Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A química do pão - UCA

 

22/08/2011

Autor y Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender como a química auxilia na fabricação do pão.
  • Compreender a composição química do pão.
  •  Destacar a importância do pão na dieta do seres humanos.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 Recursos do laptop utilizados nesta aula:

 Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord]

Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]

 WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia -> WxCam

Marcador Introdução

Professor, promova um debate em sala de aula, principalmente em caráter interdisciplinar, a respeito da importância dos processos químicos que ocorrem em nosso cotidiano. Apesar do título da aula informar sobre a química que acontece no pão, é importante deixar claro que existem muitos outros exemplos em nosso cotidiano que tenha a presença da química. Esta aula poderá ser trabalhada em vários locais da escola. Primeiramente, o professor poderá utilizar a própria sala de aula para iniciar o debate sobre o assunto. Em um segundo momento, o professor necessitará que os alunos utilizem o laptop para realizar as atividades propostas para esta aula. Para o terceiro momento, o professor  poderá reservar uma sala apropriada para projetar o trabalho dos alunos com o auxílio de um data show e quem sabe convidar alunos de outros anos de ensino para saber um pouco mais da química do pão. Todas as atividades propostas para esta aula têm como finalidade demonstrar aos alunos a grande importância da química em nossa alimentação e principalmente em nossa vida. Com isso, vamos nos deliciar neste aprendizado e saber um pouco mais sobre a importância da química.

Marcador atividade 1

Professor, utilizando o laptop para acessar a animação relacionada abaixo, peça a cada aluno que acesse e discuta o conteúdo da animação com os colegas. Para realizar esta atividade, os alunos poderão formar grupos com dois ou mais colegas e após assistir a animação, o grupo deverá propor a elaboração de um vídeo demonstrando a ação da química no processo de fabricação do pão. Nesta atividade o professor poderá avaliar a criatividade dos alunos em propor uma demonstração explicando a ação química que ocorre no processo de fabricação do pão.

 

 

 

 

Para a elaboração do vídeo, os alunos poderão utilizar os aplicativos de áudio e vídeo de seu laptop, mas para isso o laptop deverá ser configurado antes de começar a gravação.

Caminhos para configuração

  • Configuração do som para o laptop: para executar uma gravação de voz no Metasys Classmate, primeiramente necessitamos configurar corretamente os canais de áudio no Kmix;
  • Abra o Kmix e vá até a aba "Alternadores";
  • Selecione a origem da gravação: i-mic para utilizar o microfone interno ou e-mic para utilizar um microfone acoplado ao Classmate.

Após a configuração do som, podemos utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: Menu K Aba Aplicativos -> Multimídia -> WxCam. Assim, a tela principal do WxCam será exibida e para começar a gravar é só clicar no botão vermelho. A gravação de um arquivo no formato de vídeo se iniciará por meio da webcam.

Para finalizar, cada aluno deverá enviar seu vídeo para o endereço eletrônico do professor ou, se o mesmo preferir, gravar em um pendrive para transferir todos os vídeos para um único só ambiente de apresentação, com o intuito de serem socializados em sala de aula.

 Marcador atividade 2

Professor, peça aos alunos que acessem em seu laptop a internet. Por meio do Mozilla Firefox e seguindo o comando: Iniciar -> Aplicativos -> Internet ou se preferir os alunos poderão clicar no ícone abaixo. Logo após a conexão, os alunos deverão  assistir ao vídeo "De onde vem o pão?", em seguida o professor deverá propor uma discussão a respeito do assunto abordado no vídeo. É importante que ao iniciar esta aula, o professor consiga transpor aos alunos a importância da química em nosso cotidiano e principalmente como ela pode ser explicada de uma forma simples e interessante.

 

 

 

 

Após assistir ao vídeo, é importante escutar os alunos e fazer uma reflexão a respeito de suas opiniões sobre o assunto, pois por meio delas o professor poderá traçar algumas estratégias que poderá favorecer a aprendizagem. Outra opção para introduzir esta aula é utilizar o texto disponível em http://www.tequedasacenar.com/pdf/dograoaopao.pdf . O texto "A cozinha é um laboratório" é um material interessante para discutir a importância da Química em nossos dias. Talvez seja interessante o professor associar o vídeo ao texto e estabelecer um ponto de partida para este estudo. Para este primeiro momento, esta atividade poderá ser realizada individualmente ou em grupo, sendo assim, discuta com os alunos sobre outros acontecimentos em nosso cotidiano aos quais nos deparamos com o uso da química. Professor, em seguida peça aos alunos que elaborem uma lista informando situações onde podemos observar o emprego da química no nosso cotidiano.

Exemplo:

O emprego da Química Explicação do emprego da química nesta situação Disponível em
O crescimento do pão                         O pão cresce porque à massa é acrescentado fermento. Normalmente, em massas de pães é adicionado fermento biológico. A levedura, fungos unicelulares que se utilizam da glicose resultante da hidrólise do amido, existente em abundância em cereais, para crescer. Por reação enzimática, a levedura age sobre as moléculas de açúcar liberando CO2 (gás carbônico). Ao ser liberada, essa molécula fica retida na malha do glúten. A malha, por sua vez, se estica, formando pequenas bolhas. O gás carbônico também tem a tendência de se juntar às bolhas de ar que se formaram no momento em que o padeiro está sovando a massa. São essas bolhas de ar e gás carbônico que, ao se expandirem quando o pão está assando no forno, tornam possível o crescimento do pão.     http://quymicanocotidiano.blogspot.com/
     
     

 

 Marcador atividade 3

Professor, para desenvolver esta atividade que poderá ser em grupo, os alunos deverá revisar todo material utilizado nesta aula, pois a proposta desta atividade é listar os termos abordados nos material utilizados que relacionam com a química do pão e disponibilizar em uma tabela desenvolvida para esta aula. Após a listagem dos termos, o professor deverá propor aos alunos que façam uma pesquisa na internet, utilizando o laptop como ferramenta de pesquisa. Por meio do programa  Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet], os alunos poderão entrar em um mundo virtual onde terão uma variedade de opções para pesquisar os termos que eles mesmos disponibilizaram em sua lista. O grande objetivo desta atividade está no reconhecimento do aluno com a importância da química em nosso cotidiano, pode acontecer do grupo listar um termo que não esteja envolvendo o conhecimento da química, assim, ao pesquisar na internet sobre aquela referência o grupo poderá detectar que o termo escolhido por ele não está ligado à química. Com isso, neste jogo de buscar informações, os alunos poderão desenvolver uma maior autonomia em suas pesquisas, bem como, ser mais independentes para as realizações das tarefas e trabalhos para casa.

Obs.: Professor é importante para o primeiro momento, auxiliar ao grupo em algumas informações como: onde pesquisar, o cuidado com a veracidade dos fatos, respeitarem os direitos autorais, procurar comprovar as informações em outros sites, etc.

 

Exemplo de uma tabela para esta atividade

 

Termos selecionados pelo grupo envolvendo a química do pão

                                                              

Significado de cada termo

                                                                                                    

   Disponível em

                                                   

1  

   
2      
3      
4      

 Após o preenchimento da tabela, o grupo deverá enviar para o endereço eletrônico do professor para fazer as devidas correções e avaliar o trabalho do grupo. Em outra aula, o grupo poderá apresentar sua pesquisa para toda a sala.

 

 

Sugestão de leitura

Pão Arte e Ciência - Sandra Canella-Rawls

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem o pão? Vídeo
O milagre das massas Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerado a participação e o envolvimento dos alunos nos debates e nas realizações das atividades solicitadas. É importante que a avaliação seja processual, e não apenas no desenvolvimento de uma única atividade.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.