13/05/2011
Ana Letícia Oliveira Goulart; Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino Médio | Sociologia | Relação sociedade / natureza: a questão do trabalho e do meio ambiente |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
O conceito de “Populações Tradicionais”; a história dos principais grupos, em especial os seringueiros liderados por Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido por “Chico Mendes”; a importância das Populações Tradicionais para o desenvolvimento sustentável e para a preservação da biodiversidade.
Não são necessários conhecimentos prévios
O termo “População Tradicional” é bastante abrangente, ainda que seja conceitualmente bem definido. O ponto de convergência entre os diversos grupos que o compõem está no fato de todos terem, pelo menos em parte, uma história de baixo impacto ambiental e se interessarem em manter ou recuperar, no presente, o controle sobre o território que exploram e vivem. O reconhecimento de um grupo como População Tradicional implica em um acordo com o Estado: a prestação de serviços ambientais em troca do controle sobre o território. As Populações Tradicionais vêm ganhando visibilidade, sobretudo pela crescente preocupação com o meio ambiente. Assim, entender quem são estes grupos e como atuam se torna cada vez mais importante na busca de caminhos para a preservação ambiental.
Seringueiro extraindo latex. Imagem disponível em: http://www.gentedeopiniao.com.br/hotsite/conteudo.php?news=61346
Atividades
Primeira aula
http://www.estadao.com.br/amazonia/conflito_agrario_em_constante_estado_de_tensao.htm
Imagem disponível em:Comece a aula perguntando aos alunos sobre a história de Chico Mendes. Deixe que apresentem informações, ainda que fragmentadas e/ou equivocadas, e hipóteses sobre a vida do seringueiro. Em seguida, exiba o vídeo Chico Mendes: cartas da Floresta (os vídeos ocuparão cerca de 25 minutos da aula)
Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=DtUTqZ4bxMk&feature=related
Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=cOFVFf8Ny0Q&feature=related
Na Biblioteca e no Laboratório de Informática da escola, os alunos deverão buscar na Internet, em livros, jornais e revistas mais notícias sobre a atuação político-ambiental e o assassinato do líder seringueiro. A pesquisa poderá ser feita em grupos, mas as anotações deverão ser individuais. Não é necessário produzir um texto formal, mas os alunos deverão levar para a próxima aula as anotações e o material coletado durante a pesquisa.
Segunda aula
Distribua as carteiras da sala em um único círculo. Faça uma rápida discussão com os alunos sobre o material coletado sobre a vida e atuação de Chico Mendes. Em seguida, divida a classe em três grupos para a simulação do julgamento dos réus acusados pela morte de Chico Mendes: um grupo será responsável pela defesa, o outro pela acusação e o terceiro comporá o júri popular. Os alunos deverão usar o material coletado para auxiliá-los na apresentação dos argumentos.
Tarefa de casa: os alunos deverão ler para a próxima aula o texto “Populações tradicionais e a proteção dos recursos naturais em unidades de conservação” (disponível em: http://www.scielo.br/pdf/asoc/n5/n5a07.pdf).
Terceira aula
O professor deverá apresentar o vídeo Cultura e População Tradicional (Jericoacoara).
Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=p1yTqWKZaQg
Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=ub0Q9V2cz4s&feature=related
Divida os alunos em grupos. Para o maior rendimento da discussão e participação dos alunos, sugerimos que os grupos tenham no máximo sete alunos. Com base no texto lido e no vídeo, os alunos deverão discutir e redigir um pequeno texto argumentativo, com cerca de duas laudas, sobre a relação entre “População Tradicional e preservação ambiental”. É interessante que o aluno expresse sua opinião no texto construído, propondo alternativas para a conservação ambiental e para a preservação da cultura destas comunidades. Estimule os alunos a posicionarem-se em relação a temas polêmicos, como a presença humana em unidades de conservação ambiental e o uso de novas tecnologias dentro destes grupos.
Quarta aula
Leve os alunos à Sala de Informática e divida-os em grupos. No site do Centro Nacional de Desenvolvimento Sustentado das Populações Tradicionais (http://www.ibama.gov.br/resex/cnpt.htm), os grupos deverão escolher uma População Tradicional para realizar uma pesquisa mais aprofundada. Com o material que conseguirem coletar (textos, vídeos e imagens), os grupos deverão montar uma apresentaçãopara expor ao restante da classe. Os alunos deverão abordar, sobretudo, o modo de vida e a organização social destes grupos, bem como a relação que estabelecem com o ambiente em que estão inseridos. O trabalho poderá ser montado em forma de cartaz, vídeo ou PowerPoint, privilegiando as formas mais dinâmicas de apresentação.
- Vídeo do Discovery Chanel sobre Chico Mendes (narração em espanhol).
Parte 1: (http://www.youtube.com/watch?v=q5ejS7fBzV4)
Parte 2: (http://www.youtube.com/watch?v=Zt7gmlrWON4).
- Texto: “Desenvolvimento sustentável ou sociedades sustentáveis: da crítica dos modelos aos novos paradigmas”, de Antônio Carlos Diegues (http://www.seade.sp.gov.br/produtos/spp/v06n01-02/v06n01-02_05.pdf).
Todas as atividades deverão ser pontuadas, cabendo ao professor avaliar o domínio do conteúdo, a qualidade da redação e a participação dos alunos nas tarefas solicitadas.
Aula |
Atividade a ser avaliada |
Critérios de avaliação |
1ª. e 2ª. aulas |
Julgamento simulado |
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3ª. aula |
Redação |
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4ª. aula |
Apresentação do trabalho |
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