Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UCA – Discurso, texto e imagem

 

05/07/2011

Autor y Coautor(es)
NELI EDITE DOS SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

I. Conhecer conceitos de discurso, texto e imagem.

II. Reconhecer discursos sobre o Brasil em imagens capturadas na internet.

III. Discutir e estabelecer conceitos de Brasil considerados importantes pelos alunos.

IV. Pesquisar e capturar imagens de Brasil que veiculem os conceitos acordados pelos alunos.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer:

- aspectos da história do Brasil, para que possam reconhecer discursos sobre o país veiculados por meio de imagens.

Estratégias e recursos da aula
  • laptop UCA;
  • internet;
  • acesso a diferentes sites da internet;
  • processador de textos Kword;
  • programa Kpresenter;
  • projetor multimídia (datashow);
  • produção textual;
  • trabalho interativo em grupos.

 

Atividades:

Atividade 1 – Motivação

Alunos organizados em grupos de quatro componentes.

Professor, como o tema da aula é discursos, conceitos e imagens sobre o Brasil, comece a desenvolvê-la utilizando-se da técnica Brainstorming ou “tempestade cerebral”, “tempestade de ideias”.

Essa técnica é muito eficaz e tem como função principal possibilitar a liberação da imaginação e da criatividade. Um dos objetivos do Brainstorming é a solução de problemas, porém, não é o único. No caso desta aula, o objetivo é utilizá-la como um modo dinâmico para se originarem ideias e resgatar o conhecimento prévio dos discentes acerca do tema Brasil, o que será utilizado em etapas posteriores da aula. Essa técnica é muito usada por grupos de pessoas em um ambiente calmo e descontraído. Quando os participantes se sentem à vontade, produzem ideias mais criativas. Essa descrição sobre a técnica foi adaptada a partir do artigo “Brainstorming como Exercício de Criatividade” (Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/brainstorming.htm>. Acesso em: 18 maio 2011).

Como realizar a dinâmica: explique aos estudantes que desenvolverão a técnica denominada Brainstorming ou “tempestade cerebral” ou “tempestade de ideias”, para que possam expor livremente tudo o que conhecem, lembram, pensam e sentem a respeito do Brasil. Informe-lhes que trabalharão, nas próximas atividades, com discursos, conceitos e imagens sobre o Brasil e que, para iniciar esse trabalho, essa técnica será desenvolvida, objetivando reunir as diferentes visões e percepções que eles têm sobre o tema, que, posteriormente, serão resgatadas. Nesse momento, cada aluno fará suas anotações, individualmente, no caderno. O tempo previsto para essa etapa é de dez minutos.

Em seguida, os discentes deverão reunir as anotações individuais em apenas um texto do grupo. Solicite que dois alunos anotem as ideias que forem sendo faladas pelos colegas. As ideias repetidas ou parecidas devem ser agrupadas. Essa atividade demorará em torno de 15 minutos, se feita com objetividade.

Posteriormente, as ideias de todos os grupos serão consolidadas por você, que poderá anotá-las no quadro ou digitá-las em computador, caso esteja em uma sala com recursos para projeção de imagens (datashow). Cada grupo lerá suas anotações, que serão registradas no quadro ou no computador. Todos os alunos devem digitar esse consolidado em seus laptops, em um arquivo do programa KWord intitulado “Brasil – diferentes visões”. À medida que os grupos forem lendo suas anotações, você deverá agrupá-las, para que não fiquem repetitivas. Ao final, será possível obter uma relação do que os alunos conhecem, pensam, sentem e lembram sobre o Brasil. Essas anotações serão retomadas posteriormente, na Atividade 3.

 

Atividade 2 – Construção dos conceitos de discurso, texto e imagem

Alunos organizados em grupos de três elementos.

Professor, o objetivo dessa etapa da aula é motivá-los a (re)conhecerem e (re)elaborarem conceitos de “discurso”, “texto” e “imagem”. Para tanto, eles deverão acessar textos na internet, lê-los, discuti-los e, então, redigir conceitos, que serão comparados aos escritos pelos colegas. Ao final, você consolidará a atividade, esclarecendo dúvidas a respeito desses conceitos e apresentando uma síntese deles.

Para não sobrecarregar a conexão à internet, solicite que cada grupo acesse, em apenas um laptop, os endereços virtuais relacionados abaixo, nos quais encontrarão diferentes textos que contêm conceitos de “discurso”, “texto” e ou “imagem”. Os estudantes deverão: ler os textos; procurar definições e explicações sobre os três termos em foco; discutir essas definições com os colegas; elaborar e registrar os conceitos em seus laptops (esses passos da atividade serão detalhados adiante).

Os textos a serem acessados estão disponíveis nos seguintes endereços:

  1. “Língua, discurso e texto: distinções” (Disponível em: <http://personalescritor.blogspot.com/2009/08/lingua-discurso-e-texto-distincoes.html>. Acesso em: 17 maio 2011):

 

distinções

 

  1. “Jornal impresso e ensino de língua - uma abordagem discursiva do texto jornalístico” (Disponível em: <http://www.filologia.org.br/soletras/8sup/03.pdf>. Acesso em: 17 maio 2011):

 

jornal impresso

 

  1. “Conceito, Imagem e Comunicação” (Disponível em: <http://www.izip.com.br/blog/conceito-imagem-e-comunicacao.html>. Acesso em: 17 maio 2011):

 

conceito de imagem

 

Professor, a atividade a ser feita pelos discentes é a seguinte:

Exercício 1

Organizem-se em grupos de três componentes. Utilizando seus laptops, criem um arquivo no programa KWord, intitulado  "Discurso texto imagem - conceitos". Em seguida, façam o que se pede nas questões abaixo:

1)    Acessem, em apenas um laptop por grupo, os endereços virtuais relacionados abaixo, nos quais encontrarão diferentes textos que contêm conceitos de “discurso”, “texto” e “imagem”.

-       “Língua, discurso e texto: distinções” (Disponível em: <http://personalescritor.blogspot.com/2009/08/lingua-discurso-e-texto-distincoes.html>. Acesso em: 17 maio 2011);

-       “Jornal impresso e ensino de língua - uma abordagem discursiva do texto jornalístico” (Disponível em: <http://www.filologia.org.br/soletras/8sup/03.pdf>. Acesso em: 17 maio 2011);

-       “Conceito, Imagem e Comunicação” (Disponível em: <http://www.izip.com.br/blog/conceito-imagem-e-comunicacao.html>. Acesso em: 17 maio 2011).

2)    Leiam os textos, procurando conceitos e explicações sobre os termos “discurso”, “texto” e “imagem”.

3)    Discutam sobre essas definições com seus colegas, visando chegar a um consenso sobre o que são esses itens.

4)    Digitem em seus laptops, no arquivo intitulado  "Discurso texto imagem - conceitos", os conceitos de “discurso”, “texto” e “imagem”.

5)    Apresentem para os colegas os conceitos encontrados por vocês para os termos em estudo.

 

Professor, para socializar as respostas, cada grupo apresentará oralmente ou por meio de projeção em datashow, caso vocês disponham desse recurso. Neste caso, os alunos deverão salvar os arquivos do KWord com extensão .odt, em um pendrive, pois, assim, poderá ser transportado para o computador vinculado ao datashow. Salvando na extensão .odt, o arquivo abrirá no Word ou no KWord, independentemente.

Ao final, você deverá consolidar esses conceitos, para que não haja dúvidas. Na concepção que adotamos para o desenvolvimento desta aula, entendemos “texto” e “discurso” como unidades distintas, de acordo com as concepções da Análise do Discurso francesa, e não como unidades semelhantes e únicas, tal como entendido por autores da Linguística Textual. Portanto, além das definições presentes nos textos trabalhados pelos discentes, pode-se sintetizar que:

TEXTO:  é  a  materialidade linguística, verbal (oral ou escrita) ou não verbal, passível de observação, ou seja, é o que existe de concreto, que pode ser observado.

DISCURSO:  é a essência do texto, o que existe de implícito nele, o sentido que se aplica a ele, no qual se encontram as ideologias de quem produziu o texto. O discurso é o resultado do olhar que o leitor ou ouvinte lança sobre os fatos linguísticos, isto é, sobre o texto.

IMAGEM:  é a representação visual, bidimensional, de algo, um objeto, por exemplo. Em alguns casos, tem caráter estritamente alusivo e simbólico. A imagem representa por meio de signos e interpõe-se entre o homem e o mundo.

 

Para entender um pouco mais, pode-se afirmar que o discurso faz a ligação entre o nível linguístico e o extralinguístico (as condições sócio-históricas de produção). É o ponto de articulação entre a ideologia, que é abstrata, e o texto, que é concreto. De uma forma bem simples e acessível, sem rebuscamentos teóricos, para facilitar o entendimento para os discentes, pode-se afirmar que a ideologia é uma visão de mundo, ou seja, o ponto de vista de uma classe ou grupo social a respeito da realidade, a maneira como uma classe ordena, justifica e explica a ordem social (FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. 6. ed. São Paulo: Ática, 1998). A ideologia justifica e explica as condições de vida do homem e as relações que ele mantém com os outros homens.

Para conhecer mais sobre esse tema, leia o artigo “Análise do Discurso: notas introdutórias” (Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/4298842/ANALISE-DO-DISCURSO-notas-introdutorias>. Acesso em: 18 maio 2011).

 

Atividade 3 – O reconhecimento de discursos sobre o Brasil em imagens capturadas na internet

Professor, os estudantes continuarão organizados em grupos de três elementos. Nesta etapa da aula, o objetivo é fazer com que os alunos reconheçam discursos veiculados sobre o Brasil por meio de imagens encontradas em diferentes sites da internet.

Para tanto, após organizar os grupos, para não sobrecarregar a conexão à internet, solicite que cada grupo acesse, em apenas um laptop UCA, os endereços virtuais relacionados no quadro do Exercício 2 e indicado após cada imagem abaixo. Após visualizar todas as imagens, eles responderão à atividade proposta.

As imagens são:

mapa

(Disponível em: <http://www.blogbrasil.com.br/o-pais-brasil/>. Acesso em: 18 maio 2011)

 

 

bandeira keroágua

(Disponível em: <http://keroagua.blogspot.com/2008/11/dia-da-bandeira.html>. Acesso em: 18 maio 2011)

 

 

cristo redentor

(Disponível em: <http://espacocaridad.blogspot.com/2011/04/minha-alma-canta.html>. Acesso em: 18 maio 2011)

 

 

futebol

(Disponível em: <http://www.interney.net/blogs/qmat/2009/09/01/brasil_x_argentina_venceremos_em_rosario/>. Acesso em: 18 maio 2011)

 

pobreza

(Disponível em: <http://fatonovo.com/indice-de-pobreza-no-brasil/>. Acesso em: 18 maio 2011)

 

 

dilma

 (Disponível em: <http://www.lajedohoje.com.br/wp-content/uploads/2011/01/Dilma-posse-lula.jpg>. Acesso em: 18 maio 2011)

 

 

carnaval

(Disponível em: <http://g1.globo.com/Carnaval2008/0,,MUL260697-9772,00-SALGUEIRO+LEVA+PARA+AVENIDA+COMBINACAO+DE+SAMBA+MULATA+E+FUTEBOL.html>. Acesso em: 18 maio 2011)

 

 

sandalia e coco

(Disponível em: <http://www.riodejaneiroguide.com/brazil.htm>. Acesso em: 18 maio 2011)

 

Após visualizar as imagens, os discentes responderão ao seguinte exercício:

Exercício 2

Desenvolvam as atividades propostas abaixo:

1)    Após reunirem-se em grupos, para não sobrecarregar a conexão à internet, acessem, em apenas um laptop, os endereços virtuais relacionados abaixo, nos quais encontrarão diferentes imagens sobre o Brasil. Observem atentamente cada imagem:

        - http://www.blogbrasil.com.br/o-pais-brasil/  (mapa estilizado do Brasil)

        - http://keroagua.blogspot.com/2008/11/dia-da-bandeira.html  (bandeira brasileira, com detalhe de uma lágrima)

        - http://espacocaridad.blogspot.com/2011/04/minha-alma-canta.html  (Cristo Redentor)

        - http://www.interney.net/blogs/qmat/2009/09/01/brasil_x_argentina_venceremos_em_rosario/  (jogo entre Brasil e Argentina)

        - http://fatonovo.com/indice-de-pobreza-no-brasil/  (favela e edifícios)

        - http://www.lajedohoje.com.br/wp-content/uploads/2011/01/Dilma-posse-lula.jpg  (Dilma e Lula)

        - http://g1.globo.com/Carnaval2008/0,,MUL260697-9772,00-SALGUEIRO+LEVA+PARA+AVENIDA+COMBINACAO+DE+SAMBA+MULATA+E+FUTEBOL.html  (escola de samba Salgueiro, terceira imagem)

        - http://www.riodejaneiroguide.com/brazil.htm  (sandália e coco)

       

2)    Utilizando seus cadernos, façam uma lista das imagens visualizadas e descrevam, brevemente, o que vocês veem explicitamente em cada uma delas.

3)    Conforme estudamos, “discurso é a essência do texto, o que existe de implícito nele, o sentido que se aplica a ele, no qual se encontram as ideologias de quem produziu o texto”. Considerando esse conceito, é possível afirmar que cada imagem transmite um discurso sobre o Brasil? Expliquem.

4)    Analisem qual discurso é transmitido implicitamente por cada uma das imagens vistas. Escrevam essa ideia abaixo da descrição feita de cada imagem.

5)    Agora, pensem: se esses discursos sobre o Brasil forem reunidos, qual ideia eles passam sobre o país? Redijam essa ideia.

6)    Em uma atividade anterior, trabalhamos com a técnica Brainstorming e consolidamos as ideias que vocês tiveram sobre o Brasil. Agora, abram aquele arquivo que foi salvo em seus laptops (intitula-se “Brasil – diferentes visões”). Releiam o texto desse arquivo e respondam: as ideias apresentadas sobre o país, naquele momento, correspondem às imagens visualizadas nesta atividade? Façam uma síntese das que correspondem e das que não correspondem ao que vimos hoje.

7)    Discutam entre vocês e concluam: quais conceitos vocês têm sobre o Brasil? Como vocês entendem que o país é? Redijam, em conjunto, um texto descritivo, em que vocês apresentem uma visão consolidada sobre o Brasil.

 

Professor, para socializar a atividade, cada grupo lerá o seu texto. Solicite aos discentes que fiquem bastante atentos à leitura para que possam comparar os conceitos apresentados por cada grupo e, ao final das leituras, apontar diferenças existentes entre as descrições feitas por cada grupo. Dê a voz para cada grupo e solicite que façam suas colocações.

 

Atividade 4 – Apresentação de conceitos sobre o Brasil por meio de imagens

Alunos organizados nos mesmos grupos da atividade anterior.

Professor, nesta etapa da aula, o objetivo é fazer com que os estudantes pesquisem outras imagens na internet que veiculem os conceitos elaborados por eles sobre o Brasil e produzam uma apresentação, por meio do programa KPresenter, na qual deverão expor e consolidar o que foi estudado e discutido sobre o país.

Para tanto, desenvolverão a atividade abaixo. Professor, com antecedência, solicite aos alunos que tragam pen drive para a execução desta proposta.

Exercício 3

O objetivo desta atividade é produzir uma apresentação, por meio do programa KPresenter, para expor e consolidar a concepção que seu grupo tem sobre o Brasil e mostrar como essa visão pode ser representada por imagens. Para tanto, desenvolvam as seguintes etapas:

1)    Retomem o texto produzido por vocês ao final da atividade anterior (Exercício 2). Vejam quais ideias são apresentadas sobre o Brasil e reflitam sobre como elas poderiam ser representadas por meio de imagens.

2)    Acessem, em apenas um laptop, o site Google (http://www.google.com.br/) para pesquisar e capturar imagens sobre o Brasil que veiculem os conceitos elaborados. As imagens devem ser salvas em um pen drive, para não sobrecarregar a memória do laptop. No pen drive, abram uma pasta com o nome “Imagens do Brasil” e salvem os arquivos dentro dela. Utilizem, no mínimo, três imagens e, no máximo, cinco.

3)    Após salvarem as imagens, acessem o programa KPresenter [Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Gerador de Apresentações]. Abram um arquivo e deem o nome de “O Brasil por imagens”. Criem uma apresentação, inserindo imagens e textos para representar a concepção do grupo sobre o Brasil.

 

Professor, para socializar a atividade, será necessário utilizar o recurso de um projetor multimídia (datashow). Cada grupo terá de 3 a 5 minutos para expor seu trabalho aos colegas. Desperte-os para a importância de se manterem concentrados durante as apresentações. 

Recursos Complementares

Para aprofundar em conceitos e temas trabalhados nesta aula, sugiro acessar os seguintes textos e links:

A) Aula do Portal do Professor: Leitura de imagem – possibilidades entre recursos estéticos e imaginação criativa. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27078>. Acesso em: 18 maio 2011.

B) Aula do Portal do Professor: Interseções de leitura e de escrita: a elaboração textual e a imagem fotográfica. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20207>. Acesso em: 18 maio 2011.

C) Artigo: A força da educação e o poder da imagem. Disponível em: <http://www.webartigos.com/articles/32956/1/A-Forca-da-Educacao-e-o-Poder-da-Imagem/pagina1.html>. Acesso em: 18 maio 2011.

D) Apresentação em slides a partir do texto “Gêneros textuais: definição e funcionalidade”. Disponível em: <http://www.slideshare.net/luciane239/generos-textuais-presentation>. Acesso em: 18 maio 2011.

E ) Artigo: Discurso e Imagem: perspectivas de análise do não verbal. Disponível em: <http://www.uff.br/mestcii/tania1.htm>. Acesso em: 18 maio 2011.

Avaliação

A avaliação será feita por meio da observação em relação à participação, interesse e ao desempenho dos alunos em todos os momentos do desenvolvimento da atividade, assim como da capacidade de trabalhar em grupo. Verificar também:

  • o envolvimento e desempenho dos alunos na realização da técnica Brainstorming;
  • a capacidade de leitura e interpretação e a pertinência dos conceitos de “discurso”, “texto” e “imagem” elaborados;
  • a capacidade de reconhecer a existência de um discurso implícito nas imagens trabalhadas e de identificá-lo;
  • a qualidade das produções textuais feitas para expressar concepções sobre o Brasil;
  • a qualidade da apresentação final feita por meio do programa KPresenter.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.