Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UCA - Ortografia: uso da letra M antes de B e P

 

08/06/2011

Autor y Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Escrever palavras que empregam M antes de P e B.
  • Exercitar em caça-palavras as palavras estudadas.
  • Interpretar texto.
  • Produzir um texto narrativo.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Palavras e sílabas.
Estratégias e recursos da aula
  • Uso do laptop UCA.

  • Leituras, exercícios e pesquisa em grupo.

Atividades Atividades Atividades

 

Atividade 1

 

 O professor deverá solicitar aos alunos que utilizem o laptop UCA para acessarem, na internet, o site abaixo e depois o processador de texto kword para fazerem os exercícios.

http://3.bp.blogspot.com/_J08iFjI-Zn0/Sqkw3tmRQFI/AAAAAAAAAHc/j6IUVz-MSQg/s1600-h/M+antes+de+P+e+B.jpg 

a- Ler o texto.

b- Copiá-lo da internet para o Kword. O aluno deverá  fazer a atividade abaixo do quadro, uma vez que não é possível digitar dentro dele.

 

Atividade 2

a- O professor pedirá aos alunos que acessem http://www.feijo.com/~flavia/bonequinha.html  para lerem o texto transcrito abaixo.

A Bonequinha Preta

Era uma vez uma bonequinha preta, que morava em uma linda  ............... com Mariazinha. As duas brincavam o tempo todo, e até dormiam juntas quando estavam cansadas.

Todos os outros brinquedos dormiam em outros lugares, mas Mariazinha queria sempre a sua .................. junto. Mas, o que ela não sabia, era que as bonequinhas não dormem como as meninas, aquele tempo todo, sem ver o mundo aqui fora. Eram diferentes das meninas e meninos de verdade em muitas coisas.

Mesmo assim, ensinava à sua bonequinha preferida tudo o que aprendia com a mamãe: tomar banho, escovar os dentes, trocar roupas limpas, e tudo mais.

Naquele dia, quando foi dormir um pouquinho depois do almoço, explicou direitinho à bonequinha preta que ela não deveria subir sozinha na janela:

- A janela é muito perigosa! A criança pode cair lá fora e nunca mais voltar para casa. Papai disse que precisa ter gente grande perto sempre que a gente quiser ir à janela.

Mariazinha viu que a .............. entendeu tudo muito bem, como sempre. Então dormiu sossegada...

A bonequinha preta também começou a dormir mas, ... uma voz diferente, forte e interessante entrava pela janela trazendo uma novidade que ela não conhecia:

- Verdureiro, verdureiro!

O que será isso, pensou. A Mariazinha, que sempre sabia tudo, estava dormindo e não podia contar nada sobre verdureiros, que deviam ser seres novos e sensacionais! Ela precisava ver!

Talvez seja isto: ................... um cara todo verde!

Ou quem sabe isto:  ................. alguém saindo assim do verde.

Também podia ser um destes: .......................... nunca tinha visto um.

- Verdureiro, verdureiro!

Ir ou não ir só um pouquinho na janela? A dúvida passou rapidinho e logo ela já estava lá, tentando olhar tudo. Ela não queria cair, mas estava difícil ver. Subiu só mais um tantinho e tibum! caiu lá embaixo!

Por sorte, o verdureiro estava passando bem na hora, e a ................ caiu em cima das verduras fofinhas de seu grande cesto. Ela era tão levinha que ele nem percebeu e continuou andando pelas calçadas com seu canto:

- Verdureiro, verdureiro!

Passou por várias ruas onde a bonequinha preta nunca tinha ido, cada vez mais longe...

Então o verdureiro decidiu voltar para casa, pois já era tarde. Entrou pela garagem escura, sem ver a .............. assustada que estava ali. E subiu as escadas para chegar em casa, largando o cesto no chão.

A bonequinha preta começou a chorar, de tanto medo que estava daquele lugar estranho e escuro. Cair da janela assim tinha sido uma grande besteira, e ................. não ia gostar nada de ter sido desobedecida. Então chorou e chorou mais ainda, sem nenhum consolo...

Nenhum?

Um gatinho que ia passando por ali ouviu aquele choro tão doído e ficou com muita pena dela . Tentou fazer gracinhas para ela sorrir, mas não deu certo.

- Então, o que posso fazer por você?

- Não sei, eu fui olhar só um pouquinho na janela, sem .................. saber. Ela disse para eu não ir sozinha, e agora perdi minha linda !

- Talvez eu possa ajudar. Os gatos passeiam pela noite, e se você me contar como é sua casa, talvez eu a encontre.

- É uma linda .............. branca, com janelas azuis, e uma .................. dentro, que deve estar muito triste agora.

E assim, o ................... saiu pelas ruas à noite, procurando a casa certa. Procurou, procurou e...

Encontrou aquela linda ...................... branca, com janelas azuis, e uma linda ........................... que chorava muito.

-Vamos lá buscar sua bonequinha preta que caiu no cesto do verdureiro!

E lá foram os dois.

Quando chegaram, foi aquele abraço! Toda a choradeira passou e as duas se prometeram nunca mais se separar. Voltaram juntas para casa mas, na hora de se despedir do ............., ficaram com tanta pena, que o convidaram a morar com elas na linda ........................ Ele gostou muito da ideia.

Assim, a história acaba com todos felizes, merecendo no fim um ponto de ...................... alegria bem grande.

Professor, ao transcrever o texto para essa aula, os desenhos do site não apareceram, porém, lá há imagens.

b- Em seguida, pedirá que, em seus computadores, quando acessarem o site , escrevam palavras em substituição aos desenhos que aparecem no texto. Dirá que não é preciso repeti-las quando o mesmo desenho voltar a aparecer.

c- O professor deverá solicitar que os alunos respondam os exercícios de compreensão do texto abaixo. Para tanto, deverá entregar uma cópia das perguntas aos alunos. Pedirá que eles usem o laptop para responder às questões no Kword.

1- Identifiquem e caracterizem os personagens principais da história.

2- O que Mariazinha não sabia?

3- Que conselho ela deu à boneca?

4- Porém, o que atraiu a atenção da bonequinha preta? 

5- O que aconteceu em seguida? Copie a alternativa correta.

a- Um gato levou a bonequinha para longe de casa.

b- Um verdureiro encontrou a boneca em sua cesta.

c- A bonequinha ficou morando na casa do verdureiro.

d- Houve um final feliz para o gato, a Bonequinha e Mariazinha.

6- Observem, retirei algumas palavras do texto:

  • brinquedos,  tempo, sempre, embaixo, branca, dentro, ponto, grande 

 a- Separem-nas em dois grupos:

   

b- Qual o critério que vocês usaram para separar as palavras nos grupos?

 Atividade 3

  • Professor faça cópias deste quadro que construí e peça aos alunos que o colem no caderno e resolvam o exercício.

1- Encontrem no quadro 10 palavras nas quais o m aparece antes de b ou p

m a c b a c a m p o
a e i o p a a g o h
r o m b o r h z m e
i z e c b i t y b t
m t m e b m d q a d
b w b f w b a b l c
o q r m q o m b r o
n z o n k m n q g j
d v t a m p a l b z
o b a g p r y t u l

  2-2-

2- Façam (no caderno ou no computador) o que se pede:  (Essa atividade pode ser feita no caderno ou no computador 

 

   [M+antes+de+P+e+B+2.jpg]

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_J08iFjI-Zn0/SqkxNcLo16I/AAAAAAAAAHk/TmSxYo3gqMM/s1600-h/M+antes+de+P+e+B+2.jpg 

 Atividade 4

Produção de texto

Usem seus laptops e enviem um e-mail a um colega da escola ou da sala contando que vocês já aprenderam a usar o m antes de p e b.

  • Professor, aproveite a oportunidade e ensine aos alunos que ainda não têm e-mail a criar um.

Orientação: Para se criar um e-mail basta entrar no Navegador Web e acessar qualquer um dos sites: yahoo, g-mail, hotmail... Ou, acessando o Google, digitar: Criar um e-mail. Ele dará as instruções. e  

Recursos Complementares

Professor, você encontrará vários exercícios em:

http://paraisodoeducando.blogspot.com/2010/05/portugues-antes-p-e-b-escreve-m.html

Avaliação
  • O professor deve avaliar se o aluno compreendeu e faz uso correto do m antes do b e p ao resolver as atividades escritas.
  • Para tanto, deverá observar de perto o desenvolvimento das atividades pelos estudantes.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/4 - 25%
  • Quatro estrelas 3/4 - 75%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Regina Brito, CMEB EVA K. JOHANN , Rio Grande do Sul - dijo:
    profreginabb@gmail.com

    05/08/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito das atividades. Agradeço pelas sugestões. Abraço. Regina


  • Rosilene, Jardim escola mundo infantil , Rio Grande do Norte - dijo:
    mello.rosilene@hotmail.com

    24/05/2013

    Quatro estrelas

    Amei essa atividade para formar palavras de acordo com os numerais


  • leila regina ladeia carneiro marçal, EM JOAO CHAVES DOS SANTOS - POLO , Mato Grosso do Sul - dijo:
    profladeia@hotmail.com

    14/06/2011

    Quatro estrelas

    adorei! trabalhar com textos é tudo que eu precisava para descontrair a sala,e as atividades são bem lúdicas. gostaria que me mandasse sugestões para trabalhar substantivos:concretos e abstratos. abraços!!!!!!!!!!


  • Mary Alvarenga , CENTRO DE ENSINO URBANO ROCHA , Maranhão - dijo:
    meirealvarenga48@hotmail.com

    08/06/2011

    Quatro estrelas

    Muito legal sua aula. Parabéns!!!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.