20/06/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noções sobre os sinais trânsito e sobre a utilização de recursos do Classmate como: o uso dos programas KolourPaint, KWord, do sistema operacional Linux, bem como saibam utilizar a WxCam.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
RODA DE CONVERSA
Professor, utilize o espaço da “rodinha” ou roda de conversa para motivar os alunos, para isso organize-os em um círculo. Afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, pergunte se eles sabem o que é trânsito, depois esclareça o significado de trânsito : "O trânsito é o espaço onde acontece o movimento de pessoas, de veículos e de animais. E, que pode ser tanto em ruas quanto em estradas. O trânsito é um espaço coletivo, ou seja, é um local onde as pessoas podem conviver e se comunicar. No trânsito, todos têm direitos e deveres. Por isso, é necessário, que haja respeito e compreensão entre todos que participam do trânsito". Questione se eles conhecem alguma música que fala sobre trânsito.
Professor, verifique se todos os alunos conseguem entrar no sítio sugerido. Se algum deles apresentar dificuldades relembre que é só seguir os seguintes passos: Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de internet) e acessar o sítio:
http://pragentemiuda.blogspot.com/2008/09/pardias-sobre-o-trnsito.html
Dirigir um Automóvel
Música: Serenô
Dirigir é sério, é sério,
É preciso atenção.
Dirigir um automóvel,
Não é brincadeira não. (bis)
Se está perdido, ai, ai, ai,
Com seu carro, ai, ai, ai,
Circulando, sem ter direção,
Veja a placa, ai, ai, ai,
Olhe a seta, ai, ai, ai.
Elas vão lhe dar orientação.
Se andar, ai, ai, ai,
Contramão, ai, ai, ai,
Em outro carro pode se chocar.
Bater forte, ai, ai, ai,
Machucar, ai, ai, ai.
Com seu carro pode até matar.
Motorista
Música: Meu Lanchinho
Motorista, motorista!
olha apista, olha a pista!
Não é de salsicha,
Não é de salsicha!
Não é não, não é não!
Motorista, motorista!
olha o poste, olha o poste!
Não é de borracha,
não é de borracha,
vai bater... já bateu!
Após cantar as músicas, converse com os alunos sobre os conteúdos das suas letras.
Você poderá discutir junto com a turma o que a música quer dizer quando aborda: “Dirigir é sério”.
Espera se que os alunos compreendam a importância de se dirigir com atenção, respeitando os sinais de trânsito dentre outros, pois apesar de estar em um automóvel o trânsito também é constituído por pedestres.
Professor, proponha um passeio em volta da escola para observar o trânsito e as sinalizações na porta da escola. Instrua os alunos que durante o trajeto deverão ficar atentos à sinalização das ruas.
Logo após, apresente os seguintes questionamentos:
a) Como é o trânsito na porta da nossa escola?
b) Quais os sinais de trânsito que vocês viram no passeio? Quais vocês conhecem?
c) Vocês respeitam as sinalizações na porta da escola e na rua?
d) O que você acharam do passeio?
e) Vocês aprenderam alguma coisa que não sabiam?
f) Quais cuidados devemos ter ao atravessar uma rua?
Fonte: http://blogs.maiscomunidade.com/blogdocallado/tag/transito/
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
CONHECENDO MAIS SOBRE OS SINAIS DE TRÂNSITO
Professor, acesse o sítio: www.monica.com.br/institut/edu-tran/pag1.htm.
Nele você encontrará uma história que fala sobre o trânsito, conte-a para os alunos. O título da história é: “Educação no trânsito não tem idade”.
Professor, converse sobre a história levantando os questionamentos:
1) O que aconteceu com o Cascão ao tentar atravessar a rua?
2) O Cascão e o Cebolinha utilizaram a faixa de pedestre? E você utiliza a faixa de pedestre para atravessar a rua?
3) Quais os cuidados que devemos ter no trânsito como pedestre?
4) Você utiliza o cinto de segurança?
5) Você sabe para que serve o semáforo?
Professor, informe aos alunos que : os sinais mais comuns no trânsito são os semáforos, as placas, as pinturas no chão das ruas, os gestos, os sons de apito e de sirenes, os sinais luminosos, as cores e assim por diante. Vamos conhecer alguns deles?
Alguns dos sinais de trânsitos e seus significados aos alunos.
imagem 1 imagem 2 imagem 3
Professor, organize uma entrevista com um guarda de trânsito. Combine, com os alunos a condução da entrevista e as normas de conduta e possíveis questões que poderão ser feitas durante a entrevista.
Professor, proponha para a turma a confecção de um mural onde os alunos desenharão no kpaint, oriente-os a clicarem com o mouse em: Metasys- aplicativos-aplicações gráficas – ferramenta de pintura no programa Kpaint. Explique para a turma que terão como objetivo fazer desenhos de alguns objetos, placas de trânsito, que representem o caminho da sua casa até a escola Se possível, imprima os desenhos para os alunos confeccionarem o mural.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, realize alguns jogos com os alunos sobre o trânsito. Auxilie-os a acessarem a internet seguindo os passos: Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de internet) e entrarem nos sítios:
Professor, solicite que em duplas os alunos descubram os 7 erros da imagem abaixo. Siga as instruções da página.
Fonte: http://www.educacaotransito.pr.gov.br/anima.html
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, procure saber se na sua cidade tem “Cidade cenográfica de trânsito – Transitolândia" ou algum local onde se possa trabalhadar com os alunos os sinais de trânsito, a fim de conhecerem atitudes educativas sobre o trânsito. Veja abaixo imagens de uma atividade realizada com alunos do 1ºano do Ensino Fundamental, da Escola de Educação Básica da UFU.
Fonte: acervo da autora
Se for possível realizar o passeio, converse com seus alunos sobre a atividade realizada. Pergunte o que acharam e o que aprenderam sobre o trânsito.
Conversando sobre o passeio peça aos alunos que criem um texto coletivo sobre os diferentes sinais de trânsito e depois, o ilustrem com desenhos utilizando o kolourPaint seguindo as orientações:
Metasys- aplicativos-aplicações gráficas – ferramenta de pintura no programa Kpaint. Explique para a turma que terão como objetivo fazer desenhos que representem o texto coletivo do passeio.
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
CONSTRUINDO UMA MAQUETE
Professor, estimule os alunos a pensarem sobre o passeio realizado nos arredores da escola para a observação do trânsito. Faça questionamentos tentando rememorá-los. Você poderá apresentar as questões: o que fizemos? O que vimos?O que aprendemos com a passeio? Ao final do diálogo, oriente os alunos na construção de uma maquete. É importante que saibam o que é maquete e qual é a sua utilidade. Você poderá acessar a internet seguindo os passos: Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de internet) e entrar no sítio indicado abaixo para obter informações sobre como construir e qual utilidade de uma maquete.
Informações sobre a maquete:
http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/05/como-fazer-maquetes.html
Fonte:http://escolaeulalia.blogspot.com/2008_08_01_archive.html
Depois, oriente os alunos na construção de uma maquete que represente o trânsito nas vias públicas sinalizadas.
Sugestão de materiais utilizados:
Papelão;
Tábuas de madeira;
Caixas de sapato;
Sucatas;
Tintas e pincéis;
Carrinhos;
Bonecos;
Palitos de picolé;
Papel colorido;
Cola.
Professor, leve os alunos para observarem o trânsito na porta da escola. Destaque com eles alguns pontos positivos e negativos.
Foto do trânsito na porta da Escola de Educação Básica da UFU
Fonte: acervo da autora
Professor, para finalizar a aula, crie com os alunos um texto contendo 10 sugestões para melhorar o trânsito na porta da escola. Incentive-os a falar suas sugestões, veja abaixo o texto que os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU fizeram sobre o trânsito na frente da escola:
SUGESTÕES PARA MELHORAR O TRÂNSITO NA PORTA DA NOSSA ESCOLA
1) Obedecer a sinalização na rua da escola;
2) Não parar em filas duplas, um ao lado do outro;
3) Alunos, professores e funcionários atravessar na faixa de pedestre;
4) Solicitar a presença de um guarda de trânsito;
5) Adotar a ideia como a carona solidária, um amigo leva o outro;
6) Não estacionar em local designado para embarque e desembarque de alunos;
7) Alunos esperar dentro da escola e não na calçada e na rua;
8) Motoristas respeitar os lugares de estacionar;
9) Conservar as sinalizações de trânsito;
10) Ao atravessar olhar para os lados da esquerda e da direita.
www.portaldotransito.com.br/...transito/...transito.../educando-criancas-para-o-transito.html
www.smartkids.com.br/passatempos/transito.html
http://educacaotransitoportalprofessor.wordpress.com/
http://www.livrariaresposta.com.br/v2/produto.php?id=154084&sp=0
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula verificando se os alunos conseguiram: identificar os sinais de trânsito na cidade; desenvolver atitudes responsáveis sobre o trânsito; realizar entrevistas e passeios; registrar através da escrita conhecimentos sobre o trânsito; montar uma construção da maquete; utilizar os jogos e as as pesquisas usando o laptop. É também importante observar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/09/2013
Cinco estrelasadforei a aula acho que vou trabalhar com os meus alunos
04/07/2011
Três estrelasbastante interessante e produtivo
29/06/2011
Cinco estrelasExcelente proposta de ensino. Parabéns!!!
21/06/2011
Quatro estrelasgostei muito dessa aula, estou trabalhando um projeto sobre o transito. essa vai me ajudar
21/06/2011
Cinco estrelasOla! a todos Ótima aula, gostei bastante. Bom dia a todos!