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Tem química no lixo - UCA

 

09/06/2011

Autor y Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer que os resíduos orgânicos descartados no lixo doméstico sofrem reações químicas.
  • Comparar o impacto ambiental da destinação de resíduos orgânicos ao lixo e do seu aproveitamento por meio da compostagem.
  • Avaliar a importância ambiental da redução da geração de lixo e da destinação adequada dos resíduos orgânicos.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Substâncias químicas.

Reações químicas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1-Analisando e discutindo imagens

Para o início do estudo do tema "Tem química no lixo" sugerimos que o professor apresente as imagens apontadas a seguir  na sequência que ilustra a trajetória de um alimento de origem vegetal, no caso o tomate, partindo de sua colheita até o descarte no lixo e sua destinação ao aterro sanitário (ou lixão), como resíduo orgânico, quando não é utilizado na alimentação humana ou na de outros animais.

O professor deverá salvar previamente as imagens em seu computador UCA, usando o aplicativo  "KolourPaint" ou o "kPresenter" (similares ao "Paint" e ao "PowerPoint" do Windows, respectivamente). Apresentá-las aos alunos por meio de projeção utilizando o aparelho data show ou disponibilizá-las em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. 

tomateiro

Imagem 1. Disponível em: http://maximoasinelli.files.wordpress.com/2011/03/031110tomate.jpg. Acessado em 14/05/2011.

comendo tomate

Imagem 2. Disponível em: http://blig.ig.com.br/distaks/files/2009/11/tomate.jpg. Acessado em 14/05/2011

extrato tomate

Imagem 3- Disponível em: http://www.informacaonutricional.net/nutricao/wp-content/uploads/2009/08/extrato-tomate.png. Acessado em 14/05/2011

prato com molho

Imagem 4- Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_HUTIOI2Pe40/TBLL7y7MJAI/AAAAAAAACC0/bS3YHW9DhO4/s1600/linguini_almodegas_tomate02.jpg. Acessado em 14/05/2011

tomate podre

Imagem 5- Disponível em:http://2.bp.blogspot.com/_6wzxeYtBl6A/TDdaNZL7coI/AAAAAAAACn8/t714L7PcBB8/s1600/tomate-podre.jpg. Acessado em 14/05/2011

tomate lixo

Imagem 6- Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/imagem/reciclagem-inteligente-abre325x167.jpg. Acessado em 14/05/2011

coleta lixo

Imagem 7- Disponível em: http://www.redeclaret.com.br/upload/noticiaImagens/4336g.jpg. Acessado em 14/05/2011

aterro

Imagem 8- Disponível em: http://www.jornaldelondrina.com.br/midia/tn_620_600_lixo_aterro_maringa_250709.jpg. Acessado em 14/05/2011.

O professor deverá orientar a observação das imagens que deverão ser exploradas tanto individualmente quanto no conjunto. 

Na primeira imagem é necessário o reconhecimento do tomate como um alimento de origem orgânica, como parte de um ser vivo ou organismo. Já nas imagens 5 e 6, o tomate é considerado um resíduo orgânico, inadequado para a alimentação humana e passível de ser descartado.

Além das perguntas e dos comentários espontâneos feitos pelos alunos (que certamente ampliarão e enriquecerão a discussão), para cada imagem o professor deverá lançar indagações, como:

  • O que vocês estão vendo nessa imagem?
  • O que essa imagem remete ao seu cotidiano?
  • O que a imagem atual tem a ver com a anterior?

Para o fechamento da discussão, buscando uma visão do processo ilustrado, o professor poderá fazer indagações como:

  • O que vocês concluem do percurso do tomate nessa trajetória ilustrada?
  • Por que o tomate estraga?
  • Qual seria o melhor destino para o tomate estragado?

Após a discussão e elaboração verbal da sequência de acontecimentos envolvendo esse alimento, muitas vezes destinado ao lixo devido à sua suscetibilidade à decomposição, o professor deverá organizar a turma em grupos de três alunos para que montem um texto criativo no qual demonstrem a sua compreensão a respeito da decomposição dos alimentos no cotidiano e a geração de lixo.  Os textos deverão ser digitados utilizando o editor de texto do computador UCA, o KWord. O grupo deverá salvar o texto com o título que lhe atribuírem e enviar para o professor, por e-mail, para avaliação.

Atividade 2 -Analisando e discutindo vídeo (documentário)

O professor deverá organizar a turma em grupos de 4 alunos que deverão discutir o vídeo sugerido a seguir. Para que os alunos possam assistir ao vídeo, cada um poderá acessar diretamente a internet de seu computador UCA. Outra possibilidade é a do professor salvar previamente o vídeo em seu computador UCA, e disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

Cada grupo de alunos deverá assistir ao vídeo e discuti-lo a partir de questões ou itens norteadores propostos pelo professor, como nas sugestões a seguir. Registrar suas considerações em forma de texto. Após a discussão e elaboração dos textos, cada grupo deverá socializá-los aos colegas de sala. Cada grupo deverá digitar o texto no "KWord" e enviar ao professor por e-mail para avaliação.

Vídeo: Ilha das flores. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=RBhmynnz7ZU&NR=1. Acessado em: 15/05/2011,

Itens para discussão do filme:

  • O que é lixo?
  • O vídeo denuncia que aquilo que é lixo para uns, não o é para outros. Argumente a respeito dessa afirmação levando em conta as questões sociais envolvidas.
  • Por que o tomate foi descartado no lixo pela dona de casa?
  • Os tomates que chegaram à Ilha das Flores poderiam ter tido um destino diferente? Qual?
  • Por que os produtos orgânicos presentes no lixo adquirem aromas e aspectos desagradáveis?
  • Quais são os impactos ambientais provocados pela produção e destinação do lixo?

Atividade 3 - Identificando transformações no lixo doméstico (em casa)

O professor deverá orientar aos alunos para que façam observações do lixo em sua casa por, no mínimo, 5 dias. Deverão ficar atentos às transformações que os resíduos destinados ao lixo forem apresentando a cada dia, registrando-as por meio de fotos tiradas com seu computador UCA e salvas em "Minhas imagens". 

Além do registro meio de imagens, os alunos deverão construir uma tabela onde registrarão as transformações observadas nos resíduos jogados no lixo de sua casa. Deverão destacar pelo menos quatro tipos de resíduos e as transformações sofridas por eles ao longo desses dias de observação. Os registros poderão ser feitos no caderno ou no editor de texto do computador UCA, o KWord.

Sugestões de aspectos a serem observados e anotados em “mudanças observadas”: liberação de gases (cheiro); mudança de cor (escurecimento); alterações de textura dos materiais (amolecimento ou endurecimento) etc., que caracterizam a ocorrência de reações químicas.

Transformações

Mudanças observadas

1- Apodrecimento de uma fruta

 

2-

 

3-

 

4-

 

 

 

Atividade 4- Apresentação e discussão dos dados

Após a realização da atividade 3, na aula seguinte, os alunos deverão se reunir em grupos de 5 e cada grupo deverá fazer as atividades descritas nos itens a seguir. Estas atividades deverão ser apresentadas em sala de aula e, posteriormente, enviadas ao professor por e-mail (ou passadas para o seu computador por pen drives) para avaliação.

  1. Organizar os dados coletados por cada aluno, construindo um painel de fotos que consolide o que foi registrado pelo grupo. Para construir  o painel deverão utilizar o o recurso KPresenter  de seus computadores UCA. Este painel de fotos deverá ser montado a partir de uma seleção das imagens obtidas individualmente. Para passarem as imagens para um único computador, onde será feita a montagem, deverão usar um pen drive. Uma vez concluído, o painel deverá ser salvo em um pen drive que deverá ser conectado a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e ao professor.
  2. Construir uma tabela única de registros, utilizando o KWord, que deverá consolidar as informações obtidas pelo grupo. Terminada a tabela, deverá ser salva no mesmo pen drive usado na atividade 1, para apresentação.
  3. Produzir um texto que descreva o que foi feito na atividade 3 e que apresente considerações a respeito do tema, como as sugeridas nas questões a seguir, que deverão ser propostas pelo professor para discussão:
  • O que acontece com o lixo com o passar do tempo?
  • Que materiais destinados ao lixo sofrem transformações ao final de uma semana? Que tipos de mudanças foram observados?
  • Das transformações observadas, o que  vocês classificam como reações químicas? Por quê?
  • Que materiais, aparentemente, não sofrem transformações no lixo no período observado? A que vocês atribuem este fato?   

Após a apresentação dos grupos, o professor deverá fazer um fechamento tendo como referência aquilo que os alunos trouxeram, focalizando as transformações (reações) químicas presentes nos dados apresentados. Enfatizar que, com o passar do tempo, os resíduos sólidos que são destinados ao lixo sofrem uma série de transformações, mudanças. Muda a cor, o cheiro, a aparência. Ou seja, as características iniciais do lixo depois de certo tempo mudam consideravelmente. Um bom exemplo dessas transformações é a degradação de alimentos. Não há dúvida de que as características de um alimento mudam depois que ele vai para o lixo. Identificar essas transformações é fundamental no estudo da Química.  Mas é também muito importante pelos impactos ambientais que provocam.

Dito isso, o professor deverá apresentar e explorar a seguinte imagem. Deverá salvar previamente a imagem em seu computador UCA, usando o aplicativo  "KolourPaint" ou o "kPresenter" (similares ao "Paint" e ao "PowerPoint" do Windows, respectivamente). Apresentá-las aos alunos por meio de projeção utilizando o aparelho data show ou disponibilizá-las em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. 

ciclo matéria orgânica

Imagem disponível em: http://www.chacaradeorganicos.com.br/wp-content/uploads/2010/07/Compostagem.jpg. Acessado em 15/05/2011.

Atividade 5- Pesquisas na internet

A partir da imagem que ilustra o ciclo da matéria orgânica, o professor deverá encaminhar a discussão para as duas possíveis destinações dos restos de alimentos: o lixo ou a compostagem. 

Para ampliar essa discussão, o professor deverá dividir a turma em dois grupos: A e B. Cada grupo fará pesquisas a respeito de uma das possibilidades de destinação de alimentos depois de estragados. O professor deverá fornecer aos alunos, por escrito, as fontes para as pesquisas, a fim de que possam trabalhar com organização e autonomia. Cada aluno poderá acessar o endereço de seu computador, diretamente da internet, ou por rede. Fazer a leitura de todo o texto e, em seguida, registrar aquilo que considerar mais importante. 

O grupo "A" deverá pesquisar sobre a destinação dos resíduos orgânicos para o lixo e suas consequências.

Referências para a pesquisa

Lixo doméstico. Disponível em: http://www.infoescola.com/ecologia/lixo-domestico/. Acessado em 16/05/2011.

Um problema chamado lixo. Disponível em: http://www.lixodomestico.net63.net/index.php. Acessado em 16/05/2011

Decomposição do lixo. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/decomposicao-do-lixo.php. Acessado em 16/05/2011.

Chorume. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chorume. Acessado em 16/05/2011

Chorume. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/chorume.htm. Acessado em 16/05/2011

Chorume. Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/chorume.htm. Acessado em 16/05/2011. 

Resultados da Destinação Correta do Lixo. Disponível em: http://www.lixodomestico.net63.net/destino_lixo.php. Acessado em 16/05/2011.

O grupo "B" deverá pesquisar sobre a destinação dos resíduos orgânicos para a compostagem e suas consequências

Referências para a pesquisa

Compostagem. Disponível em: http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt10.htm. Acessado em 16/05/2011

Processo de compostagem. Disponível em: http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/compostagem.htm. Acessado em 16/05/2011

Um problema chamado lixo. Disponível em: http://www.lixodomestico.net63.net/index.php. Acessado em 16/05/2011

Compostagem. Disponível em: http://www.lixodomestico.net63.net/compostagem.php. Acessado em 16/05/2011.

Resultados da Destinação Correta do Lixo. Disponível em: http://www.lixodomestico.net63.net/destino_lixo.php. Acessado em 16/05/2011.

Lixo doméstico. Disponível em: http://www.infoescola.com/ecologia/lixo-domestico/. Acessado em 16/05/2011

Reciclando o lixo doméstico. disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=dINUL2FUbVE&NR=1&feature=fvwp. Acessado em 16/05/2011.

Atividade 6- Discussão e montagem das apresentações do conteúdo pesquisado

Terminados os registros, cada grupo de quatro alunos, dois do grupo "A" e dois do grupo "B", deverão discutir o conteúdo pesquisado, na seguinte perspectiva:

  • Comparar o impacto ambiental da destinação de resíduos orgânicos ao lixo e do seu aproveitamento por meio da compostagem.
  • Avaliar a importância ambiental da redução da geração de lixo e da destinação adequada dos resíduos orgânicos.

Após a discussão, o grupo deverá montar uma apresentação do conteúdo pesquisado utilizando o "KPresenter" disponível em seu computador. Imagens poderão ser buscadas na internet, salvas no "KPaint" e utilizadas na apresentação. As apresentações deverão ser salvas em "pen-drives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade 7- Socialização do trabalho do grupo

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização dessas informações por cada grupo. Propomos uma organização no formato de um seminário, onde cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos que se fizerem necessários.

Recursos Complementares

Cavucando o lixo. Disponível em: http://super.abril.com.br/ecologia/cavucando-lixo-447921.shtml. Acessado em 16/05/2011.

Lixo: desafios e compromissos. Disponível em:  http://pt.scribd.com/doc/3736131/Quimica-Cadernos-Tematicos-Lixo. Acessado em 16/05/2011.

O chorume no meio ambiente. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/chorume-no-meio-ambiente.htm. Acessado em 16/05/2011.

Avaliação da toxidade do chorume do aterro sanitário do município de Limeira. Disponível em: http://www.prp.unicamp.br/pibic/congressos/xiiicongresso/cdrom/pdfN/506.pdf. Acessado em 16/05/2011

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: os textos produzidos pelos grupos a partir da discussão das imagens (atividade 1) e do documentário (atividade 2); as fotos, o painel de fotos, as tabelas de dados e o texto produzidos nas atividades 3 e 4;  a pesquisa, a discussão e a apresentação nas atividades 5 e 6.

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