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Populações Tradicionais

 

13/05/2011

Autor y Coautor(es)
joão ricardo ferreira pires
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Ana Letícia Oliveira Goulart; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino Médio Sociologia Relação sociedade / natureza: a questão do trabalho e do meio ambiente
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O conceito de “Populações Tradicionais”; a história dos principais grupos, em especial os seringueiros liderados por Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido por “Chico Mendes”; a importância das Populações Tradicionais para o desenvolvimento sustentável e para a preservação da biodiversidade.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

O termo “População Tradicional” é bastante abrangente, ainda que seja conceitualmente bem definido. O ponto de convergência entre os diversos grupos que o compõem está no fato de todos terem, pelo menos em parte, uma história de baixo impacto ambiental e se interessarem em manter ou recuperar, no presente, o controle sobre o território que exploram e vivem. O reconhecimento de um grupo como População Tradicional implica em um acordo com o Estado: a prestação de serviços ambientais em troca do controle sobre o território. As Populações Tradicionais vêm ganhando visibilidade, sobretudo pela crescente preocupação com o meio ambiente. Assim, entender quem são estes grupos e como atuam se torna cada vez mais importante na busca de caminhos para a preservação ambiental.

seringueiro

Seringueiro extraindo latex. Imagem disponível em: http://www.gentedeopiniao.com.br/hotsite/conteudo.php?news=61346

Atividades

Primeira aula

chico mendes       

Chico Mendes em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, Acre. Imagem disponível em: http://www.estadao.com.br/amazonia/conflito_agrario_em_constante_estado_de_tensao.htm

Comece a aula perguntando aos alunos sobre a história de Chico Mendes. Deixe que apresentem informações, ainda que fragmentadas e/ou equivocadas, e hipóteses sobre a vida do seringueiro. Em seguida, exiba o vídeo Chico Mendes: cartas da Floresta (os vídeos ocuparão cerca de 25 minutos da aula)

Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=DtUTqZ4bxMk&feature=related

Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=cOFVFf8Ny0Q&feature=related

 

Na Biblioteca e no Laboratório de Informática da escola, os alunos deverão buscar na Internet, em livros, jornais e revistas mais notícias sobre a atuação político-ambiental e o assassinato do líder seringueiro. A pesquisa poderá ser feita em grupos, mas as anotações deverão ser individuais. Não é necessário produzir um texto formal, mas os alunos deverão levar para a próxima aula as anotações e o material coletado durante a pesquisa.

Segunda aula

Distribua as carteiras da sala em um único círculo. Faça uma rápida discussão com os alunos sobre o material coletado sobre a vida e atuação de Chico Mendes. Em seguida, divida a classe em três grupos para a simulação do julgamento dos réus acusados pela morte de Chico Mendes: um grupo será responsável pela defesa, o outro pela acusação e o terceiro comporá o júri popular. Os alunos deverão usar o material coletado para auxiliá-los na apresentação dos argumentos.

Tarefa de casa: os alunos deverão ler para a próxima aula o texto “Populações tradicionais e a proteção dos recursos naturais em unidades de conservação” (disponível em: http://www.scielo.br/pdf/asoc/n5/n5a07.pdf).

Terceira aula

O professor deverá apresentar o vídeo Cultura e População Tradicional (Jericoacoara).

Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=p1yTqWKZaQg

Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=ub0Q9V2cz4s&feature=related

Divida os alunos em grupos. Para o maior rendimento da discussão e participação dos alunos, sugerimos que os grupos tenham no máximo sete alunos. Com base no texto lido e no vídeo, os alunos deverão discutir e redigir um pequeno texto argumentativo, com cerca de duas laudas, sobre a relação entre “População Tradicional e preservação ambiental”. É interessante que o aluno expresse sua opinião no texto construído, propondo alternativas para a conservação ambiental e para a preservação da cultura destas comunidades. Estimule os alunos a posicionarem-se em relação a temas polêmicos, como a presença humana em unidades de conservação ambiental e o uso de novas tecnologias dentro destes grupos.

Quarta aula

Leve os alunos à Sala de Informática e divida-os em grupos. No site do Centro Nacional de Desenvolvimento Sustentado das Populações Tradicionais (http://www.ibama.gov.br/resex/cnpt.htm), os grupos deverão escolher uma População Tradicional para realizar uma pesquisa mais aprofundada. Com o material que conseguirem coletar (textos, vídeos e imagens), os grupos deverão montar uma apresentaçãopara expor ao restante da classe. Os alunos deverão abordar, sobretudo, o modo de vida e a organização social destes grupos, bem como a relação que estabelecem com o ambiente em que estão inseridos. O trabalho poderá ser montado em forma de cartaz, vídeo ou PowerPoint, privilegiando as formas mais dinâmicas de apresentação.

Recursos Complementares

- Vídeo do Discovery Chanel sobre Chico Mendes (narração em espanhol).

Parte 1: (http://www.youtube.com/watch?v=q5ejS7fBzV4)

Parte 2: (http://www.youtube.com/watch?v=Zt7gmlrWON4).

 

- Texto: “Desenvolvimento sustentável ou sociedades sustentáveis: da crítica dos modelos aos novos paradigmas”, de Antônio Carlos Diegues (http://www.seade.sp.gov.br/produtos/spp/v06n01-02/v06n01-02_05.pdf).

Avaliação

Todas as atividades deverão ser pontuadas, cabendo ao professor avaliar o domínio do conteúdo, a qualidade da redação e a participação dos alunos nas tarefas solicitadas.

 

 

Aula

Atividade a ser avaliada

Critérios de avaliação

1ª. e 2ª. aulas

Julgamento simulado

  • Participação e capacidade argumentativa dos alunos.

3ª. aula

Redação

  • Capacidade argumentativa.
  • Conteúdo apresentado.
  • Coesão e qualidade do texto.

4ª. aula

Apresentação do trabalho

  • Participação do aluno na apresentação.
  • Domínio do conteúdo.
  • Qualidade do trabalho.
  • Criatividade.
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