Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Quadrinhos na Guerra Fria

 

29/07/2011

Autor y Coautor(es)
Augusto Carvalho Borges
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Márcio dos Santos Rodrigues; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Memória
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula, o aluno poderá compreender a relação das Histórias em Quadrinhos (também designadas pela sigla HQ) com o cenário internacional da Guerra Fria (período de tensões entre os Estados Unidos e a União Soviética, após a Segunda Guerra Mundial).

O aluno poderá compreender, também, as condições históricas em que tais Quadrinhos foram produzidos.

Ao final, o aluno será capaz de identificar e discutir os valores políticos disseminados nessas produções.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deve ter trabalhado com os alunos o período da Guerra Fria. Deve ter trabalhado com os alunos sobre a relação entre quadrinhos e temas políticos.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Partimos do pressuposto de que as Histórias em Quadrinhos podem ser utilizadas como fonte para o Ensino e a Pesquisa em História, desde que elas não sejam interpretadas – em virtude do seu caráter ficcional – como um registro que passa à margem do social. Nesta sequência didática, o professor construirá com os alunos uma maior compreensão de como os Quadrinhos participaram na construção do período da Guerra Fria, servindo desde o término da Segunda Guerra Mundial até a dissolução da União Soviética como instrumento político. Além disso, deverão perceber como determinados Quadrinhos se posicionaram diante de determinados episódios históricos, no sentido de tomar partido ou não do que ocorria. O professor deverá fazer uma breve introdução acerca do período da Guerra Fria – período que envolveu uma desconfiança mútua e uma disputa ideológica, tecnológica, econômica e potencialmente militar entre os Estados Unidos e a União Soviética.

 

AULA 1

O professor deverá levar os alunos ao Laboratório de Informática da escola e dividir a sala em quatro grupos. Feito isto, o professor deverá solicitar a cada grupo que faça uma pesquisa distinta sobre HQs que tenham a Guerra Fria como temática. Apesar de a turma ter sido dividida em grupos, a pesquisa pela rede mundial de computadores será inicialmente feita em duplas. A formação de duplas se dará de forma aleatória, de modo que o professor respeite as afinidades intelectuais e as relações de parceria que os alunos estabelecem entre si no cotidiano escolar.

Os alunos do primeiro grupo ficarão responsáveis por pesquisar os títulos produzidos durante os anos finais da década de 1940 e os da década de 1950, que tenham relação com a Guerra Fria. Os do segundo grupo serão responsáveis por levantar informações acerca das personagens, dos títulos e dos autores dos anos de 1960. Já os do terceiro grupo ficarão com a incumbência de buscar informações sobre autores e Quadrinhos da década de 1970. Por fim, os do quarto grupo pesquisarão os títulos de HQ que foram produzidos durante a década de 1980.

Os alunos do primeiro grupo, responsáveis pelos Quadrinhos da década de 1940 e 1950, poderão consultar inicialmente os seguintes sites:


-http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp?acao=noticias&cod_noticia=21682 (pequena matéria sobre o Fighting American, super-herói da década de 1950, criado pelos mesmos responsáveis pelo Capitão América. Ao invés dos nazistas, combatidos pelo Capitão, o Fighting American lutava contra os comunistas);

-http://hqquadrinhos.blogspot.com/2009/07/fighting-american-cretswood-publication.html (pequeno texto sobre o Fighting American).

 

Os alunos do segundo grupo poderão consultar os seguintes endereços eletrônicos:

-http://www.webartigos.com/articles/22602/1/QUADRINHOS-E-GEOPOLITICA-NO-CONTEXTO-DA-GUERRA-FRIA/pagina1.html (pequeno texto que versa sobre Quadrinhos e Guerra Fria, atentando particularmente para aqueles produzidos durante os anos 1960);

-http://www.omelete.com.br/quadrinhos/a-criacao-do-homem-de-ferro-nas-historias-em-quadrinhos/ (refere-se à criação do Homem de Ferro, em 1963, e a relação da personagem com a Guerra Fria).

 

Já os do terceiro grupo poderão consultar:

-http://www.bigorna.net/index.php?secao=registrogeral&id=1300494359 (texto sobre o Capitão América; os alunos deverão prestar atenção à trajetória da personagem durante a década de 1970);

-http://www.fanboy.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=583 (entrevista com Steve Englehart, responsável pelos roteiros do Capitão América em determinada época dos anos 1970 e, também, quem fez o Capitão América romper com o governo dos Estados Unidos em virtude do escândalo de Watergate);


-http://www.mundohq.com.br/site/detalhes.php?tipo=3&id=10 (pequeno dossiê sobre o Capitão América);

 
-http://felipedeamorim.opsblog.org/2007/03/16/dossie-capitao-america/ (outro texto sobre o Capitão América).

 

Os alunos responsáveis por consultar os Quadrinhos da década de 1980 poderão consultar os seguintes links:

-http://caioproenca.wordpress.com/2009/06/17/watchmen-e-a-guerra-fria/ (pequeno texto sobre a minissérie Watchmen, lançada entre 1986 e 1987, obra que tem como pretensão discutir o contexto da Guerra Fria);

-http://www.universohq.com/quadrinhos/2007/review_BTCT.cfm (review sobre O Cavaleiro das Trevas – edição definitiva). A HQ de Frank Miller tem como pano de fundo o contexto de Guerra Fria.

 

Os sites elencados acima são apenas para uma consulta preliminar. Os alunos poderão optar por não consultá-los e fazer a pesquisa, ao mesmo tempo, por conta própria e auxiliados pelo professor. Durante a atividade de pesquisa, o professor deverá orientar os alunos e responder a eventuais dúvidas que apareçam.

Os alunos deverão pesquisar os principais temas/valores trabalhados nessas produções efazer anotações durante a pesquisa. As anotações serão avaliadas em um momento posterior e servirão nas atividades das outras aulas. Os alunos ainda deverão arquivar as imagens e os textos levantados durante a pesquisa em uma pasta do computador, para desdobramentos posteriores.

Algumas das imagens abaixo podem ser utilizadas e problematizadas pelos alunos durante a pesquisa. A partir da pequena sinopse fornecida abaixo delas, os alunos podem pesquisar a respeito delas e tentar extrair outras informações.
Seria interessante que eles se valessem do seguinte roteiro de estudos:

1. Quem é(são) o(s) autor(es)?

2. Quando foi produzida?

3. Onde foi produzida?

4. A quem se destina?

5. Para quem fala?

6. Qual é a sua finalidade?

7. A temática desenvolvida nelas suscita polêmica?

 

Imagem 1:

Capa de A Quand Notre Tour, Quadrinhos produzidos pelo Catechetical Guild Educational Society, em 1947, no Canadá. Reparem na mão que tenta envolver a pequena cidade. Na manga da camisa, vemos a “foice e o martelo”. O símbolo de origem soviética, elemento constituinte da bandeira da antiga União Soviética evoca o Comunismo. O Quadrinho em questão se prestava a fazer uma denúncia contra um suposto plano de infiltração comunista no Canadá (uma área de influência norte-americana). Imagem disponível em: http://www.esquirecomics.com/resources/collection_images/AQuandNotreTour.jpg

Sugestão: A partir da imagem acima, o professor pode solicitar aos alunos que reflitam sobre os motivos pelos quais o comunismo causava medo. Sobre a temática do anticomunismo ver o seguinte artigo http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882002000200010

 

Imagem 2:

Imagem de uma HQ de Ficção Científica, a Weird Science (década de 1950). A  imagem serve de pretexto para discutir o receio de uma eventual guerra nuclear ou mesmo a corrida espacial. Imagem disponível em http://2.bp.blogspot.com/-mZwDSMWNAZE/TgjeSdeFDtI/AAAAAAAAADU/Fao7I-dNaCk/s1600/%25C3%258Dndice.jpg

Sugestão: A partir da imagem acima, os alunos poderiam refletir sobre o receio de uma guerra nuclear e sobre a relação entre a ciência atômica e projetos militares. Para uma breve discussão sobre guerra nuclear ver o texto http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_nuclear. O texto indicado serve de apoio para uma melhor contextualização da imagem.

 

Imagem 3:

Edição de agosto de 1954 de Fighting American. A personagem criada por Simon e Jack Kirby (os mesmos criadores do Capitão América) apresentava um tom anticomunista, que pode ser verificado nos nomes russos de seus inimigos: “Poison Ivan” (algo como Ivan Venenoso) e Hotsky Trotski (alusão ao revolucionário comunista Leon Trotsy). Imagem disponível em http://3.bp.blogspot.com/-tV8kVTVGza8/TgjfewuJ5OI/AAAAAAAAADY/A4qOt2nkK84/s1600/%25C3%258Dndice.jpg

Sugestão: O uniforme do Fighting American apresenta as cores da bandeira dos Estados Unidos. A partir dessa constatação, os alunos podem refletir sobre o tema do nacionalismo/patriotismo relacionado ao anticomunismo (combate ao ideário comunista). Para uma discussão sobre nacionalismo e patriotismo ver http://www.espacoacademico.com.br/023/23chufford.htm

 

Imagem 4:

Capa da primeira edição do Incrivel Hulk, datada de 1963. O Hulk, criado pelo roteirista Stan Lee e pelo desenhista Jack Kirby, expressa os efeitos negativos das armas nucleares. Em virtude de um acidente com uma bomba de radiação gama, o Dr. Bruce Banner é transformado em um monstro. Disponível em: http://www.comicsbulletin.com/mondo/images/0905/hulk1.jpg

Sugestão:  A capa acima serve de pretexto para reflexão sobre os efeitos da radiação. Para uma discussão aprofundada sobre a relação o Hulk e os impactos da radioatividade ver http://noticias.uol.com.br/licaodecasa/materias/fundamental/historia/geral/ult1690u35.jhtm

 

Imagem 5:

Capa de Tales of Suspense # 52, apresentando o Homem de Ferro em luta com os vilões soviéticos Crimson Dynamo e a Viúva Negra. O Homem de Ferro, além de apresentar o tema da luta contra o Comunismo, também era representativo da corrida armamentista. Tony Stark, o Homem de Ferro, era dono de fábricas de armamentos e principal abastecedor do Exército norte-americano. Imagem disponível em: http://media.comicvine.com/uploads/0/4/6474-2007-7072-1-tales-of-suspense_super.jpg

Sugestão: Refletir a partir da imagem sobre a corrida armamentista. Para uma breve discussão sobre a disputa entre Estados Unidos e União Soviética pelo aprimoramento de suas armas ver http://limiaresdahistoria.blogspot.com/2009/09/guerra-fria-e-corrida-armamentista.html

 

Imagem 6:

Capa de Captain America # 352, de 1989.Na capa em questão, o Capitão América assinala ter sido um bom trabalho o assassinato dos Soviets Super-soldiers (Supersoldados Soviéticos). A capa da HQ, bem como o seu conteúdo, exemplifica o clima de tensão entre norte-americanos (representados pela equipe dos Vingadores) e soviéticos. Disponível em:http://www.coverbrowser.com/covers/captain-america/8.

Sugestão: Os alunos podem discutir a partir da imagem acima o embate ideológico entre capitalismo (representado pelos heróis americanos, dentre os quais figura o Capitão América) e o socialismo (representado pelos "vilões" soviéticos. Para uma discussão sobre a disputa entre capitalismo e socialismo ver o texto http://www.algosobre.com.br/geografia/capitalismo-e-socialismo-da-guerra-fria-a-nova-ordem.html

 

Imagem 7:

Capa de Captain America #353, de maio de 1989. O Capitão América, diante dos Sovietes Supremos, demonstra um discurso um tanto agressivo para um defensor da liberdade e compactua assim com o clima de tensão entre os Estados Unidos e a URSS. Capa disponível em http://www.coverbrowser.com/covers/captain-america/8.

Sugestão: Os alunos deverão perceber nesta e em outras representações os embates ideológicos do período. A partir da imagem acima o professor pode discutir sobre ideologia comunista e ideologia capitalista. Para tanto pode analisar a imagem considerando algumas indicações do texto http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/guerra-fria/guerra-fria7.php

 

Imagem 8:

Watchmen, minissérie em 12 edições de Alan Moore e Dave Gibbons. A capa da terceira edição é expressiva de uma certa paranoia nuclear, em virtude do medo da radioatividade. Imagem disponível em: http://www.coverbrowser.com/covers/watchmen

Sugestão:  A imagem acima serve para uma discussão sobre paranoia nuclear. Para discutir a imagem o professor pode se basear no seguinte texto: http://www.ics.ul.pt/rdonweb-docs/Jos%C3%A9%20Manuel%20Rolo%20-%20Publica%C3%A7%C3%B5es%202008%20n%C2%BA3.pdf

 

AULA 2

Nesta aula, os alunos do grupo se reunirão e discutirão acerca do material coletado.Em um primeiro momento, deverão apresentar os resultados da pesquisa.  Em seguida, deverão confrontar as informações levantadas com a breve discussão realizada pelo professor na aula passada. Com isso, os alunos serão capazes de contextualizar a produção de HQs, isto é, perceber como se inserem em determinado contexto.  

Após as discussões, que ocuparão a primeira metade da aula, os alunos deverão fazer um blog. Caso os alunos não tenham familiaridade com essa ferramenta de comunicação virtual, o professor deverá fazer uma breve explicação do que se trata, bem como explicitar as potencialidades desse tipo de recurso. No Blog, os alunos postarão as capas e páginas das HQs coletadas. Abaixo delas, deverão colocar textos curtos explicativos, que deverão ser elaborados a partir das informações coletadas na pesquisa.

Caso haja alguma imagem em língua estrangeira, os alunos poderão utilizar-se de ferramentas da Internet para traduzi-las. O professor poderá auxiliar ou, então, indicar o uso de tradução, caso haja a necessidade.

Com o Blog, espera-se que o material coletado possa ser acessado posteriormente por eventuais interessados.

 

AULA 3

Nesta quarta aula, os alunos farão uma discussão em sala, em formato de um seminário. O Seminário será sobre as impressões que os alunos tiveram durante o desenvolvimento da atividade. Durante a discussão, seria interessante que os alunos fizessem anotações e registrassem a opinião dos colegas por escrito.

 

CONCLUSÃO

Ao final das aulas, os alunos deverão ser capazes de entender como as Histórias em Quadrinhos, de diferentes maneiras, serviram de instrumento político durante o período da Guerra Fria.

Recursos Complementares

O professor poderá sugerir ainda que os alunos consultem o pequeno artigo de Túlio Vilela, “Gibis retratam o conflito entre EUA e URSS”, disponível em:http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u35.jhtm. Por meio dele, terão um breve panorama sobre a relação entre Quadrinhos e Guerra Fria.

Poderá sugerir, ainda, o artigo “A Guerra Fria da década de 1980 nas Histórias em Quadrinhos – Batman - O Cavaleiro das Trevas e Watchmen”, de Carlos André Krakhecke(disponível em: http://www.historiaimagem.com.br/edicao5setembro2007/05-guerrafria-c.andre.pdf). O artigo abrange a década de 1980, mas retrocede um pouco no tempo para melhor compreender a Guerra Fria. O tema da “Guerra Fria” nos Quadrinhos, por vezes, aparece relacionado ao da Ficção Científica.

Os alunos poderão consultar também o artigo “Cinema de Ficção Científica e Guerra Fria”, disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/viewFile/2482/1577. Embora o artigo trate de cinema, algumas reflexões poderão ser úteis para a compreensão dos “Quadrinhos e a relação deles com a Guerra Fria.

Ver, ainda, a dissertação de Mestrado “Representações da Guerra Fria nas Histórias em Quadrinhos – Batman - O cavaleiro das Trevas e Watchmen (1979-1987)”, de Carlos André Krakhecke (disponível em:  http://tede.pucrs.br/tde_arquivos/15/TDE-2009-09-10T075711Z-2118/Publico/416433.pdf) e o artigo “Guerra Fria: Perspectivas da História e do Ensino”, de N de Paiva Vieira (disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2341-8.pdf).

Sobre a minissérie Watchmen, consultar http://www.revistafenix.pro.br/vol19nicea.php. Trata-se de um artigo assinado por Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira e Wyllian Eduardo de Souza Correa.

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das atividades. O professor deverá levar em consideração o interesse e a participação dos alunos nas atividades de pesquisa, na elaboração do blog e nas discussões.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Fundação Gibiverso, Fundação Gibiverso , Rio Grande do Sul - dijo:
    fundacao.gibiverso@gmail.com

    03/07/2013

    Cinco estrelas

    Olá, somos um fã-clube de gibis do Rio Grande do Sul, e estamos preparando um artigo sobre a alienação e o envolvimento das HQs na Guerra Fria. Muito obrigado pelo material, será extremamente proveitoso, e parabéns por unir quadrinhos e ensino!


  • clediane, escola de ensino fundamental , Rio Grande do Sul - dijo:
    clediportela@yahoo.com.br

    05/11/2012

    Cinco estrelas

    adorei as dicas, vou trabalhar com meus alunos.


  • elizabete silva pimenta, EE JALCIRA SANTOS VALADAO , Minas Gerais - dijo:
    betinha.historia@hotmail.com

    28/02/2012

    Quatro estrelas

    ótima aula,muito criativa


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.