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UCA – Orações subordinadas adverbiais 2: relações de causa e consequência

 

20/06/2011

Autor y Coautor(es)
Priscila Brasil Gonçalves Lacerda
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Professor Luiz Antônio dos Prazeres

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Primeiro objetivo: Levar os alunos à compreensão das relações semânticas de causa e de consequência estabelecidas em orações adverbiais.

Segundo objetivo: Aprimorar a habilidade dos alunos no emprego desses tipos de orações na construção de textos argumentativos.

Terceiro objetivo: Desenvolver atividades de análise, de manipulação e de produção de pequenos textos em que podem ser encontradas as relações lógicas de causa e consequência.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Seria importante que os alunos já tivessem estudado a classe dos advérbios, a estruturação básica de um período simples – sujeito e predicado – e já tivessem também desenvolvido uma reflexão sobre as relações semânticas nas construções em adjunção verbal (ver aula http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31450, de nossa autoria).

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Os alunos devem visitar o blog http://www.sedentario.org/polemica-escandalo/uma-eleicao-tragica-ja-que-nao-e-comica-29711, utilizando o Mozilla Firefox.

Após terem lido o texto no blog, os alunos devem ser instigados a fazer uma interpretação do “post”, associando o título proposto pelo autor do blog ao cartum e ao texto, a partir dos questionamentos a seguir.

As questões devem ser enviadas a cada netbook com o auxílio do Mensageiro Instantâneo [Mensageiro Instantâneo > Conversa > Enviar arquivo].

QUESTÕES:

a)      No texto do “post”, o autor se refere a um fato que poderíamos considerar engraçado a respeito dos candidatos às eleições de 2010. Qual é esse fato?

b)      Segundo o texto, o que diz o Art. 45 da Lei Eleitoral. Qual é a relação dos dizeres desse artigo com o cartum apresentado no “post”?

c)       Qual é a crítica veiculada pelo autor ao Art. 45 da Lei Eleitoral?

d)      Considerando a citação do professor Gustavo Binenbojm, o que podemos inferir a respeito da política eleitoral brasileira?

e)      Ao final do texto, o autor faz um pedido. Qual? Apresente uma causa e uma explicação para que esse apelo seja atendido.

Sugerimos que o professor, seguindo três passos, auxilie os alunos a fim de que eles façam uma reflexão acerca das noções de causa e explicação.

1º passo: O que o autor pede aos leitores? O autor pede que os leitores protestem.

2º passo: Qual é a causa desse pedido? O fato de a lei proibir a liberdade de expressão.

3º passo: Qual é a explicação para tal pedido? A constatação de que a rede (internet) ainda é um lugar livre para a expressão, mas que isso pode não durar muito. Podemos inferir que, se não houver um protesto, até a rede pode ser atingida pela censura.

f)       Identifique a sentença que constrói uma relação semântica de causa e a sentença que constrói uma relação semântica de explicação.

“Os internautas protestaram porque a Lei Eleitoral nº 9.504 censura a prática de humor com qualquer candidato às eleições”.

“É preciso que os internautas protestem porque a censura veiculada pela Lei Eleitoral nº 9.504 pode chegar à internet”

g)      Qual é a expressão conectiva presente nas sentenças do item anterior que introduz as relações identificadas? Substitua tal expressão na sentença em que se constrói uma relação de causa por outra expressão, mantendo o sentido original. Faça as modificações necessárias para que a sentença se torne adequada à nova expressão.

O professor deve chamar a atenção dos alunos para o fato de que as relações de causa trazem consigo um indicativo de consequência. Assim, tomando como base o exemplo em (f), recomendamos que o professor mostre aos alunos tais relações.

Causa: a Lei Eleitoral nº 9.504 censura a prática de humor com qualquer candidato às eleições.

Consequência: os internautas protestaram.

h)      A expressão “já que” introduz uma relação de causa na sentença que intitula o “post”. Qual é a consequência que se associa a relação de causa apresentada no título?

i)        Substitua a expressão conectiva “já que” presente no título pela expressão “como”.  Faça os arranjos necessários na sentença para que ela se torne adequada à expressão conectiva “como”, que também deve introduzir uma relação semântica de causa.

j)        Considerando a leitura do texto e do cartum que compõem o “post”, explique o sentido do título.

Atividade 2

Os alunos devem observar as frases a seguir, as quais devem ser enviadas a cada netbook com o auxílio do Mensageiro Instantâneo [Mensageiro Instantâneo > Conversa > Enviar arquivo].

1.      Somos tão criativos que quando não temos problemas, nós os inventamos. (Augusto Cury)

2.      Somos tão fúteis que nos importamos mesmo com a opinião daqueles que não nos importam. (Anônimo)

O professor deve fazer com que os alunos reflitam sobre o sentido dessas frases por meio dos questionamentos a seguir, que devem ser feitos oralmente.

QUESTIONAMENTOS:

a)      As frases apresentadas constroem críticas ao comportamento humano. Que característica humana é apontada em cada uma das frases como razão para os comportamentos alvo de crítica?

b)      Qual é a expressão conectiva que estabelece a relação entre as características indicadas em (a) e os comportamentos criticados, os quais são entendidos como consequências dessas características.

c)      Reformule as frases 1 e 2 substituindo a expressão conectiva indicada em (b) pelas expressões: tal... que, tamanho(a)... que, de modo que, de sorte que. Faça as alterações necessárias a fim de que as mesmas relações de causa e de consequência expressas em 1 e 2 se mantenham nas novas frases.

Dando continuidade a esta atividade, os alunos devem fazer a leitura do fragmento seguinte e responder os questionamentos (d) e (f).

25 anos, saudável, com curso universitário ... tem direito a pensão?

[...] O pai propôs uma ação de exoneração de alimentos em face da filha, alegando que não é mais obrigado a pagar a pensão por ela já ser maior de idade e ter formação acadêmica, o que habilita seu ingresso no mercado de trabalho e permite se manter com seu próprio sustento. A filha, por sua vez, afirmou que a maioridade, por si só, não extingue a obrigação alimentar, já que ainda não tem emprego e que permanece estudando (especialização), de modo que não dispõe de condições financeiras para arcar com os custos de suas necessidades básicas, como alimentação, transporte, moradia e despesas médicas. [...]

Fonte: http://oglobo.globo.com/blogs/juridiques/posts/2011/04/19/25-anos-saudavel-com-curso-universitario-tem-direito-pensao-374641.asp, acessado em 18 de abril de 2011.

d)     As expressões conectivas em destaque compõem a justificativa da filha, que deseja continuar recebendo a pensão do pai. Identifique a relação semântica introduzida por cada uma dessas expressões.

e)      Dê a sua opinião sobre o caso, respondendo à questão que intitula o trecho.  

 

Atividade 3

Para finalizar esta aula, os alunos devem compor um quadro (como se pode ver no modelo) em que deverão apresentar um mapeamento das informações presentes nas sentenças a seguir, classificando as expressões conectivas e as informações em causa e em consequência.

(1)   Já que você não vai, eu não vou.

(2)   O Plano de Estabilização Econômica foi tão cercado de flores de todos os lados que não percebemos suas consequências menos interessantes.

(3)   Onde está, Eliana, que não a vejo!

(4)   As ruas ficaram alagadas porque a chuva foi muito forte.

(5)   Como ninguém se interessou pelo projeto, não houve alternativa a não ser cancelá-lo.

(6)   Otávio bebeu tanto que afogou suas mágoas no copo de cerveja.

(7)   Faça seu trabalho de tal modo que não venha a lastimar-se do resultado que dele possa advir.

(8)   Carlos saiu porque precisava.

(9)   Tamanha era a minha ansiedade que não consegui me concentrar no trabalho.

(10)  Amadeu não saiu, pois estava frio.

(11) Nilo deixou o emprego porquanto sua saúde era precária.

(12) A chuva foi tão forte que em poucos minutos as ruas ficaram alagadas.

(13) Tal era sua indignação que imediatamente se uniu aos manifestantes.

(14) Sua fome era tanta que comeu com casca e tudo.

(15) Uma vez que ouviu a sua banda favorita, ela cantou.

 

Vejamos o modelo:

Sentença

Expressão conectiva: introduz informação de CAUSA

Expressão conectiva: introduz informação de CONSEQUÊNCIA

Informação de CAUSA

Informação de CONSEQUÊNCIA

(1)    

Já que

-

você não vai

eu não vou

(2)    

 

 

 

 

(3)    

 

 

 

 

(4)    

 

 

 

 

(5)    

 

 

 

 

(6)    

 

 

 

 

(7)    

 

 

 

 

(8)    

 

 

 

 

(9)    

 

 

 

 

(10)                       

 

 

 

 

(11)                       

 

 

 

 

(12)                       

 

 

 

 

(13)                       

 

 

 

 

(14)                       

 

 

 

 

(15)                       

 

 

 

 

 

Os alunos devem fazer o quadro em Kword [Aplicativos > Suite de Escritório > Kword] e enviar o arquivo ao professor, utilizando o Mensageiro Instantâneo [Mensageiro Instantâneo > Conversa > Enviar arquivo].

Recursos Complementares

O professor pode encontrar explicações sobre as orações subordinadas em gramáticas diversas. Sugerimos: SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2005.

Sugerimos também o sítio http://www.mundoeducacao.com.br/gramatica/oracao-subordinada-adverbial.htm, acessado em 19 de abril de 2011, em que se encontram exemplos e definições das orações subordinadas adverbiais.

Avaliação

A compreensão das propostas pelos alunos será avaliada a partir do esclarecimento (correção) em sala de aula de cada uma das atividades.

Sugerimos que o professor tome como avaliação final o trabalho desenvolvido na Atividade 3, em que os alunos devem interpretar a distribuição das informações nas orações subordinadas adverbiais causais e consecutivas.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • Geórgia Kelly Souza, UFMG , Minas Gerais - dijo:
    georgiakel@GMAIL.COM

    27/09/2012

    Cinco estrelas

    Excelente! Adorei a estratégia! Estava mesmo procurando uma luz para que meus alunos não pirem com este conteúdo. Valeu pela disponibilidade de compartilhar suas ideias.


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