28/07/2009
Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Vida, vegetais, microorganismos, solo, calor, luz, temperatura.
Atividade 1 – Construir uma orientação para adubar o canteiro
1º momento – Listar os materiais que são necessários ao trabalho na horta, como: enxadas, pás, ancinhos, colheres de transplante, marcador de sulco. Inicialmente, as crianças fazem uma pesquisa e trazem fotos ou gravuras desses instrumentos, o professor(a) procura brinquedos existentes na escola que possibilitem às crianças estabelecerem relações de semelhanças e diferenças entre as ferramentas. Quando as crianças tiverem acesso a esses brinquedos os transformam em instrumento de trabalho, para fofar o solo, misturar o adubo e preparar o canteiro para plantar. É preciso colocar luvas nas mãos das crianças no trabalho com o solo. Como nas fotos que estão destacadas.
2º momento - É preciso discutir a sistemática do trabalho, assim, o(a)professor(a) organiza as crianças em pequenos grupos e os orientam como devem realizar a tarefa de adubar o canteiro, de modo que todas elas tenham oportunidade de participar. Nessa orientação é combinado o espaço que cada aluno ocupará no canteiro e a tarefa que desenvolverá, como:
Atividade 2 – Estabelecer relações entre os fenômenos que não podem ser visto.
1º momento - A atividade de construção da horta desenvolvida pelas crianças pressupõe a aquisição de novos conceitos. Desse modo, o professor deve:
2. Utilizar recursos para as crianças se apropriarem dos conhecimentos sobre a horta
Avaliar o nível de familiarização das crianças com o conhecimento da horta, a partir dos seguintes aspectos:
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/04/2011
Cinco estrelasTudo de bom, parabéns.................
24/03/2010
Cinco estrelasFicou muito bem planejado adorei e parabens....
24/03/2010
Cinco estrelastrabalho na Educação Infantil e gostei da sua aula e deu para perceber que você coloca mesmo a mão na massa,teoria e pratica só tem mesmo valor quando estão lado a lado. Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!