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ECA _ direitos e deveres das crianças – UCA

 

18/05/2011

Autor y Coautor(es)
ALINE RODRIGUES CANTALOGO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

: Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Vida sociofamiliar e comunitária
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Situações urgentes no Brasil em relação aos direitos da criança
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos:

  • Conhecer o que diz a Lei 8069/90, o Estatuto da Criança e do Adolescente.
  • Conhecer alguns direitos e deveres da criança e do adolescente.
  • Diferenciar criança de adolescente.
  • Descobrir como fazer para que seus direitos sejam garantidos.
  • Discutir sobre o atendimento da lei para todas as crianças.
  • Pesquisar e identificar o que mudou da infância dos nossos pais para a infância das crianças que nasceram após a criação da lei.
  • Entrevistar um agente do Serviço Social do nosso município.
Duração das atividades
Aproximadamente 420 minutos: sete atividades de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno saiba utilizar os programas de seu laptop, como: Wxcam e Mozilla Firefox e o Modo de Colaboração em Classe.

Estratégias e recursos da aula

Todos

 

1° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN

CONHECENDO O ECA

- O ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente, traz em seu texto alguns direitos e deveres da criança. Estes direitos, existentes desde 13 de julho de 1990, nem sempre são cumpridos, mas devem aparecer como tema de aula para que as crianças saibam de seus direitos e deveres e os façam valer.

-Professor, a legislação em sua integralidade pode ser encontrada no sitio do Planalto: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm, porém para utilização nesta aula e introdução do tema, nossa opção foi por um vídeo.

 

- Para motivar os alunos solicite que eles assistam ao vídeo a seguir que faz alguns destaques interessantes sobre o ECA e de uma forma acessível. Este se encontra disponível no sítio do Youtube e pode ser acessado, com o auxílio do Mozilla Firefox  [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet], no endereço eletrônico: http://www.youtube.com/watch?v=UmYrApzqUIE

video ECA

Imagem 1: Fonte: Sítio do Youtube

Atividades

O texto da lei traz alguns pontos em destaque como: vida, saúde, alimentação, educação, esporte, lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade e convivência familiar e comunitária. Após a exibição do vídeo, divida as crianças em 12 grupos, ou seja, um grupo ou dupla para cada tema destacado na lei. Solicite que acessem em seu netbooks a ferramenta de pintura digital o Tux Paint [Metasys>Aplicativos>EduSyst>Arte e Música>Pintura digital] e  solicite que criem uma imagem para cada um dos temas (exemplo: um desenho para alimentação, um para saúde e assim por diante) e identifiquem qual é o tema que está sendo representado.

 

-Observação: este programa faz parte dos recursos dos laptops do UCA e as crianças adorarão utilizá-lo. Nele temos recursos como carimbos e outros que são diferentes do KolourPaint, como a ferramenta “Mágica”, que faz gramas e arco-íris sozinha. Vale a pena conhecê-lo!

-Apenas para uma melhor visualização, segue uma imagem com o tema alimentação:

alimentaçao

Imagem 2: Fonte: Acervo da autora

 

2º MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN

SOCIALIZANDO: MONTANDO UM PAINEL

 

Professor, oriente seus alunos para imprimirem seus desenhos com seu auxílio e, juntos, montarem um painel com os desenhos relativos aos temas representados. Lembre-se de identificar o painel com: título, objetivo do trabalho, autores (alunos, turma e professor) e data de realização, pois outras pessoas vão buscar informações nele.

 

PRODUZINDO TEXTO

-Professor, além dos desenhos, é importante que as crianças digam o que entenderam, assim estaremos trabalhando também com a oralidade e a elaboração do pensamento. Faça um texto coletivo utilizando as falas, que servirão de registro e de contextualização da escrita.

-Aproveite o momento para criar mais dúvidas e curiosidades sobre o assunto e aprofundar um pouco os conhecimentos.

-Para isso, primeiramente, contextualize o porquê da criação do ECA e como vivem algumas crianças. Mostre situações desfavoráveis ao seu desenvolvimento, como o trabalho infantil, por exemplo. Para isto, sugerimos uma reportagem do Jornal da Rede Globo, disponível no sítio:

 http://www.youtube.com/watch?v=J3J2Ilala7g&feature=related

Este vídeo pode ser acessado pelos alunos, utilizando seus laptops, por meio do Mozilla Firefox  [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

Além de mostrar fatos reais, indica a necessidade de órgãos e leis que as protejam.

Neste momento, questione-os:

  • Sobre o que fala no vídeo?

  • Vocês gostariam que acontecesse com vocês o mesmo que acontece com as crianças do vídeo?

  • Como será a vida das crianças que precisam trabalhar?

  • Quais tipos de trabalho infantil vocês já viram?

  • Será que as crianças mostradas no vídeo conseguem estudar?

  • Como vocês imaginam que será o futuro destas crianças se continuarem trabalhando agora?

  • Quem será que pode ajudar a essas crianças?

  • E vocês, se virem ou sofrerem algum tipo de mau trato, sabem a quem pedir ajuda?

 

-Posteriormente, conte a eles que, além do ECA, existe também os “Conselhos Tutelares”, que é onde podemos pedir ajuda. Proponha que convidem uma pessoa que trabalha no Conselho Tutelar de seu município e ajuda crianças, utilizando o Estatuto.

-Vocês poderão visitar o local onde funciona o Conselho Tutelar ou convidar um/a conselheiro/a para vir até a escola

-Esta visita propiciará que as crianças visualizem o trabalho realizado pelos conselheiros, tenham a consciência de estarem protegidas e que existe uma instituição a qual podem recorrer. Além do trabalho ligado a cidadania e ao conhecimento dos seus direitos e deveres.

 

3º MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN

PLANEJANDO A ENTREVISTA

 

-Neste momento é preciso organizar, com a ajuda das crianças, um  planejamento envolvendo: um roteiro de entrevistas, convites para o membro do Conselho Tutelar e o agendamento da visita.

Faça uma problematização sobre o assunto, ou melhor, indagações tais como: o que queremos saber e o que vamos perguntar; crie com eles o roteiro da entrevista.

Além disso, pergunte como farão para convidar o(a) Conselheiro(a) Tutelar? Estabeleça com eles quem vai fazer as perguntas, isto torna a atividade mais organizada.

Ligue e converse com um(a) conselheiro(a) e marque a visita. Solicite seu e-mail e antecipe para ele(a) que as crianças enviarão convites.

 

ELABORANDO O CONVITE

 

-Selecione alguns convites (aniversário, casamento e outros) e leve para os alunos observarem qual é sua estrutura textual e quais são as informações que devem constar: quem estamos convidando, o motivo (objetivo), o local do evento, o dia, o horário, quem está convidando. Se não tiver nenhum convite impresso, solicite que utilizem seus netbooks e acessem o sítio http://www.criarfazergratis.com/modelos-de-convites/. Neste sítio eles terão oportunidade de verem diferentes modelos de convites.

convites

Fonte: http://www.criarfazergratis.com/modelos-de-convites/

Solicite que abram novamente o Tux Paint [Metasys>Aplicativos>EduSyst>Arte e Música>Pintura digital], escrevam e desenhem no seu convite, lembrando as informações que devem conter. Esta atividade propiciará que eles observem a função social da escrita e que façam tentativas de escrita, reelaborando-a.

Ao final, peça para que abram o Mozilla Firefox  [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet] e enviem seus convites para o seu e-mail.

Como as crianças estão em fase de alfabetização, a socialização e a possibilidade de confrontarem suas hipóteses de escritas entre os membros do grupo, possibilitará o levantamento de novos questionamentos entre a escrita convencional e a realizada por eles.

Esta atividade poderá ajudá-los no surgimento de novas hipóteses de escrita.

Para isso, relembre os dados necessários para a elaboração do convite. Depois de prontos,  solicite que troquem os convites e corrijam eventuais erros.

Estes convites poderão compor o painel, como forma de mostrar o trabalho de cada um e até mesmo como avaliação da representação do código escrito. Porém, para o envio ao membro do Conselho Tutelar, é interessante a criação de um convite coletivo, onde apareçam todos os dados. Você pode montá-lo em sala, coletivamente e, poderá ainda, utilizar alguns desenhos para compô-lo.

Ao final, você poderá enviar para o e-mail do(a) conselheiro tutelar.

 

4° MOMENTO:APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN

REALIZANDO A ENTREVISTA

 

Para esta atividade, é preciso imprimir o roteiro e organizar as crianças. Solicite que, durante a entrevista gravem a fala da pessoa entrevista, para posteriormente registrarem o que ouviram em um pequeno relatório.

-Os alunos poderão gravar a partir do WxCam, a webcam de seus computadores, que pode ser acessado pelo ícone Câmera, existente na área de trabalho ou pelo caminho: [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam].

- Estabeleça coletivamente a ordem das perguntas. Deixe que cada criança faça a sua pergunta. Você poderá ficar responsável por mediar o trabalho e, nos momentos de fala da entrevistada, fotografar.

- O objetivo mais importante desta atividade é tirar um pouco da imagem distorcida que muitos fazem dos conselhos tutelares, como se fossem algo ruim ou prejudicial, algo contra a família. É interessante que vejam que os conselheiros tutelares são ajudantes e defensores dos direitos das crianças, inclusive da família.

Atividades de casa

- Solicite que as crianças levem seus computadores para casa e revejam a entrevista, acompanhadas por um adulto que vai ajudá-la a redigir o relatório, o qual deverá levar para próxima aula.

- Oriente-as também a questionarem seus pais/mães ou o adulto responsável por ela sobre o que mudou da infância deles para a infância das crianças que nasceram após a criação da lei.

-Esta tarefa de casa, não só reforçará com a criança os conhecimentos aprendidos como valorizará suas aprendizagens, à medida que “ensina” ao adulto o que sabe.

-Como esta atividade também prevê a inclusão digital da família, é interessante mandar algumas orientações como, por exemplo, o nome e os atalhos do programa que utilizarão para escrever o texto. Veja uma sugestão:

 

TAREFA DE CASA

SR(S) PAIS E/OU RESPONSÁVEIS:

HOJE, ___/____/____, TIVEMOS UMA PALESTRA COM O(A) CONSELHEIRO(A) TUTELAR ________________________________________ E TIRAMOS MUITAS DÚVIDAS DE COMO ESTE ÓRGÃO FUNCIONA, PARA QUE ELE EXISTE, DENTRE OUTROS QUESTIONAMENTOS.

§         DISCUTA COM SEU/SUA FILHO/A SOBRE A ENTREVISTA E O QUE MUDOU DA SUA INFÂNCIA PARA A INFÂNCIA DAS CRIANÇAS QUE NASCERAM APÓS A CRIAÇÃO DA LEI.

§         SE ELE/A PRECISAR COLABORE AJUDANDO-O A ESCREVER UM RELATÓRIO SOBRE: O QUE ELE/A APRENDEU SOBRE O ECA, ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, E SOBRE OS CONSELHOS TUTELARES.

 

 

PARA DIGITAR, UTILIZE O KWORD[METASYS> APLICATIVOS>FERRAMENTAS DE PRODUTIVIDADE>SUÍTE DE ESCRITÓRIO> PROCESSADOR DE TEXTOS]

 

 

Solicite também que façam uma entrevista com um adulto da família (pai, mãe, tio, avô ou outro) abordando:

COMO ERA A SUA INFÂNCIA:

 

NOME:

IDADE:

- VOCÊ BRINCAVA MUITO?

- VOCÊ PRECISOU TRABALHAR?

- ESTUDAR ERA IMPORTANTE? ATÉ QUE IDADE, MAIS OU MENOS?

- MAS O QUE ERA MAIS IMPORTANTE, ESTUDAR OU TRABALHAR?

- VOCÊ RECEBIA ALGUM TIPO DE CASTIGO QUANDO FAZIA ALGO ERRADO? COMO ISSO ACONTECIA?

- ATUALMENTE, AS CRIANÇAS NÃO PODEM TRABALHAR OU SOFRER CASTIGOS FÍSICOS PORQUE O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, O ECA, NOS PROTEGE. O QUE VOCÊ ACHA DISSO?

- SE NA ÉPOCA DA SUA INFÂNCIA EXISTISSE O ECA, VOCÊ ACHA QUE A SUA INFÂNCIA SERIA MELHOR OU PIOR?

 

PARA ISSO, UTILIZE O KRECORD [METASYS>APLICATIVOS>MULTIMÍDIA>GRAVADOR DE SOM]

 

 

5° MOMENTO:APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN

AMPLIANDO O DEBATE

 

Neste momento, reforce alguns dos direitos e deveres da criança e do adolescente, mas, para uma ampliação e melhor contextualização do tema, é importante dizer o que a lei trás para a diferenciação de criança e adolescente, qual ou quais o(s) critério(s) para pertencer a cada um destes grupos.

Para esta atividade, a sugestão é que você acesse o sítio Pró menino, disponível em: http://www.fundacaofia.com.br/ceats/eca_gibi/capa.htm, e páginas seguintes. Este sítio possui uma história da Turma da Mônica que retrata os aspectos mais relevantes do ECA.

Para apresentar a historinha às crianças, você poderá imprimi-la e reproduzi-la em tamanho grande, papel A3, ou ainda, criar uma apresentação no KPresenter, o que seria interessante para que eles pudessem também visualizar as cores. Este programa pode ser acessado pelo caminho: [Metasys, Aplicativos, Ferramentas de Produtividade>Suíte de Escritório>Gerador de Apresentações]

 

-Posteriormente, oportunize um debate, pelo Modo de colaboração em classe, onde as crianças poderão dizer o que pensam e refletir sobre o assunto, o que trará uma ampliação de pontos de vista e uma maior criticidade.

-Questione-os sobre qual é a diferença entre uma criança e um adolescente e se tem direitos e deveres diferentes.

-Outra questão relevante é como fazer para que seus direitos sejam garantidos.

-Esta ferramenta, disponível nos computadores do programa Um Computador por Aluno _ UCA, é representada por um livro na Barra de ferramentas, no canto direito dos computadores.

modo colaboraçao

Fonte: Imagem 3: acervo da autora

-O Modo de Colaboração em Classe possibilitará que os alunos mostrem seus pontos de vista em relação às observações. Criará um debate interessante.

Observação: se você possuir dúvidas de como usar o Modo Colaboração em Classe, poderá clicar em cima do ícone e no item “Ajuda”, para conhecer mais ferramentas ou consultar o sitio: www.metasys.com.br

tela do laptop

Fonte: Imagem 4: acervo da autora

 

 

6° MOMENTO:APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN

FINALIZANDO O TEMA

Videos

Inicie este momento com a socialização de campanhas contra maus tratos infantis, que poderão ser assistidas, no sitio do Youtube, com auxílio do Mozilla Firefox  [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

1- Conselho Tutelar: todo mundo precisa conhecer

A) http://www.youtube.com/watch?v=-zKFv5bYOZk

B) http://www.youtube.com/watch?v=umOq7rP1VrM

2- Ministério Público: http://www.youtube.com/watch?v=FUrBmOvdwLw

E, para a finalização do trabalho com o tema Estatuto da Criança e do Adolescente, a sugestão é uma atividade mais lúdica. A música de Arnaldo Antunes e Paulo Tatit caminha no sentido de mostrar o que deve ou não fazer parte do universo infantil. As crianças poderão assistir o clipe pelo endereço eletrônico: http://www.youtube.com/watch?v=u9aa7FqMcRU , utilizando seus laptops.

 

 

Criança Não Trabalha

Palavra Cantada

Composição: Arnaldo Antunes e Paulo Tatit

Lápis, caderno, chiclete, pião
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria, tambor, gritaria, jardim, confusão

Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar, pula cela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia, pirata, baleia, manteiga no pão

Giz, merthiolate, band-aid, sabão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca, botão, pega-pega, papel, papelão

Criança não trabalha, criança dá trabalho
Criança não trabalha...

Lápis, caderno, chiclete, pião
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria, tambor, gritaria, jardim, confusão

Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar, pula cela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia, pirata, baleia, manteiga no pão

Criança não trabalha, criança dá trabalho
Criança não trabalha...

Giz, merthiolate, band-aid, sabão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca, botão, pega-pega, papel, papelão

Criança não trabalha, criança dá trabalho
Criança não trabalha...

1, 2 feijão com arroz
3, 4 feijão no prato
5, 6 tudo outra vez...

Lápis, caderno, chiclete, pião
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria, tambor, gritaria, jardim, confusão

Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar, pula cela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia, pirata, baleia, manteiga no pão

 

- Imprima a letra da música e a reproduza no papel A3, para que seja mais bem  visualizada.

 

7° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN

EXPLORANDO A LETRA DA MÚSICA

 

Repita a música para as crianças, utilizando os mesmos passos do momento anterior e explore a leitura e a escrita.

 

- Veja uma sugestão:

1.      Solicite que identifiquem na música palavras que comecem com a letra B e circulem de vermelho.

2.      Descubram  quantas vezes aparece a palavra CRIANÇA e circulem de verde.

3.      Identifiquem e copiem quais são as brincadeiras e os brinquedos que são citados na música. Crie um quadro para eles classificarem. Veja uma sugestão:

 

BRINQUEDOS

BRINCADEIRAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para esta atividade, reproduza a música, em tamanho convencional (A4), para que colem no caderno, façam as atividades e ilustrem.

 

- Posteriormente, entregue duas fichas de papel para cada aluno de, aproximadamente, 3cm por 7cm e solicite que escrevam palavras que marcaram o tema.

- Por fim, cole no mural, junto aos desenhos, a letra da música e as palavras. Assim, você já terá todo o registro da aula.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação desta aula perpassará pela visualização do interesse e envolvimento das crianças em relação ao tema, isto será observado ao longo das atividades desenvolvidas.

Portanto, verifique se eles compreenderam o que é o ECA e que ele estabelece direitos e também deveres, que o Conselho tutelar é um órgão que colabora com a criança e o adolescente visando que sejam garantidos.

Observe também, no decorrer das aulas, se os alunos foram capazes de: diferenciar criança de adolescente, demonstrar como fazer para que seus direitos sejam garantidos e se compreenderam que, apesar de ser para todas as crianças, o cumprimento da lei possui algumas dificuldades.

Esta aula propiciará também, que o aluno desenvolva conceitos de cidadania e criticidade, fatores a serem observados e avaliados no decorrer das atividades, mas, sobretudo, no debate.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
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Opiniones

  • Elaine, particular , São Paulo - dijo:
    elaineprofessora@hotmail.com

    03/02/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito das atividades propostas e principalmente da indicação de sítios que podem enriquecer a aula. Obrigada


  • vania, cca , São Paulo - dijo:
    thediva2908@hotmail.com

    30/09/2012

    Cinco estrelas

    gostei muito, obrigado!! AS atividades irão me ajudar bastante.


  • maria rosinele andrade da silva, E E E F DR MARIO CHERMONT , Pará - dijo:
    rosinele.andrade@hotmail.com

    11/06/2011

    Cinco estrelas

    estarei trabalhando o ECA como tema gerador no proximo semestre. Essa aula vai enriquecer ainda mais o já planejei. a ideia da musica é excelente,pois como sendo aula de Artes.os alunos irao adorar fazer os desenhos, e será uma deixa para um dos conteudos que irei abordar que é o resgate ddas brincadeiras infantis e dos brinquedos.


Sem classificação.
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