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BIOTECNOLOGIA CONTRA A DENGUE

 

18/06/2011

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Biotecnologia
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o processo de pesquisa científica;

Conhecer a biotecnologia;

Relacionar a biotecnologia com o combate de doenças como a dengue;

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos de genética, DNA, características do mosquito Aedes aegypti e seu ciclo de vida.

Estratégias e recursos da aula

 

PSIC2

 

Leve o vídeo do Jornal Hoje para os alunos assistirem, disponível em:

http://g1.globo.com/videos/jornal-hoje/v/pesquisadores-brasileiros-querem-reduzir-populacao-do-mosquito-da-dengue/1458065/#/Edições/20110312/page/1 (acessado dia 06/05/2011).

Jornal Hoje

 

Questionamentos:

  • Por que dizer “um mosquito contra a dengue”?

  • Quais os procedimentos usados para “criar” o mosquito modificado?

  • Que genes foram retirados e de quais espécies? O que estes genes poderão fazer no mosquito Aedes aegypti?

  • Qual a finalidade dessa modificação?

  • Ecologicamente falando, o que vai acontecer com a população de mosquistos Aedes aegypti neste local?

  • Este é um procedimento que vai acabar com a dengue? Quais os prós e contras desta pesquisa?

Solicite que os alunos escrevam suas respostas no caderno, individualmente.

 

ATIVIDADE 1

Pesquisa direcionada sobre biotecnologia. Pergunta norteadora:

  • O que é biotecnologia? Quais conhecimentos são necessários para ser um biotecnólogo? Em que setores da sociedade este ramo do conhecimento pode ser usado? Quais os custos de uma pesquisa em biotecnologia? De que forma a biotecnologia pode ajudar a combater a dengue?

 

O professor poderá agrupar os alunos em equipes de até 4 integrantes e levá-los ao laboratório de informática para pesquisar na internet. É interessante estipular um tempo máximo como 30 minutos para a pesquisa. É interessante orientar as equipes que (havendo um computador por aluno) cada integrante busque as informações em sítios diferentes a fim de completar a pesquisa em menor tempo e ter várias fontes de pesquisa consultadas. Sugerimos os sítios abaixo:

Brasil Escola, Biotecnologia, disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/biotecnologia.htm (acessado dia 06/05/2011).

Info escola, Biotecnologia, disponível em: http://www.infoescola.com/biologia/biotecnologia/ (acessado dia 06/05/2011).

Guia do estudante, biotecnologia, disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/meio-ambiente-ciencias-agrarias/biotecnologia-602879.shtml (acessado dia 06/05/2011).

Laboratório de Pesquisa em Desenvolvimento Vegetal, Introdução à biotecnologia, disponível em: http://www.lfdgv.ufsc.br/Apostila%20Biotecnologia.pdf (acessado dia 06/05/2011).

Tribuna do Norte, Biotecnologia aplicada ao combate de doenças, disponível em: http://tribunadonorte.com.br/noticia/biotecnologia-aplicada-na-prevencao-de-doencas/178843 (acessado dia 06/05/2011).

You tube, existe solução para o problema da dengue, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=C529vlvjwWo (acessado dia 06/05/2011).

biotecnologia

 

Wikipedia, Biotecnologia, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Biotecnologia (acessado dia 06/05/2011).

 

Enquanto os alunos estão pesquisando, oriente as equipes a registrarem suas contribuições na forma de escrita colaborativa.Cada integrante da equipe deverá sintetizar suas respostas no aplicativo Google Docs (disponível em: https://docs.google.com/#home acessado dia 30/05/2011). 

Crie e compartilhe projetos on-line. Acesse seus arquivos onde estiver.O Google Docs pode criar textos, planilhas, apresentações, entre outros recursos. Compartilhando as produções, tanto o professor como os demais colegas podem acompanhar o trabalho coletivo. Caso os alunos tenham dificuldades para utilizar a ferramenta, sugerimos o tutorial: “Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs”. Disponível em: https://docs.google.com/Doc?docid=0AZCtStwOwbLxZGNkZjc5OHpfMTJjaHNtYmNkZgHYPERLINK "https://docs.google.com/Doc?docid=0AZCtStwOwbLxZGNkZjc5OHpfMTJjaHNtYmNkZg&hl=pt_BR"&HYPERLINK "https://docs.google.com/Doc?docid=0AZCtStwOwbLxZGNkZjc5OHpfMTJjaHNtYmNkZg&hl=pt_BR"hl=pt_BR acessado em 01/05/2011, ou acesse o menu ajuda do programa em: http://docs.google.com/support/bin/topic.py?topic=15114HYPERLINK "https://docs.google.com/support/bin/topic.py?topic=15114&hl=pt_BR"&HYPERLINK "https://docs.google.com/support/bin/topic.py?topic=15114&hl=pt_BR"hl=pt_BR acessado em 12/08/2009.

O resultado da escrita colaborativa poderá ser alvo de avaliação e também será útil para as atividades seguintes.

 

 

problematização

 

Quais as maneiras de acabar com a dengue? Solicite aos alunos que escrevam todas as ideias (já conhecidas e também inventadas por eles) de combater a dengue. Inspirado no vídeo já passado, que procedimentos poderiam ser feitos (que envolve engenharia genética e biotecnologia) para combater esta doença?

 

ATIVIDADE 2

 

Nesta atividade os alunos desenvolverão as ideias (já conhecidas e inventadas por eles) de como combater a dengue na forma de uma proposta de pesquisa acadêmica (como é feito nas universidades e institutos de pesquisa). A partir das informações levantadas na pesquisa e escrita colaborativa, dos questionamentos e das ideias desenvolvidas no caderno, os alunos deverão embasar sua proposta de pesquisa. Eles poderão fazer este trabalho em equipes (pode ser a mesma configuração da atividade anterior), cada equipe deverá escolher uma proposta de pesquisa. Deverão organizar as ideias do grupo primeiramente no caderno, com as etapas a seguir:

  • título;

  • objetivo;

  • justificativa da pesquisa;

  • conhecimentos necessários;

  • materiais necessários;

  • possíveis dificuldades;

  • investimento;

  • objetivos esperados.

O objetivo desta atividade é mostrar aos alunos que as descobertas científicas passam primeiramente por uma etapa mais teórica, e que para virar um projeto de pesquisa devem ter vários aspectos analisados. Os alunos não irão efetivamente por em prática suas ideias, mas farão o exercício de análise, de levantamento de dados e de aspectos necessários  para que seu projeto de pesquisa aconteça.

Depois de montado este projeto (no caderno), os alunos poderão ir ao laboratório de informática para preparar a apresentação de seu projeto de pesquisa para a classe. Uma ideia interessante é passar os dados para um editor de slides (Power Point, BR Office, Prezi ou software similar de apresentação). Uma boa ferramenta é o Prezi. Este aplicativo on line é dinâmico pois permite uma apresentação não linear. O usuário clica com o mouse em uma parte da apresentação e o aplicativo aproxima com “zoom” para a leitura, com outro clique no mouse a apresentação retrocede o “zoom”. O Prezi.com está disponível em: http://prezi.com/ (acessado dia 02/05/2011).

Após todas as equipes finalizarem seus projetos para apresentação, o professor poderá dar início ao seminário. Para o seminário é necessário uma aula de 50 minutos, o professor poderá estabelecer tempo máximo para cada equipe, como por exemplo 10 minutos (ou diminuir este tempo caso existam muitas equipes na classe). Observe que mais de duas aulas só com apresentações poderá ser maçante para os alunos. Uma dica é fazer com que os alunos que estão atuando como plateia interajam com a equipe apresentadora, com perguntas e críticas (em um momento determinado pelo professor e não interrompendo a apresentação). O uso de mídias tem por finalidade dinamizar as apresentações, favorecendo o entendimento da classe e diminuindo o tempo que cada equipe levaria para apresentar seu projeto.

 

DICA: Professor, o aplicativo Prezi é muito útil e fácil de usar. Precisa se cadastrar com dados simples e receberá um e-mail notificando sua autorização de uso. É gratuito e possível de cadastrar escolas (contas assim tem mais opções de uso). O professor poderá fazer uma apresentação simples, conectando textos com imagens, sítios, hiperlinks e vídeos disponíveis na internet. Depois que criar uma apresentação, leve os alunos ao laboratório de informática para que eles também criem suas campanhas publicitárias contra a dengue usando esta ferramenta. O Prezi.com está disponível em: http://prezi.com/ (acessado dia 02/05/2011).

 

prezi

Uma ideia de avaliação desta atividade é pedir que cada aluno entregue um relatório sobre todas as apresentações, com conclusões e sugestões de melhorias a cada proposta apresentada.

 

Dicas para um bom relatório...

Os alunos deverão colocar alguns tópicos obrigatórios, como introdução, objetivos da atividade, desenvolvimento (neste listar por tópicos cada apresentação, pontos positivos, negativos, questionamentos, etc...) e conclusão (onde eles deverão colocar sua opinião quanto às melhores ideias e o que pode ser realmente implantado como projetos). A linguagem é científica, dando preferência para a redação em 3° pessoa.

 

instrumen

 

Que outras soluções envolvendo a ecologia poderiam combater a dengue?

Distribua entre os alunos as reportagens a seguir e solicite que eles debatam em pequenos grupos o teor da reportagem. Depois deverão apresentá-la para toda a classe.

 

 

Biotecnologia aplicada à prevenção de doenças, disponível: http://tribunadonorte.com.br/noticia/biotecnologia-aplicada-na-prevencao-de-doencas/178843 (acessado dia 06/05/2011);

Pesquisadores usam plantas geneticamente modificadas para cria vacinas, disponível em: http://www.diariodepernambuco.com.br/nota.asp?materia=20110417141935 (acessado dia 06/05/2011);

Brasileiros terão vacina contra a dengue antes de vencerem o problema de saneamento básico, disponível em: http://www.canalrural.com.br/canalrural/jsp/default.jsp?uf=2&section=Canal%20Rural&id=3277902&action=noticias (acessado dia 06/05/2011);

Projeto de controle de mosquito transgênico do Aedes aegypti, disponível em: http://www2.uol.com.br/aregiao/2011/05/entry_4310.html (acessado dia 06/05/2011).

 

 

catarse

 

ATIVIDADE 3

INTERDISCIPLINARIDADE

Jornal Total Xô Dengue

A proposta desta atividade é sintetizar o conhecimento adquirido sobre a dengue e a biotecnologia em um noticiário de TV. Para esta atividade o professor deverá estabelecer os papéis (e tarefas pertinentes) que os alunos desempenharão, além de fazer o roteiro com os mesmos. A ajuda do professor de Língua Portuguesa e Artes será muito bem vinda na elaboração do roteiro, cenários, passagem de texto e entonação dos alunos. Será necessário ao menos uma aula de 50 minutos para esta preparação. Se possível o professor deverá escolher os alunos com antecedência. Por exemplo, eleja entre os alunos dois repórteres "âncoras" que chamarão as notícias sobre a dengue. Podem ser os alunos que tenham mais desenvoltura frente a uma câmera.

Material necessário:

- Filmadora digital ou máquina fotográfica que faça filme;

- Cenário (pode ser um pano de fundo ou mesmo o quadro com imagens que façam referência ao Telejornal);

O professor deverá estabelecer outras funções para os alunos e suas tarefas (que devem ser realizadas na aula de preparação do telejornal):

  • Cinegrafista, cenógrafo (cenário de fundo do telejornal), maquiador e figurinista, repórteres externos, pessoas que serão entrevistadas (moradores da região, médicos, sanitaristas, biólogos, cientistas, etc... - estes são papéis que os alunos poderão representar dentro das matérias do telejornal).

As reportagens serão todas sobre a dengue, devendo abordar subtemas variados, como controle da dengue, números de casos locais, avanços da ciência para o combate à dengue, características do mosquito transmissor, sintomas e tratamento da doença. O professor poderá fazer a gravação das reportagens em dois momentos (duas aulas). O primeiro momento seria as reportagens externas (que podem ocorrer no pátio da escola, entrevistando outros alunos por exemplo). E o segundo momento, de reportagens internas (dentro da sala de aula), com os apresentadores munidos de pauta com a sequência de reportagens e vídeos a serem chamados. Intercale a gravação dos dois repórteres com as demais gravações internas ( os alunos podem gravar uma propaganda de conscientização sobre combate a dengue por exemplo, ou uma paródia). Os dois repórteres também devem fazer a chamada para as gravações externas (que já foram feitas).  Cada reportagem deve ter no máximo 2 minutos. A produção da atividade tomará o tempo de uma aula de 50 minutos (no mínimo) e o professor deverá ter um bom controle da turma, fazendo um agendamento prévio das equipes que serão filmadas.

Depois da filmagem o professor poderá levar os alunos ao laboratório de informática para editar o programa. Para tanto poderá usar o software proprietário Windows Movie Maker, que tem vários tutoriais na internet para ajudar a edição. Ou então o professor poderá escolher um aluno que tenha domínio de edição de vídeo para acessorar esta parte da atividade, fazendo-a fora do período das aulas.

Criação de vídeos para a internet, disponível em: http://www.videosparainternet.com.br/index.html (acessado dia 05/05/2011).

Publicar vídeos on line, disponível em: http://www.ikaro.net/br/2008/06/publicacao-promocao-video.html (acessado dia 06/05/2011).

Tutorial Windows Movie Maker, disponível em: http://www.slideshare.net/georgiastella/tutorial-movie-maker-presentation-821962 (acessado dia 06/05/2011).

Editando e exportando vídeos, disponível em: http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/WindowsMovieMaker/ (acessado dia 06/05/2011).

 

PSFC

 

Depois da edição, é interessante fazer um momento para mostrar a produção dos alunos para toda a escola e assim disseminar o conhecimento sobre a dengue e a necessidade de combatê-la. Pode passar o telejornal em um salão de eventos com o auxílio de um projetor multimídia. Também é interessante convidar os pais e comunidade local para assistir o vídeo produzido.

Recursos Complementares

 

Como fazer um bom relatório, disponível em: http://www.scn.org/mpfc/modules/rep-intp.htm

(acessado dia 06/05/2011).

Como fazer um relatório passo a passo, disponível em: http://truques-dicas.com/como-fazer-um-relatorio-escrito/ (acessado dia 06/05/2011).

Como fazer um bom relatório, disponível em: http://fisica.uems.br/lab1/apostila/cap5_fazer_bom_relatorio.pdf (acessado dia 06/05/2011).

Antes de fazer um relatório, leia-me, disponível em: http://collatio.tripod.com/regeq/relat.htm (acessado dia 06/05/2011).

 

Mais sobre a dengue...

Poa terá defesa natural contra a dengue, disponível em: http://www.poa.sp.gov.br/noticias/noticias.php?id=1908 (acessado dia 06/05/2011).

Predador do mosquito da dengue, disponível em: http://www.cpnoticia.com.br/modules/news/article.php?storyid=524 (acessado dia 06/05/2011).

Ciência avança com estudos para combater a dengue, disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/02/ciencia-avanca-em-estudos-para-reforcar-luta-contra-dengue.html (acessado dia 06/05/2011).

Dengue entre nessa guerra, disponível em: http://dengueportalprofessor.wordpress.com/ (acessado dia 06/05/2011).

 

Telejornal escolar...

Como elaborar um telejornal escolar, disponível em: http://vejahistoria1.blogspot.com/2009/10/como-elaborar-meu-telejornal-escolar.html (acessado dia 06/05/2011).

Telejornal digital, disponível em: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=617 (acessado dia 06/05/2011).

Oralização do texto escrito: telejornal na escola, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23521 (acessado dia 06/05/2011).

Telejornal na escola incentiva os alunos, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=916 (acessado dia 06/05/2011).

Fazendo um jornal falado, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16264 (acessado dia 06/05/2011).

Avaliação

 

A avaliação dos alunos poderá ser feita sobre as confecções que eles desenvolveram durante as aulas. Estabeleça critérios de avaliação e notifique aos alunos com antecedência. Assim eles saberão de que forma vão ser avaliados e poderão caprichar mais em seus trabalhos.

PESQUISA DIRECIONADA- confiabilidade dos sítios pesquisados, número de sítios pesquisados e referenciados, ortografia e gramática, organização, pontualidade.

GOOGLE DOCS - Ortografia e gramática, referência bibliográfica, autoria, pertinência com o tema, profundidade de abordagem, organização, trabalho em equipe, pontualidade.

TEXTOS – obediência às características do estilo textual escolhido, pertinência com o tema, organização, profundidade da abordagem, pontualidade da entrega, trabalho em equipe.

TELEJORNAL – pontualidade, pertinência com o tema, organização, criatividade, profundidade da abordagem, uso de personagens e funções para todos os membros da equipe.

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