Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Os laços culturais entre africanos e afro-brasileiros- UCA

 

23/05/2011

Autor y Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar contribuições da cultura africana para a cultura brasileira;
  • Destacar a importância do combate a toda forma de  preconceito e discriminação;
  • Refletir sobre a necessidade de valorização das diferenças culturais.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula não será necessário que o aluno tenha algum conhecimento prévio sobre a temática.

Estratégias e recursos da aula

UCA

Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e à internet.

Observação: devido ao pequeno espaço na memória dos netbooks, é importante que cada aluno tenha sempre em mãos um pendrive para salvar os seus trabalhos.

 

Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do netbook do projeto UCA:

KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multimídia; O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas

Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multimídia Editores de Áudio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação

 

Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte:  http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca

uca eseba

 

ATIVIDADE 1: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES AFRICANAS NA CULTURA BRASILEIRA

 

Professor, o texto abaixo apresenta, de forma sucinta, algumas contribuições dos africanos para a cultura brasileira, destacando as marcas africanas em nossa língua, religião, música, dança, e também na culinária. Conhecer estas influências é aprimorar os nossos conhecimentos sobre as nossas origens africanas e aceitar que ela está relacionada com as nossas identidades individuais e coletivas como cidadãos brasileiros.

 

TEXTO:  CULTURA  AFRO- BRASILEIRA

"A Influência do Negro na Cultura Brasileira

O entrecruzamento de africanos, portugueses e índios, entre os séculos XVI e XVIII, consolidou a estrutura genética da população brasileira. Toda a construção da economia litorânea no Brasil, inclusive o desenvolvimento de sua vida urbana, se deve ao mulato, mestiço de negro e ao branco.

Porém, a contribuição do negro para a cultura brasileira vai além da povoação e da prosperidade econômica através do seu trabalho. Vindos de diversas partes da África, os escravos negros trouxeram suas matrizes culturais e transformaram não apenas a sua religião, mas todas as suas raízes em uma cultura de resistência social.

Aqui vamos abordar rapidamente aspectos dessa influência, lembrando que ela é muito ampla e profunda e nem sempre percebida, de tão arraigada que está no nosso cotidiano."

Disponível na íntegra em : http://www.colegiolacordaire.conexaopitagoras.com.br/CF//antenado/especiais/cultura_afro/cultura.html. Acesso em 14 de maio de 2011.

 

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem o site do texto acima e o leiam;

2- Feita a leitura, questione os alunos:

a) Vocês já conheciam estas contribuições africanas?

b) Em sua opinião, qual dessas contribuições africanas é a mais conhecida no Brasil?

3- Sugira aos alunos, tendo como referência o texto acima, que façam no KWord, um novo texto com o tema: A importância de se estudar a História Afro-brasileira.

4- Socialize alguns dos textos feitos pelos alunos para serem lidos para todos da turma.

 

ATIVIDADE 2:  SOMOS TODOS ETNIA BRASIL

O vídeo abaixo, de aproximadamente cinco minutos,  foi produzido pelo site www.etniabrasileira.com.br , assim como o blog: Somos Únicos, Somos Todos ETNIA BRASIL! Ambos se referem ao  "Projeto  de valorização da cultura brasileira que visa promover a igualdade e o surgimento da convicção do conceito de multi-identidade étnica como uma expressão única do povo brasileiro". 

 

UCA

 

VÍDEO:  Documentário Etnia Brasileira

 

video

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=6qABgZ36aw8

Acesso em 14 de maio de 2011.

 

Blog: Somos Únicos, Somos Todos ETNIA BRASIL!

“Os brasileiros se orgulham de sua ascendência miscigenada, fruto da relação histórica entre europeus, africanos e ameríndios. No entanto, nos últimos anos, as desigualdades raciais têm estimulado o surgimento de propostas de políticas que despertam controvérsias, como as cotas raciais para empregos em órgãos do governo e vagas para estudantes nas universidades públicas.”

Disponível em: http://www.etniabrasileira.com.br/ . Acesso em 14 de maio de 2011.

 

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem o site do youtube para ver o vídeo e que também acessem o site do blog para vê-lo.

2- Explique aos alunos que a proposta do vídeo e do blog apresentado  é criar espaços na internet para valorização da cultura afro-brasileira e para o respeito às diferenças. Desta forma, separe os alunos em grupos e cada equipe terá que criar um blog. Este blog deverá contemplar uma proposta de valorização cultural afro-brasileira e de respeito às diferenças. Os alunos poderão aproveitar o texto que fizeram na atividade anterior sobre: A importância de se estudar a História Afro-brasileira e deverão ainda  inserir textos, imagens e músicas que contemplem a proposta de atividade.

Dica:  http://criar1blog.blogspot.com/ este site ensina como fazer um blog.

Sugestão: Professor, esta atividade poderá ser realizada em parceria com os professores das disciplinas de Artes e Português que contribuirão para a construção do blog, dando dicas importantes de como deve ser a linguagem e a disposição das imagens em um blog.

3- Cada grupo deverá apresentar seu blog para a turma.

4- Depois de apresentar o blog, cada grupo deverá fazer um folheto para distribuí-lo aos alunos da escola, convidando-os para visitarem seus blogs. Desta forma, contribuirão de uma forma mais ampla para discussão da temática por todos da escola e, acima de tudo, para promover o respeito à diversidade cultural.

 

ATIVIDADE 3: O NEGRO É LINDO E O BRASIL FICA MAIS LINDO SEM PRECONCEITOS

Mesclando imagens de personalidades negras do Brasil e do mundo, os alunos poderão perceber que existem, nestes cenários, grandes Homens e Mulheres que fizeram História, que ocupam cargos importantes, que se destacam na música, televisão e no esporte. Enfim, negros e negras que são lindos e se destacam como grandes personalidades, rompendo com estereótipos que tratam o negro como  uma figura inferior, sem sucesso, ladrão e criminoso. Assim como poderão perceber também que, independente das atividades que realizam e dos cargos que ocupam, os negros são igualmente cidadãos e devem ter os seus direitos reconhecidos, o que é extensivo a todas as etnias que constituem o “povo brasileiro”.

 Para as atividades desta aula, peça aos alunos que observem as imagens a seguir:

IMAGENS:

1)

 PELE

Disponível em: http://www.araraquara.com/blogs/igualdade/2010/10/23/o-rei-negro-pele.html

 

2)

Obama

Disponível em: http://www.sempretops.com/noticias/obama-visita-o-rio-neste-sabado/

 

3)

thais

Disponível em: http://novelason-line.blogspot.com/2010/10/tais-araujo-sera-uma-das-protagonistas.html

4)

 

mandela

Disponível em: http://www.teclasap.com.br/blog/2010/03/13/frases-celebres-nelson-mandela/

 

5)

Beyonce

Disponível em: http://www.caras.com.br/imagens/132234/em/noticias/21248/beyonce

Todos os sites das imagens foram acessados em 14 de maio de 2011.

ROTEIRO DA ATIVIDADE

1- Peça aos alunos que acessem os endereços dos sites das imagens relacionadas.

2- Promova um diálogo entre os alunos partindo destes questionamentos: se eles reconhecem estas personalidades, se sabem quem são e o que  fazem e qual a importância destas personalidades em seus países?

3- Sugira aos alunos, em duplas, que escolham, no Google, a imagem de uma personalidade negra. Depois, peça que eles colem esta imagem no KolourPaint e abaixo dela completem a frase:  O negro é lindo porque ....

4- Todas as duplas deverão socializar suas imagens para todos da turma.

5- Esta atividade pode ainda ter um desdobramento de celebração cultural. Os trabalhos poderão ser impressos para a criação de um painel com a temática da atividade: O NEGRO É LINDO E O BRASIL FICA MAIS LINDO SEM PRECONCEITOS. Este painel deverá ficar bem localizado na escola, promovendo a conscientização da necessidade de  respeito ao negro e à diversidade cultural. Para este dia ainda, poderá ser feito um  intervalo cultural onde os alunos apresentariam a música abaixo.

Desperta (Preconceito De Cor)

Margareth Menezes

Por preconceito de cor você perdeu esse amor
Você parou a canção que tocou no coração
Não quis mergulhar no fundo
Não quis pegar minha mão
Você radicalizou, foi duro como cimento
Eu era o buquê em flor, só esperando o momento
Mas se você não sacou, eu vou lhe dizer
É porque eu sou preto que todo mundo é preto
É porque eu sou branco que todo mundo é branco
É porque eu sou índio que todo mundo é índio
É porque, nem porque, é porque

Por preconceito de cor morrem todo dia mil
A fome, a violência, descaso e impaciência
Há ódio a cada segundo, se afunda mais esse mundo
Se acha superior, mágoa a mãe que é santa
Bate na cara que é minha, homem maltrata criança
Pecado de pecador, é preconceito de cor

É porque eu sou preto que todo preto é bom
É porque eu sou branco que todo branco é bom
É porque eu sou índio que todo índio é bom
É porque, nem porque, é porque

Por preconceito de cor, se é pobre já é ladrão
Mas o doutor que roubou nunca vai para prisão
Policial matador tem preconceito de cor
Por preconceito de cor se espalha a ignorância
Não se oferece ajuda, outros perderam esperança
É tanto tempo perdido e um deus-pai esquecido

É porque eu sou preto que vou me esconder
É porque eu sou branco que detesto você
É porque eu sou índio que vou me extinguir
É porque, nem porque, é porque

Desperta

Letra disponível em: http://letras.terra.com.br/margareth-menezes/67473/ . Acesso em 14 de maio de 2011.

Música disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=r1fkqfTLrsI&feature=related  . Acesso em 14 de maio de 2011.

6-  Escolha na turma quatro alunos que ficarão responsáveis por fazer um memorial desta atividade fotografando e filmando todo o evento.

Sugestão: Esta atividade poderá ser realizada com apoio do professor da disciplina de Artes que contribuirá na criação de uma coreografia e até mesmo um figurino específico para o momento da apresentação.

Recursos Complementares

Vídeo para acesso de alunos e professor:

1- Cultura Afro Brasileira. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=8S_QC6ETINk&feature=related

Site para acesso de alunos e professor:

Blog sobre a África - Uma iniciativa do Portal do Professor. Disponível em: http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/. Acesso em 20 de maio de 2011.

Aulas do portal que podem ser consultadas pelo professor no planejamento da aula:

1- Raízes Africanas na identidade brasileira - contribuições dos povos angolanos. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25225

2- A diversidade cultural no Brasil: revendo preconceitos e construindo relações de tolerância. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25232

Todos os sites foram acessados em 14 de maio de 2011.

Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: pesquisas, leitura e interpretação de texto, exposições dialogadas, criação de imagens com frases enaltecendo a figura do negro, criação de um blog e memorial para a valorização da cultura afro-brasileira e do respeito às diferenças, apresentação de música e confecção de painel.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.