29/06/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Relações de gênero |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
-O significado das relações de gênero, relacionando-as ao cotidiano escolar;
-Desenvolver atitudes de respeito perante as diferenças;
-Compartilhar o conhecimento adquirido sobre as diferenças de gênero com outros alunos em redes sociais disponíveis, por meio de recursos multimídias;
-Criar um blog sobre o tema, utilizando os recursos midiáticos disponíveis para pesquisa e registro do conhecimento construído nas/pelas atividades propostas;
As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:
Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord];
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet].
AULA 1
1- Solicitar aos alunos que listem em seus laptops:
2- Solicitar que os alunos compartilhem as suas anotações, em duplas, trocando os laptops.
3-Solicitar aos alunos que acessem o seguinte sítio:
http://www.youtube.com/watch?v=ktoZ8QmDyUQ
(Acesso em 14/04/2011. Vídeo disparador para o debate)
Orientar aos alunos que assistam ao vídeo. Depois, iniciar um debate sobre o tema: relações de gênero. O debate poderá ser organizado a partir do seguinte roteiro de perguntas:
Observação: em todas as atividades, quando direcionadas para o Ensino Fundamental Final, substituir as palavras “meninos” e “meninas” por homens e mulheres, respectivamente. É importante identificar estereótipos e preconceitos sexistas, propiciando reflexões pautadas na igualdade dos direitos humanos.
AULA 2
1- Formar subgrupos formados apenas por meninos e apenas por meninas. Solicitar que os alunos escrevam tudo o que lhes ocorrer para completar as seguintes frases:
-Se eu fosse menina, eu....(para os subgrupos formados por meninos)
-Se eu fosse menino, eu....(para os subgrupos formados por meninas)
2- Organizar duplas formadas por uma menina e um menino. Solicitar que leiam uns para os outros e em voz alta, as frases que elaboraram em seus subgrupos, seguindo a ordem das fileiras e evitando repetir as frases.
3-Conduzir a discussão dos seguintes pontos:
-como foi realizar esta atividade? O que sentiram?
-o que vocês concluíram com as frases ouvidas?
-quais as vantagens de ser menino? E de ser menina?
-como cada um se sente diante dessas vantagens?
-essas vantagens existem realmente? O que contribui para que elas existam?
-de que forma as diferenças de gênero podem ser vantajosas na convivência humana?
Observação: A dinâmica descrita foi adaptada a partir do livro: Aprendendo a ser e a conviver, de Margarida Serrão e Maria Clarice Baleeiro (ver recursos complementares). Ela tem por objetivo conhecer as opiniões de um gênero sobre o outro, exercitar a capacidade de colocar-se no lugar do outro e refletir sobre as diferenças, além de detectar possíveis preconceitos e estereótipos.
AULA 3
1-Solicitar aos alunos que assistam ao vídeo que se encontra no seguinte sítio:
http://www.youtube.com/watch?v=rrff4q1KTQM
(Acesso em 12/04/2011. Vídeo disparador de discussão sobre as relações de gênero)
2-Solicitar que, a partir do que assistiram e do que já foi discutido, escrevam um parágrafo sobre o tema: “As diferenças não precisam afastar as pessoas”. Em seguida, formar grupos de 4 a 5 alunos e pedir que troquem os textos entre si para que, com a contribuição de todos, formem um texto maior, que será divulgado posteriormente.
3-Solicitar aos alunos que criem um blog sobre as relações de gênero e, nele, incluam os textos produzidos, bem como a criação de enquetes baseadas na aula 2 (Se eu fosse menina, eu..../se eu fosse menino, eu...). Para facilitar a organização do blog, sugere-se que cada grupo fique responsável por desenvolver uma parte do blog. Sugere-se também que os alunos criem cartazes e os exponha nos locais adequados, divulgando o blog para que todos conheçam e/ou participem da enquete. Para a aprendizagem do processo de criação de blogs, sugerimos que alunos e professores visitem o site http://fazerblogs.com/como-criar-um-blog-blogspot/
Texto: Relações de gênero na sala de aula: educar para submissão ou para a transformação:
Artigo sobre relações de gênero nas práticas escolares e a construção de um projeto de co-educação:
http://www.anped.org.br/reunioes/27/ge23/t233.pdf
Texto que contextualiza historicamente as relações de gênero na escola:
http://www.epepe.com.br/comunicacoes_orais/eixo_1/um_olhar_das_relacoes.pdf
Artigo sobre relações de gênero nas práticas escolares e a construção de um projeto de co-educação:
http://www.anped.org.br/reunioes/27/ge23/t233.pdf
Texto que contextualiza historicamente as relações de gênero na escola:
http://www.epepe.com.br/comunicacoes_orais/eixo_1/um_olhar_das_relacoes.pdf
SERRÃO, Margarida e BALEEIRO, Maria Clarice. Aprendendo a ser e a conviver. São Paulo: FTD, 1999, p. 223.
A avaliação é processual, a partir do envolvimento dos alunos nas discussões, nas atividades individuais e em grupo. Neste sentido, sugere-se que sejam estabelecidas regras claras para os alunos, desde o início do trabalho, sobre o procedimento processual de avaliação, de modo que os alunos percebam a importância da sua dedicação e participação ativa.
Sugere-se também a utilização da auto-avaliação como forma de identificar a postura do aluno perante as diferenças de gênero.
Cinco estrelas 2 calificaciones
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05/11/2012
Cinco estrelasAtividades muito criativas e que proporcionam espaço para que os estudantes compartilhem seus entendimentos acerca do tema. Desta forma é possível partir de um conhecimento prévio dos mesmos para que eles ressignifiquem seus preconceitos.
29/08/2011
Cinco estrelasgostei das suas aulas. Preciso de incluir este assunto nas minhas aulas, porém não tenho como ter internet na minha sala.