Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Contos de fadas: histórias atrapalhadas - UCA

 

20/06/2011

Autor y Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como apreciação
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ouvir histórias lidas e ou contadas pelo professor, de forma interativa, interpretando-as.
  • Ampliar o vocabulário.
  • Identificar vários contos de fadas, através de imagens.
  • Reconhecer as características próprias de cada história.
  • Criar, oralmente e ou por escrito, histórias completas ou outros inícios, desdobramentos e finais para as histórias apresentadas pelo professor.
  • Reconhecer quantidades.
  • Realizar trabalhos artísticos (desenhos e apresentações teatrais) utilizando os conteúdos das histórias.
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos –5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos várias histórias lidas ou contadas e que os mesmos saibam  utilizar recursos do Classmate como os programas KolourPaint e WxCam  do sistema operacional Linux.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

RODA DE CONVERSA

Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, para isso organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, leve um baú cheio de livros de histórias infantis, por exemplo: Branca de Neve e os Sete Anões, Chapeuzinho Vermelho, Alice no País das Maravilhas, João e Maria, Cinderela, O Gato de Botas, A Bela Adormecida, dentre outras.

 Questione os alunos: 1) Quais histórias conhecem? 2) De qual mais gostam? 3) Por quê?

Professor, deixe os alunos manusearem os livros de histórias dentro do baú. Depois,  leia a história: “Uma História Atrapalhada”, os alunos deverão acompanhar a contação por meio do laptop seguindo os seguintes passos:Mozilla Firefox   [Metasys > Aplicativos > Internet ] e entrar no sítio:

http://silviarpc.blogspot.com/2011/04/conto-de-fadas.html

 

Professor, faça intervenções quando necessário, por meio de questionamentos sobre cada etapa vivenciada, instrua os alunos que têm dúvida sobre a utilização da ferramenta de trabalho (Mozilla Firefox).

Após a contação da história faça questionamentos:

1) O que vocês acharam do convite feito por Alice?

2) Vocês já fizeram algo parecido?

3) Quais os personagens dos contos de fadas Alice convidou?

4) Quantos são os personagens que Alice convidou?

5) De onde vieram os convidados?

 

Na história “Uma História Atrapalhada” Alice convidou seus amigos dos contos de fadas para passarem um fim de semana com ela. Com a ajuda dos seus colegas e do professor escreva abaixo, o que vocês acham que estava escrito no convite.

convite alice

 

Fonte:   http://blogln.ning.com/profiles/blogs/alice-no-pais-das-maravilhas

 

 

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 DESCOBRINDO OS CONTOS DE FADAS

Professor, explore com os alunos quais personagens dos contos de fadas foram convidados por Alice para passarem o fim de semana em sua casa. Procure imagens dos personagens utilizando o seu laptop seguindo os seguintes passos:abrir o programa   Mozilla Firefox   [Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox]; entrar no sítio: www.google.com.br; digitar a expressão contos de fadas e clicar em imagens. Oriente os alunos para escolherem algumas imagens e salvarem no laptop em uma pasta criada para essa atividade.  

Faça uma lista com os nomes dos personagens pesquisados no caderno de Língua Portuguesa:

 

1. Alice no País das Maravilhas
2. Gato de Botas
3. Branca de Neve e os Sete Anões
4. Chapeuzinho Vermelho
5. João e Maria
6. Cinderela
7. A Bela Adormecida
8. A Bela e a Fera

Fonte: acervo da autora 

Professor, proponha uma votação para a escolha de uma dessas histórias para contar na sala de aula. Registre os resultados da votação na tabela:

CONTOS DE FADAS VOTAÇÃO
Alice no País das Maravilhas 2
Gato de Botas 1
Branca de Neve e os Sete Anões 7
Chapeuzinho Vermelho 2
João e Maria 3
Cinderela 1
A Bela Adormecida 2
A Bela e a Fera 1

Fonte: acervo da autora

Professor, leve o baú de histórias e coloque dentro alguns objetos que aparecem na história, por exemplo: espelho, maçãs, nariz de bruxa, cesta e outros. Questione com os alunos: em qual história aparecem esses objetos?

Conte a história utilizando o data show, acesse o programa:    Mozilla Firefox   [Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox], entre no sítio: http://www.contandohistoria.com/branca_de_neve_hist%C3%B3ria.htm

Professor, converse com os alunos sobre essa história:

1) Branca de Neve ficou perdida na floresta, você já se perdeu?

2) Ficou com medo de ficar sozinho?

3) Você conversa com estranhos?

4) E com espelho, você conversa? Se conversa conte para os colegas?

Agora, faça o registro escrito identificando os nomes dos personagens.

BRINCANDO COM LETRAS E PALAVRAS

1. Encontre as letras que faltam nos nomes dos personagens e complete nos espaços:

 

palavras

 2.Copie os nomes das figuras que completam as rimas:

Soneca toma leite na _______________________

Atchim rega as flores do _____________________

Zangado conserta o ________________________

Feliz coça o ______________________________

 branca

3. Leia o título da história e faça o que se pede:

Brancadeneveeosseteanões

Reescreva o título da história de forma correta.

 ____________________________________________________________________________

De quantas palavras o título é formado?

____________________________________________________________________________

Qual é a palavra maior?

____________________________________________________________________________

E a menor?

____________________________________________________________________________

Fonte: TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A aventura da Linguagem. Letramento e Alfabetização Linguística, 2º Ano do Ensino Fundamental. Editora Dimensão. Belo Horizonte, 2008 (pág.13-15)

Professor, proponha como atividade de casa a leitura de outros contos de fadas. Deixe cada aluno escolher um livro de literatura infantil dentro do baú para fazer a leitura em casa. Peça aos pais que ajudem seus filhos na escrita de um pequeno texto contando sobre a história (Onde acontece. Quem são os personagens. O que aconteceu com eles. Etc...). Também é interessante propor que criem um final diferente para sua história.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, organize uma roda de conversa e deixe os alunos à vontade para lerem e comentarem sua produção de texto sobre o livro de história que levaram para casa.

 Liste no quadro os nomes das histórias que os alunos comentaram.

 Logo após, peça aos alunos para utilizarem o laptop, a fim de desenharem no KolourPaint seguindo as orientações: Metasys- Aplicativos-Aplicações gráficas – Ferramenta de pintura no programa KolourPaint. Explique para a turma que a atividade terá como objetivo fazer desenhos que representem os personagens da história. Depois peça para que os alunos imprimam as imagens para fixá-las no mural da sala de aula para futuras observações.

Jogando com os contos de fadas

Professor, proponha que os alunos brinquem com o jogo de memória sobre os diversos contos de fadas. Solicite que usem seus laptops Classmate seguindo os passos: Mozilla Firefox(Metasys > Favoritos > Navegador de internet) e acessem o sítio:

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-memoria-contos-de-fadas.html 

4º Atividade: aproximadamente 60 minutos.

ASSISTINDO O CONTO DE FADA

Professor, solicite que os alunos usem seus laptops Classmate seguindo os seguintes passos: Mozilla Firefox( Metasys > Favoritos > Navegador de internet) e acessem o sítio:  http://www.youtube.com/watch?v=ogEEkiwLVHM&feature=related para assistirem ao vídeo da história: A Branca de Neve e os Sete Anões.

Depois se achar interessante, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Cada grupo deverá continuar a história e construir um final diferente. Após aproximadamente, vinte minutos, os grupos deverão apresentar para a turma a sua versão da história.

 

Branca de neve

Fonte: http://luisscarlos.blogspot.com/2009/01/branca-de-neve-e-os-sete-anoes.html

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

DRAMATIZANDO A HISTÓRIA

Professor, dramatize o fim de semana na casa de Alice. Para isso, providencie com antecedência roupas para os personagens, divida a sala em grupos para representarem os personagens das histórias dos diferentes contos de fadas, peça aos alunos que também tragam de casa acessórios para usarem.

Professor, oriente os alunos para a utilização da câmera para a filmagem da dramatização,   através do caminho:

          WxCam: Menu K Aba Aplicativos- Multimídia – WxCam

  • O Botão "máquina de retrato" tira uma foto através da Webcam;
  • O "Botão vermelho" inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webam
Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula verificando se os alunos conseguiram: ouvir histórias lidas e ou contadas pelo professor, de forma interativa, interpretando-as, identificar vários contos de fadas, através de imagens, reconhecer as características próprias de cada história, criar, oralmente e ou por escrito, histórias completas ou outros inícios, desdobramentos e finais para as histórias apresentadas pelo professor, reconhecer quantidades, realizar trabalhos artísticos (desenhos e apresentações teatrais) utilizando os conteúdos das histórias, utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula. É também importante observar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.  

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 12 calificaciones

  • Cinco estrelas 11/12 - 91,67%
  • Quatro estrelas 1/12 - 8,33%
  • Três estrelas 0/12 - 0%
  • Duas estrelas 0/12 - 0%
  • Uma estrela 0/12 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.