Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Energia Eólica e a presença da física - UCA

 

22/08/2011

Autor y Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender a importância da energia eólica.
  • Identificar os conceitos da física na produção da energia eólica.
  • Relacionar a energia eólica e o meio ambiente.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Recursos do laptop utilizados nesta aula:

Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord]

Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]

WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia -> WxCam

Imagens das estruturas responsáveis em captar a Energia Eólica

 

Imagem disponível em http://3.bp.blogspot.com/-qsdedr52org/TeuSvtv-FcI/AAAAAAAAGH8/CRms1RtM7Hc/s1600/energia_eolica.jpg

 

 Imagem disponível em http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-energia-eolica/imagens/energia-eolica-12.jpg

 

Imagem disponível em http://www.infosurhoy.com/cocoon/saii/images/2010/01/17/photo3.jpg

 

Imagem diponível em http://www.cresesb.cepel.br/tutorial/images/tutorial_eolica/image004.jpg

Marcador Introdução

 Esta aula poderá ser trabalhada em grupo ou individualmente, fica a critério do professor. Neste primeiro momento é importante que o professor direcione o debate relacionando a energia eólica sendo uma fonte renovável, e logo em seguida poderá ser inserida a importância do conhecimento da física para a utilização da energia eólica. O professor poderá convidar um profissional da área de  energia para palestrar na escola, discutindo as várias fontes de energia, e principalmente focar a discussão a respeito da energia eólica.

Professor, peça aos alunos que acessem em seu laptop a internet. Por meio do Mozilla Firefox e seguindo a seguinte operação: Iniciar -> Aplicativos -> Internet. Logo após a conexão, os alunos deverão entrar no seguinte endereço on-line http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-energia-eolica/ e fazer a leitura do texto "Energia Eólica", em seguida o professor deverá propor um debate a respeito do assunto abordado no texto.

Neste primeiro momento, depois da leitura do texto, que poderá ser realizada individualmente ou em grupo, discuta com os alunos sobre outros acontecimentos em nosso cotidiano, nos quais dependemos da força do vento. Professor, para  esta aula é importante que os alunos consigam relacionar a energia eólica com a energia captada pela força do vento, faz também necessário os alunos aprenderem alguns conhecimentos da física que permitem que esta energia esteja disponível em nosso cotidiano.

 Marcador atividade 1

 Professor, peça aos alunos que utilizem o seu laptop para acessar e assistir ao vídeo "Energia Eólica" disponível no endereço eletrônico abaixo. Logo depois, proponha aos alunos que em grupo com 4 integrantes, discutam o conteúdo do vídeo e respondam as questões propostas para esta atividade. 

Miniatura Imagem do vídeo que está disponível em http://www.youtube.com/watch?v=O_FcV6xPcws

  1. O que é energia eólica?
  2. O que vem a ser energia renovável?
  3. Defina energia limpa.
  4. Quais são as vantagens da utilização da energia eólica para o homem e para a natureza?
  5. Por que o Brasil é um país com grande potencial para geração da energia eólica?
  6. O que são mapas eólicos?
  7. Como podemos definir um parque eólico?
  8. Com relação ao impacto ambiental proveniente da geração de energia, faça uma comparação da geração da energia eólica com a geração da energia hidrelétrica.
  9. Qual a sua opinião a respeito da energia eólica?

 Professor, para este momento, peça aos alunos que desenvolvam uma campanha referente à importância da utilização de energia de fontes renováveis e principalmente limpas. Em sala de aula, cada grupo terá um tempo determinado pelo professor para apresentar a proposta da campanha. O professor poderá avaliar as produções e pedir aos alunos que apresentem para toda a comunidade escolar, já que este assunto se insere no cotidiano de todas as pessoas.

Marcador atividade 2

Professor, utilizando o laptop para acessar a animação relacionada abaixo, peça a cada aluno que acesse e discuta o conteúdo da animação com os colegas. Para realizar esta atividade, os alunos poderão formar grupos com dois ou mais colegas e após assistir a animação, o grupo deverá propor a elaboração de um vídeo demonstrando a ação da física no processo da geração da energia eólica. Nesta atividade o professor poderá avaliar a criatividade dos alunos em propor uma demonstração explicando como utilizar a força do vento para empregar em nosso cotidiano.

 

   

 

 

 Para a elaboração do vídeo, os alunos poderão utilizar os aplicativos de áudio e vídeo de seu laptop, mas para isso o laptop deverá ser configurado antes de começar a gravação.

Caminhos para configuração

  • Configuração do som para o laptop: para executar uma gravação de voz no Metasys Classmate, primeiramente necessitamos configurar corretamente os canais de áudio no Kmix;
  • Abra o Kmix e vá até a aba "Alternadores";
  • Selecione a origem da gravação: i-mic para utilizar o microfone interno ou e-mic para utilizar um microfone acoplado ao Classmate.

Após a configuração do som, podemos utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: Menu K Aba Aplicativos -> Multimídia -> WxCam. Assim, a tela principal do WxCam será exibida e para começar a gravar é só clicar no botão vermelho. A gravação de um arquivo no formato de vídeo se iniciará por meio da webcam.

Para finalizar, cada aluno deverá enviar seu vídeo para o endereço eletrônico do professor ou, se o mesmo preferir, gravar em um pendrive para transferir todos os vídeos para um único só ambiente de apresentação, com o intuito de serem socializados em sala de aula.

 Marcador atividade 3

Após o desenvolvimento da atividade 1 e 2, os alunos já estarão mais habituados com o assunto proposto para este conjunto de aulas, porém agora faz-se necessário aprofundar o conhecimento a cerca da importância a Física na geração da energia através da força do vento. Para desenvolver esta atividade é necessário visualizar o esquema abaixo, e na tabela destinada nesta atividade os alunos deverão preenchê-las relacionando com as perguntas na tabela. Os alunos poderão utilizar o laptop para pesquisar na internet e assim conseguir preencher o quadro abaixo.

enerusinae.jpg (297366 bytes)

Esquema disponível em http://www.ebanataw.com.br/roberto/energia/enerusinae.gif

 

Referente ao esquema acima, pense, pesquise e responda:

Etapas da Usina Eólica Para você, qual a importância de cada etapa? Como podemos aplicar os conhecimentos da Física em cada etapa da geração da energia eólica?
Vento    
Hélice    
Gerador    
Linha de Transmissão    
Consumidor    

Obs.: Como esta atividade está relacionada aos anos finais do ensino fundamental, não é necessário que os alunos respondam as atividades com propriedades teóricas, neste caso conta-se muito o conhecimento empírico de cada aluno, principalmente adquirida também por experiências que eles vivenciaram ou vivenciam e diante do fato, obtêm conclusões.

 

Para saber mais acesse o material abaixo.

 

 

 

Sugestão para leitura

Autor: Ricardo Aldabó

 

Autor: Ronaldo dos Santos Custódio

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Eletricidade - O futuro da eletricidade Animação/simulação
Energia eólica Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerado a participação e o envolvimento dos alunos nos debates e nas realizações das atividades solicitadas. É importante que a avaliação seja processual, e não apenas no desenvolvimento de uma única atividade. Serão avaliadas as produções escritas, a participação nos debates em sala e o desenvolvimento da campanha sobre energia eólica, energia limpa.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.