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Estudando a teia alimentar, habitat e o nicho do mosquito da dengue.

 

18/06/2011

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o habitat natural do mosquito da dengue.

Entender o porquê da migração e grande adaptação do Aedes aegypti nos centros urbanos.

Conhecer a teia alimentar que o mosquito da dengue pertence.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Adaptação, seleção natural, teia alimentar.

Estratégias e recursos da aula

PSIC2

 

Apresente aos alunos a animação do Portal do Professor, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=926 acessado dia 22/04/2011).

 

 

 

 

 

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Logo na abertura desta animação, vê-se os mosquitos na floresta e depois eles migram para as cidades. Realmente é essa a origem da dengue, é uma doença silvestre?

Debata com os alunos este questionamento e o que o embasa, com conceitos de ecologia como nicho, habitat e teia alimentar que envolve o transmissor da dengue. As contribuições dos alunos deverão ser registradas no caderno, individualmente.

 

problematização

 

ATIVIDADE 1

Para enriquecer as questões já levantadas na prática inicial social do conteúdo, solicite que os alunos realizem uma pesquisa direcionada. As questões norteadoras podem ser:

  • Qual a origem do Aedes aegypti?

  • Qual seu habitat inicial? Quais fatores são limitantes para sua sobrevivência?

  • Que animais são os predadores naturais do transmissor da dengue? Onde eles estão?

  • Qual o nicho ecológico que os mosquitos desempenham?

  • Qual a relação de todas essas informações com os recentes surtos de dengue no país?

Pesquisa direcionada

Leve os alunos ao laboratório de informática para que pesquisem textos e imagens sobre a dengue e seu aspecto ecológico (respondendo as questões anteriormente levantadas). Avise os alunos que eles terão uma aula de 50 minutos para pesquisar e produzir um texto sobre estas questões. 

Os alunos poderão se reunir em grupos de até 4 integrantes e dividir os sítios a serem pesquisados (a fim de passar por todos os sítios sugeridos e outros mais se tiverem tempo). Nos 30 minutos seguintes, cada equipe deverá responder as questões norteadoras. Lembre-os de anotar os sítios pesquisados (no editor de texto) e montar um texto breve. Devem salvar o texto e mandar para seus e-mails, do professor e dos colegas da equipe.

Como fazer uma boa pesquisa:

Primeiro, determine o tema a ser trabalhado, no caso, a dengue. Dedique-se à elaboração de um plano de investigação (Onde pesquisar? Em livros, revistas e sítios da internet que tratem sobre o tema).

Neste passo sugerimos que os alunos busquem nos sítios sugeridos, nos recursos complementares e também em buscadores da internet, como o Google (disponível em:http://www.google.com.br acessado dia 22/09/2010).

Caso o professor deseje, ele mesmo poderá fazer um sítio de pesquisa direcionada, adicionando os sítios que ele julga mais relevantes.

Para o professor realizar um sítio de pesquisa personalizada, ele deverá acessar o seguinte endereço eletrônico:http://www.google.com/cse/manage/create (acessado dia 12/11/2010) e seguir as instruções, tais como inserir os sítios de pesquisa que ele deseja que apareçam para os alunos. Depois de pronta a pesquisa direcionada, ele poderá clicar em visualizar para ter o endereço eletrônico a ser passado para seus alunos.

Documentação e crítica bibliográficas.

Nesta etapa, o aluno deve reunir a informação obtida na pesquisa, ler e refletir sobre a pertinência, profundidade e veracidade do que está escrito. A veracidade se dá ao comparar diversas referências sobre o mesmo tema. Lembrar de documentar os trechos da pesquisa com o local de onde foi encontrada (livros, revistas e sítios da internet).

Realização da pesquisa.

Leitura dos dados obtidos na pesquisa, debate dentro do grupo de pesquisa e análise do que é relevante ao tema, e como será transmitidos estes dados aos colegas.

Elaboração de um texto que sintetize as principais ideias pesquisadas. O texto elaborado pelos alunos poderá ser digitado em uma wiki, onde todos os alunos poderão contribuir com informações e desta forma dinamizar a atividade.

 

SUGESTÃO DE SÍTIOS PARA PESQUISA

 

Blog da Dengue do Portal do Professor, disponível em: http://dengueportalprofessor.wordpress.com/10-2/ (acessado dia 28/03/2011).

Combate à dengue, disponível em: http://www.combateadengue.com.br/tag/dengue-no-brasil/ (acessado dia 27/03/2011).

Wikipedia, Aedes aegypti, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aedes_aegypti (acessado dia 28/03/2011).

Como tudo funciona, dengue, disponível em: http://saude.hsw.uol.com.br/dengue1.htm (acessado dia 28/03/2011).

Portal da Saúde, dengue, disponível em: http://portal.saude.gov.br/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=22207 (acessado dia 28/03/2011).

Agência Fiocruz, dengue, disponível em: http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=372&sid=12 (acessado dia 28/03/2011).

Paraty.com, a história da dengue, disponível em: http://www.paraty.com/index.php?option=com_content&task=view&id=834&Itemid=142 (acessado dia 28/03/2011).  

 

Se a escola possuir conexão rápida com a internet e um número razoável de computadores no laboratório (ao menos 20 computadores funcionando), o professor poderá pedir que em cada computador fique dois alunos da mesma equipe, e eles acessem um sítio de wiki (termo explicado a seguir), para fazer um relatório da pesquisa, na forma de escrita colaborativa. Ela se dá com os alunos digitando os textos pesquisados concomitantemente em uma página aberta para o trabalho da equipe. Se o professor tiver um tempo maior, poderá otimizar a atividade, colocando um aluno por máquina, dividindo a turma em dois turnos no computador. Em cada turno, dois integrantes da equipe estarão escrevendo suas conclusões da pesquisa feita. Enquanto uma parte da equipe está no computador, a outra metade da equipe poderá produzir imagens que ilustrem o tema da dengue e seu aspecto ecológico. 

Sobre a Wiki...

Wiki é um software instalado em um servidor que pode ser utilizado através de um navegador qualquer, porém, oportuniza a promoção de um ambiente virtual de colaboração na produção de conteúdos, desenvolvimento de projetos ou qualquer outra ação que exija escrita coletiva, opotunizando tornar público nossas idéias e criatividade, bem como anseios e realizações tão comuns em sala de aula, que às vezes nunca chegariam a serem compartilhadas com outros tantos profissionais que admiram, reconhecem e valorizam o trabalho colaborativo.

Oficina Wiki do Escola BR - disponível em: http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=OFICINA_WIKI (acessado dia 20/04/2011)

Tutorial Wiki - Incubadora Virtual FAPESP - disponível em: http://iv.incubadora.fapesp.br/portal/doc/TutorialWiki (acessado dia 20/04/2011)

meu wikispace

Wikispace  Página para criação de Wiki - disponível em:http://www.wikispaces.com/(acessado dia 20/04/2011)

Tutorial para criar páginas PBWorks – disponível em: http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/PBWorks/ (acessado dia 15/05/10)

Tutorial passo a passo para criar páginas PBWorks, documento PDF – disponível em: http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/Microsoft+Word+-+TUTORIAL+PARA+CRIAR+UM+PBWORKS.pdf (acessado dia 15/05/10).

Mais dicas de como fazer uma boa pesquisa em: http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/cinco-etapas-realizar-boa-pesquisa-escolar-607946.shtml?page=4 (acessado dia 11/11/2010).

Caso a escola não disponha de máquinas e conexão com a internet, este trabalho poderá ser adaptado da seguinte forma: Com pedaços de 1 metro de papel bobina para cada equipe, os integrantes deverão sintetizar a pesquisa feita anteriormente, tendo o mesmo tempo dado para a confecção da wiki. Também deverão ilustrar com imagens feitas por eles mesmos este texto. Os cartazes de papel bobina poderão ser expostos nas paredes externas da sala de aula, para divulgar o conhecimento dos alunos sobre o tema.

 

instrumen

 

Leve os alunos ao laboratório de informática e acesse o quizz disponível no endereço a seguir: http://www.invivo.fiocruz.br/quiz.html (acessado dia 23/04/2011).

Debata com os alunos quanto os conhecimentos que eles adquiriram, se realizar este quizz foi fácil ou difícil e proponha a atividade a seguir:

 

ATIVIDADE 2

 

Que tal a turma fazer seu próprio jogo de perguntas (quizz) da dengue?

PREPARAÇÃO

Solicite aos alunos que se organizem em equipes de 4 integrantes. Cada equipe deverá providenciar (entre si) os materiais necessários citados abaixo:

  • cartolinas brancas (duas para cada equipe) para a confecção das fichas a serem usadas no quizz. As fichas devem ter as dimensões de 10 cm x 7cm, para padronizar. 

  • canetas coloridas;

Os alunos devem resgatar todo o conhecimento que adquiriram sobre a dengue, seu causador e vetor, teia alimentar e nicho do Aedes aegypti e transformar em perguntas e respostas. Ou seja, cada equipe deverá criar no mínimo 3 questões de pergunta e resposta (uma em cada ficha) e 1 ficha de tarefa, mico ou desafio. Nas fichas de perguntas, tanto a pergunta como a resposta devem ficar no mesmo lado. A outra face do cartão poderá ser decorada pelos alunos (mas todos os cartões deverão obedecer o mesmo padrão de desenhos) ou apenas deixado em branco.

Caso o professor tenha tempo e deseje, é interessante verificar o conteúdo das questões de cada equipe e a pertinência e profundidade das respostas que as equipes acreditam estar certas, a fim de evitar problemas durante o quizz.

APRESENTAÇÃO

O professor deverá escolher 4 a 5 alunos que serão os apresentadores do quizz entre as equipes (o apresentador não poderá ser integrante das equipes que presidirá o quizz, mas poderá ser integrante de uma outra equipe neutra).

O professor deverá organizar a tabela de enfrentamento das equipes (digamos que existam 8 equipes de 4 integrantes, A equipe 1 contra equipe 5, a equipe 2 contra equipe 6, a equipe 3 contra equipe 7 e a equipe 4 contra equipe 8).

O apresentador deverá recolher as fichas de cada equipe e deixá-las em dois montes separados. Chama um integrante de cada equipe para tirar a sorte (par ou ímpar) para ver quem começa o jogo. Então, o apresentador pega uma ficha da equipe 1 e pergunta para a equipe adversária. Se esta equipe acertar marca 1 ponto. Passa a vez para a equipe 5, o apresentador pega a ficha desta equipe e pergunta para a adversária. E assim por diante até findar as fichas. Caso a equipe erre, não marca ponto e passa a vez para a adversária. As tarefas propostas deverão ter tempo de 30 segundos a 1 minutos para a realização. Caso surja dúvidas nas questões e tarefas, o apresentador deverá chamar o professor (que estará andando pela sala e avaliando a participação e organização dos alunos).

Caso o professor deseje, poderá pegar as equipes vencedoras deste primeiro quizz e fazer outra rodada. As equipes que perderam formarão a plateia e poderão torcer para esta ou aquela equipe. E as perguntas poderão ser feitas repetidas ou escolhidas pelo professor.

DICA: É interessante preparar um pequeno prêmio para grande vencedora do quizz. Este prêmio pode ser alguns doces para os integrantes, livros, cds gravados com músicas do interesse dos adolescentes, etc...

 

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ATIVIDADE 3

Solicite aos alunos que em equipes de até 5 integrantes transformem o texto desenvolvido na wiki em um texto teatral curto, como uma esquete.O tempo de apresentação de cada esquete não deverá ultrapassar 5 minutos. Determine uma aula para a produção do texto e uma aula para o ensaio.

Ideias de esquetes para os alunos:

  • uma dona de casa e um aluno falando sobre os locais  de disseminação do mosquito da dengue, podendo um aluno representar o próprio mosquito;
  • o médico e o doente de dengue, que pergunta de que forma que ele pegou a doença, também podendo ter mais atores representando o que o médico irá explicar, além do doente falar dos sintomas da doença;
  • enfermeiros conversando sobre o número de casos de dengue e de que forma é feito o tratamento;
  • uma sala de aula onde os alunos perguntam à professora de onde surgiu a dengue e por que ela é hoje uma epidemia;

O professor poderá também inventar outros subtemas para mais esquetes, caso tenha mais equipes. Dentro destes subtemas, os alunos deverão montar o roteiro, com as falas que cada ator terá e o que irão fazer (gestos, movimentação, uso de objetos de cena, etc.). Este roteiro deve ser elaborado em aula, com a participação de todos os integrantes da equipe. O professor de língua portuguesa poderá ajudar em muito nesta fase de preparação do texto. É interessante que ao finalizar os textos, os alunos passem uma cópia para o professor, para que veja se está de acordo com o que foi ensinado e se não há deturpações do conteúdo e colocações indevidas pelos alunos.

Além do roteiro, os alunos devem escrever o que vão usar desde cenário, figurino até objetos de cena. Decidir o que cada membro da equipe deverá trazer destes objetos e verificar se precisarão de algo que a escola possa providenciar (tubos de ensaio e vidrarias do laboratório de ciências, carteiras e cadeiras da sala de aula, etc). Se a equipe desejar, um de seus integrantes poderá atuar como sonoplasta (colocando músicas e efeitos sonoros nos momentos certos da apresentação) e cenógrafo (preparando o palco com os cenários e objetos de cena) além de atuar como narrador caso seja necessário. A música e efeitos sonoros e de luz também devem ser pensados nesta aula de preparação. No contraturno, em casa, os alunos poderão desenvolver o que for necessário de desenhos e figurino, individualmente, em ações divididas na equipe. O professor poderá solicitar mais uma aula (talvez em colaboração com o professor de artes) para que os alunos ensaiem seus textos, de maneira que uma equipe não veja a atuação da outra. O professor de artes poderá ajudar na postura e oralidade dos alunos durante os ensaios.

O professor poderá então marcar uma aula para a apresentação das esquetes teatrais dos alunos. Neste dia poderá convidar outros professores para assistir as atuações e opinar sobre o desempenho dos alunos (avise os alunos caso decida convidar outras pessoas para assistir). Caso a escola não possua um espaço próprio para apresentações, a sala de aula deverá ser improvisada, deixando livre de objetos a parte da frente onde está o quadro de giz e a porta de entrada, servindo este espaço como palco. E as carteiras e cadeiras, ordenadas como se fossem lugares para a plateia.

ESQUETE – TEATRO COMPACTO

Esquete é um pequeno fragmento de um texto, de atuação teatral, podendo ser utilizada uma vertente cômica ou trágica. Pode ser uma adaptação de um trecho significativo do livro ou a representação de um texto de autoria própria.

Gêneros teatrais

Para a realização da esquete pode-se usar qualquer um destes gêneros, sendo que a narração também é recomendável por situar os expectadores em pouco tempo.


Outras sugestões:


O espaço a ser utilizado poderá ser um anfiteatro (se a escola tiver) ou mesmo a sala de aula, reservando a frente do quadro como palco para os alunos.

Quanto ao cenário... Como serão apresentadas várias esquetes seguidas, os cenários deverão ser simples e práticos. Uma ideia é afixar cartazes no quadro que representem o cenário da esquete. Usar do mobiliário da sala de aula também é uma saída. Caso a equipe deseje ter um pano de fundo poderá usar um TNT pintado. Estes recursos devem ser pensados e confeccionados antes da apresentação. Os grupos poderão usar alegorias de mão ou adereços que simbolizem o que tiver representando. E/ou algum detalhe no corpo, na roupa, que enriqueçam a dramatização e ajudem no entendimento da representação.

É importante que eles utilizem de sonoplastia, com músicas e efeitos sonoros, que poderão ser pesquisados na internet ou em Cds e gravado em uma mídia de áudio (CD) para reproduzir em um rádio ou gravar em uma pendrive e reproduzir o som com auxílio de caixas de som em um computador.

Algumas dicas ao representar:

Falar alto e ficar próximo e de frente para a plateia.

A mensagem da esquete deve ser positiva, passando para a plateia os cuidados que devem ter em relação à dengue, à teia alimentar e nicho ecológico do mosquito da dengue.


 

Para saber mais sobre gêneros teatrais...

Gêneros teatrais, disponível em: http://www.igrejamana.com/jovensm/index.php?option=com_content&view=article&id=206:generos-teatrais&catid=27:apontamentos&Itemid=49 (acessado dia 26/04/2011).

Plano de aula que utiliza esquetes teatrais, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21137 (acessado dia 26/04/2011).

Esquete, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Esquete (acessado dia 26/04/2011).

 

INTERDISCIPLINARIDADE

O professor de português poderá auxiliar na confecção do texto da esquete, e o professor de artes poderá auxiliar os alunos com dicas de representação teatral.

PSFC

Depois de avaliar os alunos, solicite à direção da escola um momento para mostrar para toda a comunidade escolar e pais as produções dos alunos. Eles se sentirão valorizados e desta forma, o conhecimento será difundido para toda a comunidade escolar. Promova uma mini mostra de teatro, onde seus alunos serão os protagonistas. Eles estarão mais seguros depois da primeira apresentação e os possíveis erros serão corrigidos para uma melhor mostra teatral.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Dengue Animação/simulação
Recursos Complementares

Professor utiliza teatro em sala de aula, disponível em: http://www.renatoalves.com.br/blog/?p=194 (acessado dia 26/04/2011).

Esquete na escola, disponível em: http://teatrodabarra-es.blogspot.com/2011/04/esquete-na-escola.html (acessado dia 26/04/2011).

Avaliação

Avalie os alunos pelas produções desenvolvidas, avisando-os dos critérios que serão adotados com antecedência. Algumas sugestões de critérios são passadas abaixo:

PESQUISA DIRECIONADA e WIKI – número de sítios visitados e referenciados, qualidade das informações coletadas, ortografia e gramática, pertinência do conteúdo, profundidade da abordagem, pontualidade e organização.

QUIZZ – pertinência do conteúdo, ortografia e gramática, qualidade das informações coletadas, participação e organização.

ESQUETE TEATRAL – criatividade, pertinência do conteúdo, profundidade da abordagem, oralidade, postura, trabalho em equipe, pontualidade e organização.

Opinión de quien visitó

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