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Alimentação: criando hábitos saudáveis - UCA

 

20/06/2011

Autor y Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Expor oralmente e ou por escrito como é a alimentação da sua família.
  • Entrevistar familiares para coletar dados relativos à alimentação.
  • Contrastar as informações sobre a alimentação da sua família com a da família dos colegas.
  • Listar, com a ajuda do professor, os hábitos alimentares importantes para a boa saúde e os que são prejudiciais à saúde.
  • Reconhecer a necessidade de adotar atitudes saudáveis no cuidado com a alimentação.
  • Montar um cardápio com sugestões de uma alimentação saudável e adequada para sua idade.
  • Participar da montagem e do funcionamento de um mini supermercado onde serão vendidos alimentos saudáveis, simulando situações de compra e venda.
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – Seis ( 6 ) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido  trabalhadas com os alunos: noções básicas de leitura e de escrita; identificação de alguns alimentos e a utilização de recursos do laptop Classmate como: o uso dos programas KWord, Tux Paint, Webcam e Mozilla Firefox do sistema operacional Linux.

Estratégias e recursos da aula
bonecos UCA 
Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, para isso organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, conte a história: “Saladinha de Queixas” da autora: Tatiana Belinky, nessa história as frutas, legumes e verduras reclamam do mau uso que os humanos fazem dos seus nomes, não percebendo a importância dos alimentos para a nossa saúde.

 

 capa

 Fonte: acervo da autora

Após a contação da história levante os seguintes questionamentos:

1) Por que temos que comer?

2) Quem gosta de comer frutas? Qual a sua fruta preferida?

3)  O que vocês mais gostam de comer: verduras ou legumes?

4) Como uma alimentação pode ser saudável?

5)  O que é preciso comer para ficar saudável?

6)  O que você come?

7)  Como você utiliza os alimentos no dia a dia?

Agora, que tal descobrir os alimentos preferidos da turma?

Professor, divida a turma em 3 grupos para realizar uma pesquisa em revistas, jornais ou panfletos de alimentos que são citados na histórias: frutas, verduras e legumes. Logo após, peça aos alunos que selecionem as imagens e pesquisem informações e curiosidades para a confecção de cartaz sobre os alimentos preferidos da turma.

Solicite que acessem a internet utilizando o seu laptop e procurem diversas informações sobre os alimentos, seguindo os seguintes passos: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet). Em seguida, peça para acessarem os sítios:

  • Conhecendo mais sobre as frutas:

http://smartkids.com.br/especiais/frutas.html 

  • Conhecendo frutas, legumes e verduras:

http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2001/vivamelhor/frutas_verduras_legumes.htm

http://www.smartkids.com.br/especiais/legumes-e-verduras.html 

Professor, depois da pesquisa dê oportunidade para todos os alunos falarem sobre suas descobertas. Continue questionando:

  • Qual a importância das frutas, legumes e verduras na nossa saúde?
  • Você tem hábito de comer frutas, verduras e legumes diariamente?

Professor, crie uma lista contendo alguns  hábitos alimentares importantes para uma boa saúde. Nesse momento você poderá fazer a lista com os alunos utilizando o KWord ( Área de Trabalho > Processador de Textos).

Peça aos alunos que utilizem os seus laptops e digitem as informações que acharem importantes no sítio:

http://www.panetteriazn.com.br/dicas-de-nutricao/10-dicas-para-alimentacao-e-habitos-saudaveis 

10 DICAS DE ALIMENTAÇÃO E HÁBITOS SAUDÁVEIS

1 – Consuma de 5 a 6 refeições por dia, reduzindo a quantidade de alimentos em cada uma delas. Não deixe de fazer as refeições principais: café da manhã, almoço e jantar.  Tenha sempre algum lanche para consumir entre as refeições principais, como: barra de cereais, frutas, iogurtes etc...;

2 – Aumente o consumo de fibras e alimentos integrais. Como as fibras não são digeridas elas não acrescentam calorias à alimentação e aumentam a sensação de saciedade, além de auxiliar no melhor funcionamento do intestino. As frutas e os vegetais folhosos são excelentes fontes de fibras e são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes;

3 – Diminua o consumo de açúcar e doces;

4 –Use sal com moderação. Alimentos que contenham sal devem ser evitados: temperos prontos, shoyo e caldos de carnes. Dê preferência a ervas naturais como condimento;

5 – Evite frituras. Utilize sempre óleos de origem vegetal na preparação dos alimentos. Óleo de: canola, milho, girassol e soja. O azeite de oliva é indicado para o tempero de saladas. Retire a pele do frango e a gordura aparente das carnes antes do preparo;

6 –Evite o consumo de alimentos embutidos e enlatados: milho, ervilha, salsicha, presunto, salame, palmito, etc..., pois são ricos em sal e conservantes;

7 –Dê preferência aos alimentos assados, cozidos, grelhados em substituição as frituras;

8 –Aumente o consumo de peixes, por pelo menos 2 a 3 vezes por semana. Os peixes possuem um baixo teor de gordura quando comparado às outras carnes, sendo que essa gordura apresenta uma série de benefícios no combate e prevenção de várias doenças;

9 – Beba no mínimo 2 litros de água por dia;

10 – Pratique atividade física no mínimo 3 vezes por semana.

 Professor, imprima as listas de cada aluno e cole no seu caderno de” Atividade de Casa”. Solicite que leia com seus familiares e explique a importância de se ter uma boa alimentação. Além, de tomar cuidado com o excesso de alguns alimentos que podem ser prejudiciais à saúde.

                               

                                          TEXTO

menino

Professor, proponha a seguinte Tarefa de Casa:

Escreva uma lista com os nomes dos alimentos preferidos por você e pela sua família. Utilize o programa Tux Paint para ilustrar o trabalho, registre a atividade por meio da escrita e do desenho. Para acessar, é só seguir os seguintes passos: Mestasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, solicite que cada aluno fale sobre os alimentos preferidos da sua família.

Faça um levantamento com a turma sobre os alimentos mais desejados pelas famílias. Depois, registre em um gráfico os alimentos que foram comuns. Observe a sugestão para a construção do gráfico:

  

 QUADRO

 Fonte: Acervo da autora

 

Professor, providencie com antecedência algumas frutas para o preparo de uma salada com os alunos em sala de aula. Peça aos alunos que seguindo os passos: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) utilizem o laptop para acessarem o sítio:

http://smartkids.com.br/desenhos-animados/frutas.html 

Oriente os alunos para acompanharem a leitura, juntamente com professor, sobre as orientações para se fazer uma deliciosa salada de frutas. Depois, é só saborear!

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, organize o espaço da sala de aula para contar a história: “O Sr. Roda dos Alimentos” Autora: Raquel Martins, para isso utilize o data show para projetar a história. Acesse o sítio:

http://educacaodeinfancia.com/historia-a-sr-roda-dos-alimentos/

A partir dessa história apresente aos alunos uma Pirâmide Alimentar ou solicite que acessem a internet utilizando seus laptops Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e se dirijam ao seguinte sítio:

http://smartkids.com.br/desenhos-animados/animacoes-alimentacao.html 

Professor, explique aos alunos que seguir a Pirâmide Alimentar é muito importante para se ter uma alimentação equilibrada, ela é um gráfico que mostra as quantidades e proporção que podem/devem ingerir de cada alimento de forma balanceada.

Prepare uma Pirâmide Alimentar junto com os alunos para isso providencie: cartolina branca; revistas, panfletos com imagens de alimentos; cola e canetinhas ou pincéis.

Professor, oriente os alunos no recorte das imagens dos alimentos observando cada grupo e seus respectivos alimentos. Exponha os trabalhos no mural da sala de aula.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, observando a Pirâmide Alimentar divida os alunos em 4 grupos e proponha a construção de um cardápio com sugestões de uma alimentação saudável e adequada para sua idade.

Pirâmide

Fonte:http://smartkids.com.br/desenhos-animados/animacoes-alimentacao.html

Para conhecer alguns cardápios adequados para a idade dos alunos, criados por uma nutricionista, proponha  que a turma faça  uma pesquisa na internet utilizando o programa Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) acessando os sítios:

http://www.abiq.com.br/queijos/nutricao_03_2.htm 

http://entretenimento.r7.com/receitas-e-dietas/noticias/sugestao-de-cardapio-para-as-lancheiras-dos-pequenos-20100225.html

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

INSTRUÇÃO DE COMO MONTAR O  MINI SUPERMERCADO NA SALA DE AULA

Professor, solicite aos alunos e funcionários que levem para a escola embalagens vazias de produtos que são vendidos no supermercado, como por exemplo: manteiga, margarina,  leite (em caixa ), refrigerante, lata de alimentos, frutas, legumes e verduras de plásticos, dentre vários outros.

Converse com os alunos sobre as embalagens que eles trouxeram, questione-os:

1) Que produtos vocês trouxeram?

2) Será que tem algum produto igual?

3) Como faremos para descobrir?

4) Vamos tentar agrupar estes produtos?

 Apresente novos questionamentos, utilizando as respostas dos alunos. Ouça suas hipóteses.

Espera-se que os alunos agrupem os produtos da seguinte forma: Seção de Gêneros Alimentícios (Massas: Pães, Bolos, Biscoitos e outros),Seção de Laticínios (Leite, Queijo, Manteiga, Margarina, Requeijão e outros), Seção de Utensílios do Lar (Copos, Talheres, Xícaras, entre outros).

Após a organização dos produtos, confeccione com a ajuda dos alunos uma caixa registradora e coloque dentro cédulas e moedas em miniatura (você poderá fazê-las utilizando xérox) encapadas com contact transparente.

Disponibilize algumas miniaturas de carrinhos e cestinhas de plástico de supermercado, para os “fregueses” utilizarem ao fazerem suas compras. Se não conseguir esses objetos confeccione-os com os alunos usando material reutilizável.

Professor, com o mini supermercado pronto, proponha a realização de uma eleição para definir o seu nome.

Os alunos vão dizendo alguns nomes e você os anotará na lousa e depois farão a escolha? É importante que cada aluno defenda a sua sugestão antes da eleição.

Definido o nome, proponha ainda a escolha dos alunos que representarão por exemplo: o proprietário, o caixa, o vendedor e o freguês. Para dar oportunidade para todos os alunos, forme diferentes grupos os quais deverão ser substituídos após 20 minutos de vivência de cada um. Professor, é importante conversar com os alunos as tarefas que cada profissional executa, ressaltando a relevância de cada uma.

Professor, discuta com os alunos sobre os preços das mercadorias, para isso leve para a sala de aula alguns  panfletos nos quais os alunos poderão pesquisar os preços atuais dos produtos, logo após, peça para confeccionarem as fichas e ou tabelas com os preços. Utilize papel sulfite ou cartolina e canetinhas.

Para cada situação vivenciada, você professor deve estimular os alunos para que calculem e identifiquem a operação matemática adequada para cada uma e registrem a frase ou o cálculo matemático. Por exemplo:

1) O dinheiro foi suficiente para comprar tudo que o freguês escolheu?

2)  Como posso saber?

3)  Como vamos calcular se houve troco ou não? Que operação precisa ser feita para saber isso?

4) Que operação (conta) devemos fazer para saber quanto o freguês gastou?

5)  Como escrever esta operação?

Deixe os alunos dramatizarem bastante, solicite a um grupo de alunos que fotografe a atividade usando sua Webcam. Se achar necessário relembre os seguintes passos: ( Área de Trabalho > Webcam > Botão Máquina de Retrato ).

Professor, no final da atividade, peça aos alunos para representarem suas situações problema, utilizando o programa Tux Paint (Metasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).  Esse programa trabalha com pintura digital e oferece vários recursos.

                                                TEXTO 1

menino

Professor, proponha as tarefas de casa abaixo:

atividade 3                                                        atividade 4

Fonte:http://picasaweb.google.com/aninhadegravatai/SistemaMonetario#

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 Professor, apresente aos alunos algumas sugestões de jogos educativos sobre alimentação. Solicite que acessem os sítios abaixo pelo programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e escolham qual o melhor jogo para aprender. 

Jogo das Frutas

http://smartkids.com.br/jogos-educativos/come-come-frutopia.html 

Jogo da Alimentação

http://jcvovar.files.wordpress.com/2009/10/tabuleiro_alimentsaudavel.jpg 

Jogo dos Legumes

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-memoria-legumes.html 

http://www.smartkids.com.br/especiais/legumes-e-verduras.html 

Após a realização do jogo pergunte aos alunos: O que acharam desse momento? Qual foi o jogo mais interessante? O que aprenderam sobre a alimentação?

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: expor oralmente e ou por escrito como é a alimentação da sua família; entrevistar familiares para coletar dados relativos à alimentação; confrontar as informações sobre a alimentação da sua família com a da família dos colegas; listar, com a ajuda do professor, os hábitos alimentares importantes para a boa saúde e os que são prejudiciais à saúde; reconhecer a necessidade de adotar atitudes saudáveis no cuidado com a alimentação; montar um cardápio com sugestões de uma alimentação saudável e adequada para sua idade; participar da montagem e funcionamento de um mini supermercado onde serão vendidos alimentos saudáveis, simulando situações de compra e venda e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.  

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
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