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Vinicius de Moraes: sonetos da fidelidade, de contrição e da separação

 

08/08/2011

Autor y Coautor(es)
Marilene de Mattos Salles
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno será levado a identificar e a compreender a linguagem figurada, atribuindo sentidos a comparações, metáforas, antíteses, paradoxo, etc. Reverá e aplicará seu conhecimento sobre sonoridade, ritmo, musicalidade e outros elementos constitutivos do poema, buscando evidenciar sensações, emoções e sugestões. Associará diferentes expressões artísticas, refinando a sua percepção estética. Também terá a oportunidade de ampliar seu conhecimento de mundo e enciclopédico, aprimorando sua bagagem cultural. 

Duração das atividades
5 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aulas elaboradas para alunos do 1° ano do ensino médio já habituados à leitura de poemas. É recomendável que conheçam os elementos constitutivos do gênero em questão: rimas, ritmo, sonoridade, processos figurativos, etc.

Estratégias e recursos da aula

 Aulas 1 e 2

Professor: conduza seus alunos ao Laboratório de Informática. Inicie a aula, apresentando a todos o diplomata, poeta, escritor, compositor Vinicius de Moraes. Projete a imagem abaixo, disponível em     http://guiadeestilos.com.br/wp-content/uploads/2011/04/Vinicius-de-Moraes.jpg

 Vinicius de Moraes

 Poeta, compositor, escritor Vinicius de Moraes

Faça um breve roteiro contendo dados biográficos do “Poetinha”, como ele gostava de ser chamado, para informar aos alunos durante a projeção. O roteiro deve ser breve, para não interferir nas buscas que serão empreendidas durante a pesquisa que será proposta abaixo. Você poderá obter esses dados em http://www.releituras.com/viniciusm_bio.asp  Para estimular os alunos, dê informações menos técnicas; ressalte o seu lado pessoal, a intimidade, a paixão pelas mulheres, a composição Garota de Ipanema, feita em parceria com Tom Jobim.

Em seguida, proponha o trabalho a ser realizado por eles. Trata-se de uma pesquisa em grupo, nos moldes indicados abaixo.

Atividade 1

Divida a turma em grupos de três alunos.

Proponha alguns temas a serem pesquisados. Se algum grupo apresentar uma ideia diferenciada, faça a avaliação da proposta. 

Cada tema será destinado a dois grupos.

 A pesquisa deverá conter:

a) um pequeno roteiro escrito sobre o tema

b) um exemplo (poema, música, crônica, teatro, etc)

c) 1 imagem ilustrativa

Sugestões:

TEMA 1: Vinicius: crônicas

TEMA 2: Vinícius: poemas existenciais

TEMA 3: Vinícius: poeta das coisas simples e cotidianas

TEMA 4: Vinicius e MPB

TEMA 5: Vinicius e outras parcerias musicais

TEMA 6: Vinicius: face lúdica e infantil

TEMA 7: Vinicius: teatro

Observações:

a) Oriente-se consultando, inicialmente, o site oficial de Vinicius de Moraes:  http://www.viniciusdemoraes.com.br/site/

b) Há indicações de obras em “Recursos complementares”.

c) Em relação às músicas, vários foram os parceiros, entre eles Tom Jobim, Baden Powell, Chico Buarque, Carlos Lyra, Edu Lobo e Toquinho. Sugestões de músicas:  Garota de Ipanema, Chega de saudade, Felicidade, Minha namorada, Se todos fossem iguais a você. Se houver possibilidade, as apresentações musicais podem ser feitas pelos próprios grupos.

d) Solicite que os alunos não selecionem os poemas Soneto da fidelidade, Soneto de Contrição e Soneto da separação.

e) As apresentações dos grupos serão feitas ao final da sequência, como atividade de avaliação.

Professor: nas aulas a seguir serão feitas a leitura e a análise de cada um dos sonetos citados acima. Visando ao melhor aproveitamento, propõe-se a seguinte metodologia, para a abordagem dos textos:

a) Projeção de uma imagem relacionada ao poema

b) Leitura bem expressiva e interativa do poema, em voz alta, pelo professor

c) Leitura em voz alta por um aluno ou grupo de alunos

d) Questões orais sobre a imagem e o texto

e) Questões escritas, para serem feitas em duplas

f) Correção das respostas

Aula 3

Com a ajuda de um data show, projete em sala de aula mesmo a imagem abaixo, disponível em http://3.bp.blogspot.com/_cZ36DwPjENo/SnCN4JicidI/AAAAAAAAAQI/vbUIXE4L9Os/s400/A+IMAGEM+DO+CASAL+SEPARADO+PELA+PAREDE.jpg

Soneto da fidelidade

Inicie a sequência de leituras.

Soneto da fidelidade

De tudo, ao meu amor serei atento 
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

                    (Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1998). 

Atividade 2

Questões orais

a) O que vemos na imagem?

b) Que atitudes podemos perceber entre os parceiros dessa imagem? Estão bem? Se amam?

c) Relacionando a imagem com o poema, o que poderia representar aquele véu entre eles?  

(Resposta possível: a possibilidade de as pessoas poderem mudar durante a vida faz com que a transparência entre elas seja relativa. Daí, talvez, o verso do poeta em se tratando de relações amorosas:  “Mas que seja infinito enquanto dure”.)    

d) Que visão o eu lírico tem sobre a fidelidade?

Atividade 3

Responda, por escrito, às questões propostas.

a) Este poema é chamado de soneto por ter sua forma fixa. Que forma é essa?

b) Ao ler o poema, provavelmente, você percebeu a presença do ritmo e da  musicalidade determinados pela alternância de sílabas átonas e tônicas, assim como pela  semelhança sonora que há no final dos versos, como ocorre em tanto e encanto. Identifique outros pares de palavras que  apresentam o mesmo tipo de sonoridade?

c) Releia a  primeira estrofe do poema. Nela, o eu lírico se dispõe a

(   ) estar atento, zelar por seu amor, se desfazer dele em face de outro encantamento

(   ) estar atento ao seu amor e a outros encantamentos, zelando por ambos

(   ) se encantar e zelar sobretudo por seu amor, mesmo em face de outros encantamentos

(   ) não se comprometer com seu amor, pois seu pensamento está em outros encantos

d) Na segunda estrofe, o eu lírico propõe maneiras de vivenciar o seu amor. Como ele pretende louvar o seu amor?

e) Ainda na segunda estrofe, podemos perceber alguma euforia do eu lírico, especialmente marcadas por duas figuras de linguagem - o pleonasmo e a antítese. Explique-as.

f) Releia a terceira estrofe. Como o eu lírico define a morte e a solidão?

g) O que ele dirá à morte e/ou à solidão, mais tarde? Responda com suas palavras.

h) Releia os dois últimos versos, abaixo.
               "Que não seja imortal, posto que é chama
                Mas que seja infinito enquanto dure."

Nesses versos, observa-se a presença de

(    ) ironia

(    ) paradoxo

(    ) pleonasmo

Justifique a sua resposta. 

Aula 4

Professor, seguindo a proposta metodológica já citada, inicie esta aula, projetando a imagem abaixo, disponível em http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2007/11/129_230-O%20Beijo.jpg

Soneto de contrição  

"O Beijo", uma escultura de Constantin Brancusi.

Soneto da contrição

Eu te amo, Maria, eu te amo tanto
Que o meu peito me dói como em doença
E quanto mais me seja a dor intensa
Mais cresce na minha alma teu encanto. 

Como a criança que vagueia o canto
Ante o mistério da amplidão suspensa 
Meu coração é um vago de acalanto
Berçando versos de saudade imensa.

Não é maior o coração que a alma
Nem melhor a presença que a saudade
Só te amar é divino, e sentir calma...

E é uma calma tão feita de humildade
Que tão mais te soubesse pertencida
Menos seria eterno em tua vida.

       (Vinicius de Moraes. Obra poética. Rio de Janeiro: J. Aguilar, 1968)


Glossário:

Vagar: andar sem destino, sem rumo.

Acalanto: cantiga de adormecer criança, cantiga de ninar.

Amplidão: espaço indefinido, amplitude, vastidão.

Atividade 4

Questões orais

a) Que relação podemos fazer entre a imagem projetada e o Soneto de contrição?

b) Você já ouviu falar em “ato de contrição”? (Resposta: trata-se de uma oração feita após a confissão dos pecados a um padre. Por meio dela, o fiel reconhece que pecou “em pensamento, palavras e obras”; admite a sua culpa, se arrepende  e pede o perdão.)

c) Existe alguma confissão ou pedido de perdão explicitamente declarados no poema?

d) Maria, a mulher amada, se encontra perto ou longe do eu lírico? Justifique sua resposta com versos do poema.

Atividade 5

Responda, por escrito, às questões propostas.

1) Explique o título do poema, considerando a discussão feita oralmente. Afinal o arrependimento do eu lírico se refere a quê?

2) Que sentido tem a palavra “peito” em  “o meu peito me dói como em doença”.

3) Na segunda estrofe, o eu lírico usa uma linguagem afetiva, figurada (comparação e metáfora) para expressar como ele se sente. Marque a resposta correta.

(    ) Ao dizer “Meu coração é um vago de acalanto”, o eu lírico compara implicitamente seu coração a algo confuso, mas que acalanta, nina, faz dormir docemente.

(    ) Ao dizer “Meu coração é um vago de acalanto”, o eu lírico compara implicitamente seu coração com as músicas de ninar, apenas.

(    ) O eu lírico está querendo apenas comparar explicitamente o seu coração com a tormenta provocada pela sua separação.

4) Releia as duas últimas estrofes e responda: o eu lírico prefere a ausência ou a presença da mulher amada? Por quê?

Aula 5

Professor: finalmente, passe à leitura e à análise do último poema da série, o Soneto da separação.

Continue utilizando a mesma metodologia das aulas anteriores. 

Projete a imagem abaixo, disponível em  http://lh6.ggpht.com/_08S8qg3s-P0/SwP9t16Hn-I/AAAAAAAAA48/tpcXfZaTiQI/a%20separa%C3%A7%C3%A3o%202%5B5%5D.jpg

Soneto da separação

Litografia  "A Separação II”, do pintor impressionista norueguês Edvard Munch.

Soneto da separação

De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.

De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.

De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente.

Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.

        (Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1998). 

Atividade 6

Questões para serem respondidas oralmente.

a) A leitura de uma imagem requer uma forte relação entre o sujeito-leitor e a obra de arte propriamente dita. Cada um é capaz de lê-la de acordo com as suas impressões, a sua percepção estética, o seu reconhecimento sobre o belo. Quais leituras podemos fazer da tela“A Separação II”, do pintor impressionista norueguês Edvard Munch.

b) Se essa tela estivesse em uma exposição e você fosse convidado a enriquecer a sua interpretação com um fragmento do Soneto da separação, qual você escolheria? Por quê?

c) Que verso da primeira estrofe melhor expressa a separação? Explique.

d) A que drama o eu lírico se refere no verso “E do momento imóvel fez-se o drama.” (2ª estrofe)

e) Que expressão imprime um caráter de surpresa ao drama referido pelo eu lírico?

f) Nesse poema, podemos verificar a presença de várias antíteses, como por exemplo: calma e vento em “De repente da calma fez-se o vento”. Explique essa antítese, considerando o drama por que passa o eu lírico.

Atividade 7

Responda às questões abaixo, por escrito.

1) Marque V ou F.

(  ) Soneto da separação é um poema em que predomina basicamente a manifestação da subjetividade do eu lírico, expressando seus  sentimentos, suas emoções, e seu mundo interior.

(    )  Soneto da separação é um poema épico, que tem a sua manifestação mais viva nos aspectos trágicos, procurando representar os conflitos e os dramas vivenciados pelos homens.

(    )  A sonoridade é um elemento fundamental no gênero lírico. Em Soneto da separação, para expressá-la, o poeta recorreu à métrica, às rimas, à aliteração (ocorrência considerável de fonemas sibilantes /s / ) e à semelhança de som de palavras como  "espuma", "espalmadas", "espanto".

(     ) O Soneto da separação faz referência a fatos que deflagraram o conflito vivenciado pelo eu lírico.

(     ) No texto literário, dependendo do contexto, uma  palavra pode assumir uma significação marcada pela subjetividade: linguagem conotativa. É o que acontece no verso "De repente da calma fez-se o vento".  

(     ) Em Soneto da separação a figura de linguagem predominante é a antítese, recurso pelo qual busca-se expressar ideias cuja força significativa reside na oposição dos contrários. 

2) Cada um dos versos abaixo apresenta uma antítese. Explique-as, considerando o poema como um todo.

 “De repente do riso fez-se o pranto” 

 “De repente da calma fez-se o vento”

 “E da paixão fez-se o pressentimento”

 "E do momento imóvel fez-se o drama"

“ Fez-se de triste o que se fez amante”

3) Explique a metáfora em “Fez-se da vida uma aventura errante”. 
 

Recursos Complementares

Vinicius de Moraes. Obra poética. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1968 (2ª edição: 1974)

Vinicius de Moraes. Poesia completa e prosa. Org. Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1998.

Vinicius de Moraes. Todas as letras. Companhia das Letras.

Vinicius de Moraes. Nova antologia poética. Org. Antonio Cicero e Eucanaã Ferraz. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

Avaliação

A avaliação consiste na apresentação oral dos resultados da pesquisa empreendida nas aulas 1 e 2. Utilize o data show para projeção das imagens selecionadas pelos grupos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/3 - 33,33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66,67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

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Opiniones

  • Sandra Argemiro do Nascimento, PCR , Pernambuco - dijo:
    sandran_vicente@hotmail.com

    16/03/2014

    Quatro estrelas

    Gostei bastante, pois achei as propostas de atividades bem interessantes e diferentes. Parabéns pelos planos de aula, tirarei proveito para minhas aulas de interpretação de textos e literatura. Um abraço Sandra


  • nilva fratane hentzy figueira, colégio estadual geraque collet , Rio de Janeiro - dijo:
    nilvahentzy@hotmail.com

    09/06/2013

    Cinco estrelas

    Òtimas atividades para serem trabalhadas com alunos sobre o poeta, cantor Vinícius de Moraes. Sou professora de História, ainda não arrumei ao certo as atividades adequadas à matéria, mas achei estas atividades excelentes, principalmente da matéria Português. Abraços, Nilva


  • rosileide, E. E. Prefeito José franco de Gouveia , Minas Gerais - dijo:
    rose.abm@hotmail.com

    17/11/2012

    Quatro estrelas

    Gostei bastante das atividades para mostrar vinícius para a classe


Sem classificação.
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