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Alfabetização matemática: utilizando jogos para contar, subtrair e resolver problemas - UCA

 

26/05/2011

Autor y Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Co-autor(es) Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

 ·Explorar diferentes jogos matemáticos da web;

·Compreender a função dos números em nosso cotidiano;

·Realizar contagem até 30;

·Avançar no reconhecimento e notação numérica;

·Resolver situações problema envolvendo adição e subtração a partir de situações vivenciadas ou concretas;

·Ler e interpretar textos instrucionais.

Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – cinco (5) atividades de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Para a realização dessa aula é necessário que os alunos compreendam noções de quantidade: mais e menos. Os alunos também precisam ter desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Wxcam, o Tux Paint, jogar utilizando o Tux of Math Command e o recurso do Kword.

Estratégias e recursos da aula
 alunos

1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

- Procurando e fotografando números

 Professor, inicie sua aula organizando os alunos em uma roda de conversa. Dialogue com eles sobre os números investigando seus conhecimentos prévios sobre os mesmos, para tanto, escreva no quadro diversos números misturados com letras, e questione-os:

  • Quais símbolos escritos no quadro são números? Vamos circulá-los?

  • Quais símbolos escritos no quadro não são números? O que eles são? Vamos circulá-los de outra cor?

  • E em nossa sala onde identificamos números?

  • Para que será que serve os números?

  • Em que situações do nosso cotidiano eles são utilizados? 

 

Em seguida, convide os alunos a realizarem um passeio pela escola, no qual,  irão identificar os números nos diversos espaços, se preferir, realize com eles um passeio pelo quarteirão da escola, pois assim  poderão identificar os números nas casas, comércios, placas de carro, dentre outros.  

Solicite que os alunos, utilizem seus laptops para fotografar os lugares nos quais haviam números, utilizando a Wxcam que está na área de trabalho de seus Classmates. Reúna as fotos produzidas pelos alunos em um pen-drive e imprima para formar um painel na sala de aula. Depois, retome com eles a função dos números em nosso cotidiano.

menino tarefa

 - Pesquisando com a família

Solicite que os alunos levem os laptops para casa e realizem uma investigação dentro da mesma com a ajuda de seus familiares, verificando se encontram números, os locais onde eles estão e para que são utilizados. Se quiserem poderão fotografar utilizando a Wxcam.  Depois, deverão produzir um desenho com o auxílio dos familiares representando os lugares nos quais acharam números em sua casa, utilizando as ferramentas do Tux Paint (Metasys/Edusyst/Arte e Música/ Pintura Digital). Os alunos deverão salvar o desenho e as fotos em um arquivo em seus laptops e poderão socializar sua pesquisa na próxima aula com os colegas.

 

2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

- Socializando as descobertas

 Professor, nesta atividade os alunos deverão socializar a pesquisa realizada em casa com os familiares. Para tanto, eles poderão levar os laptops para a rodinha e mostrar as fotos e o desenho que produziram. É importante que todos participem. Você poderá reunir os desenhos dos alunos em um pen-drive, imprimi-los e solicitar que colem no caderno de Matemática.

 

3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

- Um mais um é igual a... Vamos somar!

 Professor, motive os alunos para aprenderem o conceito de adição, para isto, introduza o tema solicitando que assistam ao vídeo musical “A galinha do vizinho”, acessando o sítio:  http://www.youtube.com/watch?v=La7vVqyTuYU . Para tanto, eles deverão utilizar seus laptops e seguir os passos: Mozilla Firefox(Metasys>Favoritos>Navegador de Internet) .

Problematize com as crianças a letra da música, propondo que resolvam situações problema envolvendo a mesma. Questione-as, por exemplo:

  • A galinha havia botado dois ovos, depois botou mais três. Quantos ovos ela botou?
  • Quantos ovos a galinha botou ao todo?
  • Se a galinha botou cinco ovos, quantos ovos faltam para ela botar 10?
  • Dentre outras.

 

Professor, é importante que você cante a música com eles, explorando a contagem até 30 ou mais. Para isso, é relevante sondar o que eles já sabem para que você possa desafiá-los.

Em seguida, proponha aos alunos que utilizem seus laptops para explorarem um jogo que aborda adição. Para tanto, eles devem seguir os passos a seguir e acessar Fatos Fundamentais (Metasys>Aplicativos>EduSyst>Matemática>Fatos Fundamentais>Operações de adição).

Nesse programa do Classmate, os alunos vão explorar a adição por meio do jogo Tux,of Math Command. Eles devem apertar a tecla com o algarismo que indica o resultado da operação, simultaneamente à tecla  do laptop que é utilizada para dar espaço entre as palavras. Se o resultado estiver correto, o pingüim acerta um raio laser na operação, destruindo-a, e marca ponto. Se errar, a operação cai no chão e explode, não marcando ponto.

Depois, proponha também aos alunos que utilizem seus laptops para acessarem os sítios abaixo, por meio do Mozilla Firefox (Metasys>Favoritos>Navegador de Internet), e explorarem os jogos da web a seguir, que também envolvem adição.

- Jogo 1 – Fonte: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/matematica-jogo-da-adicao.html

 jogo 1 mat

Imagem 1 - Fonte: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/matematica-jogo-da-adicao.html

Nesse jogo, você poderá trabalhar operações de adição com os alunos. Para iniciá-lo é necessário escolher um personagem clicando com o botão esquerdo do mouse em cima do mesmo. Aparece a operação de adição, e o aluno deve clicar com o botão esquerdo do mouse em cima dos algarismos que indicam o resultado da soma. Quando acerta, o personagem sorri e marca ponto, se erra, o personagem fica com a carinha triste e não marca ponto.

 

- Jogo 2 – Fonte: http://www.redescola.com.br/software/uamf1033/uamf1033.swf

 jogo 2 amt

Imagem 2 - fonte: http://www.redescola.com.br/software/uamf1033/uamf1033.swf

 

- Explorando texto instrucional

Professor, aproveite o trabalho com os jogos e explore o texto instrucional. Ele é um gênero textual que tem a função de instruir, orientar sobre algo, no caso, vamos utilizar as regras dos jogos. Assim, eles trabalharão a leitura e a escrita integradas com a Matemática.

Questione-os sobre a estrutura deste tipo de texto. Como ele é escrito, que tipo de informações ele possui e qual é a sua função. Se for possível, mostre outros textos instrucionais para eles, tais como: receitas culinárias e bulas de remédios.

No jogo 2, você poderá explorar com os alunos as operações de adição e as instruções para jogar. Depois de explorar o texto instrucional com os alunos, abordando sua função e as orientações para o jogo eles devem iniciar o jogo clicando com o botão esquerdo do mouse em cima de dois números que somados representam o resultado da soma.

 

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

- Vamos subtrair!

 Professor, para despertar o interesse da turma pelo tema "subtração", solicite que assistam ao vídeo musical “Cinco patinhos”, da cantora Xuxa, acessando o sítio:  http://www.youtube.com/watch?v=nY5n4bPKUQ8&feature=related. Para tanto, eles devem utilizar seus laptops e seguir os passos: Mozilla Firefox (Metasys>Favoritos>Navegador de Internet).

 

Problematize com eles a letra da música, propondo que resolvam situações problema envolvendo a mesma. Questione-os, por exemplo:

  • Cinco patinhos foram passear e um não voltou. Quantos patinhos sobraram?
  • Quantos patinhos havia ao todo?
  • Dentre outras.

 

Você poderá cantar a música com eles, explorando a contagem até 30, ou mais. Verifique os conhecimentos prévios dos alunos para que você possa desafiá-los.

Depois, proponha aos alunos que utilizem seus laptops para explorarem um jogo que aborda subtração. Para tanto, eles devem seguir os passos: Fatos Fundamentais (Metasys>Aplicativos>EduSyst>Matemática>Fatos Fundamentais>Operações de subtração).

Nesse programa do Classmate, os alunos vão explorar a subtração por meio do jogo Tux,of Math Command. Eles devem apertar a tecla com o algarismo que indica o resultado da operação, simultaneamente à tecla do laptop que é utilizada para dar espaço entre as palavras. Se o resultado estiver correto, o pingüim acerta um raio laser na operação, destruindo-a, e marca ponto. Se errar, a operação cai no chão e explode, não marcando ponto.

Depois, proponha também aos alunos que utilizem seus laptops para acessarem o sítio abaixo, por meio do Mozilla Firefox (Metasys>Favoritos>Navegador de Internet), e explorarem o jogo da web a seguir, ele também envolve a subtração.

 

Jogo 1 – Fonte:  http://www.somatematica.com.br/matkids/jogo.php

 jogo mat 3

Imagem 3 - fonte:  http://www.somatematica.com.br/matkids/jogo.php

 

Nesse jogo, o aluno deve escolher a operação que quer fazer (no caso a subtração) e marcar clicando com o botão esquerdo do mouse. Depois, ele deve clicar em “Quero praticar” para iniciar o jogo. Ele deverá digitar o resultado da subtração no quadrinho branco abaixo da operação armada, depois clicar na seta abaixo da operação. Se acertar aparece “Você acertou!” e uma nova operação. Se errar, aparece na tela Que pena...você errou” e as opções jogar novamente ou encerrar o jogo.

 

5ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

menina lapis 

- Resolvendo situações problema no cotidiano escolar

 - Professor, nesta atividade você poderá trabalhar com os alunos a resolução de situações-problema envolvendo operações de adição e subtração. Aborde problemas do cotidiano dos alunos. Para tanto, solicite que digitem as perguntas e respostas utilizando seus laptops, seguindo os passos: KWord(Metasys>aplicativos >Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório>Processador de textos).

Depois, eles poderão salvar o arquivo em seus laptops ou então imprimir e colar no caderno de Matemática.

Sugerimos como questionamentos possíveis:

- Quantos alunos vieram à aula hoje?

- Quantos faltaram?

- Quantos alunos são ao todo hoje?

- Quantas meninas há na sala?

- E meninos?

- O que há mais, meninos ou meninas em nossa turma?

 

 

Recursos Complementares
Avaliação

 

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem. Observe a participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas, analise se os mesmos estão construindo conhecimentos relativos ao conteúdo trabalhado, ou seja, se compreenderam a função dos números em nosso cotidiano e se realizaram contagem até 30. Verifique também se eles compreenderam o que são textos instrucionais e se os jogos contribuíram para que construíssem os conceitos de adição e subtração, para isso observe se aplicaram estes conhecimentos na resolução das situações problema propostas, envolvendo essas operações. Organize registros individuais dos mesmos para diagnosticar suas facilidades e dificuldades durante o processo de aprendizagem, a fim de oferecer estratégias de intervenção

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