Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O grande porrete e a política da boa vizinhança: a América Latina e a diplomacia norteamericana

 

16/05/2011

Autor y Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Breno Tadeu de Pinho Tavares Barroso, Lígia Beatriz de Paula Germano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

- Conhecer as políticas diplomáticas dos Estados Unidos da América (EUA) entre o século XIX e meados do XX.

- Compreender as mudanças nas políticas de aproximação entre os EUA e outros países da América em decorrência da Segunda Guerra Mundial.

- Discutir e compreender a construção de imagem e identidade do Brasil e da América Latina perante os EUA.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

- Revolução norte-americana.

- Processo de independência na América Latina.

- Imperialismo no século XIX.

- A Santa Aliança e o projeto de recolonização da África, Ásia e América.

Estratégias e recursos da aula

 

Aula 1

 

O professor deverá começar a aula fazendo uma revisão ligeira com os alunos sobre a questão do imperialismo durante o século XIX:

- a estruturação de alianças após a derrota das forças napoleônicas;

- as independências desencadeadas na América Latina;

- as propostas de divisão das colônias africanas e asiáticasentre os países europeus e os conflitos por elas gerados.

 

Atividade 1

Os alunos, separados em grupos de cinco ou seis membros, deverão pesquisar na Internet imagens sobre os temas discutidos na revisão.

Cada grupo deverá, após realizar a pesquisa, selecionar uma imagem sobre qualquer um dos temas acima para apresentar, dando preferência (contando com a ajuda do professor para confirmar a informação) a charges e cartuns do período, para assim discutir a utilização de diferentes símbolos e seus significados (qual representa cada país), além dos personagens presentes e a sua contextualização.

 

Endereços para pesquisa:

-http://www.fafich.ufmg.br/~luarnaut/cont1.html (seção Imperialismo e Neocolonialismo);

-http://www.google.com/images?hl=pt-br&q=imperialism&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi&biw=1360&bih=653 ;

-http://www.google.com/images?um=1&hl=pt-br&safe=off&biw=1360&bih=653&tbm=isch&sa=1&q=colonialism&aq=f&aqi=g5&aql=&oq= .

 

 

Os alunos, ainda em grupos, deverão agora ser orientados a pensar e discutir o sentimento das ex-colônias da América em relação aos planos europeus de recolonização.

 

- Havia alguma maneira de os países recém-independentes se defenderem destes planos?

- Havia alguma grande potência na América que fosse capaz de defender o continente?

 

Atividade 2

O professor deverá pedir aos grupos que procurem por imagens da “Doutrina Monroe” e “Política do Big Stick” e que tentem apresentá-las em um seminário, contando com a participação dos demais colegas,buscando encontrar um sentido nos símbolos ali presentes e o que poderiam representar em um sentido político. Deve-se discutir o papel que os EUA assumem nas imagens, assim como a América Latina. 

 

Links para a pesquisa:

-http://www.google.com/images?q=monroe%20doctrine&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&hl=pt-br&tab=wi&biw=1360&bih=653 ;

-http://www.google.com/images?um=1&hl=pt-br&safe=off&biw=1360&bih=653&tbm=isch&sa=1&q=big+stick&aq=f&aqi=&aql=&oq= ;

-http://www.google.com/images?um=1&hl=pt-br&safe=off&tbm=isch&q=big+stick+policy&revid=1272555558&sa=X&ei=AFGkTdeXHeG40QGcwrDYCA&ved=0CDIQ1QIoAQ&biw=1360&bih=653 ;

-http://www.google.com/images?um=1&hl=pt-br&safe=off&biw=1360&bih=653&tbm=isch&sa=1&q=big+stick+usa&aq=f&aqi=&aql=&oq= .

 

 

Caso as imagens encontradas pelos alunos não sejam as mais adequadas, o professor poderá trabalhar com as imagens mostradas abaixo para explicar a política diplomática dos Estados Unidos para o Continente Americano.

É interessante apresentar aos alunos a imagem do presidente norte-americano Theodore Roosevelt, criador da “Política do Big Stick” e da frase “Fale comsuavidade e tenha à mão um grande porrete, figura recorrente nas charges.

Theodore Roosevelt

 

Theodore Roosevelt, presidente dos EUA (1901-1909). Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/theodoreroosevelt.jpg?t=1302615442

Bigstick

 

O “Big Stick” de Roosevelt agindo contra os latinos e europeus. Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/3068821.jpg?t=1302615444

tio sam

O Tio Sam e o grande porrete defendendo a América. Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/S2149.jpg?t=1302615454

tio sam defende a américa

 

Tio Sam protegendo os americanos contra os europeus. Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/KeepoffTheMonroeDoctrinemustberespected.jpg?t=1302615450

Ted roosevelt

 

 Ted Roosevelt e a política do grande porrete. Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/4895823605_5162d7735c.jpg?t=1302615447

diplomacia

O Tio Sam intervém na Venezuela. Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/tumblr_lijmx5ETMI1qfr8zko1_500.jpg?t=1302615447

caribe

Ted Roosevelt e o grande porrete defendendo o Caribe. Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/743px-Tr-bigstick-cartoon.jpg?t=1302616395

 

 

Aula 2

 

Trabalhada na última aula a “Doutrina Monroe” e a “Política do Big Stick”, agora caberá ao professor apresentar aos alunos a “Política da Boa Vizinhança”. É importante o professor contextualizar a nova política diplomática dos Estados Unidos para os demais países da América Latina com os eventos relacionados à Segunda Guerra Mundial e à aproximação de presidentes latinos ao Eixo.

O professor poderá apresentar a nova diplomacia para as Américas por meio do vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4XP-l4_SQOk .

 

Atividade 3

Os mesmos grupos da última aula deverão assistir aos vídeos relacionados abaixo e produzirem um curto texto sobre o tipo de imagem do Brasil que era criada e transmitida durante a Política da Boa Vizinhança.

- Ela condizia com a realidade?

- Quais os exageros ou erros?

- Como era o Brasil na década de 1940?

- Quais símbolos poderiam ser utilizados para melhor divulgar o País?

Relação dos vídeos a serem exibidos:

- Vídeo 1 – Belo Horizonte em 1949. Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=HmUYpG0zwUE&feature=channel_video_tite

Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=5SIUgk9MDw&feature=relmfu ;

- Vídeo 2 – Aquarela do Brasil (primeira aparição de Zé Carioca, 1941): http://www.youtube.com/watch?v=_mQHr8bAojU  ;

- Vídeo 3 – Carmem Miranda, Tico-tico no fubá: http://www.youtube.com/watch?v=DFwNXoEzRgY ;

- Vídeo 4 – São Paulo em 1943 (em inglês, poderá ser utilizado para discutir as imagens apresentadas): http://www.youtube.com/watch?v=InWifglIkQ0 .

 

Atividade 4

Para a próxima aula, como atividade extraclasse, os grupos deverão preparar uma apresentação em que irão criar ou escolher novas formas e símbolos de divulgar o Brasil no exterior, de maneira que represente mais fidedignamente uma identidade brasileirae a atual situação do País nos pontos sociais e econômicos. Poderão ser utilizados vídeos, músicas, imagens e apresentações em powerpoint.

 

 

Aula 3

Destinada à apresentação dos grupos, com tempo máximo de dez minutos para cada um.

Recursos Complementares

Textos de auxílio para o professor:

- “Doutrina Monroe”: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/eua_monroe.htm ;

- “Política do Big Stick”: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/2002/10/06/000.htm ;

- “Política da Boa Vizinhança”: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos30-37/RelacoesInternacionais/BoaVizinhanca ;

- “Zé Carioca”: http://www.universohq.com/quadrinhos/2003/ze_carioca.cfm .

 

Desenhos animados produzidos por Walt Disney, pela “Política da Boa Vizinhança”:

O grão que criou um continente (história do milho, em inglês). Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=pG3V3PEwMB8 . Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=kQLYZWeQ0mQ ;

A saúde das Américas (em inglês): http://www.youtube.com/watch?v=QOA-YYlePds&feature=related ;

Boa alimentação (em inglês): http://www.youtube.com/watch?v=sVjxqWpMuSY&feature=related .

Avaliação

 

Nas atividades 1 e 2, a avaliação se dará pela análise da participação dos alunos durante todas as pesquisas e os debates sobre as imagens. O levantamento de questões e possibilidades de respostas por parte dos alunos deverá ser bem recebido, sem que o professor valorize apenas o “certo” ou “errado”. O professor poderá trabalhar com as hipóteses sugeridas pelos alunos e assim valorizar e incentivar a participação destes.

A avaliação da atividade 3 será realizada por meio do texto produzido pelos grupos, buscando analisar a percepção dos alunos em relação aos símbolos e personagens utilizados para a construção  da imagem do Brasil nos EUA, além da visão crítica em relação a estes.

Na quarta e última atividade, deverão ser valorizadas a criatividade dos alunos na realização dos objetivos propostos e a capacidade de suas criações em representar uma imagem do Brasil mais crítica e condizente com a realidade.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.