06/05/2011
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
O que já sabem sobre o GOOGLE;
Imagem produzida pela autora da aula através do link: http://www.google.com.br/
O objetivo desta aula é mostrar ferramentas que o buscador Google apresenta e que podem potencializar as pesquisas.
Há muitas críticas em relação aos alunos utilizarem somente o copia e cola, como se o problema fosse somente deles. Defendo que, uma boa pesquisa na internet com desafio de buscar a informação de forma seletiva e reflexiva, dificulta que o aluno copie a informação sem filtrá-la.
Outro ponto é o que será feito com o conteúdo pesquisado, se for somente para constar o aluno realmente não sentirá a diferença, no entanto se o conteúdo for empregado para outras atividades, uma pesquisa mal feita trará consequências para os alunos que eles mesmos poderão vivenciar.
Mais um assunto a ser discutido é a fidedignidade da fonte, ou seja, buscar sites que coloquem autoria e sejam realmente sérios.
E para finalizar uma boa pesquisa sempre inicia com uma questão problematizadora.
Por exemplo: “pesquisar sobre a água”. Um disparador desse pede uma ação copia e cola, pois não deixa claro o que o professor deseja que os alunos descubram.
Em contrapartida na questão:
‘Quais são “os instrumentos, (equipamentos) que podem ajudar a despoluir os rios”?
Para chegar à pergunta base o aluno tem que refletir, como pesquisar, em que tipos de sites, etc. Nesse caso, não cabe o copia e cola.
São estratégias metodológicas que contextualizam as pesquisas e trazem significados e descobertas aos professores e alunos.
Também é importante que ao propor uma pesquisa o professor faça a pesquisa antes dos alunos, assim ele poderá selecionar bons sites de consulta. E orientar caso o aluno apresente dificuldades.
Para iniciar as atividades, uma animação do site Charge-okê
Animação- garoto Folgadão- Geração Copia e Cola.
Acesso ao link- http://charges.uol.com.br/2004/10/07/garoto-folgadao-geracao-coca-cola/
Imagem produzida pela autora da aula através do link: http://charges.uol.com.br/2004/10/07/garoto-folgadao-geracao-coca-cola/
Debate- Copia e cola.
Problematize sobre a animação que “Geração Copia e Cola”. Incentive que os alunos compartilhem suas opiniões.
Finalizado o debate, proponha a apresentação de algumas ferramentas do GOOGLE que poderão ajuda-los a não serem membros da “Geração Copia e Cola”.
Antes de ir para a navegação no GOOGLE, peça que leiam o seguinte artigo e anotem no editor de texto, o que aprenderam de novidade.
http://g1.globo.com/platb/tiraduvidas/2007/05/30/aprenda-truques-para-fazer-buscas-no-google/
Imagem produzida pela autora da aula através do link: http://g1.globo.com/platb/tiraduvidas/2007/05/30/aprenda-truques-para-fazer-buscas-no-google/
Verifique o que os alunos estão colocando como novidade e garanta que basicamente saibam:
1. Pesquisa- colocar palavras em aspas
Junção de 2 termos
Pesquisa avançada
Salvar link nos favoritos
2. Pesquisa de imagens
Imagem produzida pela autora da aula através do link: http://www.google.com.br/
Diferença entre Jpeg, Gif, e Png
Os alunos irão encontrar imagens em diferentes formatos na internet, não precisam decorar os nomes, mas entender basicamente que dependendo de como a imagem é salva, a sua extensão pode ser diferente.
O texto abaixo mostra a diferença entre as extensões de imagens.
http://www.gizmodo.com.br/conteudo/qual-diferenca-entre-jpg-png-e-gif/
O desafio desta atividade é: Peça para os alunos buscarem uma imagem de seu personagem de história em quadrinhos preferido.
Identifique se todos os alunos conseguiram fazer a busca, depois os ensine a salvarem a imagem uma pasta específica.
3. Ferramenta de idioma
O desafio desta atividade é: a tradução de uma música internacional que eles estão ouvindo no momento.
O aluno deverá buscar a letra da música, copiar o texto, clicar no GOOGLE no link como mostra a figura abaixo:
Imagem produzida pela autora da aula através do link: http://www.google.com.br/
Imagem produzida pela autora da aula através do link: http://www.google.com.br/
Depois os alunos copiarão o texto aonde a seta está mostrando, deverá escolher o idioma em que a música está e pedir para traduzir para o Português.
Dica: Mostre para o aluno que pode-se traduzir também uma página da internet, só copiando o link .
4. Pesquisar um endereço na internet
Cada aluno deverá localizar o seu endereço no GOOGLE, na barra de ferramentas MAPAS;
Imagem produzida pela autora da aula através do link: http://www.google.com.br/
Imagem produzida pela autora da aula através do link: http://www.google.com.br/
O desafio desta atividade é: cada aluno deverá localizar seu endereço e descobrir como se faz a rota a pé, de carro ou de ônibus.
Rota a pé
Rota de carro
Garanta que todos os alunos passem pelos desafios propostos.
Com certeza o que aprenderam fará diferença nas próximas aulas.
http://g1.globo.com/platb/tiraduvidas/2007/05/30/aprenda-truques-para-fazer-buscas-no-google/
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u570253.shtml
http://www.dicasedownloads.com/2009/01/google-maps-mapa-localizacao.html
http://www.dicasedownloads.com/2008/08/recursos-do-google-parte-i-google-docs.html
Dica: Para cada aula planejada, faça uma planilha com os objetivos principais da aula e a lista de nomes dos alunos;
Ao final de cada atividade, vá identificando se os alunos atingiram os objetivos.
E para aqueles que não atingiram dê uma atenção especial, ou replaneje as atividades direcionada para que esses alunos avancem na aquisição (construção) das competências.
Em relação a esta aula, coloque as ferramentas do GOOGLE e a lista dos alunos, assim o professor pode controlar se todos realmente aprenderam.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
08/11/2014
Cinco estrelasMuito criativa e interessante a forma de abordar o assunto.
13/05/2011
Quatro estrelasGostei bastante da atividade proposta pela professora