Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Escrevendo letras e palavras com o corpo - UCA

 

22/06/2011

Autor y Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Escrevendo letras e palavras com o corpo

ELIANA APARECIDA CARLETO, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender:  

    •  Desenhar letras do alfabeto utilizando o próprio corpo.
    •  Demonstrar agilidade ao utilizar localização espacial em diferentes espaços físicos para construção de palavras.
    •  Reconhecer a importância das relações interpessoais e da integração do grupo.
    •  Registrar, no caderno, as letras e palavras escritas com o corpo.
    •  Analisar a relevância ou não da atividade proposta.
    •  Organizar informações coletadas.
    •  Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que os alunos saibam o alfabeto da Língua Portuguesa e também consigam utilizar letras maiúsculas e minúsculas. Além disso, é importante que sejam capazes de reconhecer numerais de 1 a 26, bem como a quantidade que cada um representa. Assim, professor, se necessário, retome os conteúdos citados. É necessário ainda, que os alunos tenham noções básicas sobre a utilização dos programas: KolourPaintMozilla Firefox, Webcam, Tux Paint  e KWord do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula poderá ser trabalhada em diferentes anos do Ensino Fundamental, desde que planejada de acordo com o nível de conhecimento dos alunos. As atividades propostas serão realizadas com o auxílio do laptop do Projeto UCA, conectado à internet. Utilize os seguintes programas: KWord  pelo ícone do processador de textos da área de trabalho ou KWord [Metasys> Aplicativos -> KWord]  Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet); Webcam (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera) e Tux Paint (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital ).       

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos  

         SÍLABAS      UTILIZANDO LAPTOP

Professor, para recordar e/ou ampliar os conhecimentos dos alunos sobre o alfabeto da Língua Portuguesa solicite que utilizem seus laptops,  veja o caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Você poderá utilizar os sítios abaixo, neles estão registradas músicas, símbolos, caligrafia, alfabeto de libras e outras atividades para recordar o alfabeto.

    

    Escrevendoletrasepalavras   http://www.escolagames.com.br/jogos/aprendendoAlfabeto/

   Escrevendoletrasepalavras   http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/alfabeto.html

     Escrevendoletrasepalavras    http://www.smartkids.com.br/passatempos/alfabeto-libras.html  

  Escrevendoletrascomocorpo http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/alfabeto-jogo-do-alfabeto-em-portugues-II.html  

 Escrevendoletras   http://www.youtube.com/watch?v=-GcRJ2bPcz4&feature=related 

   Escrevendoletras  http://www.youtube.com/watch?v=PDwSijmQW0Y Alfabeto (Acesso 26/05/2011)

 

Você poderá utilizar também o software Abc-blocks, que oferece um alfabeto móvel, o mesmo poderá ser acessado no sítio:

 ESCREVENDOLETRAS   http://classe.geness.ufsc.br/index.php/Abc-blocks

 Nos sítios a seguir você terá acesso a vários jogos sobre ordem alfabética e também com atividades relacionadas à utilização dos números ordinais, uma vez que são propostas atividades nas quais devem corresponder letras do alfabeto e ordem numérica.

   

 Escrevendoletrasepalavras   http://www.conpet.gov.br/images/jogos/cacapalavras/jogo.html   

    http://cantinhodaprofecarol.blogspot.com/2011/03/numeros-ordinais.html (Acesso 26/05/2011)

 

   ESCREVENDOLETRAS http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=4906 

 Escrevendoletrascomcorpo http://cvc.instituto-camoes.pt/component/forca/ (Acesso 21/06/2011)

  Ao final da atividade faça uma avaliação oral, pergunte o que os alunos acharam, se querem fazer algum comentário apontando as dificuldades e as facilidades encontradas.  

Variações

Você poderá fazer  "Jogo da memória": 26 cartões com as letras maiúsculas e 26 cartões com as letras minúsculas, em um lado cola a letra maiúscula e do outro lado a letra minúscula correspondente. 

Se preferir, utilize a pintura digital no programa Tux Paint do laptopClassmate. Para acessar, oriente os alunos a seguirem esses passos: (Mestasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). A pintura digital oferece vários recursos, como: imagens prontas, linhas, formas, carimbos, dentre outros, para os alunos desenvolverem a criatividade.

Após a escolha da imagem, solicite que os alunos façam tabela de 13 colunas e 13 linhas utilizando o KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório >Processador de Texto). Os alunos deverão digitar as letras do alfabeto e em seguida inserir as letras selecionadas no Tux Paint. 

 Aproveite a oportunidade para trabalhar números ordinais. Verifique se os alunos reconhecem a quantidade de letras que compõem o nosso alfabeto, indague-os: Quantas são as letras do alfabeto? Qual é a letra que ocupa a quarta posição? Que letra está entre a décima quarta e décima sexta letra? Existe uma letra que ocupa o trigésimo lugar? Você poderá ter outras sugestões de atividades, através:

. Da aula " Números ordinais: colocando tudo em ordem", postada no sítio  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23502.

.Do sítio   http://www.a77.com.br/passatempos_letras_palavras/formar_palavras_numero_ordinal_imprimir_1.php , no qual encontrará jogos com números ordinais.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos  

 Professor, retome com os alunos a sequência das letras do alfabeto da Língua Portuguesa. Em seguida solicite que os alunos utilizem seus laptops, para lerem o texto “Um bichinho diferente”.  Para isto, deverão abrir o programa   Mozilla Firefox   [Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox] e entrar no sítio: http://portuguesembadajoz.files.wordpress.com/2008/07/alfabeto-1.jpg 

         ESCREVENDO LETRAS

 Quando os alunos estiverem fazendo a leitura peça que observem atentamente a forma como são escritas as letras.

Em seguida faça uma fotocópia de um alfabeto para que os alunos possam ler e colorir.  Após terminarem, solicite que observando as letras apresentadas na atividade anterior façam as letras do alfabeto em suas carteiras utilizando os materiais disponíveis: palitos de picolé ou  pedaços de cordão e/ou lã com aproximadamente, dez centímetros cada pedaço. A quantidade de material disponibilizado aos alunos deverá ser suficiente para que cada um possa realizar a atividade proposta.

Se preferir poderá utilizar massa de modelar ou argila para que os alunos possam escrever as letras. Com esta atividade o aluno é estimulado a realizar atividades que envolvam movimentos de mãos e de dedos de forma que futuramente tenha melhor habilidade para utilizar lápis e canetas e realizar desenhos, dentre outras atividades.

Veja algumas receitas para massa de modelar:  

Receita 1

Ingredientes: 1 xícara de farinha de trigo, ½ xícara de sal, ½ xícara de água, ¼ xícara de vinagre,¼ xícara de tinta guache.

Modo de preparo: pegue tudo e misture em uma tigela. Jogue primeiro a farinha de trigo e o sal. Depois, a água e o vinagre e, por último, a tinta guache. Misture bem, e enrole a massa com a mão até que fique bem lisinha. Se preferir, divida a receita ao meio e use duas cores de tinta guache, uma para cada porção de massa. Não se esqueça de que ao dividir a receita ao meio, a quantidade de tinta também deve ser proporcional.

 Receita 2

Ingredientes: 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de sal, água para fazer a massa.

Modo de preparo: misture a xícara de sal com a de farinha de trigo em uma bacia grande. Em seguida vá colocando água bem devagar e mexa sem parar, até que a massa fique bem juntinha, homogênea e não grude mais na mão.  

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.  

 Após a realização das atividades sugeridas anteriormente, leve os alunos até um espaço amplo, poderá ser a própria sala de aula, desde que as carteiras estejam afastadas.  

Aproveite para trabalhar noções espaciais. Faça um diálogo com a turma indagando: podemos ocupar o mesmo espaço que o colega? Qual é o nome do colega que está a sua direita? E a sua esquerda? Quem está atrás de você? E na frente? O que temos embaixo da minha mesa? E em cima dela? Dê oportunidade para que apresentem suas argumentações.

No sítio  http://mdmat.mat.ufrgs.br/anos_iniciais/loc_espacial/loc_espacial.htm  você encontrará várias atividades para trabalhar localização espacial.

 

Peça aos alunos que escrevam com o próprio corpo letras do alfabeto da Língua Portuguesa. Esta etapa deverá ser feita individualmente, nela os alunos poderão escrever, por exemplo, as letras B, C, I, P, T, V, X. Veja algumas imagens da atividade realizada com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia.

 

ESCREVENDO LETRAS

 Figura 1-  Letra “A”             Figura 2- Letra “L”             Figura 3- Letra “P”

  Fonte: Acervo da autora

Ao terminar esta etapa, ainda utilizando o próprio corpo, peça que os alunos se reúnam em duplas, trios ou mais elementos para escreverem novas letras e se possível palavras. Veja algumas imagens da atividade realizada em 2010 com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia.

ESCREVENDO LETRAS

Figura 1- Letra "X "           Figura 2- Letra "T"         Figura 3- Inicio da palavra "Lata"

 Fonte: Acervo da autora

Durante a realização da atividade, solicite que os alunos fotografem utilizando a Webcam de seus laptops. Para isto instrua-os para se dividirem em duplas, para que um fotografe o outro. Para fotografar utilize a câmera dos laptops (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou (Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira foto através da Webcam.

Professor, avalie a turma durante a realização da atividade. Observe possíveis dificuldades de coordenação motora e interação social. Ao finalizar a atividade peça que os alunos relatem o que descobriram, o que foi fácil e/ou difícil de realizar, se gostaram ou não de realizá-la. Não se esqueça de pedir que justifiquem suas respostas e também de estimular aqueles que não têm o hábito de emitir opiniões.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos

    Sílabas              Registro da atividade

Professor, elabore com os alunos um texto sobre a atividade realizada anteriormente. Essa produção escrita será feita coletivamente, isto é, os alunos vão ditando enquanto você escreve o texto na lousa. Depois, juntamente com os alunos, faça a revisão do texto e, finalmente, solicite que copiem no caderno de Língua Portuguesa, a versão final do texto.

Você poderá pedir que os alunos digitem o texto por meio de KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório >Processador de Texto). Após a digitação providencie a impressão do texto para os alunos, ou ainda, caso os alunos não consigam fazer o registro através da escrita você poderá pedir que reescrevam os acontecimentos por meio de imagens e palavras, sendo você o escriba quando se fizer necessário.

 

Durante a elaboração do texto e o registro você deverá observar os alunos no sentido de avaliá-los numa dimensão formativa continuada, tendo uma função diagnóstica, capaz de indicar os níveis de escrita já consolidados pelos alunos.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, as avaliações devem ser realizadas em todas as atividades com o intuito de observar as dificuldades e as facilidades dos alunos ao longo do processo e as estratégias de intervenção necessárias para promover a aprendizagem dos mesmos. Ressaltamos que a avaliação diagnóstica e o monitoramento devem ser contemplados durante a realização das diferentes propostas. A avaliação diagnóstica deve ter como objetivo o conhecimento de cada aluno e também do perfil da turma, no que se refere a seus desempenhos no processo de ensino e de aprendizagem e a identificação de seus progressos, suas dificuldades e facilidades em relação às metas esperadas. Por sua vez, monitorar o processo de alfabetização significa acompanhar e intervir na aprendizagem, para (re) orientar o ensino e resgatar o sucesso dos alunos. Aproveite todas as oportunidades para verificar se os alunos conseguiram: desenhar letras do alfabeto utilizando o próprio corpo; demonstrar agilidade ao utilizar localização espacial em diferentes espaços físicos para construção de palavras e organizar as informações coletadas conseguindo realizar os desafios propostos. Observe ainda se os alunos conseguiram trabalhar com seus laptops, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Rosangela do Nascimento, CRECHE SANTA LUZIA , Sergipe - dijo:
    rosanasc17@hotmail.com

    04/07/2011

    Cinco estrelas

    Aula muito interativa completa muito sugestiva me abriu um leque de informações e novidades a ser praticada com meus alunos, gostei muito nota dez.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.