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Conhecendo a América do Sul

 

03/06/2011

Autor y Coautor(es)
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Ellis Batista Paiva Brito

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Luzia Michelle Nunes da Silva

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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LIS DE MARIA MARTINS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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DIANA DIOGENES GOIS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Nara Luiza de Almeida Cunha

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Diana Diógenes Góis

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer os países da América do Sul e os estados brasileiros;

  • Localizar os países da América do Sul e os estados brasileiros;

  • Conhecer através dos mapas do Brasil a evolução político-administrativa.

Duração das atividades
4 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos referentes a localização (pontos cardeais e colaterais).

Estratégias e recursos da aula

AMBIENTE 1/ATIVIDADE 1: Laboratório de Informática Educativa

 

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:

  • Lousa;

Observação: Caso o Laboratório de Informática Educativa (LIE) não tenha lousa, o professor poderá escrever em uma cartolina as respostas dos alunos.

  • O computador com a simulação Jogo dos Mapas - América do Sul;

  • Caderno, lápis ou caneta;

  • Globo terrestre ou Mapa Mundi.

 

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DA SIMULAÇÃO:

A simulação “Jogo dos Mapas” apresenta os mapas da América do Sul e do Brasil. O primeiro será utilizado na atividade 1 e o segundo na atividade 2. Os alunos irão colocar as representações dos países apresentadas no lado direito nos locais certos para organizar o mapa. Ao clicar sobre a representação de um país aparecerá o nome correspondente no quadro branco, localizado no lado direito da tela.

 

imagem 1 imagem2

Fonte: Imagem da simulação

 

PARA INSTALAÇÃO DA SIMULAÇÃO:

1. Fazer o download da simulação Jogo dos Mapas através do site BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9472

Obs: O plugin Adobe Shockwave Player é necessário para a utilização da simulação proposta. Caso os computadores não o tenham, é possível fazer o download no link disponibilizado no item 1.

2. A simulação também pode ser acessada online através do endereço: http://iguinho.ig.com.br/jogo-mapa.html

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Sugere-se que o professor inicie a atividade perguntando aos alunos se eles conhecem algum país e sua capital. Na medida em que os alunos responderem, o docente deverá registrar as respostas na lousa ou numa cartolina. A atividade consistirá no preenchimento do mapa da América do Sul. Caso o LIE tenha um data-show, este poderá ser utilizado para projetar a simulação “Jogo dos mapas”, mostrando a imagem do mapa da América do Sul e as instruções do recurso educacional. Recomenda-se que os alunos anotem no seu caderno:

1) Quantos países fazem parte da América do Sul e suas fronteiras;

2) Um percurso curto de um país para outro e as fronteiras que foram atravessadas.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento, os alunos buscarão cumprir as tarefas solicitadas, para isso, recomenda-se ao professor que acompanhe a realização da atividade procurando diagnosticar as possíveis dificuldades que os alunos poderão ter, como por exemplo, na diferenciação das palavras limites, divisa e fronteira, pois as três geralmente podem ser utilizadas para significar a separação de territórios. Propõe-se que o docente utilize o mapa mundi para exemplificar a utilização destas palavras, explicando que a palavra limite é utilizada para designar separação entre municípios, enquanto divisa se refere a estado e fronteira para países.

 

 

 

 

DISCUSSÃO:

As duplas apresentarão suas observações, dificuldades e soluções referentes ao uso da simulação e da produção do percurso. Recomenda-se que no decorrer da apresentação dos percursos, sejam verificados quais destes foram realmente curtos e que fronteiras foram atravessadas, como também, outras possíveis rotas que poderiam ter sido escolhidas pelos alunos. Por exemplo: uma dupla poderá mostrar o percurso que criou da Argentina para o Brasil, onde passaria pelo Uruguai. O professor deve questionar que outras rotas poderiam ter sido feitas, pois o mesmo caminho poderia ter sido realizado passando pelo Paraguai ou pela Bolívia.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Nesse momento o professor deverá formalizar os aspectos estudados referentes a localização dos países da América do Sul. Desse modo, recomenda-se ao docente explicar que o planeta Terra é dividido em continentes (Ásia, América, África, Antártida, Europa e Oceania) e por seguinte a América é dividida em subcontinentes (América do Norte, América Central e América do Sul). Sugere-se que o professor juntamente com os alunos faça a classificação dos países e capitais que foram citados no começo da atividade, como também, dos países que apareceram na simulação, de acordo com o continente e subcontinente em que estão localizados, convém ressaltar que o globo terrestre ou o mapa mundi poderão ser utilizados na visualização das localidades. Referindo-se especificamente ao Brasil, o professor deverá explicar que este país faz parte da América do Sul e, é o único que fala português enquanto a maioria tem como idioma oficial o espanhol com exceção do Suriname que tem como idioma o holandês, Guiana utiliza o inglês, além de dialetos indígenas. Em relação as fronteiras, sugere-se explicar que elas foram criadas para delimitar o espaço de uma nação para outra. Essas demarcações foram determinadas a partir de acordos entre os países envolvidos, onde os limites podem ser naturais (rio, montanha, lago) ou construídos. Convém ressaltar que o Brasil faz fronteira com dez países da América do Sul (Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai), onde, por exemplo: a fronteira entre Brasil e Paraguai é uma ponte conhecida como Ponte da Amizade (limite construído) e já entre o Brasil e a Argentina são as Cataratas do Iguaçu (limite natural). O docente deve esclarecer ainda que apenas Chile e Equador não fazem fronteira com o Brasil.

 

 

AMBIENTE 1/ATIVIDADE 2: Laboratório de Informática Educativa

 

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:

Quadro branco;

Observação: Caso o Laboratório de Informática Educativa (LIE) não tenha lousa, o professor poderá escrever em uma cartolina as respostas dos alunos.

O computador com a simulação Jogo dos Mapas - Brasil;

Caderno, lápis ou caneta;

Computadores com acesso a Internet para os alunos estarem realizando uma pesquisa sobre os costumes e as comidas típicas dos estados brasileiros;

Data-show (alternativa: quadro branco).

 

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DA SIMULAÇÃO:

Esta simulação apresenta o mapa do Brasil, onde os alunos irão colocar as representações dos estados nos locais certos para organizar o mapa. Ao clicar sobre a representação de um estado aparecerá no quadro do lado direito da tela o nome do estado.

 

imagem 1 imagem3

Fonte: Imagem da simulação

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Sugere-se que inicialmente, o professor pergunte aos alunos nomes de estados brasileiros, e em seguida registre estas informações na lousa. No momento seguinte, o professor deverá explicar aos alunos que a atividade será desenvolvida utilizando o mesmo recurso da atividade 1, ressaltando que agora será o mapa do Brasil a ser preenchido. Se houver um data-show disponível, este poderá ser utilizado para projetar a simulação “Jogo dos mapas”, mostrando assim a imagem do mapa do Brasil e as instruções de utilização do recurso educacional, caso isso não seja possível, recomenda-se que o professor desenhe no quadro branco um esboço do mapa e assim forneça oralmente as instruções necessárias para a realização da atividade proposta. Concluída a atividade com a simulação, o docente deverá solicitar que as duplas se reúnam em oito equipes para realizarem uma pesquisa na Internet sobre danças e comidas típicas dos estados brasileiros. Segue abaixo uma sugestão para a distribuição dos estados entre as equipes formadas:

1ª equipe: Alagoas, Bahia e Ceará;

2ª equipe: Maranhão, Paraíba e Pernambuco;

3ª equipe: Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe;

4ª equipe: Acre, Amazonas e Amapá;

5ª equipe: Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins;

6ª equipe: Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais;

7ª equipe: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina;

8ª equipe: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento os alunos buscarão cumprir as tarefas solicitadas, e para isso, recomenda-se ao professor que acompanhe a realização da atividade procurando diagnosticar as possíveis dificuldades que os alunos podem ter em relação à simulação ou a pesquisa como, por exemplo, em relação a localização do Distrito Federal já que ele é o menor e também porque no mapa aparece Brasília.

 

DISCUSSÃO:

Inicialmente os alunos deverão apresentar as suas observações e dificuldades no uso do recurso educacional, como também o resultado das suas pesquisas na Internet. Em seguida o professor deverá estimular um debate sobre os aspectos culturais pesquisados pelos alunos, sugere-se os seguintes questionamentos: “Quais estados possuem os mesmos tipos de comida?”, “As danças de um estado estão restritas apenas ao seu estado de origem ou podemos encontrá-la em outros estados?”, “Os estados de São Paulo e da Bahia mesmo estando em regiões diferentes possuem alguma dança ou comida típica semelhantes?”.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Durante a sistematização, o professor deverá explicar que o Brasil é dividido em cinco regiões (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste), onde essa divisão ocorreu levando em conta a semelhança entre os estados referentes aos seguintes aspectos: econômicos e humanos. Sugere-se que o docente deverá explicar que o Brasil possui uma grande diversidade cultural devido a sua extensão territorial, onde alguns dos elementos que compõem a cultura de um povo são dança, religião e culinária onde cada região brasileira apresenta características culturais próprias. Recomenda-se ainda que o professor utilizando os estados apresentados inicialmente pelos alunos e os que apareceram na simulação realize a classificação das danças e comidas por estado. Sugere-se explicar que Brasília é uma das regiões administrativas do Distrito Federal e que essas regiões são áreas territoriais que possuem os límites físicos estabelecidos pelo poder público. As regiões administrativas do Distrito Federal são trinta, onde as mais conhecidas são: Brasília, Ceilândia, Lago Norte, Lago Sul, Núcleo Bandeirante entre outras. Os alunos podem se questionar porque o Distrito Federal recebe esse nome cabe ao professor apresentar que durante o Império o Rio de Janeiro abrigava a Corte, onde o imperador administrava essa província e o Brasil. Devido as diferenças que existiam em relação a economia, urbanização e investimentos no ano de 1834 foi estipulado pelo Ato Adicional que o Rio de Janeiro seria um Município Neutro em que abrigaria a capital do país e Niterói seria a capital da província do Rio de Janeiro onde teria a mesma organização político-administrativa das outras províncias. A ideia da capital do Brasil ser no interior nasceu no século XVIII porém somente em 1891 foi registrada na Constituição e demarcada sua extensão e localização mas por vários obstáculos econômicos e políticos tardaram a construção que só veio acontecer em 1956. Em 1891 ocorreu a mudança de Município Neutro para Distrito Federal. Entretanto, somente em 1988 passou a integrar a Federação Brasileira onde antes tinha apenas a função de abrigar a capital federal. O Distrito Federal não é estado e nem município porém possui as competências legislativas de ambos.

 

 

AMBIENTE 2/ATIVIDADE 3: Sala de aula

 

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:

  • Cartolinas ou papel madeira para cada grupo;

  • Canetinhas, tesouras e colas;

  • Imagens dos mapas do Brasil dos seguintes períodos (Capitania Hereditárias, Governo Geral, 1709, 1789, 1823, 1889, 1943 e 1990) que podem ser encontrados nos sites na seguinte ordem:

http://historiamaneco.blogspot.com/2010/08/brasil-periodo-colonial.html (mapa das Capitanias Hereditárias)

http://www.josevalter.com.br/estudante/historia.htm (mapa do Governo Geral)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Evolu%C3%A7%C3%A3o_territorial_do_Brasil (mapa do ano de 1709 até 1990).

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Inicialmente, sugere-se que o professor questione os alunos sobre o território do Brasil: “Será que o Brasil sempre foi assim?”, “O nome do nosso estado sempre foi o mesmo?”. Recomenda-se explicar que cada grupo irá comparar o mapa do Brasil de um determinado período com o mapa atual (1990), buscando verificar mudanças em relação à estrutura física do país e produzir um cartaz representando as mudanças observadas. Assim, a divisão dos grupos deverá ocorrer da seguinte forma:

1º grupo - mapa da Colônia no período das Capitanias Hereditárias;

2º grupo - mapa da Colônia no período do Governo Geral;

3º grupo - mapa da Colônia do ano de 1709;

4º grupo - mapa da Colônia do ano de 1789;

5º grupo - mapa do Império do ano de 1823;

6º grupo - mapa do Império do ano de 1889;

7º grupo - mapa da República do ano de 1943.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento os alunos realizarão as tarefas solicitadas, para isso, recomenda-se ao professor que acompanhe a realização da atividade procurando diagnosticar as possíveis dificuldades que os alunos poderão ter, como por exemplo, na comparação dos mapas antigo e atual devido que nos primeiros mapas (Capitanias Hereditárias e Governo Geral) aparecerem somente as cidades do litoral. Sugere-se ao professor realizar algumas perguntas para ajudar na execução da atividade proposta: “Será que o Brasil sempre possui a mesma extensão territorial?”, “Como o Brasil era dividido?”, “Por que a colonização do Brasil começou pelo litoral?”, “Os mapas antigos apresentam as cidades do litoral como deveria ser nas cidades do sertão?”.

 

DISCUSSÃO:

Durante a discussão, os grupos apresentarão seus cartazes, suas observações e dificuldades em relação a comparação dos dois mapas recebidos. Sugere-se que o professor proponha alguns questionamentos, como: “O Brasil de hoje possui a mesma estrutura física desde que foi habitado pelos portugueses?”, “Quais mudanças ocorreram?”, “Qual é a importância de se dividir um país como o Brasil em estados?”, “Por que existiam apenas cidades no litoral?”, “Como foi o processo de habitação do sertão brasileiro?”.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Nesse momento, o professor deverá formalizar os assuntos abordados. Segue uma sugestão para essa sistematização: a partir dos cartazes sobre cada período estudado produzidos pelos grupos, o professor deverá explicar que antigamente o Brasil não possuía este nome, como também, os estados. Com a chegada dos portugueses o Brasil recebeu o nome de Monte Pascoal, pois pensavam que se tratava de um monte e também porque estavam no período da Páscoa, depois foi modificado para Ilha de Vera Cruz por supor que se tratava de uma ilha. Após algumas expedições foi descoberto que se tratava de um continente, então modificaram o nome para Terra de Santa Cruz, somente com a descoberta do pau-brasil que recebeu o nome de Brasil. Através do Tratado de Tordesilhas o Brasil foi dividido em duas partes, onde uma estava nos comandos dos espanhóis e a outra dos portugueses, por isso que na nossa cultura aparece traços espanhóis e portugueses, como também, de outras nacionalidades (orientais, holandeses, alemães, árabes, entre outros) que habitaram por aqui. A denominação “estado” somente apareceu no Brasil República, no período colonial utilizava-se o termo “capitanias”, e posteriormente províncias durante o Império, por exemplo, o estado do Ceará durante a Colônia era conhecido como Capitania do Ceará e durante o Império de Província do Ceará. Recomenda-se explicar que os bandeirantes desbravaram os sertões em busca de riquezas minerais (ouro e prata), não respeitaram as demarcações do Tratado de Tordesilhas. Sugere-se apresentar a diferença entre Entradas e Bandeiras, onde a primeira era financiada pelo governo colonial que tinha o intuito de expandir o território nacional. Já as bandeiras eram iniciativas de particulares que buscavam lucros ao desbravar uma parte do território que era desconhecida.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Jogo dos Mapas Animação/simulação
Recursos Complementares

Avaliação

Na atividade 1, no Laboratório de Informática Educativa, o professor deve verificar se os alunos conseguiram reconhecer a localização do Brasil na América do Sul, como também, seus limites territoriais. Na atividade 2, no Laboratório de Informática Educativa, sugere-se que o professor averigue se os alunos entenderam sobre a localização dos estados no mapa, suas danças e comidas típicas. Na atividade 3 da sala de aula, recomenda-se que o professor verifique a compreensão dos alunos sobre a evolução político-administrativa do Brasil através dos mapas analisados.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • Vera Lúcia Custódio Zanellato, EEF VINCENZO DE VILLA , Santa Catarina - dijo:
    veraluzanel@hotmail.com

    09/12/2012

    Cinco estrelas

    Gostei bastante da sugestão! Já fiz um trabalho parecido sendo que cada equipe teria que elaborar em cartolina o mapa de cada região com seus Estados pesquisados e a montagem do Brasil ficaria pronta conforme a apresentação por equipes. Os alunos gostaram bastante do trabalho porque possibilitou que eles conhecessem os costumes de cada região, suas características físicas e sua localização no território. Sendo que eles participaram da confecção de um "mapa político do Brasil", em sala.


Sem classificação.
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