08/06/2011
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Uso do laptop UCA.
Atividade 1
O professor deverá solicitar aos alunos que utilizem o laptop UCA para acessarem, na internet, o site abaixo e depois o processador de texto kword para fazerem os exercícios.
a- Ler o texto.
b- Copiá-lo da internet para o Kword. O aluno deverá fazer a atividade abaixo do quadro, uma vez que não é possível digitar dentro dele.
Atividade 2
a- O professor pedirá aos alunos que acessem http://www.feijo.com/~flavia/bonequinha.html para lerem o texto transcrito abaixo.
Era uma vez uma bonequinha preta, que morava em uma linda ............... com Mariazinha. As duas brincavam o tempo todo, e até dormiam juntas quando estavam cansadas.
Todos os outros brinquedos dormiam em outros lugares, mas Mariazinha queria sempre a sua .................. junto. Mas, o que ela não sabia, era que as bonequinhas não dormem como as meninas, aquele tempo todo, sem ver o mundo aqui fora. Eram diferentes das meninas e meninos de verdade em muitas coisas.
Mesmo assim, ensinava à sua bonequinha preferida tudo o que aprendia com a mamãe: tomar banho, escovar os dentes, trocar roupas limpas, e tudo mais.
Naquele dia, quando foi dormir um pouquinho depois do almoço, explicou direitinho à bonequinha preta que ela não deveria subir sozinha na janela:
- A janela é muito perigosa! A criança pode cair lá fora e nunca mais voltar para casa. Papai disse que precisa ter gente grande perto sempre que a gente quiser ir à janela.
Mariazinha viu que a .............. entendeu tudo muito bem, como sempre. Então dormiu sossegada...
A bonequinha preta também começou a dormir mas, ... uma voz diferente, forte e interessante entrava pela janela trazendo uma novidade que ela não conhecia:
- Verdureiro, verdureiro!
O que será isso, pensou. A Mariazinha, que sempre sabia tudo, estava dormindo e não podia contar nada sobre verdureiros, que deviam ser seres novos e sensacionais! Ela precisava ver!
Talvez seja isto: ................... um cara todo verde!
Ou quem sabe isto: ................. alguém saindo assim do verde.
Também podia ser um destes: .......................... nunca tinha visto um.
- Verdureiro, verdureiro!
Ir ou não ir só um pouquinho na janela? A dúvida passou rapidinho e logo ela já estava lá, tentando olhar tudo. Ela não queria cair, mas estava difícil ver. Subiu só mais um tantinho e tibum! caiu lá embaixo!
Por sorte, o verdureiro estava passando bem na hora, e a ................ caiu em cima das verduras fofinhas de seu grande cesto. Ela era tão levinha que ele nem percebeu e continuou andando pelas calçadas com seu canto:
- Verdureiro, verdureiro!
Passou por várias ruas onde a bonequinha preta nunca tinha ido, cada vez mais longe...
Então o verdureiro decidiu voltar para casa, pois já era tarde. Entrou pela garagem escura, sem ver a .............. assustada que estava ali. E subiu as escadas para chegar em casa, largando o cesto no chão.
A bonequinha preta começou a chorar, de tanto medo que estava daquele lugar estranho e escuro. Cair da janela assim tinha sido uma grande besteira, e ................. não ia gostar nada de ter sido desobedecida. Então chorou e chorou mais ainda, sem nenhum consolo...
Nenhum?
Um gatinho que ia passando por ali ouviu aquele choro tão doído e ficou com muita pena dela . Tentou fazer gracinhas para ela sorrir, mas não deu certo.
- Então, o que posso fazer por você?
- Não sei, eu fui olhar só um pouquinho na janela, sem .................. saber. Ela disse para eu não ir sozinha, e agora perdi minha linda !
- Talvez eu possa ajudar. Os gatos passeiam pela noite, e se você me contar como é sua casa, talvez eu a encontre.
- É uma linda .............. branca, com janelas azuis, e uma .................. dentro, que deve estar muito triste agora.
E assim, o ................... saiu pelas ruas à noite, procurando a casa certa. Procurou, procurou e...
Encontrou aquela linda ...................... branca, com janelas azuis, e uma linda ........................... que chorava muito.
-Vamos lá buscar sua bonequinha preta que caiu no cesto do verdureiro!
E lá foram os dois.
Quando chegaram, foi aquele abraço! Toda a choradeira passou e as duas se prometeram nunca mais se separar. Voltaram juntas para casa mas, na hora de se despedir do ............., ficaram com tanta pena, que o convidaram a morar com elas na linda ........................ Ele gostou muito da ideia.
Assim, a história acaba com todos felizes, merecendo no fim um ponto de ...................... alegria bem grande.
Professor, ao transcrever o texto para essa aula, os desenhos do site não apareceram, porém, lá há imagens.
b- Em seguida, pedirá que, em seus computadores, quando acessarem o site
, escrevam palavras em substituição aos desenhos que aparecem no texto. Dirá que não é preciso repeti-las quando o mesmo desenho voltar a aparecer.c- O professor deverá solicitar que os alunos respondam os exercícios de compreensão do texto abaixo. Para tanto, deverá entregar uma cópia das perguntas aos alunos. Pedirá que eles usem o laptop para responder às questões no Kword.
1- Identifiquem e caracterizem os personagens principais da história.
2- O que Mariazinha não sabia?
3- Que conselho ela deu à boneca?
4- Porém, o que atraiu a atenção da bonequinha preta?
5- O que aconteceu em seguida? Copie a alternativa correta.
a- Um gato levou a bonequinha para longe de casa.
b- Um verdureiro encontrou a boneca em sua cesta.
c- A bonequinha ficou morando na casa do verdureiro.
d- Houve um final feliz para o gato, a Bonequinha e Mariazinha.
6- Observem, retirei algumas palavras do texto:
a- Separem-nas em dois grupos:
b- Qual o critério que vocês usaram para separar as palavras nos grupos?
Atividade 3
1- Encontrem no quadro 10 palavras nas quais o m aparece antes de b ou p.
m | a | c | b | a | c | a | m | p | o |
a | e | i | o | p | a | a | g | o | h |
r | o | m | b | o | r | h | z | m | e |
i | z | e | c | b | i | t | y | b | t |
m | t | m | e | b | m | d | q | a | d |
b | w | b | f | w | b | a | b | l | c |
o | q | r | m | q | o | m | b | r | o |
n | z | o | n | k | m | n | q | g | j |
d | v | t | a | m | p | a | l | b | z |
o | b | a | g | p | r | y | t | u | l |
2- Façam (no caderno ou no computador) o que se pede:
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_J08iFjI-Zn0/SqkxNcLo16I/AAAAAAAAAHk/TmSxYo3gqMM/s1600-h/M+antes+de+P+e+B+2.jpg
Atividade 4
Produção de texto
Usem seus laptops e enviem um e-mail a um colega da escola ou da sala contando que vocês já aprenderam a usar o m antes de p e b.
Orientação: Para se criar um e-mail basta entrar no Navegador Web e acessar qualquer um dos sites: yahoo, g-mail, hotmail... Ou, acessando o Google, digitar: Criar um e-mail. Ele dará as instruções.
Professor, você encontrará vários exercícios em:
http://paraisodoeducando.blogspot.com/2010/05/portugues-antes-p-e-b-escreve-m.html
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/08/2013
Cinco estrelasGostei muito das atividades. Agradeço pelas sugestões. Abraço. Regina
24/05/2013
Quatro estrelasAmei essa atividade para formar palavras de acordo com os numerais
14/06/2011
Quatro estrelasadorei! trabalhar com textos é tudo que eu precisava para descontrair a sala,e as atividades são bem lúdicas. gostaria que me mandasse sugestões para trabalhar substantivos:concretos e abstratos. abraços!!!!!!!!!!
08/06/2011
Quatro estrelasMuito legal sua aula. Parabéns!!!