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A Política do 'café com leite' na Primeira República (1889-1930) - UCA

 

09/06/2011

Autor y Coautor(es)
LUCIMAR DIVINA ALVARENGA PRATA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Leide Divina Alvarenga Turini

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as principais características da chamada política do café com leite na Primeira República (1889-1930).

Compreender o significado da denominação “política do café com leite”.

Refletir sobre a hegemonia dos Estados de Minas Gerais e de São Paulo na política da Primeira República no Brasil.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A crise da monarquia no Brasil e a instauração do regime republicano.

Estratégias e recursos da aula

Alunos UCA ESEBA

 

Professor (a), para o desenvolvimento desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Assim, a aula poderá ser realizada no Laboratório de Informática ou em sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto UCA (Um computador por aluno).

Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do Projeto UCA/MEC:

 KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.
 WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multimídia; O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.
 Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).
 KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação

Atividades UCA ESEBA  

I - O que foi a Política do Café com Leite na Primeira República

 

Seminário

 

 Professor(a), para iniciar as atividades desta aula, proponha aos alunos que se dividam em grupos para um Seminário.  Cada grupo ficará responsável por  ler, interpretar, problematizar e apresentar fontes que tratam da temática da aula. O objetivo é que os alunos identifiquem as principais características da política do café com leite e compreendam o significado da denominação dada a esta política, vigente na Primeira República (1889-1930).

Orientações para a atividade:

a. Para iniciar, oriente cada grupo na leitura de um texto publicado em um endereço web. Sugestão de textos e respectivos links para acesso:

1- "Política do café-com-leite. Acordo marcou a República Velha", de Vitor Amorim de Angelo. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/politica-do-cafe-com-leite.jhtm. Acesso em 18/05/2011 

2- "Política do Café com Leite", de  Antonio Gasparetto Junior. Disponível em: http://www.historiabrasileira.com/brasil-republica/politica-do-cafe-com-leite/. Acesso em 18/05/2011

3-  "Política do café com leite rege a República Velha", de Roberson de Oliveira. Disponível em: http://vestibular.uol.com.br/ultnot/resumos/ult2770u26.jhtm. Acesso em 18/05/2011

4-  "República do Café com Leite", de Maria Lúcia Andrade Garcia. Disponível em: http://www.cidadeshistoricas.art.br/hac/hist_07_p.php. Acesso em 18/05/2011

 

b. A leitura inicial de um texto publicado em um endereço web deve propiciar aos alunos um primeiro contato com o tema. A partir daí, cada grupo deverá procurar aprofundar o estudo da temática procurando esclarecer dúvidas e aspectos que foram apenas mencionados nos textos, mas não explicados de forma consistente. Para tanto, devem reunir fontes selecionadas em livros didáticos, livros paradidáticos, jornais e revistas. O professor deverá orientar cada grupo neste trabalho de levantamento e seleção das fontes.

c. Após o trabalho de leitura, interpretação e problematização das fontes, cada grupo deverá preparar a apresentação para o restante da turma. Para tanto, poderão utilizar o aplicativo Kpresenter do Netbook do Projeto UCA (no caso de escolas vinculadas ao projeto) ou o aplicativo para apresentação de slides correspondente ao sistema operacional do computador a que terão acesso.

d.  Na organização da apresentação, o grupo poderá apresentar dados numéricos e/ou estatísticos, siglas e seus significados, imagens, vídeos, músicas, etc. As idéias centrais contidas nas fontes pesquisadas, bem como as conclusões do grupo, ficarão mais claras (e mais interessantes) para a turma se outros recursos, além da fala e do texto escrito, forem utilizados.

e. Após as apresentações, cada grupo poderá enviar a apresentação produzida para o email do professor e dos colegas, para que seja salva em arquivo do computador e acessada sempre que necessário.

 

II - A hegemonia de Minas Gerais e São Paulo na política da Primeira República

 

Vídeos UCA ESEBA

 Vídeo: República Velha

 

 

 

 

"Episódio do programa História do Brasil por Boris Fausto, exibido pela TV Escola. Apresenta os principais acontecimentos políticos, econômicos, sociais, culturais e geográficos do Brasil na época da República Velha (1889-1930)". Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=890

Orientações para a atividade:

a. O trabalho de interpretação e debate das ideias centrais do vídeo é importante para contextualizar a "política do café com leite" no âmbito da conjuntura que marcou a Primeira República ou República Velha no Brasil (1889-1930).

b. Após o debate, oriente os alunos para a sistematização, por escrito, das suas principais conclusões.

 

 

Interpretação e produção de charges

2- A charge é uma linguagem de grande potencial para as reflexões de natureza histórica porque revela a visão crítica do seu autor em relação a uma determinada situação ou ideia. De uma forma geral, a charge éuma crítica político-social, na qual o autor expressa graficamente sua visão sobre determinado fato, através do humor e da sátira.

Orientações para a atividade:

a. Proponha aos alunos a observação atenta da charge abaixo:

 Charge de Raul 1917

Fonte: http://ricafonte.com/historia/textos/Historia_Brasil/Rep%C3%BAblica/Rep%C3%BAblica%20Velha%20Conferida%20exe_arquivos/image011.jpg

b. Informe que a charge, produzida em 1917, retrata a alternância de poder entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, na Primeira República ou República Velha (1889-1930). Chame a atenção dos alunos para a frase que acompanha a imagem, discuta com eles sobre o seu significado, atentando para as diferenças da língua escrita no início do século XX, em relação à atual.

No link http://www.profdamasceno.com/pde/chargesevideos/Caricatura%20Raul.jpg, os alunos podem ter acesso ao trabalho completo que culmina com a charge acima e permite aprofundar as discussões. É de autoria de Raul Paranhos Pederneiras e foi  publicado na "Revista da Semana", periódico editado no Rio de Janeiro/ Brasil entre 1900 e 1962.

Para saber mais sobre o caricaturista, acessar o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Raul_Pederneiras

Para saber mais sobre o periódico, acessar o link:http://pt.wikipedia.org/wiki/Revista_da_Semana

 

c. A partir da atividade desenvolvida no item anterior, o professor deve estimular os alunos para a interpretação de outras charges relacionadas ao tema "Política do Café com Leite na Primeira República". Para tanto, oriente-os a seguir as instruções abaixo:

  • Cada aluno deve salvar, no computador,  um arquivo com as charges sugeridas para o trabalho. Conferir os links para acesso, abaixo de cada charge. 
Charge 1
Café com leite 1

 Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_39ephwOkYhQ/TCzBR3YWhyI/AAAAAAAAAiQ/c_rMeib5_XI/s1600/cafe+com

Charge 2
Café com leite 2

 Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_0aXrS15Uu-g/TKItm-0HWPI/AAAAAAAAAkE/BQJMYWRIdiY/s400/Cafe+com+leite.JPG

Charge 3
Café com leite 3

 Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_d8G0wnAInIo/SqQOKqm7ceI/AAAAAAAAB1A/m9mFf0duXjs/s400/Republica

  • Iniciar o trabalho de interpretação pela  observação atenta de cada detalhe dos elementos que compõem a situação representada na charge: personagens, vestimentas, objetos, palavras, expressões corporais etc.

 

  • Depois, tendo como referência os estudos realizados na atividade I, cada aluno deve procurar levantar as suas hipóteses acerca da ideia central de cada charge, refletindo sobre: como o autor, utilizando o humor e a sátira,  aborda a questão da política de revezamento no poder existente na Primeira República? Qual ou quais elementos ele focaliza?

 

  • Ao final, os alunos devem criar um título para cada charge e resumir a ideia central de cada uma. Fazer as anotações utilizando o Kword, editor de texto do Netbook do projeto UCA.
 
Produzindo charges nas aulas de História

 

 Orientações para a atividade:

a. Como culminância das atividades desenvolvidas no item anterior, orientar os alunos para a produção de charges sobre a temática trabalhada na aula.

b. Solicitar aos alunos que acessem, no portal do professor, a aula "A CHARGE como recurso metodológico na sala de aula: uma perspectiva para o ensino e a aprendizagem de História", onde são discutidas noções básicas para a produção e a interpretação de charges nas aulas de História. O professor deve orientar os alunos nesta tarefa. O link para acesso é:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5406

c. Estimular a produção de charges pelos alunos, a partir do contato com trabalhos desenvolvidos por outros alunos do ensino fundamental. Por exemplo, na ESEBA/UFU, a Área de História desenvolve um projeto intitulado “Charge & Paródia nas aulas de História". Para ter acesso a uma parte da produção realizada por alunos em aulas de História, consulte: http://gephiseseba.blogspot.com. O professor pode incentivar os alunos a fazerem contato com alunos de outras escolas, com o objetivo de socializar experiências relacionadas ao trabalho com charges em aulas de História.

d. As produções devem ser socializadas entre os alunos da turma e expostas em mural da escola para que todos possam conferir o resultado do trabalho.

 

Atenção, professor! Sugerimos que a aula proposta seja trabalhada em conjunto com as disciplinas de Língua Portuguesa, na conceituação e caracterização da charge como gênero textual importante para a formação do aluno como leitor; e Artes, no processo de produção de charges pelos alunos.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
República Velha Vídeo
Recursos Complementares

Charge: o riso crítico e irreverente da imprensa, de Carlos Roberto Saraiva da Costa Leite. Disponível em: http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/charge-o-riso-critico-e. Acesso em 18/05/2011  

Projeto Brasil Urgente!. Painel 16 Disponível em http://www.expo500anos.com.br/painel_16.html Acesso em 18/05/2011.

A República Oligárquica. Disponível em: http://www.libertaria.pro.br/brasil/capitulo13_index.htm Acesso em 18/05/2011

Vídeo: República Velha. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gyEeuwl7OXc Acesso em 18/05/2011. 

Avaliação

A ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor dando-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante no seu desenvolvimento. Deve permitir que o aluno organize o seu pensamento buscando, ao refletir sobre um determinado assunto, fazer uma leitura crítica das fontes analisadas, estabelecendo relações, levantando questões, buscando respostas e expondo conclusões. A avaliação deve ser utilizada primordialmente como um canal de comunicação entre o aluno e o professor. Fundamental para o aluno, uma vez que pode ajudá-lo a reorganizar o seu pensamento e superar dificuldades. Fundamental também para o professor, que poderá sempre repensar a sua atuação, revendo conteúdos, metodologias de ensino, procedimentos avaliativos.

Desta maneira, no desenvolvimento do tema proposto, o professor poderá avaliar a aprendizagem dos alunos a cada etapa do trabalho, a partir das atividades orais e escritas incluídas no processo: leitura e interpretação de textos, debates, seminário, projeção e interpretação de vídeo, produção de slides para apresentação, interpretação e produção de charges, sistematização, por escrito, de informações e de conclusões sobre o tema da aula.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

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Opiniones

  • sueli, EECCAM , Rio Grande do Norte - dijo:
    susunobrega@yahoo.com.br

    15/03/2012

    Cinco estrelas

    Interesso-me muito por charges para introduzir minhas aulas. São excelentes recursos para os alunos se interessarem mais. Me ajudou muito a matéria selecionada


  • Jandira M. M. da Silva, Ex-professora , Rio Grande do Sul - dijo:
    jandiramenezes@terra.com.br

    17/07/2011

    Cinco estrelas

    Sem desconsiderar chargistas atuais, aquela dos 'burricos' é antológica. Serve a diversas disciplinas. Boa hora, aliás, de reuni-las, por temas, para facilitar futuras pesquisas. Excelente bibliografia de fontes confiáveis. Interessante alertar alunos o privilégio de contarem, hoje, com o acesso a esses recursos.


  • Carlos Roberto da Costa Leite, MUSECOM , Rio Grande do Sul - dijo:
    beto.costaleite@gmail.com

    07/07/2011

    Cinco estrelas

    Sinto-me honrado com a indicação do meu texto à leitura complementar. Carlos Roberto da Costa Leite / Museu da Comunicação Hipólito da Costa


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