Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Conhecendo a tabela periódica.

 

13/06/2011

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Larisse Carvalho de Oliveira

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

LUCIANE MARA CARDOSO FREITAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Marylia Albuquerque Braga

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

LIS DE MARIA MARTINS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Marylia Albuquerque Braga

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os compostos químicos.

  • Conhecer as características e propriedades dos elementos da tabela periódica, como por exemplo: a família e o período do elemento, eletronegatividade, raio iônico, metal; não-metal.

Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter conhecimentos básicos sobre os elementos químicos presentes na natureza.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1: Sala de aula

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Em sala de aula o docente deverá dividir a turma em equipes de três alunos ficando a critério dos mesmos a escolha de cada componente. Será necessária a utilização de papel, caneta e uma tabela periódica preferencialmente atualizada.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

A atividade será realizada através de uma dinâmica em sala de aula onde cada grupo escolherá alguns elementos aleatórios de um grupo da tabela periódica, onde descreverá, as característica dos mesmos, avaliando estruturalmente cada elemento, bem como suas propriedades físicas e químicas.

Veja abaixo exemplo de tabela periódica:

imagem 1

Fonte: http://quimicaelementar.files.wordpress.com/2010/09/tabela1.png – acesso: 20/05/2011

 

MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento os discentes deverão levantar suas dúvidas, expor os seus questionamentos e suas formas de avaliação quanto a análise das características apresentadas.

 

DISCUSSÃO:

Para se entender melhor como estão dispostos os elementos na tabela analisando a ordem crescente de cada propriedade, é interessante que o professor faça alguns questionamentos aos alunos objetivando apresentar os principais elementos mais representativos de cada grupo, avaliando suas propriedades e aplicações. Então, o docente levantará questões como exemplo: “A que elemento a sentença X se refere?”, “ Quais outros elementos fazem parte deste grupo e que assumem as mesmas características?”.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Sugere-se ao professor que formalize o conteúdo estudado analisando cada grupo de elementos da tabela periódica, relembrando as características apresentadas.

 

ATIVIDADE 2: Sala de aula

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Para a realização da atividade 2 deverá ser proposta pelo professor uma pesquisa em grupo de três alunos cada. Será necessário a utilização de cartolina, pincel e uma tabela periódica.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

O professor dará orientações para que cada grupo pesquise sobre um elemento da tabela periódica, fazendo um detalhamento de suas características e suas funções na natureza e na sociedade e na economia como fonte para produção industrial em forma de apresentação. Sugere-se ao docente que determine um tempo estimado de apresentação de cada equipe.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Nesta etapa, os alunos deverão apresentar suas respectivas pesquisas para os demais colegas e os mesmos deverão participar da apresentação fazendo perguntas às equipes.

 

DISCUSSÃO:

Sugere-se neste momento que o docente indague aos alunos sobre as características apresentadas e ainda complemente as informações expostas.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Recomenda-se que o professor ratifique as informações apresentadas, se corretas, e corrija o que foi apresentado de forma incorreta ou indefinida. Além disso, podem ser acrescidas importantes informações complementares ao conteúdo didático estudado como a distribuição eletrônica dos elementos.

 

ATIVIDADE 3: Laboratório de informática

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

A atividade1 será realizada no laboratório de informática com a utilização de computadores com o software Jogo das coisas (http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11463).

 

 

 

 

 

O professor deve orientar os alunos, estabelecendo algumas regras para que haja um bom desenvolvimento das atividades, tais como:

  • Participação ativa das atividades;

  • Organização da turma em duplas;

  • Acesso apenas de recursos direcionados à atividade.

 

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO SOFTWARE:

Para o desenvolvimento desta atividade, será utilizado o software JOGO DAS COISAS .

É necessário a instalação do plugin que possibilite a descompactação do arquivo, disponível para download no endereço: http://www.winzip.com/prod_down.htm

Para a visualização do recurso, será necessário a instalação do Adobe flash player 10.3.181.14, o download poderá ser realizado através do endereço: http://www.baixaki.com.br/download/adobe-flash-player.htm

Ao clicar no endereço acima, siga as instruçoes abaixo:

1. Clique no ícone "clique para baixar" (localizado à esquerda).

2. Aparecerá uma janela na tela install flash player, clique em download.

3. Ao baixar o programa, vá a pasta de download e clique em cima do arquivo.

4. Em seguida, aparecerá uma janela na tela Executar um aplicativo, clique em "OK"

5. Logo após, abrirá uma janela na tela Deseja execultar este arquivo?, clique em "Executar"

6. Ao fim desse procedimento, basta seguir as instruções de instalação do programa que surgirá na tela.

O software Jogo das coisas possibilita que o aluno conheça as características da tabela periódica, pois trata-se de um jogo de adivinhação, no qual são lançadas perguntas pelo próprio software para que o usuário descubra qual elemento químico em questão.

Selecione os itens abaixo:

  • Língua- Português

  • Área- QUÍMICA

  • Tema- ELEMENTOS

  • Jogos- ELEMENTOS I e ELEMENTOS II.

Veja interface do software abaixo:

imagem 2

Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11463

O aluno finalizará o jogo acertando o elemento que o software escolheu; a pontuação obtida será mostrada. A pontuação é calculada a partir do menor número de perguntas que os estudantes selecionaram para saber as características do elemento e do menor número de tentativas de selecionar o elemento que possa ser o correto. Sugere-se que o professor não utilize o tempo como um fator para obtenção de uma melhor pontuação, pois o aluno poderá querer jogar em um menor tempo possível e não observar as características corretas do elemento.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Para introduzir os conceitos sobre a tabela periódica desde a sua criação até a sua utilização na atualidade, é interessante que o professor relembre os elementos da tabela periódica já apresentados, mostrando a disposição sistemática desses elementos como os grupos “famílias” a que cada elemento pertence, exemplo: 1A, 2A, 3A...

Em seguida, o professor deve pedir aos alunos que, em uma folha de papel, escreva características de cada elemento químico de acordo com suas propriedades físicas e químicas como: a eletronegatividade, energia de ionização e raio atômico, isso ajudará na descoberta do elemento correspondente à pergunta.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Este é o momento em que os alunos analisarão a tabela periódica para a solução da situação exposta, levantando hipóteses para a investigação das sentenças propostas. Eles poderão ter dificuldade em representar ordenadamente os elementos químicos a que pertence cada grupo, e assim poderá haver dificuldades em relação às características apresentadas ao grupo pelo objeto utilizado. No decorrer desse momento, sugere-se ao professor indagá-los: estão no mesmo grupo elementos que apresentam o mesmo número de? Cite dois elementos que pertencem ao grupo dos metais alcalinos?

 

DISCUSSÃO:

O professor deverá pedir às duplas que cada aluno exponha as possíveis soluções avaliando cada sentença exposta no software utilizado para que haja uma avaliação de cada afirmativa, analisando os possíveis erros, além de expor as principais dificuldades em solucioná-las. Recomenda-se ao professor que ajude aos discentes a localizar as possíveis informações que levarão ao erro.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

O docente deverá mostrar as sentenças corretas de cada problemática lançada e o elemento correspondente para que o aluno vizualize e saiba as características de cada um dos elementos para que seja formalizado o conteúdo.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Jogo das Coisas Software Educacional
Recursos Complementares

Sugere-se ao conteúdo, o recurso que está disponível no endereço eletrônico: (http://www.cdcc.usp.br/quimica/tabela_apres.html) onde apresenta informações de cada elemento químico, a tabela dos elementos em versão online e a história do surgimento da tabela periódica.

Avaliação

O professor deve avaliar o aluno quanto à sua participação tanto no momento da discussão quanto durante o desenvolvimento das atividades e quanto a sua forma de observar e identificar as características de cada elemento ou restritamente de cada grupo da tabela periódica. Na atividade 1 deve ser avaliado através das características apresentadas por cada grupo no desenvolvimento da atividade. Na atividade 2, a avaliação deve ser feita observando os conhecimentos e informações expostas pelos grupos sobre cada elemento. Já na atividade 3, deve ser verificado de forma oral a cada dupla se houve ou não dificuldades em descobrir os elementos correspondentes a cada sentença e quantos e quais elementos foram descobertos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 1/3 - 33,33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.