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O governo de D. Pedro II e a crise do regime monárquico no Brasil - UCA

 

09/06/2011

Autor y Coautor(es)
LUCIMAR DIVINA ALVARENGA PRATA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Leide Divina Alvarenga Turini

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Apontar as principais características do governo de D. Pedro II no Brasil Imperial da segunda metade do século XIX.

 Compreender as razões que levaram à crise do regime monárquico no Brasil, no final do século XIX.

 Identificar e caracterizar os grupos sociais que defendiam a substituição do regime monárquico pelo regime republicano no Brasil.

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O processo de Independência do Brasil e o Período Regencial.

Estratégias e recursos da aula

Alunos UCA ESEBA

Professor (a), para o desenvolvimento desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Assim, a aula poderá ser realizada no Laboratório de Informática ou em sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto UCA ( Um computador por aluno).

Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do Projeto UCA/MEC:

KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.
WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação

 

 Imagem UCA

I- Pedro II visto por sua época

1- Professor, inicie as reflexões desta aula a partir de um trabalho de pesquisa sobre como a imprensa e a literatura retrataram D. Pedro II e o seu governo no Brasil (1840 - 1889). Para tanto, oriente os alunos a acessarem o link http://www.revistacafeicultura.com.br/index.php?tipo=ler&mat=10839, onde, a respeito do tema em questão, os autores afirmam:

 “A imprensa e as obras literárias nos fornecem rico material de análise e ilustração. As caricaturas dos principais jornais e, em particular, da Revista Ilustrada, do incansável Ângelo Agostini, divertiram até mesmo o sisudo imperador do Palácio de São Cristóvão. As obras de Machado de Assis, Raul Pompéia , Castro Alves, Eça de Queirós e tantos outros retrataram e criticaram os costumes da sociedade conservadora no âmbito da Corte Imperial e dos espaços rurais dessa gigantesca fazenda chamada Brasil, cuja Casa Grande era a pomposa capital no Rio de Janeiro".

Fonte: http://www.revistacafeicultura.com.br/index.php?tipo=ler&mat=10839

 

a. Inicialmente, para que os alunos entendam a proposta, apresente a eles algumas imagens produzidas por Ângelo Agostini (1843-1910), a respeito do governo de Pedro II:

Charge 1
 Charge 1 Agostini

"O Brasil, Terra de Santa Cruz/ É uma cruz cada vez mais pesada!".

 Fonte:  http://www.itaucultural.org.br/bcodeimagens/imagens_publico/010252001019.jpg. Acesso em 18/05/2011

 

Charge 2
 Imperador dormindo

 Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Pedro_II_angelo_agostini.jpg. Acesso em 18/05/2011

Charge 3
 3 Republica

Fonte: http://colunaae.files.wordpress.com/2010/08/angelo_agostini_1873_viva_a_republica.jpg. Acesso em 18/05/2011

 

b. Cada aluno deve salvar, no computador,  um arquivo com as charges sugeridas para o trabalho. Conferir os links para acesso, abaixo de cada charge. 

c. Iniciar o trabalho de interpretação pela  observação atenta de cada detalhe dos elementos que compõem a situação representada na charge: personagens, vestimentas, objetos, palavras, expressões etc. Depois, oriente os alunos a levantarem hipóteses acerca da ideia central de cada charge.

d. Professor, chame a atenção dos alunos para o fato de que, na primeira charge, Agostini representa a monarquia como uma “cruz pesada”, na segunda charge ele critica a suposta passividade do Imperador Pedro II diante da situação e, na terceira, manifesta seu apoio à causa republicana. Desta forma, podemos observar a partir do trabalho do artista, qual era a visão que ele tinha sobre o governo do seu tempo.

e. Enriqueça a sua aula introdutória orientando os alunos a reunirem dados sobre a vida e obra de Ângelo Agostini. O seguinte endereço web traz informações importantes sobre o artista: http://www.bigorna.net/index.php?secao=biografias&id=1120185065. Leia um excerto extraído do link, no qual Worney Almeida de Souza comenta:

  

Durante 46 anos, de 1864 a 1910, Agostini, além da sátira e crítica política, desenvolveu uma perspicaz e minuciosa observação do tipo humano brasileiro, especialmente o carioca. Como outros artistas e propagandistas republicanos, criou um símbolo do homem nacional: um índio soberbo, ao estilo de O Guarani que sempre aparece nos seus desenhos, carregando os desmandos do Império: impostos, parlamento, políticos, "afilhadagem" ou observando inconformado as trapalhadas da corte.

Fonte: http://www.bigorna.net/index.php?secao=biografias&id=1120185065

 

Pesquisa UCA ESEBA 

Orientações para a atividade de pesquisa:

Pois bem, depois da introdução realizada a partir da obra de Ângelo Agostini, os alunos podem iniciar a atividade de pesquisa. Orientações:

a. Dividir os alunos em grupos. Cada grupo, sob a orientação do professor, deverá reunir e selecionar fontes relacionadas ao tema proposto para a aula: "Pedro II visto por sua época". A consulta poderá ser feita em obras literárias, livros paradidáticos, jornais, revistas, internet. A obra do artista Ângelo Agostini, mesmo que já mencionada na atividade anterior, também poderá ser escolhida para pesquisa, uma vez que a produção do artista sobre o governo de Pedro II é bastante significativa.

 

b. Após o trabalho de leitura e interpretação das fontes selecionadas, cada grupo deverá preparar uma apresentação para o restante da turma. A apresentação poderá ser organizada no aplicativo Kpresenter do Netbook do Projeto UCA (no caso de escolas vinculadas ao projeto) ou no aplicativo para apresentação de slides correspondente ao sistema operacional do computador a que os alunos terão acesso.

Vídeos UCA ESEBA  

 

 

 

Orientações para a atividade:

a. No vídeo, o historiador Boris Fausto traça um panorama geral do regime monárquico no Brasil, de 1822 a 1889. Sistematize, por escrito, as principais ideias apresentadas por ele.

b. Refletir e debater com os colegas sobre a seguinte questão discutida pelo historiador: a situação dos negros após a abolição da escravidão no Brasil.

c. Debater com os colegas sobre como o historiador apresenta a crise do Império e a união de forças para a extinção da monarquia e a instauração do regime republicano no Brasil.

 

II- Grupos sociais que defendiam a  instauração do regime republicano no Brasil

 

Solicite aos alunos que façam a leitura atenta do seguinte excerto do texto "A instauração da República e a configuração da sociedade brasileira no período":

"A fundação do Partido Republicano em 1870 no Rio de Janeiro e, em 1873, em São Paulo foi consequência das novas aspirações das camadas médias urbanas e dos interesses dos cafeicultores do Oeste paulista, os quais almejavam maior participação política, além do interesse específico que os mesmos tinham na vinda de imigrantes europeus para o trabalho nas lavouras; o descontentamento dos militares que, desde a guerra contra o Paraguai, exigiam maior prestígio e participação política na sociedade brasileira; a insatisfação de membros do clero em relação à interferência da monarquia nos assuntos religiosos, uma vez que a Igreja era subordinada ao Estado; os acontecimentos relacionados à luta e resistência dos trabalhadores escravos ao regime escravista: em síntese, em fins do século XIX, a monarquia como forma de governo não possuia sustentação política, já não atendia mais aos interesses de vários grupos sociais."

Texto disponível, na íntegra, em: http://gephiseseba.blogspot.com/

A partir da leitura do excerto, os alunos terão uma visão inicial a respeito dos grupos sociais que defendiam a instauração do regime republicano no final do século XIX no Brasil. A proposta, a seguir, é que se dividam em grupos e realizem uma pesquisa em livros didáticos de História para o aprofundamento da questão.

 

A crise da monarquia nos livros didáticos de HISTÓRIA         

Proponha aos alunos uma investigação sobre como é tratada, no livro didático, a participação de cada um dos grupos sociais mencionados no excerto, os quais estão relacionados ao processo de crise da monarquia no Brasil. Para tanto:

 a. Dividir os alunos em grupos. Cada grupo ficará responsável pela análise de um livro didático.

b. Questões norteadoras do trabalho de análise/investigação a ser realizado pelo grupo:

  • Como o autor do livro didático apresenta o processo que culminou com a instauração do regime republicano no Brasil em 1889?
  • Quais grupos sociais são mencionados como participantes do processo?
  • Como o autor apresenta a participação de cada grupo social mencionado?

 

c. Os grupos devem apresentar as suas conclusões para os colegas.

d. Na culminância das atividades realizadas, o professor pode solicitar que os alunos elaborem um texto dissertativo, no qual exponham as suas conclusões sobre o tema desta aula.

 

Atenção, professor! Esta aula pode ser trabalhada conjuntamente com o professor de Português, que poderá auxiliar os alunos na elaboração do texto dissertativo, apontando as principais características deste tipo de texto.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Império Vídeo
Recursos Complementares

Textos para aprofundamento da temática trabalhada na aula:

D. Pedro II: o rei e a república. Disponível em: http://www.passeiweb.com/saiba_mais/fatos_historicos/brasil_america/d_pedro_e_nos. Acesso em 18/05/2011.

Monarquia e República - Entenda a transição entre essas duas formas de governo. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/monarquia-e-republica-entenda-a-transicao-entre-essas-duas-formas-de-governo.jhtm. Acesso em 18/05/2011.

Imperador do Brasil - D. Pedro 2o. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u151.jhtm Acesso em 18/05/2011.

Site da Biblioteca do Museu Imperial:

Disponível em: http://www.museuimperial.gov.br/portal/biblioteca.html Acesso em 18/05/2011

Avaliação

A ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor dando-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante no seu desenvolvimento. Deve permitir que o aluno organize o seu pensamento buscando, ao refletir sobre um determinado assunto, fazer uma leitura crítica das fontes analisadas, estabelecendo relações, levantando questões, buscando respostas e expondo conclusões. A avaliação deve ser utilizada primordialmente como um canal de comunicação entre o aluno e o professor. Fundamental para o aluno, uma vez que pode ajudá-lo a reorganizar o seu pensamento e superar dificuldades. Fundamental também para o professor, que poderá sempre repensar a sua atuação, revendo conteúdos, metodologias de ensino, procedimentos avaliativos.

Desta maneira, no desenvolvimento do tema proposto, o professor poderá avaliar a aprendizagem dos alunos a cada etapa do trabalho, a partir das atividades incluídas no processo: leitura e interpretação de textos, debates, projeção de vídeo,  pesquisa, produção de slides para apresentação, sistematização de informações e de conclusões sobre o tema da aula.

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