19/11/2009
Alessandra Coca Almeida Valdeci C. Stolte
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
- Reconhecer a importância da alimentação para a nossa saúde.
- O que são alimentos saudáveis.
- Identificar as vitaminas que cada grupo de alimentos contém.
- Apresentar os tipos de alimentos EX: salgados, doces, legumes, verduras, liquidos, cereais.
Conversa informal para colher dados sobre Como é a alimentação das suas famílias.
-Leitura de texto informativo, em livros Didáticos pesquisados na biblioteca e/ou site na STE. (tipos de alimentos)
-Principais vitaminas que os alimentos produzem e/ou nos fornecem (apresentação de figuras de alimentos)
- Listar no quadro os tipos de alimentos que mais consumimos.
Preparando a aula.
Fazer uma pesquisa de figuras de alimentos e/ou tipo de alimentação, que serão selecionados em livros didaticos e/ou revistas para recorte e colagem (confeccão do cartaz)
O professor deverá trazer nomes de alguns alimentos ( em fichas de papel tipo cartolina)
Nesta aula o professor vai utilizar a televisão, DVD ou mesmo DATA-SHOW e computador para passar o Filme do Nosso Amiguinho (que fala de exagero das guloseimas).
AULA
A sala sera dividida em grupos de 4 alunos que irão apresentar as figuras que trouxeram; separando e classificando de acordo com cada grupo de alimento. Apresentar as características e semelhanças.
1) Questionar os alunos sobre o que mais comemos?
2) Dizer quais são os alimentos mais saudáveis na nossa alimentação. Verduras, legumes, cereais e carnes. Quais os nutrientes mais importantes para o nosso organismo?
3) Explicar que doces e guloseimas podem e devem sim ser consumidos mas na sua devida proporção, e que em excesso causam danos a saúde.
4) Apresentação dos alimentos e questionar onde são encontramos(comércio e/ou natureza)
5) Quais os alimentos que são indispensaveis para nossa saúde e quais os seus beneficios?
6) O que aconteceu com o menino do filme? Que consumiu muitas guloseimas?
7) Será que todo os alimentos consumido em exagero, podem nos fazer mal?
Os grupos já formados irão confeccionar cartazes com os respectivos alimentos selecionados e apresentar para a sala.
Pesquisar na internet “Cardápio alimentar”;
Assistir o vídeo " o poder dos alimentos " no portal do professor
Elaborar o seu próprio cardápio para digitar na STE.
Nome | Tipo |
---|---|
O poder dos alimentos | Animação/simulação |
DVD, Computador e Internet, Data Show, Maquina Fotográfica Digital
Os alunos serão avaliados constantemente, individual e nas atividades em grupo,
Responder um questionario em sala e outro com familiares;
Apresentar relatório das atividades desenvolvidas em sala de aula e na STE. ( sala de tecnologia educacional)
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!