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Desvendando a pirâmide alimentar

 

02/06/2011

Autor y Coautor(es)
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Ellis Batista Paiva Brito

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Luzia Michelle Nunes da Silva

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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LIS DE MARIA MARTINS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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DIANA DIOGENES GOIS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Nara Luiza de Almeida Cunha

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Diana Diógenes Góis

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer os alimentos que compõem a pirâmide alimentar;
  • Compreender a funcionalidade da pirâmide alimentar.
Duração das atividades
3 horas - aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter conhecimentos sobre alimentação.

Estratégias e recursos da aula

AMBIENTE 1: Sala de aula

ATIVIDADE 1

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:

●  Revistas;

●  Tesouras

Para o desenvolvimento desta aula é importante que o professor combine algumas regras com os alunos:

● Respeito ao outro durante o desenvolvimento da atividade;

● A atividade será realizada em duplas, onde a formação das duplas ficará a critério do professor;

● Participação ativa das duplas na aula.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Sugere-se que o professor inicie a atividade questionando aos alunos sobre o que significa uma alimentação saudável. Na medida em que os alunos responderem, o docente deve registrar as respostas na lousa. Recomenda-se solicitar que os alunos devem procurar em revistas imagens que representem uma alimentação saudável e uma não saudável, e também, anotar no caderno porque consideram as imagens como representação destas alimentações (saudável e não saudável). Terminada a pesquisa os alunos devem apresentar as imagens e suas anotações e junto com o professor fazer a classificação das imagens.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Esse é o momento em que os alunos estarão realizando a pesquisa e fazendo as anotações sobre alimentação saudável e não saudável. Recomenda-se ao professor acompanhar a realização da atividade procurando diagnosticar as possíveis dificuldades que os alunos podem ter, como por exemplo: em relação a quantidade de alimentos ingeridos e o peso do individuo. Propõe-se que o docente realize algumas perguntas para ajudar os alunos na realização da atividade, como: “Engorda mais ingerir gordura ou massa?”, “Por que os japoneses são associados a uma alimentação saudável?”.

 

DISCUSSÃO:

Esse é o momento em que as duplas estarão apresentando para a turma sua pesquisa e anotações. Sugere-se que o professor proponha alguns questionamentos, como: “O que uma alimentação precisa para ser saudável?”; “Quais alimentos são considerados não saudáveis? Por quê?”, “Ser gordo é sinal de uma alimentação saudável? E os magros?”.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Nesse momento, o professor deverá formalizar os assuntos abordados. Sugere-se que o professor juntamente com os alunos façam a classificação das imagens que representamalimentações saudáveis e não saudáveis. Recomenda-se que com ajuda das informações dadas pelos alunos no inicio da aula e com base nas anotações das duplas o professor explique que uma alimentação saudável deve conter uma proporção de alimentos, como: carboidratos (macarrão, biscoitos, pães, arroz), proteínas (feijão, carne, ovos, lacticínios), gorduras (óleo, batata-frita, manteiga), vitaminas (A, C, D) e sais minerais (cálcio, ferro, potássio), onde não pode ser ingerida apenas uma classe de alimentos. Em relação a alimentação não saudável, sugere-se explicar que as propagandas na televisão e revistas ajudam que boa parte da população não se alimente corretamente, onde estão em grande parte direcionadas ao público infantil que pode ser verificada a partir do aumento de casos de obesidade infantil.

 

AMBIENTE 2: Laboratório de Informática Educativa - LIE

ATIVIDADE 2

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:

● Imagens de alimentos;

● O computador com o hipertexto Jogo da Pirâmide dos alimentos;

● Data-show;

● Caderno, lápis ou caneta.

 

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO HIPERTEXTO:

Este hipertexto apresenta a pirâmide dos alimentos, onde os alunos irão clicar sobre um alimento que aparece na esteira e levá-lo até o local adequado na pirâmide, onde cada acerto vale um ponto. Os alunos terão um minuto e meio para levar os alimentos da esteira para a pirâmide. A pirâmide apresenta-se dividida em 7 grupos, onde apresenta o nome do grupo e a quantidade que deve ser consumida de cada grupo.

 

imagem do hipertexto imagem do hipertexto 2

Fonte: Imagem do autor

 

PARA INSTALAÇÃO  DO HIPERTEXTO:

1. Fazer o download do hipertexto Jogo da Pirâmide dos alimentos através do site do BIOE:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/13174

Obs: O plugin Adobe Shockwave Player é necessário para  a utilização do hipertexto proposto. Caso os computadores não o tenham, é possível fazer o download no link disponibilizado no item 1.

2. O hipertexto também pode ser acessado online através do endereço:http://iguinho.ig.com.br/zuzu/diversao-piramide.html

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Recomenda-se que o professor inicie a atividade solicitando que a turma forme um círculo, onde cada aluno terá que escolher uma imagem de um alimento. Após a seleção das imagens, os alunos devem se reunir com outro colega que consideram possuir um alimento parecido. Se houver um data-show disponível, este poderá ser utilizado para projetar o hipertexto Jogo da Pirâmide dos alimentos, mostrando assim a imagem da pirâmide e dando as instruções de utilização do recurso educacional. Recomenda-se que os alunos anotem individualmente quantos pontos conseguiram.


 

 

 

 

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento, os alunos buscarão cumprir as tarefas solicitadas, para isso, recomenda-se ao professor que acompanhe a realização da atividade procurando diagnosticar as possíveis dificuldades que os alunos poderão ter, como por exemplo, em considerar que o tomate faz parte do grupo das verduras e legumes, e também, em saber sobre grãos e leguminosas. Propõe-se que o professor explique que o tomate é um fruto do tomateiro, onde por possuir um sabor salgado e ser usado geralmente em pratos culinários acaba causando dúvida em relação a sua classificação (verdura, legume ou fruta). Recomenda-se também explicar que as leguminosas são grãos de vagens (parte que reveste as sementes), onde o docente poderá levar para a sala de aula uma vagem ou mostrar uma imagem.

imagem da vagem

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/vagem/vagem-1.php

 

DISCUSSÃO:

Nesse momento os alunos deverão apresentar as suas observações e dificuldades no uso do recurso educacional, como também sua pontuação.  Sugere-se que o professor proponha alguns questionamentos, como: “Quais alimentos da pirâmide são mais consumidos pela população?”, “Que alimentos precisam ser consumidos com moderação? Por quê?”, “Por que os alimentos mais saudáveis não são muito consumidos?”

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Nesse momento o professor deverá formalizar os assuntos abordados. O professor deve explicar sobre a importância dos alimentos para uma alimentação saudável e de se respeitar a quantidade de cada alimento no momento das refeições objetivando uma alimentação balanceada.

 

ATIVIDADE 3: Construção da pirâmide

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:

● Revistas;

●  Tesouras;                                          

●  Caderno, lápis ou caneta;

●  Cartolinas.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Sugere-se que inicialmente, o professor explique que a atividade será realizada em oito equipes, onde cada equipe deverá ficar responsável por pesquisar na Internet sobre um grupo da pirâmide alimentar. Propõe-se abaixo uma sugestão de divisão das equipes:

1º grupo: cereais, pães, tubérculos (batata, batata-doce, inhame ou mandioca);

2º grupo: frutas;

3º grupo: legumes e verduras;

4º grupo: carnes e ovos;

5º grupo: leite, queijo e iogurte;

6º grupo: feijões;

7º grupo: óleos e gorduras;

8º grupo: açúcares e doces.

Durante a pesquisa, os alunos devem verificar os seguintes aspectos:

  1. A quantidade de alimento que deve ser ingerida;
  2. A importância de consumir os alimentos para uma alimentação saudável;
  3. As consequências do não consumo dos alimentos para nossa saúde.

Concluída a pesquisa, os alunos deverão procurar em revistas imagens para ilustrar seu grupo da pirâmide alimentar e produzirem o cartaz.

imagem da pirâmide

Fonte: http://www.alexandersantos.com.br/2010/09/piramide-alimentar.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+AlexanderSantos+%28Alexander+Santos%29

 

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento os alunos buscarão cumprir as tarefas solicitadas, para isso, recomenda-se ao professor que acompanhe a realização da atividade procurando diagnosticar as possíveis dificuldades que os alunos poderão ter, como por exemplo, em saber quais alimentos são considerados cereais e tubérculos. Sugere-se ao professor explicar que os tubérculos são as partes subterrâneas desenvolvidas de determinadas plantas que são utilizadas como alimento, por exemplo: rabanete, batata, nabo, batata-doce, cenoura, mandioca, beterraba, entre outros.Propõe-se explicar que os cereais são sementes ou grãos comestíveis, onde temos como representantes, por exemplo: arroz, aveia , milho, trigo, centeio, cevada.

 

DISCUSSÃO:

Nesse momento os grupos apresentarão suas observações, dificuldades e soluções referentes a construção do grupo da pirâmide alimentar e à pesquisa. Sugere-se algumas perguntas que o professor pode utilizar para iniciar o debate, como: “Qual grupo é mais importante da pirâmide alimentar?”, “Por que os grupos estão organizados em forma de pirâmide?”.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Nesse momento o professor deverá formalizar os assuntos abordados. Desse modo, recomenda-se explicar que não podemos apenas consumir um grupo da pirâmide alimentar pois nenhum grupo contém todos os nutrientes necessários para o ser humano. A pirâmide deve ser lida de baixo para cima, onde os alimentos da base devem ser os mais consumidos e à medida que vai chegando ao topo deve ser diminuída a ingestão desses tipos de alimentos. Em relação ao açúcar, gorduras e sal, sugere-se explicar que eles estão presentes naturalmente nos alimentos, porém a ingestão particular deve ser alvo de atenção, já que o excesso pode acarretar problemas de saúde.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Jogo da Pirâmide dos Alimentos Hipertexto
Recursos Complementares

Acessando o link http://www.canalkids.com.br/alimentacao/index.php3, terá acesso aos Grupos de Alimentos, Cardápio, Tabela Energética entre outros.

O site http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=22955 apresenta áudios (em formato MP3) sobre alimentação saudável.

Avaliação

Na atividade 1 da sala de aula, o professor deve verificar se os alunos conseguiram relacionar os alimentos em saudáveis e não saudáveis. Na atividade 2 do Laboratório de Informática Educativa, sugere-se que o professor averigue a compreensão dos alunos sobre os alimentos que compõem a pirâmide alimentar. Na atividade 3 do Laboratório de Informática Educativa, recomenda-se que o professor verifique se os alunos entenderam sobre a funcionalidade da pirâmide alimentar para nossa saúde.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/4 - 25%
  • Quatro estrelas 3/4 - 75%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

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Opiniones

  • NADIA LAURENTINO BUENO, Universidade Federal de Minas Gerais , Minas Gerais - dijo:
    nadia_jp2@hotmail.com

    04/05/2015

    Cinco estrelas

    Ótima proposta de aula, além dos alunos conhecerem ainda mais sobre os alimentos, uma atividade lúdica com jogos serve como um reforço do que ele aprendeu na teoria.


  • janiele, CELER FACULDADES , Santa Catarina - dijo:
    janiely_w@hotmail.com

    25/07/2013

    Quatro estrelas

    Trabalhar a alimentação na escola é um elemento fundamental na vida dos alunos pois a mesma ajuda na ingestão menor de gorduras saturadas e colesterol, o maior consumo de frutas, verduras, legumes e grãos e a redução da ingestão de açúcar e sal. sabemos que em casa os pais não cuidam da alimentação dos seus filhos entao também é papel da escola ensinar.


  • Luzia, Escola do Campo Lidia Curi , Paraná - dijo:
    lu.javorski@hotmail.com

    08/04/2013

    Quatro estrelas

    O trabalho com hipertexto faz com que o aluno se interesse mais pelo conteúdo trabalhado. adorei a sugestão


  • Ana, Instituto Educacional Pajuçara , Alagoas - dijo:
    ac.claudiaaponi5@yahoo.com.br

    06/11/2011

    Quatro estrelas

    Ótimo material para aula pois o aluno também participa ativamente.


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