09/06/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Identificar as principais características da chamada política do café com leite na Primeira República (1889-1930).
Compreender o significado da denominação “política do café com leite”.
Refletir sobre a hegemonia dos Estados de Minas Gerais e de São Paulo na política da Primeira República no Brasil.
A crise da monarquia no Brasil e a instauração do regime republicano.
Professor (a), para o desenvolvimento desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Assim, a aula poderá ser realizada no Laboratório de Informática ou em sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto UCA (Um computador por aluno).
Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do Projeto UCA/MEC:
KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multimídia; O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação |
Seminário |
Professor(a), para iniciar as atividades desta aula, proponha aos alunos que se dividam em grupos para um Seminário. Cada grupo ficará responsável por ler, interpretar, problematizar e apresentar fontes que tratam da temática da aula. O objetivo é que os alunos identifiquem as principais características da política do café com leite e compreendam o significado da denominação dada a esta política, vigente na Primeira República (1889-1930).
Orientações para a atividade:
a. Para iniciar, oriente cada grupo na leitura de um texto publicado em um endereço web. Sugestão de textos e respectivos links para acesso:
1- "Política do café-com-leite. Acordo marcou a República Velha", de Vitor Amorim de Angelo. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/politica-do-cafe-com-leite.jhtm. Acesso em 18/05/2011
2- "Política do Café com Leite", de Antonio Gasparetto Junior. Disponível em: http://www.historiabrasileira.com/brasil-republica/politica-do-cafe-com-leite/. Acesso em 18/05/2011
3- "Política do café com leite rege a República Velha", de Roberson de Oliveira. Disponível em: http://vestibular.uol.com.br/ultnot/resumos/ult2770u26.jhtm. Acesso em 18/05/2011
4- "República do Café com Leite", de Maria Lúcia Andrade Garcia. Disponível em: http://www.cidadeshistoricas.art.br/hac/hist_07_p.php. Acesso em 18/05/2011
b. A leitura inicial de um texto publicado em um endereço web deve propiciar aos alunos um primeiro contato com o tema. A partir daí, cada grupo deverá procurar aprofundar o estudo da temática procurando esclarecer dúvidas e aspectos que foram apenas mencionados nos textos, mas não explicados de forma consistente. Para tanto, devem reunir fontes selecionadas em livros didáticos, livros paradidáticos, jornais e revistas. O professor deverá orientar cada grupo neste trabalho de levantamento e seleção das fontes.
c. Após o trabalho de leitura, interpretação e problematização das fontes, cada grupo deverá preparar a apresentação para o restante da turma. Para tanto, poderão utilizar o aplicativo Kpresenter do Netbook do Projeto UCA (no caso de escolas vinculadas ao projeto) ou o aplicativo para apresentação de slides correspondente ao sistema operacional do computador a que terão acesso.
d. Na organização da apresentação, o grupo poderá apresentar dados numéricos e/ou estatísticos, siglas e seus significados, imagens, vídeos, músicas, etc. As idéias centrais contidas nas fontes pesquisadas, bem como as conclusões do grupo, ficarão mais claras (e mais interessantes) para a turma se outros recursos, além da fala e do texto escrito, forem utilizados.
e. Após as apresentações, cada grupo poderá enviar a apresentação produzida para o email do professor e dos colegas, para que seja salva em arquivo do computador e acessada sempre que necessário.
Vídeo: República Velha |
"Episódio do programa História do Brasil por Boris Fausto, exibido pela TV Escola. Apresenta os principais acontecimentos políticos, econômicos, sociais, culturais e geográficos do Brasil na época da República Velha (1889-1930)". Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=890
Orientações para a atividade:
a. O
trabalho de interpretação e debate das ideias centrais do vídeo é importante para contextualizar a "política do café com leite" no âmbito da conjuntura que marcou a Primeira República ou República Velha no Brasil (1889-1930).b. Após o debate, oriente os alunos para a sistematização, por escrito, das suas principais conclusões.
Interpretação e produção de charges |
2- A charge é uma linguagem de grande potencial para as reflexões de natureza histórica porque revela a visão crítica do seu autor em relação a uma determinada situação ou ideia. De uma forma geral, a charge éuma crítica político-social, na qual o autor expressa graficamente sua visão sobre determinado fato, através do humor e da sátira.
Orientações para a atividade:
a. Proponha aos alunos a observação atenta da charge abaixo:
b. Informe que a charge, produzida em 1917, retrata a alternância de poder entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, na Primeira República ou República Velha (1889-1930). Chame a atenção dos alunos para a frase que acompanha a imagem, discuta com eles sobre o seu significado, atentando para as diferenças da língua escrita no início do século XX, em relação à atual.
No link http://www.profdamasceno.com/pde/chargesevideos/Caricatura%20Raul.jpg, os alunos podem ter acesso ao trabalho completo que culmina com a charge acima e permite aprofundar as discussões. É de autoria de Raul Paranhos Pederneiras e foi publicado na "Revista da Semana", periódico editado no Rio de Janeiro/ Brasil entre 1900 e 1962.
Para saber mais sobre o caricaturista, acessar o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Raul_Pederneiras
Para saber mais sobre o periódico, acessar o link:http://pt.wikipedia.org/wiki/Revista_da_Semana
c. A partir da atividade desenvolvida no item anterior, o professor deve estimular os alunos para a interpretação de outras charges relacionadas ao tema "Política do Café com Leite na Primeira República". Para tanto, oriente-os a seguir as instruções abaixo:
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_39ephwOkYhQ/TCzBR3YWhyI/AAAAAAAAAiQ/c_rMeib5_XI/s1600/cafe+com
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_0aXrS15Uu-g/TKItm-0HWPI/AAAAAAAAAkE/BQJMYWRIdiY/s400/Cafe+com+leite.JPG
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_d8G0wnAInIo/SqQOKqm7ceI/AAAAAAAAB1A/m9mFf0duXjs/s400/Republica
Orientações para a atividade:
a. Como culminância das atividades desenvolvidas no item anterior, orientar os alunos para a produção de charges sobre a temática trabalhada na aula.
b. Solicitar aos alunos que acessem, no portal do professor, a aula "A CHARGE como recurso metodológico na sala de aula: uma perspectiva para o ensino e a aprendizagem de História", onde são discutidas noções básicas para a produção e a interpretação de charges nas aulas de História. O professor deve orientar os alunos nesta tarefa. O link para acesso é:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5406
c. Estimular a produção de charges pelos alunos, a partir do contato com trabalhos desenvolvidos por outros alunos do ensino fundamental. Por exemplo, na ESEBA/UFU, a Área de História desenvolve um projeto intitulado “Charge & Paródia nas aulas de História". Para ter acesso a uma parte da produção realizada por alunos em aulas de História, consulte: http://gephiseseba.blogspot.com. O professor pode incentivar os alunos a fazerem contato com alunos de outras escolas, com o objetivo de socializar experiências relacionadas ao trabalho com charges em aulas de História.
d. As produções devem ser socializadas entre os alunos da turma e expostas em mural da escola para que todos possam conferir o resultado do trabalho.
Atenção, professor! Sugerimos que a aula proposta seja trabalhada em conjunto com as disciplinas de Língua Portuguesa, na conceituação e caracterização da charge como gênero textual importante para a formação do aluno como leitor; e Artes, no processo de produção de charges pelos alunos.
Nome | Tipo |
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República Velha | Vídeo |
Charge: o riso crítico e irreverente da imprensa, de Carlos Roberto Saraiva da Costa Leite. Disponível em: http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/charge-o-riso-critico-e. Acesso em 18/05/2011
Projeto Brasil Urgente!. Painel 16 Disponível em http://www.expo500anos.com.br/painel_16.html Acesso em 18/05/2011.
A República Oligárquica. Disponível em: http://www.libertaria.pro.br/brasil/capitulo13_index.htm Acesso em 18/05/2011
Vídeo: República Velha. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gyEeuwl7OXc Acesso em 18/05/2011.
A ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor dando-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante no seu desenvolvimento. Deve permitir que o aluno organize o seu pensamento buscando, ao refletir sobre um determinado assunto, fazer uma leitura crítica das fontes analisadas, estabelecendo relações, levantando questões, buscando respostas e expondo conclusões. A avaliação deve ser utilizada primordialmente como um canal de comunicação entre o aluno e o professor. Fundamental para o aluno, uma vez que pode ajudá-lo a reorganizar o seu pensamento e superar dificuldades. Fundamental também para o professor, que poderá sempre repensar a sua atuação, revendo conteúdos, metodologias de ensino, procedimentos avaliativos.
Desta maneira, no desenvolvimento do tema proposto, o professor poderá avaliar a aprendizagem dos alunos a cada etapa do trabalho, a partir das atividades orais e escritas incluídas no processo: leitura e interpretação de textos, debates, seminário, projeção e interpretação de vídeo, produção de slides para apresentação, interpretação e produção de charges, sistematização, por escrito, de informações e de conclusões sobre o tema da aula.
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
15/03/2012
Cinco estrelasInteresso-me muito por charges para introduzir minhas aulas. São excelentes recursos para os alunos se interessarem mais. Me ajudou muito a matéria selecionada
17/07/2011
Cinco estrelasSem desconsiderar chargistas atuais, aquela dos 'burricos' é antológica. Serve a diversas disciplinas. Boa hora, aliás, de reuni-las, por temas, para facilitar futuras pesquisas. Excelente bibliografia de fontes confiáveis. Interessante alertar alunos o privilégio de contarem, hoje, com o acesso a esses recursos.
07/07/2011
Cinco estrelasSinto-me honrado com a indicação do meu texto à leitura complementar. Carlos Roberto da Costa Leite / Museu da Comunicação Hipólito da Costa