Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UCA- Pesquisa: Conhecendo as ferramentas do Google

 

06/05/2011

Autor y Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Apresentar aos alunos as possibilidades do Google em relação à pesquisa;
  • Potencializar a pesquisa na internet através das diferentes ferramentas que o Google disponibiliza;
Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O que já sabem sobre o GOOGLE;

Estratégias e recursos da aula

pes1

Imagem produzida pela autora da aula através do link: http://www.google.com.br/

 

O objetivo desta aula é mostrar ferramentas que o buscador Google apresenta e que podem potencializar as pesquisas.

Há muitas críticas em relação aos alunos utilizarem somente o copia e cola, como se o problema fosse somente deles. Defendo que, uma boa pesquisa na internet com desafio de buscar a informação de forma seletiva e reflexiva, dificulta que o aluno copie a informação sem filtrá-la.

Outro ponto é o que será feito com o conteúdo pesquisado, se for somente para constar o aluno realmente não sentirá a diferença, no entanto se o conteúdo for empregado para outras atividades, uma pesquisa mal feita trará consequências para os alunos que eles mesmos poderão vivenciar.

Mais um assunto a ser discutido é a fidedignidade da fonte, ou seja, buscar sites que coloquem autoria e sejam realmente sérios.

 E para finalizar uma boa pesquisa sempre inicia com uma questão problematizadora.

Por exemplo: “pesquisar sobre a água”. Um disparador desse pede uma ação copia e cola, pois não deixa claro o que o professor deseja que os alunos descubram.

Em contrapartida na questão:

‘Quais são “os instrumentos, (equipamentos) que podem ajudar a despoluir os rios”?

Para chegar à pergunta base o aluno tem que refletir, como pesquisar, em que tipos de sites, etc. Nesse caso, não cabe o copia e cola.

São estratégias metodológicas que contextualizam as pesquisas e trazem significados e descobertas aos professores e alunos.

Também é importante que ao propor uma pesquisa o professor faça a pesquisa antes dos alunos, assim ele poderá selecionar bons sites de consulta. E orientar caso o aluno apresente dificuldades.

 

Para iniciar as atividades, uma animação do site Charge-okê

Animação- garoto Folgadão- Geração Copia e Cola.

Acesso ao link- http://charges.uol.com.br/2004/10/07/garoto-folgadao-geracao-coca-cola/

 

pes2

Imagem produzida pela autora da aula através do link: http://charges.uol.com.br/2004/10/07/garoto-folgadao-geracao-coca-cola/

 

Debate- Copia e cola.

Problematize sobre a animação que “Geração Copia e Cola”. Incentive que os alunos compartilhem suas opiniões.

Finalizado o debate, proponha a apresentação de algumas ferramentas do GOOGLE que poderão ajuda-los a não serem membros da “Geração Copia e Cola”.

Antes de ir para a navegação no GOOGLE, peça que leiam o seguinte artigo e anotem no editor de texto, o que aprenderam de novidade.

http://g1.globo.com/platb/tiraduvidas/2007/05/30/aprenda-truques-para-fazer-buscas-no-google/

 

pes3

Imagem produzida pela autora da aula através do link: http://g1.globo.com/platb/tiraduvidas/2007/05/30/aprenda-truques-para-fazer-buscas-no-google/

 

Verifique o que os alunos estão colocando como novidade e garanta que basicamente saibam:

 

1.       Pesquisa- colocar palavras em aspas

Junção de 2 termos

Pesquisa avançada

Salvar link nos favoritos

 

2.       Pesquisa de imagens

pes4

Imagem produzida pela autora da aula através do link: http://www.google.com.br/

Diferença entre Jpeg, Gif, e Png

Os alunos irão encontrar imagens em diferentes formatos na internet, não precisam decorar os nomes, mas entender basicamente que dependendo de como a imagem é salva, a sua extensão pode ser diferente.

O texto abaixo mostra a diferença entre as extensões de imagens.

http://www.gizmodo.com.br/conteudo/qual-diferenca-entre-jpg-png-e-gif/

 

O desafio desta atividade é: Peça para os alunos buscarem uma imagem de seu personagem de história em quadrinhos preferido.

Identifique se todos os alunos conseguiram fazer a busca, depois os ensine a salvarem a imagem uma pasta específica.

 

3.       Ferramenta de idioma

 

O desafio desta atividade é: a tradução de uma música internacional que eles estão ouvindo no momento.

O aluno deverá buscar a letra da música, copiar o texto, clicar no GOOGLE no link como mostra a figura abaixo:

pes5

Imagem produzida pela autora da aula através do link: http://www.google.com.br/

 

PES6

Imagem produzida pela autora da aula através do link: http://www.google.com.br/

 

Depois os alunos copiarão o texto aonde a seta está mostrando, deverá escolher o idioma em que a música está e pedir para traduzir para o Português.

 

Dica: Mostre para o aluno que pode-se traduzir também uma página da internet, só copiando o link .

 

 

4.       Pesquisar um endereço na internet

Cada aluno deverá localizar o seu endereço no GOOGLE, na barra de ferramentas MAPAS;

pes7

Imagem produzida pela autora da aula através do link: http://www.google.com.br/

pes8

Imagem produzida pela autora da aula através do link: http://www.google.com.br/

O desafio desta atividade é: cada aluno deverá localizar seu endereço e descobrir como se faz a rota a pé, de carro ou de ônibus.

Rota a pé

Rota de carro

Garanta que todos os alunos passem pelos desafios propostos.

Com certeza o que aprenderam fará diferença nas próximas aulas.

Recursos Complementares
Avaliação

Dica: Para cada aula planejada, faça uma planilha com os objetivos principais da aula e a lista de nomes dos alunos;

Ao final de cada atividade, vá identificando se os alunos atingiram os objetivos.

E para aqueles que não atingiram dê uma atenção especial, ou replaneje as atividades direcionada para que esses alunos avancem na aquisição (construção) das competências.

Em relação a esta aula, coloque as ferramentas do GOOGLE e a lista dos alunos, assim o professor pode controlar se todos realmente aprenderam.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.