06/06/2011
Diana Diógenes Góis
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Produzir tirinha em quadrinho;
Diferenciar as características (quantidade de personagens, tamanho) de uma tirinha para uma história em quadrinho;
Perceber as diferenças entre onda, tsunami e pororoca.
Conhecimento básico dos tipos de linguagem (verbal e não-verbal);
Conhecimento sobre os recursos naturais renováveis e não-renováveis.
AMBIENTE 1/ ATIVIDADE 1: Laboratório de Informática Educativa - LIE
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:
Lousa;
Observação: Caso o Laboratório de Informática Educativa (LIE) não tenha lousa, o professor poderá escrever em uma cartolina as respostas dos alunos.
O computador com o vídeo “De onde vem a onda?”;
Caderno, lápis ou caneta.
ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO VÍDEO:
Esse vídeo apresenta a formação das ondas do mar pelo vento e suas principais etapas. O vídeo tem uma duração de 3 min.
PARA INSTALAÇÃO DO VÍDEO:
1. Fazer o download do vídeo “De onde vem a onda?” através do site BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/690
Observação: O plugin FLV Player necessário para a utilização do vídeo proposto. Caso o computador não tenha, é possível fazer o download no link disponibilizado no item 1.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Recomenda-se que o professor inicie a atividade questionando os alunos sobre “Como a onda se forma?”. O professor deve anotar as respostas dos alunos na lousa ou em uma cartolina. Terminada esta etapa, o docente deve convidar os alunos a assistirem o vídeo “De onde vem a onda?”, onde devem anotar em duplas sobre o processo de formação da onda, e posteriormente estarem apresentado para a turma suas conclusões.
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento os alunos estarão assistindo ao vídeo e fazendo as anotações em duplas sobre suas observações. Sugere-se que o professor deixe os alunos assistirem ao vídeo e depois conceda um tempo para os alunos fazerem suas anotações, analisarem e conversarem sobre o vídeo.
DISCUSSÃO:
Nesse momento as duplas estarão apresentando para a turma suas conclusões sobre a formação da onda, a partir dos dados do vídeo. Propõe que o professor convide as duplas para exporem suas anotações e depois promova um debate.
SISTEMATIZAÇÃO:
Durante a sistematização propõe-se ao professor apresentar que o processo de formação das ondas também pode ocorrer através de vulcões submarinos ou tremotores que poderam produzir ondas gigantes.
AMBIENTE 1/ ATIVIDADE 2: Laboratório de Informática Educativa - LIE
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:
Observação: Caso o Laboratório de Informática Educativa (LIE) não tenha lousa, o professor poderá escrever em uma cartolina as respostas dos alunos.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Recomenda-se que o professor pergunte aos alunos sobre “O que é um tsunami?”, “Tsunami e maremoto são a mesma coisa?”, “O que é pororoca?”. O docente deve anotar as respostas dos alunos na lousa ou em uma cartolina. Em duplas os alunos irão procurar informações nos sites e depois se reunir em grupos, onde devem produzir um cartaz com as informações pesquisadas para depois estarem apresentando para a turma.
Sugere-se os seguintes sites para os alunos estarem realizando a pesquisa:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/tsumani/tsunami-1.php (textos falando sobre origem do nome tsunami, a formação do tsunami) - Acesso: 20/05/2011
http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/pororoca.htm (texto sobre a pororoca) - Acesso: 20/05/2011
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/pororoca/pororoca.php (textos sobre pororoca) - Acesso: 20/05/2011
http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=1132 (texto Pororoca, a onda lendária) - Acesso: 20/05/2011
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u130091.shtml (reportagem Banhistas esvaziam parte de lago na Juréia no feriado) - Acesso: 20/05/2011
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=941034 (reportagem A pororoca nordestina) - Acesso: 20/05/2011
http://pablogdositiofutura.blogspot.com/2010/07/curiosidade-floresta-amazonica-pororoca.html (texto Curiosidade Floresta Amazônica: Pororoca) - Acesso: 20/05/2011
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/amazonia/bacia_do_rio_amazonas/bacia_do_rio_amazonas_e_suas_curiosidades.html (texto Bacia do Rio Amazonas e suas Curiosidades) - Acesso: 20/05/2011
http://ciencia.hsw.uol.com.br/tsunami.htm (texto como funcionam os tsunamis) - Acesso: 20/05/2011
http://mundoestranho.abril.com.br/ambiente/pergunta_286134.shtml (texto sobre O que causa a ressaca do mar?) - Acesso: 20/05/2011
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/03/ressaca-em-mar-do-rio-tem-ondas-de-ate-3-metros-de-altura.html (reportagem sobre Ressaca em mar do Rio tem ondas de até 3 metros de altura) - Acesso: 20/05/2011
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento os alunos estarão realizando a pesquisa em duplas e depois se reunindo em grupos para produzirem o cartaz. Sugere-se que o professor circule pelos grupos durante a pesquisa para está verificando as dificuldades dos alunos. O professor pode propor alguns questionamentos para ajudar nas dificuldades dos alunos, como “O que são vagalhões?”, “O que são ciclones?”, “Por que não são divulgados maremotos na orla marítima brasileira?”, “O que quer dizer Zona de Perigo?”
DISCUSSÃO:
Nesse momento os grupos estarão apresentando para a turma sua pesquisa. Durante a apresentação dos dados pesquisados, o professor pode questionar os alunos sobre: “Quais são os estragos causados por um tsunami e pela pororoca?”, “Quais são as áreas do planeta mais afetadas pelo tsunami?”, “Qual a diferença entre terremoto e maremoto?”.
SISTEMATIZAÇÃO:
Nesse momento o professor deverá formalizar sobre o tsunami e pororoca utilizando os cartazes produzidos pelos alunos. O professor deve explicar que as ondas gigantes receberam o nome de tsunami pelos japoneses. Propõe-se explicar que após a formação do tsunami, o mar dá sinais de que o tsunami está se aproximando de um território, onde alguns desses sinais podem ser recuamento do mar ou duração de uma onda para outra, no qual as pessoas que estiverem no momento perto da praia devem ir para um lugar afastado do mar. Sugere-se nesse momento, o docente explique aos alunos que eles irão produzir juntos um texto sobre tsunami e pororoca para entregar para outra turma, onde o professor pode indagar aos alunos sobre o título do texto e o conteúdo que deve ser colocado para os outros alunos lerem. Propõe-se que o professor utilize dos cartazes produzidos pelos alunos, como também, questionar sobre a ordem das informações relativas ao tsunami e pororoca.
AMBIENTE 2/ ATIVIDADE 3: Sala de aula
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Recomenda-se que o professor inicie a atividade questionando os alunos sobre “O que é tirinha em quadrinho?”, “Tirinha em quadrinho e história em quadrinho são a mesma coisa?”. O professor deve anotar as respostas dos alunos na lousa. Terminada esta etapa, o docente deve explicar que os alunos irão produzir tirinhas em quadrinho sobre ondas, tsunami e pororoca.
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento as duplas estarão produzindo as tirinhas em quadrinhos, onde as anotações realizadas nas atividades 1 e 2 serão úteis nesta atividade. Sugere-se que o professor esteja circulando pelas duplas para verificar o processo de criação da tirinha. O docente pode propor alguns questionamentos para ajudar na construção das tirinhas, como “Que tamanho deve ter uma tirinha?”, “Como deve ser o tamanho da história de uma tirinha?”, “Quantos personagens tem que ter uma tirinha?”.
DISCUSSÃO:
Nesse momento as duplas estarão apresentando para a turma suas tirinhas em quadrinho sobre ondas/tsunami/pororoca. Propõe que o professor convide as duplas para exporem suas tirinhas e depois promova um debate. Sugere-se alguns questionamentos para o docente iniciar o debate, como “Quais são as características de uma tirinha?”, “Por que as tirinhas de cada dupla são diferentes uma da outras?”.
SISTEMATIZAÇÃO:
Sugere-se que o docente disponha de alguns exemplos de tirinhas, e também, de histórias em quadrinhos, onde deve distribuir entre os alunos para estes estarem fazendo a classificação e diferenciação entre tirinhas e histórias na lousa e explicar porque consideram que um pertence ao grupo das tirinhas ou das histórias. Recomenda-se no final explicar que a tirinha é uma história em quadrinho (HQ) porém de forma reduzida e que está muito presente em jornais tanto para crianças como para adultos.
Algumas sugestões de tirinhas e histórias em quadrinho:
Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/13422 (Acesso 1/06/2011)
Fonte: http://www.monica.com.br/comics/tirinhas.htm (Acesso: 1/06/2011)
Nome | Tipo |
---|---|
De onde vem a onda? | Vídeo |
Reportagem sobre o processo de formação da onda: http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/natureza/descubra-como-acontece-este-fenomeno-539860.shtml (Acesso: 31/05/2011)
Vídeo com apresentação da pororoca no rio Araguary - Amapá: http://www.youtube.com/watch?v=XUsacR_u6CM (Acesso: 31/05/2011)
Revistas em quadrinho: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/browse?value=Vaz%2C+Marcos&type=author (Acesso: 1/06/2011)
Na atividade 1, o professor deve verificar se os alunos compreenderam sobre o processo de formação da onda. Na atividade 2, sugere-se averiguar se os alunos compreenderam sobre as diferenças entre onda, tsunami e pororoca. Na atividade 3, recomenda-se que o professor verifique se os alunos compreenderam a diferença entre tirinha e história em quadrinho, como também, suas características.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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02/11/2011
Cinco estrelasmuito útil sua aula.