20/06/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noções sobre as partes do corpo; cuidados com a higiene corporal e a utilização de recursos do Classmate como: o uso dos programas KolourPaint e KWord, do sistema operacional Linux, bem como saibam utilizar a WxCam.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
RODA DE CONVERSA
Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, para isso organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, converse com os alunos sobre o nosso corpo e proponha a brincadeira de modelar o colega em forma de escultura.
Para essa brincadeira é necessário que os alunos escolham sua dupla, se posicionem um em frente ao outro e combinem quem vai começar. Depois, cada um modela as posições: dos braços, das pernas, da cabeça e das mãos do colega. Na modelagem o colega escolhe as posições de cada parte do corpo do amigo e assim por diante. Ao sinal do professor todos devem parar e apreciar as esculturas, andando pela sala de aula.
Professor, utilize o laptop para que cada aluno fotografe as esculturas, seguindo as orientações: WxCam: Menu K Aba Aplicativos- Multimídia – WxCam
Nesta aula, solicite aos alunos que mostrem as fotografias tiradas das esculturas dos colegas, e discutam sobre: as diferentes posições, as partes do corpo mais usadas, cada parte do corpo: boca, nariz, orelhas, braços, mãos, tronco, pernas, pés...
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, incentive os alunos a observarem a própria imagem em frente ao espelho. Peça que eles toquem nas diferentes partes do corpo. Proponha brincadeiras ouvindo a música “Desengonçada” da compositora Bia Bedran como: balançar os cabelos, levantar os ombros e cruzar os braços. Estimule os alunos a imitarem os gestos dos colegas. Vejam a careta do João! Vamos fazer igual?
Professor, se houver necessidade baixe a música através do sítio:
http://letras.terra.com.br/bia-bedran/561347/
Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU- Uberlândia MG
Fonte: acervo da autora
Professor, leve os alunos para a sala de ginástica ou prepare outro local no pátio, ou até mesmo na sala de aula para realizar uma massagem, cada aluno massageia o colega, coloque uma música relaxante. Logo após, discuta com os alunos: O que sentiram quando receberam a massagem? Quais as partes do corpo foram massageadas?
Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU- Uberlândia MG
Fonte: acervo da autora
Professor, produza junto com os alunos um texto coletivo relatando a atividade realizada. Veja o texto registrado abaixo, ele foi produzido por alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU.
Imagem e massagem
Na sexta-feira, nossa aula foi num lugar muito tranquilo, na sala de ginástica. Lá formamos grupos de três colegas para dançarmos a música “Desengonçada” da compositora Bia Bedran. Na frente do espelho observamos a nossa imagem e os movimentos do nosso corpo, dançando e fazendo caretas.
Depois, fizemos uma massagem especial nos colegas. Quando acabamos conversamos na rodinha sobre o que sentimos ao receber e fazer a massagem. Descobrimos várias sensações: cócegas, tranquilidade, alegria e prazer, além de conhecermos um pouco mais sobre o nosso corpo. Ao terminarmos subimos para a sala de aula e fomos embora para casa.
(Texto coletivo criado pelos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU – Uberlândia MG)
Material utilizado:
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
DESENHANDO COM O CORPO
Professor, escolha um lugar amplo no pátio da escola e converse com os alunos para que formem duplas façam o desenho/contorno do corpo do colega. É necessário que tenha sol para os alunos contornarem a sombra no chão usando giz de quadro. Após a escolha do local e a formação das duplas, diga aos alunos o que eles deverão fazer: um desenha a sombra do colega, enquanto o outro fica em pé imóvel observando o colega contornar sua sombra.
Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU- Uberlândia MG
Fonte: acervo da autora.
Professor, utilize o laptop para que cada aluno possa fotografar as esculturas, seguindo as orientações: WxCam: Menu K Aba Aplicativos- Multimídia – WxCam
Material utilizado:
Professor, para finalizar esta atividade, faça uma rodinha para que os alunos possam apresentar as fotos que tiraram durante a atividade anterior. Promova a discussão sobre as mesmas. Peça que digam o que acharam da atividade, pergunte se gostaram de fazê-la.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, apresente aos alunos as partes do nosso corpo e solicite que escrevam os nomes das partes do corpo, de acordo com a imagem abaixo:
Fonte: http://www.smartkids.com.br/passatempos/corpo-humano-preencha.html
Para reforçar a aprendizagem proponha a seguinte atividade no caderno:
Observe com atenção a cruzadinha abaixo. Você deverá escrever os nomes das partes do corpo correspondendo-as com os desenhos.
Fonte: WWW.smartkids.com.br
Após a realização da cruzadinha, convide os alunos a acessarem a internet e realizarem alguns jogos. Seguindo os passos: Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de internet)
Sugerimos os sítios:
www.smartkids.com.br/jogos-educativos/corpo-humano-cabeca-ombro-joelho-e-pe.html
www.smartkids.com.br/jogos-educativos/corpo-humano-corpo-humano.html
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
BONECOS ARTICULADOS
Professor, proponha aos alunos que confeccionem, usando massinha de modelar, bonecos demonstrando as partes do corpo humano.
Após a construção dos bonecos, oriente-os para que utilizem a câmera do laptop para os fotografarem seguindo as orientações: WxCam: Menu K Aba Aplicativos- Multimídia – WxCam
Veja abaixo alguns bonecos fotografados pelos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU- Uberlândia MG.
Fonte: acervo da autora
Professor, encerrada a atividade, permita que cada aluno leve para casa seu boneco, a fim de apresentá-lo à família. Proponha que os alunos peçam a ajuda dos familiares para escolherem um nome para o seu boneco. No caderno, deverão escrever o nome do boneco e suas características físicas.
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=77
http://alfabetizacaoecia.blogspot.com/2011/03/musicas-corpo-humano.html
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula verificando se os alunos conseguiram: identificar as partes do corpo humano, nomeando-as; observar semelhanças e diferenças no corpo dos colegas; montar um boneco articulado formado pelas partes do corpo humano; utilizar os jogos e as pesquisas usando o laptop. É também importante verificar as considerações individuais ou grupais da percepção das partes do corpo.
Cinco estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
29/04/2015
Cinco estrelasAs sugestões são ótimas. A proposta de uma aula dinâmica, proporcionando ao aluno o contato com o próprio corpo e o corpo do outro. Promover discussões e ouvir o aluno, ver o seu olhar sobre as atividades são formas de melhorar o ensino. Além de usar a tecnologia, que já faz parte da vida das crianças. Muito bom!
01/02/2014
Cinco estrelasPerfeito, mesmo que não tenhamos disponíveis todos os recursos, a professora mostrou que é possível criar uma ótima aula. Parabéns
16/03/2012
Cinco estrelasAdorei as sugestões aqui encontradas
23/02/2012
Cinco estrelasgostei muito, pois a criançada se divertiu e realmente aprenderam muito sobre o corpo