus de Nachtergaele, que mora no interior de São Paulo e tem a intenção e a obsessão de levar o único filho para assistir a um filme de Mazzaropi.

 

O professor pode encenar na sala a atmosfera do cinema, com direito a tapete vermelho e pipoca e poderá solicitar uma resenha sobre o filme.

Avaliação

As avaliações ocorrerão de forma processual, ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura, de escrita, de pesquisa comparativa e de expressão oral. Porém é necessário:

 

Discutir com os alunos sobre o que mudou em relação à imagem do Jeca Tatu após os exemplos pesquisados sobre as releituras do personagem e as leituras elaboradas por eles.

 

Observar a iniciativa e a disposição dos alunos a trocar informações, discutir com os colegas sobre os materiais coletados e como eles se organizaram e produziram cada seção do blog.

 

Avaliar o blog produzido pelos alunos, as seções construídas e a possibilidade de atualização sequencial da página, de acordo com aulas projeto que visem abordar temas equivalentes ao universo do personagem lobatiano.

 

Observar como os alunos releem criticamente o protótipo do personagem na contemporaneidade, a partir do momento que o mesmo adquiriu emancipação no contexto político do país.

 

Avaliar a produção escrita, um texto dissertativo-argumentativo ou uma resenha – se o gênero já foi trabalhado em sala – sobre o filme “Tapete vermelho”.

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