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Telegrama

 

02/05/2011

Autor y Coautor(es)
Maria Cristina Taveira dos Santos
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CABO FRIO - RJ EE ASPINO ROCHA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a funcionalidade e a finalidade do gênero textual.

Reconhecer as especificidades do telegrama e suas marcas linguísticas.

Redigir um telegrama pelos moldes dos Correios.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios sobre o assunto.

Estratégias e recursos da aula

Telegrama

(Imagem retirada do site dos Correios)

Aulas 1 e 2

Questionar aos alunos e discutir:

1.  Como você se comunica hoje?

2.  Que meios de comunicação você mais utiliza?

3.  Caso não houvesse telefone e internet como você se comunicaria com alguém distante?

4.  Você já utilizou estes meios? Ainda utiliza?

 

Leitura com os alunos, que acompanham com cópias do texto:

Conto “Uma Carta” de Machado de Assis (http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/fs000168.pdf). Após a leitura permitir comentários livres sobre a história e seu contexto, ressaltando a importância de ouvir e prestar atenção aos comentários dos outros. Este é o momento de apontar que no tempo do conto (1884) o meio mais comum de comunicação à distância era a correspondência e que o mais rápido destes meios é o telegrama.

Apresentar um cartaz com a ampliação de um telegrama recebido e pedir que observem e comentem suas características estruturais, sua organização, como é produzido, qual sua finalidade e o assunto. Ouvir os comentários dos alunos e indicar no cartaz se suas ideias são pertinentes ou não. Oferecer qualquer informação adicional que não tenha sido observada pelos alunos.

Mostrar em cartaz a ampliação de um formulário de telegrama (disponível para compra nas agências dos Correios) e repassar as informações sobre entrega e tarifas, disponíveis nas agências dos Correios, assim como no site dos Correios.

Perguntar se alguém já recebeu ou enviou um telegrama, como foi, o que informou e se foi útil. Perguntar ainda se alguém teria interesse de enviar um telegrama e em que situações.

 

Aulas 3 e 4

Produção de telegrama:

 

Telégrafo

Telégrafo (imagem retirada do site http://vitinhopolemico.blogspot.com/)

 

Informar aos alunos que até pouco tempo eram necessárias abreviações especiais para o envio de telegramas, que não permitiam nem mesmo pontuação. No entanto, agora os telegramas são escritos de forma corrida e pontuada. Além disso, não há limite de palavras, pois em um formulário cabem centenas de caracteres e é possível enviar quantos formulários quiser. No entanto, como é um tipo de correspondência cara (cada formulário custa R$9,00) é bom que o telegrama seja escrito de forma concisa.

Solicitar então aos alunos que escrevam o rascunho de um telegrama no caderno informando algo urgente como o nascimento de uma criança ou sobre alguém doente para alguém que more em região remota. Reforçar a necessidade da produção de um rascunho, já que não é possível rasurar o formulário (que é caro!).

Após a produção de cada texto os alunos conferem se seus telegramas possuem todos os itens necessários e se respeitam as características próprias do gênero e então corrigem o que for necessário. Após isto passam o texto a limpo para fotocópia do formulário de telegrama distribuída pelo professor. O professor deve instruir os alunos neste preenchimento, pois é necessário colocar um caracter em cada espaço do formulário (em cada "quadradinho").

Recursos Complementares

Informações sobre telegrama nacional no site dos Correios:

http://www.correios.com.br/produtosaz/produto.cfm?id=B804D553-E78E-1A90-B38B86508E8C2CEB

Domínio Público:

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

Especial Machado de Assis:

http://machado.mec.gov.br/

Documentário sobre Marechal Rondon, que levou o telégrafo ao interior do Brasil, na TV Escola:

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=5116

Avaliação

Durante todas as etapas o professor deve observar a colaboração de cada aluno nas discussões. O professor irá ainda avaliar a produção final do telegrama. Em seguida os alunos respondem às seguintes questões para que o professor observe se o conteúdo foi compreendido pelo aluno e que reflexões ele desenvolveu:

 

·       O que é um telegrama?

·       Para que ele serve?

·       Como ele é útil?

·       Cite 2 características de um telegrama.

·       Você já utilizou ou utilizaria um telegrama? Em que situação?

·       O que você achou de aprender a escrever um telegrama?

·       É um conhecimento útil? Por quê?

 

É necessário explicar para os alunos que apesar de terem respondido oralmente algumas destas questões, escrever é uma forma diferente de refletir e apresentar as ideias, daí a necessidade de escrever.

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