18/06/2011
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Identificar os fatores que favorecem a disseminação da dengue.
Relacionar as mudanças climáticas com fatores de disseminação da dengue.
Noções de ecologia como fatores bióticos e abióticos.
Apresente a imagem abaixo para os alunos.
Quais as doenças que podem ser transmitidas através da água? E a dengue, pode ser transmitida desta forma? Por quê?
O mosquito da dengue consegue se reproduzir na água que fica em entulhos deixados pelas enchentes? As enchentes aumentam o risco da proliferação da dengue?
Leve os alunos ao laboratório de informática, e acesse a webquest disponível no endereço a seguir: http://www.zunal.com/webquest.php?w=58693 (acessado dia 02/05/2011).
Solicite que os alunos realizem as tarefas propostas no tempo de uma aula de 50 minutos, ficando de tarefa de casa a confecção de um informativo sobre a dengue.
WEBQUEST
É uma metodologia de pesquisa online, orientada por um roteiro com os seguintes passos: introdução, tarefa, recursos, processo, avaliação, conclusão. Surgiu em 1995, pelo professor Bernie Dodge, na Universidade de São Diego. A webquest é uma página em HTML publicada na internet onde o professor indica o tema da pesquisa, as questões norteadoras, os sítios pré-selecionados para a realização das tarefas, a conclusão e a avaliação feita sobre a produção dos alunos.
Se o professor desejar confeccionar sua própria webquest há o site www.webquestbrasil.org (acessado dia 02/05/2011).
Dado tratar-se de um trabalho essencialmente educativo é frequente acrescentar ainda sugestões e orientações para o professor.
Para saber como criar webquest personalizada para sua aula, acesse o tutorial: http://www.webquestbrasil.org/node/9 (acessado dia 18/06/10).
Outro tutorial (documento PDF) interessante encontra-se disponível em: http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf (acessado dia 12/06/10).
Mostre aos alunos os cartazes das campanhas contra a dengue, disponíveis no blog “Dengue entre nessa guerra” disponível em: http://dengueportalprofessor.wordpress.com/10-2/ (acessado dia 02/05/2011).
Solicite que os alunos escolham um infográfico e expliquem o que entenderam das informações contidas nele. Os alunos devem relacionar o conteúdo dos infográficos com os temas, enchentes, aquecimento global, mudanças climáticas, produção de lixo e sua relação com a dengue.
Eles devem sintetizar as informações em tópicos e suas conclusões em um texto de sua autoria, com no mínimo 10 linhas.
CAMPANHA PUBLICITÁRIA
Uma campanha publicitária é uma boa maneira de mostrar o que os alunos aprenderam sobre o tema e divulgar este conhecimento para toda a comunidade. O professor deve estipular que os alunos se reúnam em equipes de até 5 integrantes, e distribuirá a cada equipe um dos subtemas a seguir (lembrando que são sugestões, o professor pode colocar outros subtemas relativos à dengue):
Enchentes – Estes acontecimentos aumentam os casos de dengue? Por que? Como prevenir?
Aquecimento global - Estes acontecimentos aumentam os casos de dengue? Por que? Como prevenir?
Mudanças climáticas - Estes acontecimentos aumentam os casos de dengue? Por que? Como prevenir?
Produção de lixo - Estes acontecimentos aumentam os casos de dengue? Por que? Como prevenir?
A dengue na região Norte do Brasil. - Quais os números comparativamente entre 2011, 2010 e 2009? Que fatores influenciam estes dados? Há campanhas regionais para o combate da dengue? Quais? O que fazer para diminuir os casos de dengue nesta região?
A dengue na região Nordeste do Brasil. - Quais os números comparativamente entre 2011, 2010 e 2009? Que fatores influenciam estes dados? Há campanhas regionais para o combate da dengue? Quais? O que fazer para diminuir os casos de dengue nesta região?
A dengue na região Sul do Brasil. - Quais os números comparativamente entre 2011, 2010 e 2009? Que fatores influenciam estes dados? Há campanhas regionais para o combate da dengue? Quais? O que fazer para diminuir os casos de dengue nesta região?
A dengue na região Sudeste do Brasil. - Quais os números comparativamente entre 2011, 2010 e 2009? Que fatores influenciam estes dados? Há campanhas regionais para o combate da dengue? Quais? O que fazer para diminuir os casos de dengue nesta região?
A dengue na região Centro-Oeste do Brasil. - Quais os números comparativamente entre 2011, 2010 e 2009? Que fatores influenciam estes dados? Há campanhas regionais para o combate da dengue? Quais? O que fazer para diminuir os casos de dengue nesta região?
Cada equipe deverá desenvolver sua campanha sobre o subtema determinado pelo professor. Os alunos devem utilizar das informações coletadas na webquest, nos infográficos mostrados e também dos recursos multimídia disponíveis no blog “Dengue entre nessa guerra” disponível em: http://dengueportalprofessor.wordpress.com/10-2/ (acessado dia 02/05/2011).
A primeira parte é responder as questões do subtema, e pensar em mídias existentes na internet (nos sítios já visitados) que suportem a argumentação da equipe.
A segunda é pensar em uma apresentação estilo seminário, mas com o uso de mídias on line como o Prezi.com, disponível em: http://prezi.com/ (acessado dia 02/05/2011). O seminário é uma estratégia metodológica em que um pequeno grupo apresenta a uma plateia (no caso o grande grupo de alunos da classe) o assunto estabelecido que foi pesquisado. A apresentação é geralmente oral, com suportes que a enriquecem e a ilustram melhor. Por exemplo, o uso de cartazes junto com a apresentação oral, ou projeções midiáticas (trechos de vídeos, áudios, imagens, etc...). Nas apresentações das campanhas, os alunos podem usar do seminário para apresentar para toda classe sua pesquisa e produção. O professor deve estabelecer um tempo limite, por exemplo, 7 minutos para cada equipe se apresentar. Pode também estipular que depois da apresentação a plateia poderá fazer perguntas e contribuições, em um tempo máximo de 3 minutos. Os alunos poderão usar de vários suportes para enriquecer suas apresentações (cartazes como já citados ou apresentações com o uso de mídias e computadores). O recurso Prezi, disponível on-line é uma ferramenta interessante, que possibilita uma apresentação mais dinâmica, por ter partes com movimentos e zoom de aproximação.
DICA: Professor, este aplicativo é muito útil e fácil de usar. Precisa se cadastrar com dados simples e receberá um e-mail notificando sua autorização de uso. É gratuito e possível de cadastrar escolas (contas assim tem mais opções de uso). O professor poderá fazer uma apresentação simples, conectando textos com imagens, sítios, hiperlinks e vídeos disponíveis na internet. Depois que criar uma apresentação, leve os alunos ao laboratório de informática para que eles também criem suas campanhas publicitárias contra a dengue usando esta ferramenta.
O Prezi.com possibilita animar a apresentação de slides, com movimentos e “zoom”. Além disso pode-se inserir imagens e links de vídeo do You tube por exemplo. Os alunos deverão fazer seu seminário utilizando esta ferramenta, ligando imagens e vídeos que julguem pertinentes ao seu subtema.
Como atividade final, os alunos poderão organizar uma mostra cultural, onde além de mostrar suas produções (já realizadas nas outras atividades), poderão chamar a comunidade escolar e arredores para participar de mutirão na limpeza de resíduos que podem ser criadouros do mosquito da dengue, apresentações de grafitagem e rap na escola, cujo tema é o combate à dengue, entre outras atividades.
Uma maneira de divulgar o evento é usar do twitter, além dos avisos convencionais.
Webquest adicional, disponível em: http://www.ich.pucminas.br/pged/db/wq/cb/2009-1/2-3/tarefa.htm (acessado dia 02/05/2011).
Dengue entre nessa guerra, disponível em: http://dengueportalprofessor.wordpress.com/ (acessado dia 02/05/2011).
A avaliação poderá ser feita sobre a produção dos alunos nas aulas.
Eleja critérios de avaliação e notifique os alunos com antecedência. Uma ferramenta útil é a rubrica.
Representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada atividade proposta deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios, atribui-se um nível com um valor correspondente. Constrói-se uma tabela que apresenta as atividades, descrevendo níveis de desempenho, de competências, na realização de tarefas específicas, ou de um produto específico, a serem associados a uma escala de valores.
Um exemplo (em inglês, mas ao usar o navegador Chrome há a tradução automática para o português) de uma planilha de rubrica: http://zunal.com/evaluation.php?w=92677 (acessado em 03/05/2011).
As rubricas determinam expectativas de desempenho, possibilitando ao estudante uma reflexão auto-avaliativa do seu desempenho.
http://www.escolabr.com/projetos/rubricas/avaliacao_autentica.htm (acessado em 03/05/2011).
Como dito anteriormente o mais importante são os critérios.
Para estas atividades sugerimos alguns critérios:
Webquest - na própria webquest há uma sugestão de critérios.
Campanha publicitária - Criatividade, pertinência com o tema, profundidade da abordagem, oralidade, ortografia e gramática corretamente utilizada.
Mutirão e mostra cultural - organização do evento, criatividade na forma de convidar a comunidade, pontualidade, pertinência e profundidade da abordagem.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!