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Brasil: a produção do espaço urbano - UCA

 

10/06/2011

Autor y Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambiente urbano, indústria e modo de vida
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender a formação da sociedade urbano-industrial.
  • Compreender o processo de urbanização e a hierarquia das cidades brasileiras.
  • Entender os problemas socioambientais no espaço urbano.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Compreender o conceito de espaço geográfico e as categorias de análise da Geografia: território, paisagem e lugar.

Estratégias e recursos da aula

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Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, com o auxílio do laptop ou em um laboratório de informática.  No caso de projetos como o UCA (um computador por aluno), os alunos terão contato com os seguintes aplicativos:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

 

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Atividade 01

A formação da sociedade urbano-industrial brasileira

PASSO A PASSO

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Fonte: Clip-Art.

- Inicie a discussão orientandos os alunos para, em dupla ou grupos, acessarem os sites da web a seguir, e lerem, com atenção, os dois textos sobre o processo de urbanização brasileira:

- Posteriormente, questione-os:

  • Como surgiram as primeiras cidades brasileiras?
  • Qual o significado do termo "urbanização"?
  • Historicamente, como se caracterizou o processo de urbanização em nosso país?
  • De que maneira a industrialização contribuiu para acelerar o processo de urbanização em nosso país?

- Permita que as duplas ou grupos exponham suas compreensões e esclareça as possíveis dúvidas sobre as questões propostas, mediando a construção de novos conhecimentos por parte dos alunos.

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Fonte: Clip-Art.

- Lembre-se: Reforçe aos alunos a ideia de que o processo de urbanização sempre esteve associado aos ciclos econômicos predominantes em cada período histórico de nosso país.

 

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Atividade 02

O processo de urbanização e a hierarquia das cidades brasileiras

PASSO A PASSO

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Fonte: Clip-Art.

 - Oriente os alunos para acessarem o site da web <http://www.ibge.gov.br/home/> e observarem o seguinte gráfico:

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BRASIL: População Urbana x Rural. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/>. Acesso em 07 maio 2011.s. >.

 

 - Agora, questione os alunos:

  • Segundo os dados do censo do IBGE de 2010, no Brasil predomina maior número de população urbana ou rural?
  • Quais são os principais fatores responsáveis pelo predomínio da população urbana em nosso país?

- Após responderem à questão anterior, pedir aos alunos para acessarem o link do mapa de urbanização brasileira, a seguir:

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 Mapa de urbanização brasileira. Fonte: HERVÉ; MELO, 2008, p. 171. Disponível em: <http://marcosbau.com/geobrasil-2/1434-2/ >. Acesso em 07 maio 2011.

- Oriente-os a observarem a legenda e interpretarem as informações representadas no mapa. Questione:

  • Quais as cidades que possuem mais de 1.000.000 de habitantes?
  • Em que estados/região elas se localizam?
  • Quais fatores levaram essas cidades a concentrarem maior número de habitantes?

- Permita que exponham suas compreensões e esclareça as possíveis dúvidas sobre as questões propostas, mediando a construção de novos conhecimentos por parte dos alunos.

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Fonte: Clip-Art.

- Lembre-se: Dentro da hierarquia urbana, as cidades são classificadas desde uma escala local até uma escala global. Destaca-se, entre as diversas classificações existentes, as Cidades globais ou Metrópoles mundiais; as Metrópoles nacionais, as Metrópoles regionais, as Capitais regionais, os Centros regionais e os Centros locais.

- Solicite aos alunos que façam uma pesquisa em sites de busca na internet e/ou livros didáticos de Geografia e expliquem o que caracteriza cada uma dessas denominações.

- Para ilustrar a discussão, apresente o mapa, a seguir:

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Mapa de hierarquia urbana no Brasil. Fonte: COELHO; TERRA, 2005, p. 422. Disponível em: <http://marcosbau.com/geobrasil-2/1434-2/>. Acesso em 07 maio 2011.

 - Agora, questione:

  • No Brasil, existem quantas metrópoles globais? Quais são elas?
  • Quantas e quais são as metrópoles nacionais?

- Oriente os alunos para caracterizarem a hierarquia urbana do estado onde eles moram e registrá-la no editor de textos KWord.

 

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Atividade 03

Os problemas socioambientais no espaço urbano brasileiro

PASSO A PASSO

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Fonte: Clip-Art.

 - Apresente aos alunos um trecho extraído do livro A urbanização brasileira, publicado em 2005 pela editora Edusp, de autoria de Milton Santos.

"Com diferença de grau e de intensidade, todas as cidades brasileiras exibem problemáticas parecidas [...] Em todas elas problemas como os do emprego, da habitação, dos transportes, do lazer, da água, dos esgotos, da educação e da saúde são genéricos e revelam enormes carências. Quanto maior a cidade, mais visíveis se tornam essas mazelas."

- Solicite aos alunos para expressarem suas compreensões sobre a leitura do texto. Posteriormente, oriente-os para se dividirem em pequenos grupos.

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- Oriente os alunos para realizarem uma pesquisa abrindo um navegador de internet, como o [Mozilla Firefox], com vistas a levantar os principais fatores responsáveis pelos seguintes problemas urbanos, dentre outros, em nosso país:

  • Desemprego e violência
  • Falta de infraestrutura
  • Lixo e poluição atmosférica
  • A desigualdade no espaço das moradias

- Após o levantamento das informações necessárias, os grupos devem organizar uma apresentação, utilizando o seu laptop e o software Kpresenter, para expressarem o que aprenderam sobre o assunto.

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Fonte: Clip-Art.

- Lembre-se: O professor deve acompanhar os grupos esclarecendo as possíveis dúvidas e mediando a construção de novos conhecimentos, por parte dos alunos, sobre a temática em questão.

- Pergunte aos alunos:

  • Entre os principais problemas urbanos mencionados nas apresentações de cada um dos grupos, qual você considera mais grave? Por quê?
  • Qual desses problemas é mais comum na cidade em que você mora? Descreva-o.

- Permita que os alunos reflitam sobre esses questionamentos e registrem suas respostas no editor de textos KWord.

Aproveite a oportunidade para desenvolver atividades interdisciplinares

Sugerimos que este tema seja abordado em conjunto com conteúdos de Ciências, Língua Portuguesa, História e Matemática. Em Ciências, trabalhando com Educação Ambiental, a partir de observações das mudanças que se processam na apropriação dos recursos naturais presentes no espaço urbanos brasileiro. Em Língua Portuguesa, trabalhando a produção de textos ou incentivando a leitura de obras literárias. Em História, trabalhando a formação política do espaço urbano a partir das atividades humanas que se estabelecem no território, bem como as mudanças e as permanências nas condições de trabalho, em diferentes tempos da história do Brasil. Em Matemática, desenvolvendo relações euclidianas (medidas métricas, distância, etc.).

Recursos Complementares

Sugestão de leitura para o professor:

CARLOS, A. F. A. Espaço urbano: novos escritos sobre a cidade. São Paulo: Contexto, 2004.

Neste livro, a geógrafa Ana Fani Alessandri Carlos retoma suas reflexões sobre a cidade e o urbano, propondo novas e instigantes análises a respeito do tempo e do espaço na metrópole. Longe de fornecer soluções prontas e acabadas, o livro é um convite ao debate, o que o torna imprescindível a todos aqueles - geógrafos, arquitetos, sociólogos, planejadores urbanos etc - que se debruçam a pensar os caminhos e descaminhos da cidade nos dias de hoje.


 

Avaliação

Partindo do princípio de que a ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica, oferecendo aos alunos constantemente elementos que possibilitem auxiliar o desenvolvimento cognitivo, nesta aula o aluno poderá ser avaliado com base nas atividades desenvolvidas:

1. Interpretação de mapas: Ler e interpretar informações em diferentes representações cartográficas.

2. Produção de texto: examinar, a partir da produção de textos, relatórios e sínteses, se os alunos conseguem estabelecer relações e comparações entre os temas abordados e a sua vida cotidiana.

3. Exposição de ideias: avaliar se conseguem reelaborar os conhecimentos adquiridos de maneira que possam intervir de forma propositiva na sociedade em que vivem.

4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes em desenvolverem novos ambientes de aprendizagem colaborativa, que viabilizem interpretações e leituras críticas sobre as informações sócio-espaciais.

5. Observe também o domínio de conceitos apresentados em sala. Reserve tempo para que a turma avalie suas experiências. 

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