24/07/2009
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Natureza cíclica da Natureza |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
• Diferenciar água doce de água salgada;
• Relacionar os fenômenos físicos evaporação e condensação com o ciclo da água.
Transformações físicas da água.
Figura 2
Essa simulação é sobre o ciclo da água e explica de uma forma simplificada os caminhos percorridos pela água. Após a simulação os alunos deverão fazer um desenho indicando todos os caminhos percorridos pela água, além disso, os alunos deverão relacionar a simulação com o experimento feito em sala. Esse desenho poderá ser individual em uma folha branca, ou em grupo utilizando uma folha de cartolina. Reserve 30 minutos da aula para que os alunos exponham os seus desenhos.
Para sistematizar a aula os alunos deverão abrir a simulação abaixo:
Ciclo da água: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10818
Figura 3
Essa simulação é uma atividade para testar o conhecimento sobre ciclo da água. Depois que os alunos responderem a atividade eles deverão colocar as respostas no blog para compartilhar com os outros alunos.
Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar as simulações aos alunos na própria sala de aula.
Nome | Tipo |
---|---|
Ciclo da água | Animação/simulação |
Ciclo da água | Animação/simulação |
O professor poderá avaliar os alunos através do relatório produzido e da participação na parte experimental e na construção e organização do blog. Essa avaliação poderá ser feita em um momento posterior uma vez que todas as informações estão salvas no blog.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
27/04/2010
Cinco estrelasexcelente
24/03/2010
Cinco estrelasAchei muito interessante sua aula, parabéns.