Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


NA EDUCAÇÃO INFANTIL O RELÓGIO NÃO É SÓ BRINCADEIRA: medir o tempo das atividades.

 

17/08/2009

Autor y Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir desta aula, os alunos da Educação Infantil, na faixa etária de 5 anos, poderão:

  • Perceber que o relógio é um instrumento que mede o tempo;
  • Controlar o tempo da atividade desenvolvida, contando os minutos no relógio;
  • Desenvolver a noção do tempo vivido.
Duração das atividades
Aproximadamente duas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Como sugestão antes da realização desta aula ministra-se as aulas que estão publicadas neste portal que tratam desta temática.

Estratégias e recursos da aula

1º momento - O professor deverá deixar os relógios expostos na sala de aula para cada criança movimentar os ponteiros e marcar a hora da atividade (inicio e fim), nesse momento o professor deve utilizar o relógio convencional para fazer a leitura juntamente com as crianças. Caso isso não seja possível, deve encontrar uma estratégia de trabalho em duplas ou grupos de quatro alunos, para utilizar o relógio como referência e acompanhamento da atividade.


2 º momento - Antes das crianças iniciarem a atividade deve consultar o relógio real e marcar a hora em um mural que relaciona o tempo cronológico com o tempo metereológico e a data da atividade. Como apresentamos na figura abaixo:

3º momento - No final da atividade as crianças marcam a hora, movimentando os ponteiros dos relógios, conforme registraram no quadro demonstrativo do tempo.

Avaliação

Avalia se as crianças começaram: a apresentarem atitudes de se referenciar pelo relógio para a contagem do tempo necessário ao desenvolvimento da atividade planejada; a noção do tempo referente a uma hora, meia hora, e minutos (cinco, dez, quinze); a lógica do movimento dos ponteiros e da representação da hora (em qual direção movimentaram os ponteiros? Se orientaram pela lógica da relação da hora e dos minutos?; a habilidade de contar incluindo o valor menor no maior.  Em cada atividade desenvolvida, o(a) professor(a) acompanha e avalia o nível de compreensão das crianças e os ajudam quando for necessário.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Delzuita Alves Rodrigues, Escola Luzilaide Santos Cruz , Pará - dijo:
    delzuita.procampo@yahoo.com

    07/07/2010

    Cinco estrelas

    Colega vc esta de parabens, por conseguir se organizar e preparar aula maravilhosa e encantadora.


  • MARIA ANGELICA CIRNE DINIZ DOS SANTOS, ESCOLA MUNICIPAL APOLONIA AMORIM , Paraíba - dijo:
    angelicacdiniz@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Prezada colega, fiquei maravilhada com o seu trabalho, pois comoe ducadora do infantil a 23 anos me estimula muito ver exemplos parecidos com os meus, acredito se todos vissem na educação infantil o pnta pé para transformar toda anossa educaçãoa s coisas seriam melhores na educação do país.Quando uma criança começa construindo sua aprendizagem ela vai longe. PARABÉNS!


  • Josélia Soares Nunes, NEI , Rio Grande do Norte - dijo:
    jo_soaris@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante a forma de ensinar as crianças desta idade, a utilizar-se do relógio para medir o tempo.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.