24/05/2011
Claudia Regina M.G. Fernandes; Lérida de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Identificar as funções do sistema digestório
Apresentar os segmentos do sistema digestório
Explicar os principais distúrbios do sistema digestório
Conhecimentos básicos sobre o corpo humano.
Cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nesse primeiro momento da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks 3 vídeos sobre o sistema digestório humano. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.
Vídeo 1: O corpo humano - 08 – Sistema digestório – Parte 1
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=7k_99M5jRXY&playnext=1&list=PL480AB79D80CEBE5B acesso feito dia 04/05/2011
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=gcWmDduJBZg&feature=BFa&list=PL480AB79D80CEBE5B&index=5 acesso feito dia 04/05/2011
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=zvlThLEnnOQ&feature=BFa&list=PL480AB79D80CEBE5B&index=6 acesso feito dia 04/05/2011
Cabe ao/a professor/a executar previamente o download dos vídeos nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Finalizada a exibição dos vídeos, cabe ao/a professor/a iniciar um diálogo com os/as alunos/as sobre os temas abordados. Esse diálogo pode ser norteado pelas seguintes questões:
1 – O que mais chamou a sua atenção nos vídeos que você assistiu?
2 – Qual a função do suco gástrico?
3 – Qual a diferença entre o intestino delgado e o intestino grosso?
4 – Qual é a função da digestão?
5 – Por que o cozimento os alimentos é importante?
6 – Por que é importante comermos comidas saborosas?
7 – Como é feita a medição da energia dos alimentos?
OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.
Nesse segundoo momento da aula, o/a professor/a deverá solicitar que os alunos identifiquem as partes do sistema digestório humano destacadas na figura. O desenho deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Os/as alunos/as devem realizar a atividade em um documento do software Kolourpaint, recortando os quadradinhos com o nome de cada uma das partes do sistema digestório e colando no local correto.
Respostas:
Fonte:http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_dig/atv2.htm acesso feito dia 04/05/2011
Nesse terceiro momento da aula, cabe ao/a professor/a dividir a sala em grupos de 3 alunos/as e propor aos/as mesmos/as que, utilizando o software Mozilla Firefox, acessem a internet e façam uma pesquisa sobre o sistema digestório humano.
O/a professor/a poderá sugerir os sites abaixo, nos quais se encontram disponíveis informações sobre o assunto.
Fonte: http://www.afh.bio.br/digest/digest1.asp acesso feito dia 04/05/2011
Fonte:http://www.mundovestibular.com.br/articles/395/1/SISTEMA-DIGESTORIO-DO-CORPO-HUMANO/Paacutegina1.html acesso feito dia 04/05/2011
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aparelho_digestivo acesso feito dia 04/05/2011
Concluindo esse segundo momento da aula, cada um dos grupos deverá elaborar um relatório seguindo o modelo abaixo.
Cabe ao/a professor/a previamente acessar os sites mencionados acima, selecionar as informações necessárias para a elaboração do relatório, organizá-las em um documento do KWord, imprimir esse documento e disponibilizá-lo para que cada grupo possa trabalhar em sala de aula. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
A seguir, os relatórios devem ser apresentados pelos grupos aos demais a partir de uma exposição dialogada.
Cabe ao/a professor/a ser o mediador da exposição, observando a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade.
Nome da Escola:________________________________________________________
Nome dos Alunos:_______________________________________________________
_____________________________________________________________________
Série:___________Classe:_____________Data:____________
1 - Quais são os órgãos que fazem parte do sistema digestório humano?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
2 – Quais são as funções do estômago? Explique.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
3 – Cite 3 doenças que afetam o sistema digestório humano e explique cada uma delas.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
4 – Qual a importância das glândulas salivares para o sistema digestório? Explique
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
5 – Como ocorre a transformação dos alimentos?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
6 – Qual a função dos órgãos anexos no sistema digestório?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Nesse quarto momento da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em duplas para a realização de dois experimentos simples no Laboratório de Ciências. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, as orientações pertinentes a cada um dos experimentos devem ser apresentadas pelo/a professor/a. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante os experimentos. Tal discussão pode ser norteada pelas questões abaixo, cujas respostas devem ser apresentadas pelo/a professor/a para os devidos esclarecimentos.
Material – Experimento 1
Detergente líquido
Bacia com água morna
Óleo de cozinha
Procedimento – Experimento 1
Coloque uma colher de óleo na água
Coloque uma gota de detergente na água
Misture rapidamente tudo
Observe o que acontece
Material – Experimento 2
2 copos plásticos transparentes de 200 ml
Água
1 colher de sopa
2 comprimidos efervescentes (pode ser antiácido ou vitamina C)
Procedimento – Experimento 2
Coloque cada comprimido em um copo
Com o auxilio da colher, amasse um dos comprimidos. O outro comprimido deverá ser mantido inteiro.
Adicione água em ambos os copos.
Observe o que acontece.
Questões – Experimento 1
1 – O que aconteceu quando o óleo e o detergente foram misturados rapidamente na água?
R: O óleo, o detergente e a água se misturam, formando milhões de bolinhas.
2 – Como esse fenômeno pode ser comparado com o processo digestivo?
R: O óleo na água se parece com a gordura nos intestinos. O detergente representa a bile. O detergente divide as moléculas do óleo, de modo que elas se misturam facilmente com a água. De maneira semelhante, a bile facilita a mistura dos lipídeos com os líquidos digestivos dos intestinos. Dessa forma é muito mais fácil para as paredes dos intestinos absorverem-nas e depois fazerem com que entrem na circulação sanguínea.
Questões – Experimento 2
1 – Os 2 comprimidos tiveram o mesmo comportamento em contato com a água?
R: Sim, ambos apresentaram efervescência
2 – Qual dos 2 comprimidos se dissolveu mais rápido?
R: O comprimido amassado
3 – Como o comportamento do comprimido inteiro e do comprimido amassado pode ser comparado com o processo digestivo, quando o alimento é ingerido inteiro e mastigado?
R: O processo digestivo é mais rápido e eficiente quando o alimento já foi mastigado e encontra-se em partículas menores.
Fonte: Arnold, N. Digestão nojenta. São Paulo: Melhoramentos, 2002. p.121-122.
Fonte: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_dig/index.htm acesso feito dia 04/05/2011
Fonte: http://www.klickeducacao.com.br/2006/ativint/jogos/jogofront/0,5982,POR-75,00.html acesso feito dia 04/05/2011
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita também a partir do emprego de um teste de conhecimentos sobre o aparelho digestório. Os/as alunos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para responder ao teste. Vale destacar que o teste deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail (obviamente sem a indicação das respostas).
Para cada pergunta apenas uma resposta deverá ser assinalada.
Feita essa observação aos/as alunos/as, os/as mesmos/as deverão responder todas as perguntas e descobrir o resultado.
1 - O esôfago está situado:
a) Entre o estômago e o intestino delgado
b) Entre o pâncreas e o estômago
c) Entre a boca e o estômago
d) Entre o intestino grosso e o delgado
2 – O tubo digestório começa:
a) No nariz
b) Na boca
c) Na traquéia
d) No esôfago
3 – A saliva e o suco pancreático contêm:
a) Açúcares que auxiliam na digestão
b) Água e gordura que ajuda a quebrar os alimentos
c) Apenas água
d) Enzimas que ajudam a quebrar os alimentos
4 – O estômago é responsável pela:
a) Digestão mecânica e química dos alimentos
b) Apenas pela digestão de gorduras
c) Apenas pela digestão mecânica dos alimentos
d) Pela absorção de águas e sais minerais
5 – A bile é produzida:
a) Na vesícula biliar e armazenada no fígado
b) No fígado e armazenada na vesícula biliar
c) No duodeno
d) No fígado e é lançada ao estômago
6 – É no intestino delgado que ocorre:
a) Absorção de água e sais minerais graças a vilosidades
b) Absorção dos nutrientes, como aminoácidos e açúcares, graças a vilosidades
c) Absorção de gordura
d) Eliminação de fezes
7 – O principal papel do intestino grosso na digestão são:
a) Absorção de nutrientes, como proteínas, a formação das fezes
b) Absorção de água e sais mineiras e a formação das fezes
c) A formação de gases e a eliminação de água
d) A produção de enzimas e a absorção de fezes
8 – O bolo alimentar caminha pelo tubo digestório graças aos:
a) Movimentos Peristálticos
b) Movimentos Voluntários
c) Músculos abdominais
d) Músculos mastigatórios
9 – São glândulas anexas ao tubo digestório:
a) Fígado e hipófise
b) A faringe e a vesícula biliar
c) A hipófise a tireóide
d) As glândulas salivares, fígado e pâncreas
10 – O esfíncter é o nome que recebe:
a) A superfície interna do intestino delgado
b) Cada um dos vasos sanguíneos presente nos estômago
c) A estrutura que permite controlar a eliminação das fezes pelo ânus
d) A parte final do tubo digestório
Quatro estrelas 7 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
26/04/2014
Cinco estrelasnossa esse portal do professor e muito bom !!!!!
07/03/2013
Quatro estrelasachei ótima essa aula do sistema digestivo.Apliquei nas minhas 7ªsérie. Parabéns.
14/11/2012
Cinco estrelasAchei excelente essa aula. Parabéns ao professor , muito enriquecedor e interessante.
04/07/2012
Cinco estrelaseu gostei desta aula só queria saber umas coisas a + sobre tubo digestório na alimentação. pq tá assim a pergunta: indique onde ocorre a digestão dos alimentos nos tubos abaixo: ae tem os desenhos dos 4 tubos e tá escrito em cada um assim: 1;h2o+carne+saliva 2;h2o+carne+suco gastrico 3;h2o+pão+saliva 4; h2o+pão+suco gastrico me ajuda? pfpfpfp é pra hj dia 4 pf agradeço desde já
30/11/2011
Cinco estrelaslegal
17/10/2011
Cinco estrelasNossa adorei sua aula. Muito interessante ligar a teoria a prática facilitando o aprendizado do aluno. Este tipo de abordagem real / prática é que falta nas disciplinas deficientes na escola, na área de exatas. Repassarei esta atividade aos professores da disciplina. Parabéns.
26/05/2011
Cinco estrelasAchei essa experiência muito interessante e é sempre bom associar a teoria com a prática, pois facilitar a compreensão dos alunos. Quando esse conteúdo vem junto com uma aula já pronta é melhor ainda.