Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UCA - O texto prescritivo: o gênero receita culinária

 

30/08/2011

Autor y Coautor(es)
Vilma Aparecida Gomes
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as características da estrutura do texto prescritivo no gênero receita culinária.
  • Estabelecer a diferença entre tipologia textual e gênero.
  • Analisar a função e o sentido dos verbos no modo imperativo no gênero receita culinária.
  • Empregar adequadamente o verbo no modo imperativo no gênero receita culinária.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • O conceito de verbo (aspectos, modos, vozes).
  • A função dos verbos no texto.
  • Introdução aos gêneros textuais e à tipologia textual.
Estratégias e recursos da aula

 

  • Laptop Uca
  • Editor de texto Kword
  • Internet
  • Video Youtube
  • Exercícios interativos
  • Trabalhos em grupos

Atividade 1 - Motivação

Alunos organizados em grupos de três.

Professor, inicie a atividade explorando o conhecimento prévio dos alunos acerca dos gêneros textuais e tipos de texto. Questione o que eles lembram de terem estudado sobre o assunto. Dê alguns exemplos de gêneros textuais e pergunte a eles quais deles podem ser considerados textos prescritivos. Exemplo: carta, bilhete, bula de remédio, receita culinária. 

Para ajudá-los a relembrar esse conteúdo, apresente para toda a turma, em datashow, dois vídeos doYoutube indicados abaixo.

1)  "Gêneros textuais" (4m25s). Disponível em < http://www.youtube.com/watch?v=OQPw-xUK_tk>. Acesso em 18 ago.2011.

receita

 

 

2) “ Redação tipos de textos – partes 1 -2 . (Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=VB6qxRkE03U&feature=related>. Acesso em: 21 ago. 2011.):

 

redação

 

Solicite aos discentes que desenvolvam a seguinte atividade para orientar a discussão após a projeção dos vídeos.

 

 

Exercício  1     

Questões para discussão 

  Utilizando seus laptops, criem um arquivo, no programa KWord, intitulado "Gêneros e tipos textuais – prescrição".Em seguida, façam o que se pede nas questões abaixo:

1)    O que entenderam por gêneros textuais?

2)    Como diferenciar gêneros de tipos textuais?

3)    Liste os gêneros textuais que foram apresentados no vídeo.

3)    Identifiquem o conceito de gêneros textuais apresentado no vídeo. Discutam como poderiam formular esse conceito de forma pessoal.Digitem esse conceito elaborado por vocês no arquivo "Gêneros e tipos textuais - prescrição" (criado no programa Kword).

4)    Identifiquem, no vídeo, alguns exemplos de tipos textuais. Baseando-se neles, criem três frases que contenham diferentes exemplos de tipos textuais. Digitem-nas no mesmo arquivo citado acima.

 

 

 

Professor, para socializar as respostas, cada grupo apresentará oralmente, ou por meio de projeção em datashow, caso vocês disponham desse recurso. Neste caso, os alunos deverão salvar os arquivos do KWord com extensão .odt, em um pendrive, pois, assim, poderá ser transportado para o computador vinculado ao datashow. Salvando na extensão .odt, o arquivo abrirá no Word ou no KWord, indiferentemente.

Atividade 2 – Identificação das características do texto prescritivo

Os estudantes continuam organizados em grupos de três integrantes.

Professor, o objetivo desta etapa da aula é desenvolver uma atividade que propicie aos alunos a identificação das características do texto prescritivo no gênero receita culinária.

Apresente para toda a turma, em datashow, a receita culinária, intitulada “Bolo de cenoura com cobertura de chocolate".

 Disponível em: < http://vilamulher.terra.com.br/bolo-de-cenoura-com-cobertura-de-chocolate-4-13-138-8630.html>. Acesso em: 21. ago. 2011.):

bolo de cenoura

 

A atividade a ser desenvolvida pelos discentes é a seguinte:

 

  

Exercício 2

Utilizando seus laptops, criem outro arquivo, no programa KWord, intitulado  "Características do texto prescritivo:gênero receita culinária". Em seguida, façam o que se pede nas questões abaixo:

        1)    Após lerem a receita, vocês deverão  copiá-la no arquivo "Características do texto prescritivo", criado no programa KWord. Para isso, utilizem os recursos existentes no laptop para copiá-la.

2)    Criem, após ler e copiar o texto da receita culinária “ Bolo de Cenoura com cobertura de chocolate”, um quadro síntese das características do gênero em estudo.

Gênero textual:

Tipo textual:

Título:

Autor e publicação:

Intencionalidade:

Características linguísticas:

 

3) Leiam novamente a receita e resolvam as seguintes questões:

A) Em que modo o verbo foi utilizado?

B) Por que este modo verbal é usado neste tipo de texto?

C) Esse modo verbal é importante para a compreensão do texto pelo leitor? Por quê?

D) Qual é a função dos verbos no modo imperativo neste tipo de texto? É de dar ordem? Conselho? Orientar? Prescrever?

 

 

 

Professor, o importante é que os alunos percebam que o modo imperativo, neste tipo de texto, tem a função de prescrever o modo de se fazer uma receita e o sentido de orientar o leitor para que a receita dê certo. Para isso, faça intervenções necessárias, atentando para as análises realizadas por eles.

Para socializar as respostas, faça o mesmo procedimento solicitado aos discentes nos itens 1 e 2 acima: acesse o site, selecione o texto da receita, copie e cole em um arquivo no programa Kword. Salve esse arquivo na extensão  .odt para que seja possível projetá-lo em datashow para os discentes. Projete o arquivo e solicite a cada  grupo que, oralmente, cite um verbo destacado por eles no texto analisado pelo grupo. À medida que os discentes forem citando, destaque-os no texto projetado. Caso os grupos tenham deixado de destacar algum verbo, complemente as respostas e solicite que façam os destaques devidos em seus arquivos. Ao final,  será possível aos alunos visualizar os verbos usados no texto.

Após essa visualização, solicite a um aluno de cada grupo que leia a conclusão elaborada por eles quanto ao questionamento feito na questão 3, acima.

Atividade 3 – Preparo de uma receita culinária

Alunos organizados em grupos de quatro.

Professor, nesta etapa, os alunos devem preparar uma receita.

Por isso, peça que realizem a seguinte atividade:

  

Exercício 3

Orientação: Esta atividade será desenvolvida em grupo de quatro alunos. O professor deve supervisionar a organização dos grupos, a discussão sobre a receita a ser preparada e a separação das tarefas. Para isso, podem acessar um site de receita culinária e escolher uma, cada um com seu netbook, copie e cole a receita no arquivo. Após preparada a receita, o grupo poderá usá-la para apresentação e degustação.

Desenvolvam o que se pede nos itens abaixo:

1)    Criem um arquivo no programa Kword intitulado “Produção de uma receita culinária”.

2)     Cada grupo deverá criar um vídeo  registrando todo o processo de preparo da receita culinária que será arquivado na subpasta Vídeos na pasta do usuário do Arquivo Pessoal. Em seguida, salvar em um pendrive para apresentar para turma. Para isso, acesse a WxCam pelo ícone da câmera na área de trabalho ou acesse: menu Metasys (menu K) - Aplicativos - Multimídia - WxCam. Na tela principal da WxCAM clique no botão vermelho e inicie a gravação de um arquivo no formato de vídeo. Este arquivo será gravado.

3)    Quando terminarem a produção do vídeo, abram o arquivo do texto da receita culinária. Criem um quadro síntese da receita preparada, enfocando as marcas linguísticas e textuais do gênero em estudo.

Gênero textual:

Tipo textual:

Título:

Autor e publicação:

Intencionalidade:

Características linguísticas:

 

4) O grupo apresenta a receita exibindo, em datashow, o quadro síntese, e  o vídeo. O prato deve ser degustado após as apresentações e os alunos avaliam se a receita foi seguida de maneira correta: se o que foi preparado ficou saboroso, se ficou muito doce, salgado, consistente, etc.

 

 

 

 

Professor, caso disponham, com facilidade, do recurso de projeção em datashow, mais uma vez é possível utilizá-lo para socializar as receitas produzidas pelos alunos. Se não for fácil utilizar esse recurso, peça aos grupos que leiam as receitas e o quadro síntese e apresente o prato por eles preparado.

 

 

Recursos Complementares

Para obter informações sobre gêneros e tipos textuais, sugiro que acesse os seguintes textos e links:

- Gêneros textuais: princípios teóricos e práticos para o uso em sala de aula. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=f8HDiaO8VMY&feature=related>. Acesso em: 21 ago. 2011.

- Texto expositivo: Verbo. Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=6au7Mh582T8&feature=related>. Acesso em: 21 ago. 2011.

Avaliação

A avaliação será feita por meio da observação em relação à participação, ao interesse e ao desempenho dos alunos em todos os momentos do desenvolvimento das atividades, bem como da capacidade de trabalharem grupo e em dupla.

Verifique ainda o desempenho dos alunos ao desenvolver as três atividades propostas e, especificamente, a aprendizagem quanto à identificação das marcas linguísticas que compõem o gênero estudado, observando se conseguiram perceber a importância do uso do modo imperativo no texto prescritivo gênero receita culinária.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.