Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Dengue: os cuidados necessários - UCA

 

30/05/2011

Autor y Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Dengue: os cuidados necessários

LUCIANA SOARES MUNIZ, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva.

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva e Priscila Gervásio Teixeira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Através das atividades propostas o aluno poderá reconhecer a necessidade de adotar atitudes saudáveis no cuidado com o ambiente em que vive para evitar a dengue; assumir atitudes responsáveis de prevenção da doença; bem como descobrir as formas de prevenção da doença.  

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o professor já tenha trabalhado com o aluno as atividades sugeridas nas aulas do Portal do Professor: “Dengue: conhecendo seu transmissor” e “Dengue: sintomas da doença”.  

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:  aproximadamente 60 minutos

Professor, nesta atividade retome com a turma a forma de transmissão da Dengue, o seu transmissor e os sintomas da doença. Depois, auxilie os alunos a acessarem no laptop, o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo, com o objetivo de sensibilizá-los para a necessidade de adotarem atitudes saudáveis no cuidado com o ambiente em que vivem, para se evitar a Dengue.  

Dengue 2007 SANASA

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=lIJNawhUtYA&feature=related

    

Depois de assistir ao vídeo, proponha à turma que construa coletivamente um texto sobre os cuidados que devemos ter com o ambiente para evitar que o mosquito da Dengue prolifere. Os textos poderão compor um livro para fazer parte do acervo da biblioteca da escola, a fim de ser utilizado como fonte de consulta para outras turmas. Tal livro poderá ser escrito ou mesmo digitado pelos alunos utilizando, para isso, o laptop a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou Metasys > Aplicativos > KWord , ou outro editor de texto. 

Atividade 2:  aproximadamente 60 minutos

Para esta atividade, providencie uma cópia, para cada aluno, do panfleto de conscientização dos cuidados que devemos ter em nosso dia a dia para evitar ou mesmo acabar com o mosquito da Dengue. Faça a leitura com o grupo e aproveite para problematizar cada situação, com as vivências dos alunos. Veja o exemplo de cartaz abaixo:  

 

Fonte: http://www.boticamagistral.com.br/noticias/cuidados.jpg

 

Após a leitura e a discussão do panfleto auxilie os alunos a acessarem no laptop o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo. Com o acesso aos textos online, ajude os alunos na leitura e compreensão da mensagem.

 

Fonte: http://www.dengue.org.br/cartilha_dengue_ms.pdf    

Depois, dialogue com a turma sobre a mensagem a seguir:  

“Combater a Dengue é um dever meu, seu e de todos.”

Após a turma perceber a importância de cuidar do ambiente em que vive, faça com a mesma, uma visita aos locais da escola de mais acesso dos alunos (cantina, biblioteca, almoxarifado, pátio, quadras e outros) e proponha que os alunos observem se encontram algum recipiente com água parada (vasos de plantas, pneus, lixos e outros) e anotem o que encontraram e como um agente de saúde, confeccionem um cartão na cor verde, se estiver tudo certo, amarelo, caso encontrem alguma situação de risco que possa favorecer a reprodução do mosquito Aedes Aegypti e vermelho se encontrarem algum foco (caso encontrem, é necessário chamar os agentes de saúde para fiscalizarem o ambiente) para ser entregue à direção da escola. Professor, aproveite para trabalhar as informações de cada cartão, você poderá adquiri-los no Centro de Zoonose de sua cidade ou utilizar os sugeridos abaixo:  

 

Sítio: Dengue

Atividade 3:  aproximadamente 60 minutos

Para esta aula, utilize o laptop e ajude os alunos a acessarem o navegador Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla e o sítio sugerido abaixo, para ouvirem e cantarem a música:

 

Rap do Combate à Dengue

Sítio: http://www.combatadengue.com.br/    

Após ouvirem e cantarem a música, promova um diálogo sobre o conteúdo do aprendizado sobre a Dengue. Divida a sala em grupos de quatro ou cinco elementos e distribua papéis em branco para que cada grupo confeccione um panfleto de conscientização sobre os cuidados que devemos ter com o ambiente na prevenção da Dengue. Depois, faça várias cópias xerocopiadas dos panfletos dos grupos e organize um passeio pelo quarteirão da escola, para que os alunos entreguem os panfletos nas residências, comércios ou outros lugares que encontrarem pelo caminho. O panfleto poderá ser levado para casa e realizado um trabalho de conscientização com as famílias e com os vizinhos próximos, para que o conhecimento possa ser divulgado e colocado em prática.

Recursos Complementares

Para outras informações acesse o sítio: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ms000006.pdf

Avaliação

A avaliação poderá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação das vivências nas atividades propostas e dos registros individuais de cada aluno. É importante perceber a compreensão da turma sobre os cuidados que deve ter com o ambiente na prevenção da Dengue e a importância de divulgar e colocar em prática o que se aprende na escola.  

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Ligivânia, Escola Municipal Constâncio Maranhão , Pernambuco - dijo:
    ligivania_2005@hotmail.com

    29/10/2014

    Cinco estrelas

    Aula excelente, muito produtiva, com conteúdo riquíssimo em informações. Parabéns Luciana pelo belo trabalho desenvolvido. Vou utilizar nas minhas aulas.


  • JAMERSON RAMOS DA SILVA, Faculdade Maurício de Nassau Campina Grande , Paraíba - dijo:
    jamerson13@hotmail.com

    06/06/2011

    Cinco estrelas

    MUITO BOA TA DE PARABÉNS ALIAS "EU FIZ ATE UM RESUMINHO PRA UMA PALESTRA SOBRE DANGUE"


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.