Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


CONSTRUIR A HORTA – Crianças é hora de colocar a mão na massa.

 

28/07/2009

Autor y Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Orientar-se por um planejamento prévio com a sequência da atividade;
  • reconhecer as ferramentas de arar a terra e suas finalidades;
  •  sugerir materiais que possam manipular;
  • fofar a terra;  
  • ter noção da horta como um ecossistema.
Duração das atividades
A atividade deverá ser divida em diferentes momentos com duração de 20 a 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Vida, vegetais, microorganismos, solo, calor, luz, temperatura.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Construir uma orientação para adubar o canteiro

1º momento –  Listar os materiais que são necessários ao trabalho na horta, como: enxadas,  pás, ancinhos, colheres de transplante, marcador de sulco. Inicialmente,  as crianças fazem uma pesquisa e trazem fotos ou gravuras desses instrumentos, o professor(a) procura brinquedos existentes na escola que possibilitem às crianças estabelecerem relações de semelhanças e diferenças entre as ferramentas.  Quando as crianças tiverem acesso a esses brinquedos os transformam em instrumento de trabalho, para fofar o solo, misturar o adubo e preparar o canteiro para plantar. É preciso colocar luvas nas mãos das crianças no trabalho com o solo. Como nas fotos que estão destacadas.

2º momento - É preciso discutir a sistemática do trabalho, assim,  o(a)professor(a) organiza as crianças em pequenos grupos e os orientam como devem realizar a tarefa de adubar o canteiro, de modo que todas elas tenham oportunidade de participar.  Nessa orientação é combinado o espaço que cada aluno ocupará no canteiro e a tarefa que desenvolverá, como:

  •  fofar a terra;
  • colocar o adubo no canteiro;
  • misturar o adubo ao solo do canteiro;
  • regar o solo preparado

 undefined

undefined

Atividade 2 –  Estabelecer relações entre os fenômenos que não podem ser visto.

1º momento - A atividade de construção da horta desenvolvida pelas crianças pressupõe a aquisição de novos conceitos. Desse modo, o professor deve:

  1. Introduzir o conhecimento necessáriopara as crianças perceberem:
  • as hortaliças como seres vivos?
  • o canteiro como um sistema, que possibilita as relações entre os nutrientes e a sua absorção pelas hortaliças?
  • a importância de outros elementos como: a água, a temperatura, e a função dos microorganismos na fertilização do solo para ajudar na germinação das sementes, no nascimento e crescimento das hortaliças e a qualidade para o consumo pelas crianças e professores da escola.

 

2. Utilizar recursos para as crianças se apropriarem dos conhecimentos sobre a horta

  • A dramatização é um recurso muito especial para a turma de 5 anos;
  • A leitura de texto sobre o tema deve abordar os conteúdos de forma acessível às crianças;
  • O canteiro com hortaliças deve apresentar as condições adequadas a uma analise do que seja esse tipo de cultivo.
  • as imagens utilizadas devem apresentar detalhes que proporcione uma visão correta do que seja a horta.
Avaliação

Avaliar o nível de familiarização das crianças com o conhecimento da horta, a partir dos seguintes aspectos: 

  •  aquisição e desenvolvimento das habilidades  para desenvolverem  atividades práticas na horta de acordo com a orientação prévia;
  •  sequênciação da experiência e verbalização para o grupo;
  •  desenvolvimento de atitudes de cooperação no trabalho durante a construção da horta;
  • ampliação dos conceitos envolvidos (seres vivos, animais, vegetais, solo, reprodução, germinação, microorganismos, sol, chuva, calor, temperatura),analisar se as crianças reconhecem novas características de cada conceito destacado.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.