Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Vamos jogar boliche das formas geométricas?

 

14/06/2011

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

Ellis Batista Paiva Brito

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Luzia Michelle Nunes da Silva

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

LIS DE MARIA MARTINS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

DIANA DIOGENES GOIS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Nara Luiza de Almeida Cunha

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Diana Diógenes Góis

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Associar as formas geométricas a objetos do dia-a-dia;

  • Construir um jogo de boliche com formas geométricas;

  • Adquirir noções matemáticas como direita-esquerda, cheio-vazio, largo-estreito e leve-pesado.

Duração das atividades
3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas sobre formas geométricas.

Estratégias e recursos da aula

AMBIENTE 1/ ATIVIDADE 1: Sala de aula

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos:

  • Blocos lógicos;

  • Uma caixa (ou saco).

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Recomenda-se que numa roda de conversa o professor convide os alunos para participar de um jogo. O professor deverá explicar que irá passar uma caixa com blocos lógicos, onde ao seu sinal a criança que estiver segurando a caixa pegará uma peça e dirá as seguintes características: nome da forma geométrica e sua espessura, para o restante da turma. O professor deverá também inserir cartões que servirão para especificar as ações que os alunos deverão tomar na atividade, como mostra a tabela abaixo:

                          Cor do cartão                             Significado do cartão                    
       Cartão vermelho        Aluno parar e pegar uma peça    
Cartão verde Continuar a roda
Cartão rosa Dar a caixa para o colega da direita
Cartão azul Dar a caixa para o colega da esquerda

                                          Fonte: Imagem da autora

 

MOMENTO DO ALUNO:

Sugere-se que o professor deixe os alunos livres para escolher as peças. O docente deverá questionar os alunos acerca das características das peças, como também, solicitar que eles façam uma correspondência entre a peça do bloco lógico e um objeto.

 

DISCUSSÃO:

Nesse momento, os alunos apresentarão para a turma as soluções obtidas na atividade proposta. Recomenda-se que o professor solicite aos alunos que exponham suas dificuldades em relação as características das peças e as posições. O professor também poderá propor os seguintes questionamentos acerca do desenvolvimento da atividade: “Como foi a atividade?”, “O que foi fácil?”, “O que foi difícil?”, “Todos brincaram adequadamente?”.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Propõe-se ao professor que converse com os alunos sobre as formas geométricas, suas características e as posições direita e esquerda. O professor deverá falar sobre a presença das formas geométricas nos objetos do nosso dia-a-dia e explicar que as noções direita e esquerda nos orientam em relação aos objetos.

 

 

AMBIENTE 2/ATIVIDADE 2: Pátio

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta atividade serão utilizados os seguintes recursos:

  • 10 garrafas PET;

  • Balde com água;

  • Funil;

  • 10 folhas de ofício;

  • Canetinhas;

  • Lápis de cor;

  • Fita crepe;

  • Tesoura;

  • Jornal;

  • Cartolina;

  • Giz.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Sugere-se que o professor organize uma roda no pátio e explique aos alunos que eles brincarão com o boliche das formas geométricas, mas antes terão que produzi-lo e testá-lo.

A turma deverá ser dividida em seis grupos: cinco grupos ficarão responsáveis pelos materiais relacionados à construção dos pinos (garrafas), recebendo duas garrafas cada um. Os cinco grupos também se responsabilizarão pelo desenho das formas geométricas da seguinte forma: 1º grupo: retângulo e círculo, 2º grupo: triângulo e quadrado, 3° grupo: retângulo e círculo, 4º grupo: triângulo e quadrado, 5º grupo: retângulo e quadrado.

O sexto grupo ficará responsável pela construção da bola.

Concluída a fase da construção, os alunos deverão testar os objetos produzidos.

Em seguida, o professor deverá propor novamente uma roda de conversa para criar a pontuação do jogo, explicando que os alunos irão se revezar para a anotação do nome e da pontuação dos colegas. Na construção da pontuação do jogo, recomenda-se que o professor pergunte quanto deve valer cada forma geométrica para depois anotar na cartolina os valores propostos e iniciar o jogo.

Após a definição e registro da pontuação os alunos poderão se divertir brincando com o boliche.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento os alunos buscarão realizar a atividade proposta. Recomenda-se que o professor deixe os materiais a disposição dos alunos e observe o processo de produção e os testes. O professor deverá questionar os grupos que ficaram responsáveis pela fabricação dos pinos (garrafas), quanto a quantidade de água que deve ser colocada nas garrafas para que elas sejam derrubadas, destacando as noções cheio/vazio e pesado/leve.  E quanto ao grupo que ficou responsável pela confecção da bola, o professor deverá questioná-los sobre o peso da mesma, pois caso fique muito leve, eles deverão procurar algo para colocar dentro da bola.

Observação: Se após o aumento do peso da bola, ainda assim não for possível alcançar o alvo, os alunos deverão diminuir a distância entre o participante e as garrafas.

 

DISCUSSÃO:

Nesse momento os alunos apresentarão para a turma os objetos produzidos durante a realização da atividade.

Propõe-se que o professor na roda de conversa estimule os grupos a compartilharem as dificuldades encontradas e as soluções criadas pelo grupo desde a fabricação do boliche até o fim do jogo.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Recomenda-se que o professor converse com os alunos sobre suas participações e devidas pontuações no jogo.

 

 

AMBIENTE 3/ATIVIDADE 3: Laboratório de Informática Educativa (LIE)

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta aula será utilizado o seguinte recurso: computador com o software “Actividades de educación infantil”. Este aplicativo está disponível no Banco internacional de Objetos Educacionais com o endereço: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11405

Observação:  O plugin Java é necessário para  a utilização do software proposto. Caso o computador não tenha, é possível fazer o download no link acima.

Acessar diretamente através do site: http://clic.xtec.cat/db/act_es.jsp?id=2203

 

 

 

imagem 1

Imagem do software

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

O software Actividades de educación infantil consiste em três atividades, onde usaremos as relacionadas a comunicación que trabalhará noções espaciais de posicionamento (direita e esquerda), noções de quantidade (cheio e vazio), noções de espessura (largo e estreito), noções (leve e pesado) e formas geométricas. O software apresenta uma duas setas, onde o aluno pode avançar ou voltar quando necessário.

Recomenda-se que no Laboratório de Informática Educativa (LIE) o professor explique aos alunos que eles irão realizar uma atividadecom um software, onde terão que usar as noções matemáticas trabalhadas nas atividades anteriores (formas geométricas e suas espessuras, noções de direita e esquerda, noções de cheio e vazio, noções de pesado e leve). O professor deverá dividir a turma em duplas, levando em consideração para a formação destas duplas o nível de dificuldade dos alunos na atividade realizada em sala de aula.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento, os alunos buscarão realizar a atividade proposta.

 

DISCUSSÃO:

As duplas apresentarão suas soluções e observações. Professor e alunos deverão discutir as dificuldades referentes à utilização do software.  

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Recomenda-se que o professor ressalte que as noções apresentadas são utilizadas no dia-a-dia. Assim, o professor deverá propor aos alunos os seguintes desafios:

Sentar-se a direita de um colega;

Sentar-se a esquerda de um colega;

Com duas garrafas (uma cheia e outra vazia), perguntar: "As garrafas estão cheias ou vazias?",  "As garrafas estão leves ou pesadas?".

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Actividades de educación infantil Software Educacional
Recursos Complementares

Através do link: http://casadashistoriasmagicas.blogspot.com/2010_04_01_archive.html, o professor terá acesso a uma história, cujo título é: “As formas assim...”. O texto traz como personagens as figuras geométricas.

Observação: Esta sugestão poderá ser utilizada na atividade 1. (Acesso: 1/06/2011)

Avaliação

Na atividade 1, o professor poderá verificar se os alunos conseguiram associar as formas geométricas com objetos presentes no seu dia-a-dia. Na atividade 2 e 3, recomenda-se averiguar se os alunos conseguiram construir o boliche, como também compreender as noções de cheio-vazio e leve-pesado, direita-esquerda e largo-estreito.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.